Pular para o conteúdo principal

Padre holandês prefere sair da igreja a ter de deixar seu 'amor'

por Jesús Bastante, do Religión Digital

Jan e Threes 
vivem juntos há 46 anos
Jan Peijnenburg (foto) tem 81 anos, e é sacerdote. Há 46 anos mantém uma relação sentimental com a senhora Threes van Dijck (foto), de 85 anos. Agora, o bispo de sua diocese, Hertogenbosch, a maior da Holanda, lhe deu um ultimato: ou termina com a relação, ou deverá abandonar o sacerdócio. Tem prazo até 1º de dezembro. Já deu uma resposta: “Antes que deixar o amor da minha vida, deixarei o sacerdócio”.

O padre está há meio século trabalhando como sacerdote católico. Atualmente está em Eindhoven, sem ocultar nem propagandear esta relação. O “escândalo” se deu depois que ambos publicaram um livro em que solicitam à Santa Sé que acabe com o celibato obrigatório na Igreja católica de rito romano.

Durante muitos anos, revelam no livro o sacerdote e sua mulher, a diocese fez vista grossa sobre a situação. Como reconhecem agora na Igreja holandesa, “não é excepcional que sacerdotes vivam com uma companheira”. O problema foi que, “ao criticar abertamente o princípio do celibato, o padre Jan foi longe demais”.

Den Bosh, porta-voz do bispo, explicou à imprensa que a imposição ao sacerdote é uma “decisão irrelevante em sua vida”, mas “trata-se de uma condição que deve ser assumida necessariamente quando se escolhe o sacerdócio”.

Papa inibe debate sobre celibato, mas aceita padres anglicanos casados.
janeiro de 2011

Comentários

Acho correto. É um jogo em que se entra sabendo as regras, acho estupidez "entrar" e depois querer mudar tudo. É o mesmo que um jogador assinar contrato com o Corinthians e querer que a direção do clube mude a cor da camisa para verde (sabemos que existem padres casados, gays, etc, da mesma forma que sabemos que cada jogador de futebol tem seu time de coração).
Anônimo disse…
Putz, essa comparação com o futebol foi escrota. Desculpa, mas foi!
Israel Chaves disse…
Bem, mas se ninguém nunca reclamar, nada nunca vai mudar. O que você diz é que as coisas devem ser imutáveis? Se a igreja estabeleceu determinada regra, ela tem que ser cumprida eternamente, e quem não concordar que saia da igreja? Você é Testemunha de Jeová, ou algo assim? Porque é o tipo de pensamento que eles têm.
Tem muita gente que realmente acha que a igreja pode ser algo bom, se forem feitas algumas mudanças. É direito dessas pessoas tentarem lutar por essas mudanças que acham corretas, e celibato é um assunto que vem sendo tocado há muito tempo por padres de todo o mundo que sabem que é uma regra sem sentido. Ela foi criada unicamente para que a igreja, e não os filhos, herdassem todo o dinheiro dos sacerdotes na idade média, onde só nobres podiam entrar para o clero. Ou seja, hoje em dia celibato não faz sentido.
Com ou sem celibato, eu acho a igreja uma porcaria. Mas é bem possível que sem essa regra, com os padres tendo liberdade sexual, houvesse menos casos de abusos por parte deles. Deixem eles transarem com mulheres adultas (ou homens, tanto faz), para poupar as criancinhas.

Essa história de "se não gosta da regra, não participa", é idiotice. Não é assim que funcina o progresso.
Cristian Z. R. disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristian Z. R. disse…
Usando uma expressão bíblica: É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que a igreja católica mudar alguns de seus conceitos.
Anônimo disse…
O NÃO aceitar mulheres no seu quadro de sacerdotes , demonstra que a ICAR é machista , preconceituosa e estimula o preconceito e o destrato para com o semelhante e principalmente com o sexo feminino , e vale lembrar que no Judaismo e no Islamismo é ainda pior, muuuuuuuuuito pior ?

Tudo culpa da Gibiblia e das sua primas irmãs Torá-talmud e alcorão....


Se eu fosse mulher nunca seria religiosa...
Cristian Z. R. disse…
Sobre o padre da matéria, o amor é mais forte que qualquer religião e qualquer deus, quem luta contra os sentimentos e os instintos está indo contra a natureza humana isso para mim é o pior "pecado" que existe.
Anônimo disse…
Com a relação ao comentário do Metal House, você se esquece ou simplesmente não sabe que nenhuma regra é imutável, nem mesmo nas igrejas. Essa história de que as regras religiosas são eternas é só conversa fiada reforçada pela ignorância das pessoas sobre a instituição em que estão.
Quer exemplos: até o ano 1000 o catolicismo aceitava o divórcio, até 1200 aceitava o casamento de padres, até por volta de 1800 o aborto e etc.
Para os que não sabem uma das maiores discussões no famoso concílio de Trento era sobre o divórcio, muitos bispos não aceitavam a idéia de casamento ser eterno pois muitos padres e santos dos primeiros séculos aceitavam o divórcio tranquilamente. Tanto é que a fórmula do concílio foi que a inulidade do casamento só pode ser pastoral e não doutrinal. Ou seja, pela própria doutrina católica a não aceitação do divórcio é uma postura pastoral, o que significa que pode ser mudado pelo pastor (bispo) quando quiser.
Anônimo disse…
Só um acréscimo que esqueci: a regra pode ser mudada pelo bispo de Roma (papa) e pelo bispo local, se não houver oposição de Roma.
Anônimo disse…
a religiao é feita de pessoas, a ICAR perdeu muitos adptos e continua perdendo pelo simples fato de nao aceitar mudanças.conheço pastores que foram padres, e mudaram de lá por nao aceitar certas regras, e lembremos que a reforma protestante, só acnteceu pq a sé nao aceitava as reividicaçoes de Lutero outros do clero, como Savonarola, Wicliff e etc.izaque.
Anônimo disse…
o crime do padre Amaro
Agislânia disse…
E a velha hipocrisia se mantêm... eles podem fazer qualquer coisa que vá contra o que pregam, desde que ninguém fique sabendo.
Anônimo disse…
Ahh fala sério vai?? até quando vai ficar a mesma discução de sempre??? comparação de como achar o certo cada um faz a sua! se inventa de futebol ou clube da luluzinha tanto faz! cada um entende do jeito q pode!
Ta mais do q certo este padre! Deus ja criou a mulher pro homem não ficar sozinho! Alguem lembra da Masson?? não pode haver mulheres! e que a igreja catolica faz? o mesmo!! uhul vamos dar glória? tem gente q vai! ¬¬
Não tem essa de cristão ou não para de religiosidade e Seja de DEUS!!!! vai lá ler exodo e apocalipse q vc vai ver sobre regigiosidade santos em imagens e sobre a igreja catolica e outras igrejas cristãs como T. Jeová!
Anônimo disse…
corrigindo Religiosidade... sorry!
Bia.. disse…
Estamos queremos mudar algo que ñ é da nossa conta...por isso que á tantas igrejas hoje no brasil..e cada uma com uma doutrina.Ficam copiando o que o "mundo" fala..não da nem para imaginar aonde vamos parar assim.
Anônimo disse…
O padre assim como qualquer outro ser-humano tem o direito de se casar, com o homem ou a mulher que ele quiser, pois todo mundo ama, seja rico ou seja pobre, seja hetero ou seja gay, seja branco ou seja negro, seja homem ou mulher em fim o amor é para todos e todos necessitam dele, é natural do ser humano e se um padre ter uma mulher ou um esposo ao seu redor ele se sentiramuito mais completo e feliz e estara trabalhando de maneira normal e compromissada assim como qualquer cidadão humano.(Celibato é assinar um contrato de solidão e depressão)
Anônimo disse…
Tira logo esse conservadorismo barato, hipocrisia é coisa de Evanjeguico Brasileiro.
Anônimo disse…
Daqui a pouco burro e evangelico vai ser a mesma coisa é por isso que eu me orgulho de ser Evangelico, um Evangelico que têm opinião propria, que valoriza a ciencia e que sabe que a religião não pode influenciar na politica, sei que ser gay é genetico assim como ser hetero e que ateismo e religiosidade é escolha e ambas merecem respeito, mas confesso que dentro da minha religião existem verdadeiras antas e papagaios assim como existem os tolerantes e inteligentes.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Câncer colorretal aumenta no Brasil em três décadas, com prevalência entre os homens

Presidente do STJ nega que tenha proibido enfeites de Natal

Pargendler disse que a notícia foi veiculada sem que ele fosse ouvido Com atualização em 14/12/2011  Ari Pargendler (foto), presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), emitiu nota hoje (14/12) negando que tenha proibido a colocação de enfeites de Natal nas dependências desta Corte. A notícia, que agora se revela falsa, foi divulgada no dia 11 pelo jornalista Claudio Humberto, do Jornal do Brasil, com a explicação de que a decisão de Pargendler tinha sido para cumprir a Constituição, que estabelece a laicidade do Estado. Pargendler também desmentiu informação publicada na Folha de S.Paulo segundo a qual ninguém mais poderia usar no STJ “sandálias tipos gladiador” e “calças jeans”. Na verdade, de acordo com a nota do presidente do STJ, a proibição só vale para o uso de chinelos “tipo havaianas”. Com informação do STJ . Liga de Lésbicas do Sul pede a retirada de crucifixos de prédios públicos. outubro de 2011 Religião no Estado laico.

Valdemiro pede 10% do salário que os fiéis gostariam de ter

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Charge de jornal satírico francês mostra Maomé pelado de bunda para cima

Livro islâmico diz que ninguém pode  ver Maomé pelado Ayesha, uma das esposas de Maomé, a preferida, teria dito que ninguém, nem ela, jamais viu o profeta nu, porque quem presenciasse tal cena ficaria cego na hora. O relato dela está no reverenciado (pelos muçulmanos) livro Ash-Shifa.

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Secretaria do Amazonas critica intolerância de evangélicos

Melo afirmou que escolas não são locais para mentes intolerantes Edson Melo (foto), diretor de Programa e Políticas Pedagógicas da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, criticou a atitude dos 14 alunos evangélicos que se recusaram a apresentar um trabalho sobre cultura africana para, segundo eles, não ter contato com as religiões dos afrodescendentes. “Não podemos passar uma borracha na história brasileira”, disse Melo. “E a cultura afro-brasileira está inclusa nela.” Além disso, afirmou, as escolas não são locais para “formar mentes intolerantes”. Os evangélicos teriam de apresentar em uma feira cultural da Escola Estadual Senador João Bosco de Ramos Lima, em Manaus, um trabalho dentro do tema "Conhecendo os paradigmas das representações dos negros e índios na literatura brasileira, sensibilizamos para o respeito à diversidade". Eles se negaram porque, entre outros pontos, teriam de estudar candomblé e reagiram montando uma tenda fora da escola para divu

Sociedade está endeusando os homossexuais, afirma Apolinario

por Carlos Apolinário para Folha Não é verdade que a criação do Dia do Orgulho Hétero incentiva a homofobia. Com a aprovação da lei, meu objetivo foi debater o que é direito e o que é privilégio. Muitos discordam do casamento gay e da adoção de crianças por homossexuais, mas lutar por isso é direito dos gays. Porém, ao manterem apenas a Parada Gay na avenida Paulista, estamos diante de um privilégio. Com privilégios desse tipo, a sociedade caminha para o endeusamento dos homossexuais. Parece exagero, mas é disso que se trata quando a militância gay tenta aprovar no Congresso o projeto de lei nº 122, que ameaça a liberdade de imprensa. Se essa lei for aprovada, caso um jornal entreviste alguém que fale contra o casamento gay, poderá ser processado. Os líderes do movimento gay querem colocar o homossexualismo acima do bem e do mal. E mais: se colocam como vítimas de tudo. Dá até a impressão de que, em todas as ruas do Brasil, tem alguém querendo matar um gay. Dizem que a cada

Botton anuncia a construção do primeiro templo ateu do mundo

 Altura do edifício representará a idade da Terra   O filósofo Alain de Botton , 42, vai construir em Londres o primeiro templo ateu do mundo. O arquiteto Tom Greenall já aprontou o projeto. Será uma torre cuja altura representará a idade da Terra, com cada centímetro equivalendo a um período. O templo contemplará  a ideia de perspectiva em uma alusão à reflexão, algo que está se perdendo na contemporaneidade. A notícia sobre o templo ateu saiu na revista de arquitetura Dezeen , com a ilustração acima. Não há informação sobre o custo da edificação, quem vai financiá-lo e quais as atividades que vai abrigar. Botton esteve recentemente no Brasil para lançar o seu livro “Religião para ateus” (Intrínseca, 274 págs). A ideia do templo surgiu desse livro, onde ele defende que os ateus precisam aprender com os religiosos a se comunicarem com as pessoas de modo a criar “um sentimento de comunidade”. “Precisamos pegar os aspectos bons das igrejas”, disse em entrevista. “Por que os r