Pular para o conteúdo principal

Direita usa homofobia cristã para manipular opinião pública

O metodista
 Padilha é militante
 de esquerda
Com o fim da ameaça do comunismo, ao qual se atribuía o objetivo de acabar com a família, entre outras coisas, os líderes da direta brasileira estão recorrendo à homofobia pregada por religiosos como forma de controle da opinião pública.

Essa é a análise do metodista e militante de esquerda Anivaldo Padilha (foto), 71. Formado em ciências sociais, ele foi preso político em 1970 e passou 13 anos exilado na época da ditadura militar.

Atualmente, Padilha é membro do Conselho Latino-Americano de Igrejas (Região Brasil) e coordenador de um grupo de evangélicos e católicos que defende a diversidade sexual.

Padilha argumenta que a direita tem se aproveitado do discurso discriminatório religioso com o mesmo argumento da época do perigo vermelho, o da integridade da família, que, segundo ela acredita, está ameaçada pelo casamento de homossexuais.

Na avaliação de Padilha, a pregação homofóbica dos pastores tem sido rechaçada até pelos fiéis porque a sua maioria convive com homossexuais (colegas de trabalho, amigos e parentes) e os respeita.

Além disso, segundo Padilha, a proporção de homossexuais entre os evangélicos é praticamente a mesma de toda a sociedade, não havendo, portanto, motivo para estranhamento. Por isso, disse, não se trata de uma questão teológica. “O que existe é que esse tema tem sido utilizado politicamente pela direita”, disse ele à Carta Capital.

Para Padilha, os pastores e a direita precisam entender que não podem “impor ao Estado conceitos de pecado que não dizem respeito aos que professam outras religiões ou nenhuma”.





Pastor torturava à noite presos da ditadura e de dia falava da Bíblia
junho de 2011


Comentários

Anônimo disse…
A direita no Brasil é vergonhosa e parece estar fadada, durante um longo tempo, a não ter seus representantes eleitos para a presidência do país. É extremamente inadmissível e notavelmente capciosos, seus argumentos de ódio com fins meramente políticos. O que se assemelha aos ultraconservadores austríacos que inspiraram Hitler e o Nazismo.

Falando em Nazismo, o PSC é o que se pode considerar claramente como um partido nazista. Porém, escondido sob uma fachada religiosa.

Em uma sociedade multirracial, com uma grande população GLS, com bolsões de pobreza e uma grande diferença entre as classes econômicas, dá para saber o perfil das pessoas que votam em partidos com ideologias de direita ou ultra-direita.
Bia Alencar disse…
“impor ao Estado conceitos de pecado que não dizem respeito aos que professam outras religiões ou nenhuma”. Disse tudo aí! Ah igreja tem que entender que o estado é laico! Por que ela não fica queta no seu canto?
Israel Chaves disse…
Tem muitos homossexuais no lado evangélico, a diferença é que eles não se assumem. Do que adianta se reprimir e não ser feliz? Eles acabam se tornando amargos e de mal com a vida. E ainda tem aqueles que descontam suas frustrações sexuais em crianças. Repressão de sexualidade não tem como dar certo.
Anônimo disse…
Israel,e há ainda os que resolvem "virar" trolls de Internet para pentelhar a vida dos outros ao invés de se assumir de uma vez.
ejedelmal disse…
Direita Católica Breivikiana Tucano-Udenista
Anônimo disse…
É um fato que inegavelmente vem acontecendo cada vez mais.
LEGIÃO disse…
Se ele fosse pedófilo, seria protegido pela ICAR.
Eu acho tão ridículo um bando de pessoas carolas conservadoras de direita levantarem a bandeira da "familia" contra homossexuais, comunistas, defensores do aborto, etc. Gostam da família? Vão cuidar da sua, porra! Ninguém tem nada que se meter na vida dos outros, cada um sabe de si, e não é um carola de igreja que vai determinar qual é o modelo ideial de família.
Celo Rosendo disse…
Isso vêm acontecendo bastante! O povo não consegue pensar sozinho, e se comove com estas afirmativas manipuladoras da Direita. Se esta estratégia maligna funcionar a bancada evangélica nada conseguirá, a força dos homosexuais sempre esteve nos Simpatizantes, por que gays são minoria no país, e por isso a causa cresce a cada ano exponencialmente, então afirmo que se a estratégia funcionar mesmo sendo golpe baixo seria o indicador da vitória para estes manipuladores.
Anônimo disse…
Marcelo dos Santos,eles vão tentar ,mas creio(creio) que não vão conseguir pois a maioria da população não é fundamentalista nem de extrema-direita.
Anônimo disse…
Muitas vezes alguns comentários de fundamentalistas são apenas valhacoutos de bobas bibas frustradas.Não me espantam comments com referência à fraldas,peidões,lubrificantes,fezes e outros repentes de desajustados que não saem dos armários.Enrustimento tem um preço muito alto.Que o digam os trolls daqui.
Anônimo disse…
Este site abriga toda a escoria sórdida da sociedade. lamentável!!
Anônimo disse…
Estou de saco cheio com os Fánaticos, Religião éo cancer do mundo, FORA Religiosos fánaticos, RUA, vocêis são um LIXO, Silas é lixo, RR Sobares é lixo, VagabundoMiro é lixo, FalacianosónaFALACIA é lixo, Macebo é lixão esgotão porcaria de pior especie.

Religião é o ópio do povo, Revolução ateista JÁ.
Anônimo disse…
Verdade Padilha, manipular as pessoas e ensinalas a ter preconceito porque não tem capacidade de ensinar melhores atividades.
Anônimo disse…
Tenho muita fé e sei que Deus acabará com todos os preconceitos do mundo, mas para isso precisa da nossa ajuda, Conte Comigo Senhor Jesus.
Rodrigo Mokepon disse…
Acabar com o preconceito, ou com as vitimas do preconceito, as convertendo para a figura d@ cidadão modelo?
Anônimo disse…
Religião é um cancer, é pior que beber e sair dirigindo um carro.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...