Pular para o conteúdo principal

Moral cristã é disciplina obrigatória no colégio que fraudou o Enem

O colégio tem na educação religiosa um
diferencial em relação aos concorrentes
No Colégio Christus, de Fortaleza (CE), a moral cristã é uma disciplina obrigatória no currículo dos estudantes. O estabelecimento está sendo acusado pelo MEC de ter antecipado 13 questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), em um procedimento exemplar de falta de moral e ética.

A Polícia Federal está investigando como o Christus obteve as questões. A direção do colégio informou que foi “coincidência”. Por decisão da Justiça, as questões que vazaram foram anuladas, prejudicando os estudantes que as responderam com bom índice de acerto.

O Christus não pertence a nenhuma ordem religiosa, mas é assumidamente católico. Em sua principal sede, tem uma capela e oferece formação para primeira comunhão e crisma.

No site da colégio, abaixo do logotipo, há uma citação bíblica: "Quem respeita o seu pai obterá o perdão de seus pecados e acumula um tesouro, aquela que honra a sua mãe". (Eclo 3:3s).

Na página "Nosso Ideal", informa que o objetivo do colégio é proporcionar aos alunos "uma formação baseada em ética, moral cristã e em uma pedagogia constantemente atualizada".

O site diz ainda que o estabelecimento "acredita que a formação religiosa das crianças e dos jovens muito contribui para que eles se tornem cidadãos íntegros (...)".

Outro trecho: "O Serviço de Educação Religiosa (SER) do Colégio Christus visa à formação cristã de alunos, pais e funcionários da escola. Nessa formação, os valores éticos e da cidadania são incentivados, buscando tornar os alunos comprometidos com a comunidade. (...) Além das atividades sociais, os jovens se reúnem para momentos de oração e estudo bíblico".

Fundado em 1951 pelo professor Roberto de Carvalho Rocha, pai do atual diretor, o Christus cobra mensalidade de R$ 600, em média. Ele tem unidades em bairros de classe média.

Muitos pais mantêm seus filhos no Christus, "o colégio completo", por causa inclusive de sua orientação religiosa, como no caso do oftalmologista José Edvaldo Freire, 47, que tem lá três filhas.

“É uma escola que oferece formação científica, moral e religiosa de alto nível, complementando o que é vivenciado na família”, disse Freire ao portal iG.

A filha mais velha dele está no 3º ano. Ela está entre os 639 alunos que souberam antes das 13 questões do Enem.

Com informação dos portais e do site do colégio.





Na escola, o respeito aos outros não pode ser amparado em divindade
por Roseli Fischmann em março de 2011


Comentários

Anônimo disse…
HAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAAAA....

Aiai... HAHAHAHAHAHAHAHA!!!

O que posso fazer? É absurdo, mas é tão hilariante, um bando de católicos, uma escola, uma sacanagem mal feita, um grande erro e no fim uma mentira para tentar se proteger: Foi Coincidência, HAHAHAAHAHAHA uma tragédia tão engraçada!




Octavio
Headbanger Ateu disse…
O fato da escola ser assumidamente católica foi um "mero acidente". E o vazamento das questões foi "coincidência". Enquanto isso, as investigações se seguem no intuito de tentar saber como tais questões vazaram.


Assim são os "valores católicos": perfazer-se e negar qualquer erro de sua parte até o fim. O que prevalece é apenas o lado bom e perfeito. Não importa o dano causado.


Enquanto religião e morais religiosas de qualquer espécie forem consideradas "científicas", este país não sairá das condições de aterro sanitário e aterro intelectual.


É mesmo tragicômico. Um vazamento de questões de uma prova a nível nacional - que não dota de qualquer princípio de constitucionalidade - sendo oriundo de uma "escolinha científica de moral religiosa (sic)".


Religião e estado é igual a atraso, retrocesso, desigualdade e opressão. E isso é tão evidente que no caso do Brasil, uma escola privada - e principalmente se for religiosa - acaba ficando na condição de "superior" às escolas públicas, que muito deixam a desejar. E por isso, as famílias de classe média ou classe média-alta tendem a colocar seus filhos para estudar em tais escolas de questionabilíssima formação intelectual de seus alunos.



Separação estrita entre Igreja e Estado já.
Anônimo disse…
Isso não é novidade, uma vez que a arrogância e a hipocrisia são comuns a esses icarianos que se acham acima da humanidade, mas se fossem mesmo nem seriam humanos.
Anônimo disse…
.

"Moral" e "Cristã" são termos mutualmente excludentes.

Simples assim.

.
John Constantine disse…
A "moral cristã" ensina a trapacear ?
Israel Chaves disse…
Será que eles também ensinam a abusar de coroinhas? Ou a invadir países e matar todos que não se converterem à sua fé? Será que ensinam que é melhor ter um filho indesejado e uma doença venérea que destruirá sua vida do que usar camisinha? Ou talvez ensinem a queimar qualquer um que fizer uma fórmula matemática, um novo remédio ou uma máquina para facilitar a vida?
É isso que eu entendo por moral cristã.
Lucio Ferro disse…
Estão todos enganados, essa foi a maior e mais perfeita demonstração de moral cristã.
Não acho justo culpar o colégio pela falta de ética de um professor, que copiou as questões. Mas tampouco acho justo que o colégio afirme ter algum tipo de capacidade privilegiada de formação moral, por ser cristão. Vimos no caso que mesmo em uma escola tão "santa" ocorrem atos reprováveis.
Headbanger Ateu disse…
Não é justo culpar o colégio pela falta de ética de um professor, mas o princípio moral do colégio só mostra ser anedótico e contraditório. Mais uma vez essa mágica da moral cristã falhou feio e logo num colégio onde deveria ser referência no "produto" que vende: a "perfeição" da moralidade católica.

E como irônica prova de um sistema legal já deficitário e opressor da educação, por conta de operadores cheios de tais visões religiosas, temos um vazamento de uma prova a âmbito nacional que deveria ser regida por princípios constitucionais laicos. O cerne da ironia está mesmo em uma escola religiosa que deveria ser exemplar e inócua em seu conceito de moralidade; que é aplicada tanto em seu corpo discente quanto o docente.

Inadmissível. Esse senso de moralidade, de visão religiosa, tão conhecido por ser reprovável lógica e cientificamente, é o responsável maior por prejudicar o Estado e principalmente o povo.
Anônimo disse…
O problema nada tem com religião. A falha foi do MEC que elaborou uma prova usando questões iguais às do pré-teste. Culpar a Escola é uma tentativa pra encobrir a incompetência e má-fé desse governo. E coitado do professor!! Como se não bastasse a maioria dos professores brasileiros serem tão mal remunerados, agora correm o risco de serem estigmatizados como fraudadores...

O MEC é que não teve o cuidado de observar que havia questões que eram iguais. como poderia a Escola saber, ou o professor??? O MEC que responda!!! E encontre culpados em seus quadros. Acusar a Escola e o professor é muito mal caratismo.

Só pra constar: há uma questão sobre relógios que caiu no enem e que fora aplicada anteriormente num simulado do Objetivo de São Paulo. Esse simulado estão duisponível na rede à disposição de quem quiser.

Coitado do pessoal do Christus; Estão sendo pegos pra Cristo!!
Yuri disse…
Tão crucificando o Christus por causa do ENEM rsrs
Anônimo disse…
há mesmo um problema gravíssimo com a moral cristã! ela forma só anjinhos perfeitos! mas na hora de vazar uma prova, o professor da escola moralista católica (que pode talvez nem ser cristão) é o primeiro a se esconder, e essa demagoga escola que ensina uma moral separatista vinda de um dogma majoritário e 'ideal' é a primeira a dizer que foi só uma 'coincidência'!

e o tal do deus? como ele explica essa 'coincidência'?

é como disseram aí em cima. o 'erro' da escola foi só dela ter sido católica... rs.. quem manda se basear em moralismo religioso 'perfeito'? haha

que o CHRISTUS seja crucificado!
Anônimo disse…
Não me surpreende!.
Anônimo disse…
Se Moral cristã fosse boa,o Brasl não estaria tão atrasado intelectualmente e socialmente como está hoje . É por essas e outras que vejo que o ceticismo é uma cura para esse problema .
Anônimo disse…
O Colégio em questão, como todo fruto podre de uma árvore interna carcomida, é infectado pela detestável máscara burguesa da competência; discurso fajuto oriundo das Conferências de Cúpula internacionais e Escola Econômica de Chicago: todo o evangelho falso do empreendedorismo, destinado à salvação do capitalismo. A moral, como sempre e isso independe de que sejam os moralistas católicos, protestantes, ou antigos romanos; é o fundamento hipócrita dos pervertidos e luxuriosos tiranos. Serve para disciplinar os pobres e enchê-los com um falso orgulho de presuntiva virtude; que lhes assoma à soberba vaidade como um slogan..."sou pobre, mas tenho dignidade!" A classe média de Fortaleza, que é a cidade campeã de consumo e compra e venda de carros importados; campeã de suicídios de jovens em shopping-centers; campeã do fundamentalismo religioso do "Shalom" católico e dos neopentecostais evangélicos; campeã das Hylux-Toyota viaturas policiais; campeã de cirurgias plásticas e procedimentos estéticos-dermatológicos; campeã de vergonhosas estatísticas das suas Universidades e ensino, educação e indicadores sociais reais de desenvolvimento humano;...orgulha-se de sua briosa formação "cientifica" e moral, genuinamente christan-malthusiana.
Marcos disse…
Bom, este blog é claramente laicista, o tal do Paulo Lopes não deve ter coragem de colocar um só post contra ateus, gayzistas, abortistas ou feministas. Por que não se assume como um blog revolucionário de uma vez e pára de querer posar de "isento"? Que tal, Paulo Lopes, mostrar que os maiores genocídios da história foram perpetrados por ateus? Que foi a Igreja que construiu a civilização que te possibilita viver em relativa paz e segurança?
Wesley disse…
Marcos,

"os maiores genocidios da historia foram perpetrados por ateus"

Só o fato de vc vir com esse comentario já lhe tira qualquer credito aqui

"Que foi a Igreja que construiu a civilização que te possibilita viver em relativa paz e segurança?"

Paz e segurança? mas claro como eu não percebi isso antes? esse mundo regido pela moral cristã é tão seguro e pacifista...

Sem mais.
SATANÁS disse…
de onde você tirou essa ideia estúpida, marcos? se não gosta do que é postado aqui, vaze!!! CRISTIANISMO= REMOVENDO NEURÔNIOS DESDE SEMPRE!!! é cada imbecil que aparece por aqui!!
Rita Candeu disse…
Ah! essa moral cristã
idêntica aos casos de pedofilia
tudo negado
tudo escondido
tudo moralmente podre....
Marcos disse…
Prezados,

Um monte de xingamentos não fazem uma só verdade.

Sobre os ateus e genocídios:

http://apologeticacatolicablog.blogspot.com/2010/08/o-ateismo-e-os-genocidios-da-historia.html

Sobre a Igreja como construtora da Civilização ocidental (só um iletrado nega isto):

http://www.youtube.com/watch?v=t6bnO7N1AMU

.
tales groo disse…
tive o desprazer de estudar no colégio Christus entre 1987 e 1988, o que deveria ser uma boa experiência numa escola de boa reputação se tornou um pesadelo de hipocrisia, incopetência e intolerãncia. Recomendo para qualquer pessoa de qualquer religião: mantenha seus filhos bem longe desse antro de canalhas!
Nelson Vimor disse…
Esse Marco sofre de lavagem cerebral. Nunca houve um mov. ateísta que estimulassse o genocídio, o cristianismo que sim com as cruzadas, santa inquisição, 1ª e 2ª guerra mundial, persequição a ciência e a cientistas...
O problemas é que os cristãos são também covardes fazem as atrocidades e culpam os ateus, péssima conduta moral!!!
SATANÁS disse…
esse marcos é um idiota!! cristão burro e cego.CRISTIANISMO= REMOVENDO NEURÔNIOS DESDE A "TRAIÇÃO " DE JUDAS!! ESTÚPIDO!! TUA IGREJA FEDE E DEVIA SER CONDENADA POR CRIME DE GENOCÍDIO MENTAL!!! VAZA DAQUI, OBTUSO!!!
Mello disse…
O colégio pode não ter culpa, nem o professor. Até acho que quem é culpado nesta história deve ser o MEC mesmo, que tem um plano esquerdistóide e burro de querer centralizar o ingresso nas Universidades para poder colocar a “cumpanheirada”, os negros, os pardos, os índios, os invasores, etc, em detrimento dos melhores qualificados, sem desmerecer os pertencentes a estes grupos que sejam capacitados.
Mas atacar a moral cristã não pode ser admitida, afinal tudo que ela prega é verdadeiro, por exemplo.
PEDOFILIA: Quer coisa mais natural que um mais forte dominar um mais fraco?
INQUISIÇÃO: Todos sabem que existia o livre arbítrio, ou aceitava Jesus como Salvador eu era queimado vivo. Viram, tinha opção.
USAR CAMISINHA é um artificialismo. Querem coisa mais natural que uma doença que Deus envia devido aos seus misteriosos desígnios?
Ameaçar com o INFERNO é uma coisa correta, serve para assustar os idiotas, mas em compensação vão para o céu depois, vão tocar harpa em alguma nuvem, não é bonito isto?
LAVAGEM CEREBRAL em crianças é uma coisa boa, no inicio a verdadeira MORAL CRISTÃ tem que ser forçada, senão começam pensar por conta própria e vão até escolher qualquer trecho na bíblia e vão descobrir coisas diabólica e poderão virar ateus.
Querem melhor moral que mostrar a existência de DEUS? Ele existe, é verdadeiro e só existe para o bem. Também acredito em Papai Noel, Super-homem, coelhinho da Páscoa, Duendes, Telepatia, Homeopatia, OVNIs, Astrologia, Monstro do Lago Ness,
Levitação, Vida eterna.
A ciência esta toda errada e deveria voltar a Santa Inquisição para salvar a humanidade.

Assinado
Super Crente de Jesus
Anônimo disse…
Marcos, hoje os ateus buscam a igualdade, desenvolvimento e liberdade, enquanto tua religiao ainda prega inferioridade da mulher, abominação dos homossexuais e dependência.
outra coisa, os regimes da Alemanha Nazista e da China comunista NÃO SÃO regimes ateus... o regime da Russia e do Vietnã sim, são, mas não se compara pelo grau de instrução q esses povos tinham em suas épocas... antigamente vcs não tinham consciência de suas atrocidades, mas hoje tem e não mudam!
Lia/fpolis disse…
Pra quem falsificou Jesus do falsificado Javé...
parece bem coerente.

Sobre a contabilidade macabra de quem matou mais entre duas desgraças nazismo x comunismo/socialismo sino-soviético, ambos apoiados por religiosos, incluindo os ortodoxos que salvaram suas miseráveis peles e bens, depois levaram o que merece todo colaboracionista de ditaduras sanguinárias, não podemo deixar de fazer as contas de qtos morreram só na bìblia, basta somar lá, sem falar que no tal dilúvio não sobrou nem nazis, nem comunas ( se o caso for simplicar por ideologias e se elas já existissem então...
Só na 'bibra' sem contar Sodoma e Gomorra e dilúvio, temos 2.270.365 mortes. Foi isso?

Depois as cruzadas, depois o holausto, se levar em conta que os muçulmanos são da mesma besta- fera ABrão, o mesmo Deus emprestado, ah, a conta vai longe...

Contabilidade macabra só vem mesmo de religiões e regimes opressores,com viés de 'salvadores da humanidade' com um só poder central. Qualquer semelhança não é mera coincidência...

Também há contagem macabra em disputas tribais, se somadas as de todas as partes e épocas, são fortes concorrentes à medalha de ouro da modalidade arremeço de caveiras. Mas deconfio que seja outra novela...
Lia/fpolis disse…
desconfio*

E só chamando a atenção para o slogan da escola...Já pensou se colocassem lá 'quem não abandonar pai e mãe para me seguir, não será digno de mim'?

Crentalhada adora sumir com as partes 'sublimes' da 'bibra', né não?
Mari disse…
Mais uma vez religiosos se colocando acima do outros. =3
Unknown disse…
Yet again, religião se provando inútil e perversiva
Unknown disse…
Ignorância é a primeira virtude do bom religioso
Unknown disse…
Atrelar ateísmo à genócios é uma falácia lógica chamada "Argumentum Ad Stalinum"

Não existe NADA no ateísmo (que é na verdade a ausência de dogmas) que implica de qualquer forma em genocídios.

Já, por outro lado, existe muito na Bíblia que apoia matanças
Unknown disse…
Mantenha todo mundo longe de qualquer antro religioso. Simples assim
Unknown disse…
Ainda em falácias, se Stalin é um exemplo de ateu, Hitler é um exemplo de católico

(ps.: dizer que Catolicismo é ruim pq o Hitler era católico também é uma falácia chamada "Argumentum Ad Hitlerum")
Unknown disse…
É que nem a Moral de Deus. Tudo o que vem de Deus é bom. Por tanto, por definição, se amanhã Deus disser que devemos estuprar garotas de 10 anos, então isso será moral...

...só que se a Moral não advém de Deus e sim de algo maior e mais absoluto, então Deus é um agente inútil e redundante na equação. Logo, não merece atenção.
Unknown disse…
Galera critica maconha, mas nada destrói mais o cérebro do que o dogma religioso
Unknown disse…
E onde já se viu um cristão de verdade acreditando em "coinscidências"??? não é tudo "obra de Deus"??? Destino???
Unknown disse…
Sim. Não lembro se é Pedro ou Judas que em um de seus livros bíblicos diz que se for para aproximar a pessoa de deus, uma pessoa pode sim mentir e manipular
Unknown disse…
A instituição é sempre responsável por seus agentes. Se ela não quer ter seu nome associado a coisas ruins, que faça um processo de seleção melhor.

Assim como se um funcionário do McDonald's cospe em um hamburger, é o McDonald's que será processado e não o funcionário
Unknown disse…
O paralelo que se está sendo discutido aqui é porque cargas d´água uma escola que visa "a perfeita moral cristã" agiu de forma desonesta
Unknown disse…
O problema da Moral Cristã é que ela é absoluta e estúpida. Não existe Absolutismo Moral. Não existe uma resposta que sempre e invariavelmente será correta.

Fora que temos o problema do Dilema da Moral Divina: "algo é bom por que vem de Deus ou vem de Deus por que é bom"?

No primeiro caso, a Moral é apenas reflexo da vontade de um ser que, pelo livro sagrado que o descreve, é um monstro com sérios disturbios de personalidade

No segundo caso, A Moral é mais do que Deus, sendo este um agente redundante e desnecessário
Unknown disse…
mas incomada muito
Unknown disse…
Se a Moral Cristã fosse boa, o Vaticano não existiria, não teríamos um período histórico chamado de Idade das Trevas, não haveria Cruzadas ou Inquisição nem tanta perseguição homofóbica ou racista (que hoje em dia é menor, mas que no passado foi professada através das igrejas)
Unknown disse…
"ateus, gayzistas, abortistas ou feministas"

Mais um bom exemplo de um cristão, com sua moralidade cretina e distorcida...

Ateus tem o direito de escolher não entregar seu cérebros e suas finanças para líderes religiosos hipócritas e corruptos

Gayzistas é ótimo. As pessoas tem o direito de serem felizes como quiserem, desde que isso não faça mal aos outros. Engraçado como os argumentos anti-gay me lembram muito os anti-negros

Abortista... é direito da mulher de escolher o que será ou não de seu corpo. Se você não concorda, não faça. Mas não se atreva a impor sua moralidade torcida e corrompida nas pessoas

Feministas, em sua essência, só querem que as mulheres sejam tratadas de forma igual. A Bíblia e o Al Corão são gigantescos defensores do machismo e da inferiorização da mulher

Genocídios cometidos por ateus? Está tentando atrelar moralidade à religião? Mesmo sabendo que Hitler era católica? Esqueceu das Cruzadas? Da Inquisição? Dos terroristas árabes? A quantidade de gente que morreu em nome de Deus é aberrantemente maior do que todo mundo que foi morto por alguém que não acredita no homem invisivel do céu.

ATÉ PARECE QUE ACREDITAR EM DEUS DÁ QUALQUER NOÇÃO DE CERTO E ERRADO.....

HAHAHAHAHAHAHA

IGREJA CONSTRUI A CIVILIZAÇÃO???
Isso já é imbecilidade pura. Muito antes do maldito cristianismo se espalhar pelo mundo, os Romanos já tinham civilização. Os Babilônios, os chineses.

Paz e Segurança ONDE???? Estamos mesmo falando das religiões que criaram sociedades ditadoriais e absolutistas???

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê