Pular para o conteúdo principal

Intolerância quer excluir Deus da Europa, afirma Vaticano

"Hoje se fala de Deus em um contexto
muitas vezes hostil", diz dom Bertone
Dom Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, criticou o “secularismo intolerante” europeu que tem tentado construir uma ditadura do relativismo “para excluir Deus da sociedade”. 

“Na Europa de hoje é cada vez mais difícil distinguir entre verdades, erros e mentiras”, disse o cardeal durante reunião do CCEE (Conselho de Conferências Episcopais Europeias) realizada recentemente em Roma.

“Hoje se fala em Deus em um contexto muitas vezes indiferente ou mesmo hostil”, disse, citando como exemplos a retirada de símbolos católicos do espaço público e a tentativa de restringir a fé a uma questão privada, de cada indivíduo.

Dom Tarcisio Bertone
Dom Bertone criticou
'secularistas radicais'
Ele afirmou que, em consequência disso, “os valores cristãos tradicionais”, como o casamento entre homem e mulher e a defesa da vida desde a concepção até a morte natural, estão sendo atacados pelos secularistas radicais.

Aos participantes do encontro, ele disse que, tendo em vista essa hostilidade, hoje em dia é preciso "preparar antes o terreno" para se plantar as sementes do evangelho.

Com informação das agências e do Religión Digital.

Integrante da Opus Dei critica o ‘fundamentalismo ateu’ brasileiro
novembro de 2011

Outdoor de ateus americanos mostra Jesus com Papai Noel
novembro de 2011

Ateísmo     Secularismo

Comentários

Anônimo disse…
É e estão conseguindo afastar tudo que se refere a Deus, e com isso o própio Deus. Só que eles não sabem que qunado Deus sair, vem os demônios ou Anjos rebeldes e com eles tudo que é desgraças; crise economica, terremotos, pestes, guerras e etc... Vamos pagar para ver , eles dizem, e vão ver mesmos, vocês todos que são ateus observem, a começar por esta crise na Europa que vai se alastrar por todos os paises e vai piorar. Jonas Alves potialves@ig.com.br
Chewbaca disse…
Típica demonstração de ignorância. Não querem que religião seja uma coisa pessoal, mas se o islã quisesse aplicar a sharia já começariam a chiar.
RELIGIÃO É PESSOAL. Segue seus dogmas e preceitos QUEM QUISER. Desde que não afete os outros, como seria o caso se o aborto voltasse a ser proibido na europa por valores cristãos. Ou mulheres serem obrigadas a usar burqa pois é a "verdade" islãmica. por aí vai.
E tenho quase certeza que por "Expulsar deus" Ele quis dizer "TIRAR-NOS DO PODER". Vergonha novamente igreja católica
Secularismo já!
Hannibal disse…
Jonas, já houve um tempo em que deus estava em todo lugar na Europa, chamaram esses séculos de Idade das Trevas.
JackFarias disse…
"MÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃEEEEEEEEEEE, ELE QUER BATER EM MIM!"

OBS: Letras maiúsculas só para fins humorísticos, favor não apagar.
JackFarias disse…
"eles tudo que é desgraças; crise economica, terremotos, pestes, guerras"

Alguém lembra do exodo do Egito? É, Lúcifer ajudou os judeus...
Bruno Nigro disse…
Prazer, Secularismo.

P.S.: Anônimo Jonas, você ainda tem a opção de dar a mão ao seu amigo imaginário e ir junto com ele, ué.
Anônimo disse…
Medinho da igreja católica que já perdeu a maior parte de seu poder na Europa. Felizmente, foram-se os tempos em que papas sagravam reis, convocavam cruzadas e mandavam prender, perseguir e matar hereges, ateus, bruxas e qualquer um que discordasse de sua "santa doutrina". Agora o estado é laico e a igreja não manda mais em nada e só aí de mimimi.
Anônimo disse…
Se deus existisse, seria muito mais provável que ele destruísse tudo na Europa e não o diabo ou anjos caídos, apesar que a imagem de lúcifer mudou daquele que queria ser deus para aquele que castiga em nome de deus.
Vejo que a ICAR está perdendo seu poder, estão começando a ficar desesperados.
Conspiratus disse…
Há séculos eu vivo, e vejo que hoje - frente às denúncias de pedofilia católica - é o melhor momento para difusão do secularismo.
Se as notícias continuarem a circular e a hierarquia da ICAR continuar a ser confrontada, sem respostas plausíveis, a Europa será completamente laica em menos de dez anos.

Os países da América do Sul vão demorar um pouco mais; talvez haja uma espécie de revolução, com um número esperado de mortes. Depois haverá um grande cisma dentro da própria ICAR.
Anônimo disse…
Maldições? Isso não é uma heresia considerada pela ICAR? Será que eles praticam o que combatem lá dentro? Acredito que isso por si só já caracteriza uma hipocrisia.
yami karasu disse…
"Ele afirmou que, em consequência disso, “os valores cristãos tradicionais”, como o casamento entre homem e mulher e a defesa da vida desde a concepção até a morte natural, estão sendo atacados pelos secularistas radicais."

Destaque aos tais "valores cristãos tradicionais". Quem está sendo intolerante: secularistas ou o autor dessa frase????
Avelino Bego disse…
“os valores cristãos tradicionais”, como o casamento entre homem e mulher e a defesa da vida desde a concepção até a morte natural, estão sendo atacados pelos secularistas radicais."
-----------------------------------

Novamente, os crédulos nas lendas do deus de Abraão continuam a achar que são os portadores de moral Humana.
Anônimo disse…
E o Vaticano ,se pudesse,não iria excluir o secularismo da Europa e do resto do mundo?
Michelle disse…
@Jonas Alves

Filhinho; guerras, desastres naturais, crises econômicas, quedas de impérios, pestes, fome, miséria, etc, existem desde que o mundo é mundo.

Caso vc não saiba, um dos piores casos de epidemia que se teve no mundo - a Peste Negra que dizimou metade da Europa - aconteceu na Idade Média na época em que esse continente estava sob o jugo da Igreja Católica que se achava a representante de deus na Terra.

Não estou falando que a culpa da Peste Negra foi da ICAR (apesar de os católicos da época terem colocado a culpa nos judeus, acusando estes de terem envenenado os poços de água) mas considerando que nesta época em que as pessoas eram tementes e crentes em deus, nem era pra essa Peste ter acontecido, não é mesmo? (de acordo com o seu raciocínio)
Cristian Z. R. disse…
Michelle, crente não raciocina ele só rumina os verbetes insanos da bíblia, imagina um ser inanimado e acéfalo, é o crente.
Anônimo disse…
Bem que podiam trazer um pouco desse secularismo para cá,já que não quero viver numa teocracia,onde seria queimado vivo por discordar da crença alheia . Infelizmente,seria preciso que alguns eventos aconteçam para que a população se desapegue dos dogmas,que nem aconteceu na europa há 400 anos atrás,como uma guerra civil causada pela disputa entre os religiosos para ver quem vai ficar no poder,por exemplo.
Concí Sales disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Michelle disse…
@Concí Sales,

Da próxima vez que vc cair doente, não vá ao hospital para uma consulta de emergência; não compre nenhum remédio na farmácia para curar ou controlar sua doença; não marque consulta com nenhum médico e nem procure na internet o que pode ser a causa de sua doença. Fique em casa rezando o dia inteiro por uma cura e só saia dela para ir para a sua igreja rezar para o seu deus por uma cura.

Não tome vacinas para prevenir doenças, só fique rezando para que não pegue uma.

Ao andar de carro, não use cinto de segurança...apenas reze para deus para não sofrer um acidente e não ficar com sequelas graves ou morrer. Não olhe antes de atravessar um rua movimentada, não espere o sinal fechar e nem ande na faixa de pedestres para atravessá-la, apenas reze para não ser atropelado por um carro ou uma moto.

Vc gostando ou não, é graças à ciência e suas descobertas que vc tem uma estimativa de vida mais alta do que de pessoas que viveram na Idade Média e na época em que a bíblia foi escrita. É graças à ciência e tecnologia que vc usa o computador para entrar na internet para postar neste blog (isso acontece graças à eletricidade, linha telefônica, tecnologia da informação, eletrônica, etc), é graças à ciência que vc pode se proteger contra várias doenças e tratar de tantas outras, é graças a ciência que vc lava sua roupa, que vc toma banho, que vc anda de carro ou de ônibus ou de metrô, que vc viaja de avião, que vc assiste tv, que vc usa seu cartão de crédito, que vc usa celular, que vc ouve rádio,etc...

Se vc não gosta de todas as coisas que a ciência e a tecnologia tornaram possíveis, então se mude para uma cabana no meio do nada, onde vc vai viver como se vivia há 400 anos atrás: sem energia elétrica, dependendo de cavalo e carroça pra se locomover a grandes distâncias, sem nenhuma forma rápida e eficiente de comunicação com o resto do mundo, sem médicos, sem hospitais, sem remédios, sem vacinas, etc, etc, etc, etc...

PS: não desejo que vc caia doente ou sofra um acidente, mas...essas coisas podem acontecer com qualquer um.
ICHTYS disse…
O estado é laico, mas não é laicista, ou seja, não pode favorecer nenhuma religião, mas também não pode proibir que as pessoas a pratiquem, uma coisa que a pós-modernidade não entendeu ainda. O que a União Européia fez é sem precedentes, foi um tiro no pé, ao renegar os valores cristãos, a União Européia renega suas próprias raízes...
ICHTYS disse…
O estado é laico, mas não é laicista, ou seja, não pode favorecer nenhuma religião, mas também não pode proibir que as pessoas a pratiquem, uma coisa que a pós-modernidade não entendeu ainda. O que a União Européia fez é sem precedentes, foi um tiro no pé, ao renegar os valores cristãos, a União Européia renega suas próprias raízes...
Isto Michellem isto mesmo.
Unknown disse…
onde esta seu deus agora?
Anônimo disse…
Deviam fazer igual a propaganda do cigarro: "crendice em deuses é prejudicial à inteligência".
Henrique disse…
Todo mundo adora falar da crise da Europa... mas essa crise é financeira (todos os países ao longo da história tiveram as suas), e mesmo com essa crise, eles vivem muito melhor do que nós nos nossos tempos "áureos". E quanto a pestes, guerras, etc... acho melhor vc pesquisar melhor, porque sabe-se que os países europeus menos religiosos são tbm os mais pacíficos, e com a melhor qualidade de vida do mundo. Pestes, guerras, crises, isso são p países religiosos como Oriente Médio, EUA, etc...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Yuri disse…
A maior peste na Europa foi causado pela a católica, que endemonizou os gatos, provocando a caça dos mesmos e assim a reprodução descontroladas dos ratos que infestaram ela com a Peste Negra.
Paulo disse…
Ai que peninha... estão expulsando a Igreja da Europa??? E por que o tal Deus não faz nada pra reverter isso???
Anônimo disse…
Aconteceu a mesma coisa com Zeuz, Apollo, Jupiter...
Silvio disse…
Deus precisa morrer para a sociedade sobreviver. Sinal que as pessoas estão evoluindo.
Thiago Brosens disse…
A UE não está proibindo a prática de religião alguma. Longe disso.
Isso é o que a igreja quer que você acredite.
O que a UE está fazendo é LIMITAR a religião ao âmbito particular. Ou seja: evitar que ela influencie na política. Nenhuma outra religião tem influência na política dos países europeus (exceto a turquia, mas bom, ela não está na união mesmo...). Budismo, islamismo, hinduísmo... Não vemos nenhuma posição de força destas religiões na política deles.
Apenas a cristã.

Mesmo sendo a "raiz" cultural do país, os tempos são outros. Não querem extinguir registros históricos - a história será a mesma para sempre - mas sim remover a participação e o poder político da igreja do presente.
Anônimo disse…
"Plantar sementes do evngelho"? Isso supondo q o seu evangelho eh a verdade neh padreco?
Anônimo disse…
Deus o papai noel dos Adultos
Ivan B. Prado disse…
Pior é que eu tenho certeza que a primeira coisa que essa atuazada vai gritar na hora que achar que vai morrer é "MEU DEUS!!!"

KKKKKKKKKK. Cambada de hipócritas...
Anônimo disse…
Comeu o estrume mas esqueceu do Gardenal...
Anônimo disse…
Depois de 40 anos de desgraceiras no lombo, esse Ivan deveria ter aprendido, pelo menos, a ser um pouco humilde e menos arrogante!

Podre homem perturbado, a crendice no sobrenatural é a última droga que te resta largar para que possas ter alguma chance de começar a trilhar num caminho que propicie a libertação de teus vícios de caráter! O tempo está se esgotando, senhor Ivan.
Michelle disse…
Ivan Prado,

Como vc afirma que nós ateus vamos clamar pelo nome de deus qdo chegar a nossa hora de morrer? Por acaso vc é onisciente e onipotente? Ou por acaso vc é vidente para saber o que vai acontecer com cada ateu no mundo inteiro na hora da morte e o que eles irão dizer?

Eu só sei de uma coisa: qdo a minha hora de deixar de existir chegar, vai ser isso mesmo. Morrerei em paz e pronto. Se tiver chance, despedirei para sempre de meus entes queridos e pronto. Não menciono o nome de deus nem na hora do clímax durante o sexo, com certeza não irá acontecer qdo eu morrer.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê