Pular para o conteúdo principal

Padre impede que evangélico seja enterrado em cemitério católico



por Luane Magalhães, do Zero Hora

Por um impasse religioso, o evangélico luterano Irineu Wasen, 60 anos, teve de ser enterrado fora do cemitério católico do município de Poço das Antas, RS, onde a mulher, Eunice Teresinha Ely, 58 anos, e a sogra Carmelita Maria Ely, 78 anos, foram sepultadas. Os três morreram em um acidente de trânsito na rodovia Tabaí-Lajeado (BR-386) no feriado de Finados, na quarta-feira.

Abalada pela perda trágica de três pessoas da família, a filha de Irineu, Paola Wasen, queria que todos fossem sepultados no Cemitério Católico em Poço das Antas, cidade de origem das mulheres. Porém, só elas puderam ser enterradas no local, na manhã de ontem.

De acordo com o padre João Paulo Schäfer, responsável pela paróquia e pelo cemitério católico, Irineu era evangélico e, portanto, não poderia ser enterrado junto à mulher.

"É uma norma da igreja que não podemos quebrar. Só podemos sepultar em nosso cemitério pessoas católicas que contribuem e estejam em dia com a taxa anual. Expliquei isso para a família, e eles entenderam", disse o padre, que ainda afirmou não poder abrir exceções.

Evangélico foi enterrado em Teutônia com os avós.

A negativa e a busca por outro local para sepultar Irineu abalou ainda mais a família.

"Foi uma espera angustiante. A filha queria muito que os pais fossem enterrados no mesmo local", disse Cleris Elizabete Flach, parente das vítimas.

"Com uma tristeza dessas, três pessoas da mesma família perdem a vida, e não há quem se sensibilize por isso", afirmou Marlise Meyer, amiga da família.

Sem poder ser sepultado junto à mulher, o corpo de Irineu foi levado para a cidade natal do empresário, Teutônia, no Vale do Taquari. Na tarde de ontem, a família acompanhou a cerimônia fúnebre no Cemitério da Comunidade de Linha Clara, interior do município, mesmo local em que os avós de Irineu já estão sepultados.

Irineu, Eunice e Carmelita moravam na capital e passaram o feriado de Finados em Poço das Antas para visitar a família e também prestar homenagens a parentes já falecidos. Retornavam para Porto Alegre quando o carro em que estavam bateu em uma caminhonete no km 377 da rodovia Lajeado-Tabaí, perto do trevo de acesso ao município de Paverama.



Prefeito evangélico é suspeito de ameaçar de morte padre.


Comentários

Rodrigo plei disse…
.

Ah! O amor cristão!

Sempre me comove.

De boa, esses comédias não se entendem nem entre eles, como esperar tolerância para os que professam outros credos não cristãos e os que não tem credo algum?

.
Cristian Z. R. disse…
Nuss...E eu que sou ateu qdo. morrer vou ser enterrado aonde no fundo do quintal?
Anônimo disse…
Ainda bem que já disse aos familiares que não quero ser enterrado e sim cremado, assim não estarei ocupando o espaço dos vivos quando meus despojos mortais forem ter um fim mais higiênico. Além de não ocupar espaço, é mais higiênico cremar.

Vou saber se tem como determinar judicialmente que eu não seja enterrado e sim cremado.
AlyneS2 disse…
Nossa, cremado, enterrado...
Bem...pra mim não faz diferença o que vai acontecer depois que morrer, eu estarei morta!
Charles disse…
Também já avisei em casa que quero ser cremado (depois de doados meus órgãos, se servirem...),não sei se vão acatar meu desejo.
Cristãos discriminando cristãos, que coisa mais bonitinha! Não quero nem pensar o que esse padre faria se fosse um ateu.

Por isso prefiro ser cremado e minhas cinzas jogadas no Encontro das Águas, depois dos meus orgãos e cada gota do meu sangue serem doados para salvarem vidas. Exagerei? ;)
Israel Chaves disse…
Se ele pagasse à igreja, não teria tido problema, de acordo com a lógica do padre. Amor pode não ser comprado, mas o amor cristão, sim.
Anônimo disse…
É uma vergonha isso, é uma pena, perdeu a chanse de realmente provar que era filho de Deus....pelo menos é o que pregam nas missas. Não somos todos ilhso de Deus?????
É numa hora dessas que um ESTADO LAICO se mostra simplesmente ideal. Em um ESTADO LAICO os cemitérios são locais públicos onde as pessoas são enterradas livremente.

Nesse caso específico a família havia escolhido um cemitério confessional, particular (coisa que eu nem sabia que ainda existia nesse país). Mas imagine se TODOS os cemitérios do país fossem religiosos?

Até os religiosos (quando sensatos) entendem e preferem um estado laico. Só o rejeitam aqueles que são fundamentalista.
Anônimo disse…
Palhaçada desta igreja romana, se é meus pais não enterrava ninguém.

PUNK
Luciana disse…
Para Luan Cunha:
nem exagerou!...sabia que pode se doar pele,ossos e corneas?
Michelle disse…
É a religião separando as pessoas até mesmo na morte. Puxa...

É por essas e outras que prefiro que meu corpo seja cremado ou então doado para a ciência (não decidi ainda) depois de ter retirados os órgãos que estiverem em condições para serem doados.
Cognite Tute disse…
Também prefiro ser cremado. E o mais breve possível, sem velório, sem ritos, uma reunião no máximo para a família e amigos se ajudarem e demonstrarem afeto para com quem sofre.

Se possível, uma festa pela vida, boa vida, que eu tive a sorte de ter.

E só.

E que nenhum padre, pastor ou charlatão apareça para falar bobagens!

Cognite Tute
Anônimo disse…
DEVEMOS NOS AMAR SEMPRE INDIFERENTE SE SOMOS EVANGÉLICOS OU CATÓLICOS,É COMO DISSE JESUS "AMAI VOS UNS AOS OUTROS"
Anônimo disse…
Esse é um verdadeiro padre do diabo. É um amante do dinheiro, um segregacionista vil.

Os crentes deveriam estudar formas de retribuir-lhe o favor!
Anônimo disse…
JÁ AVISEI LÁ EM CASA QUE QUERO SER CREMADO...


Não adianta nada. Quem vai pagar a cremação? A família no máximo faz uma vaquinha pra conseguir pelo menos o enterro...Deixe pago antecipadamente. E faça a ação declaratória, em cartório e depois homologada por Juiz e entregue a alguém de sua confiança. Aí sim, a cremação paga, e o documento fiscal provando, e a ordem judicial...Todos terão que respeitar a decisão que foi autônoma e reconhecida. Caso contrário, do IML mesmo (e a Lei obriga que todos que morrem sejam necropsiados) você já seguirá pra terrinha...ou vala comum.
Agora, se tiver pago a cremação e o documento oficial provando a sua decisão, na mão de pessoa de sua confiança, e homologado por Juiz...Nem pai, nem mãe, nem o Presidente da República mudará sua vontade.
Edmilson disse…
Eu gostaria de virar adubo, plantar uns alfaces em cima, acho que tenho muita energia a devolver. Cremar é desperdício de energia e não é divertido.
Crentoide disse…
Uma vez que os cemitérios são uma franquia católica como enterrar pessoas de outras religiões? Eu vou mandar minhas cinzas para o Japão para que seja feito um diamante. Quero ver quem vai jogar um diamante fora...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Cristianismo é a religião que mais perseguiu o conhecimento científico

Cristãos foram os inventores da queima de livros LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião As epidemias e pandemias durante milhares de anos antes do cristianismo tiveram as mais estapafúrdias explicações dos deuses. Algumas mentes brilhantes da antiguidade, tais como Imhotep (2686-2613 a.C.) e Hipócrates (460-377 a.C.) tentaram passar explicações científicas para as massas de fanáticos religiosos, ignorantes, bestas humanas. Com a chegada ao mundo das feras cristãs, mergulhamos numa era de 2000 anos de trevas e ignorância. Os cristãos foram os inventores da queima de livros e bibliotecas. O cristianismo foi a religião que mais perseguiu o conhecimento científico e os cientistas. O Serapeu foi destruído em 342 d.C. por ordem de um bispo cristão de Alexandria, sob a proteção de Teodósio I.  Morte de Hipatia de Alexandrina em ilustração de um livro do século 19 A grande cientista Hipátia de Alexandria (351/370) foi despida em praça pública e dilacerada viva pelas feras e bestas imundas cristãs. So

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Consel

Roger tenta anular 1ª união para se casar com Larissa Sacco

Médico é acusado de ter estuprado pacientes Roger Abdelmassih (foto), 66, médico que está preso sob a acusação de ter estuprado 56 pacientes, solicitou à Justiça autorização  para comparecer ao Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de São Paulo de modo a apresentar pedido de anulação religiosa do seu primeiro casamento. Sônia, a sua segunda mulher, morreu de câncer em agosto de 2008. Antes dessa união de 40 anos, Abdelmassih já tinha sido casado no cartório e no religioso com mulher cujo nome ele nunca menciona. Esse casamento durou pouco. Agora, o médico quer anular o primeiro casamento  para que possa se casar na Igreja Católica com a sua noiva Larissa Maria Sacco (foto abaixo), procuradora afastada do Ministério Público Federal. Médico acusado de estupro vai se casar com procuradora de Justiça 28 de janeiro de 2010 Pelo Tribunal Eclesiástico, é possível anular um casamento, mas a tramitação do processo leva anos. A juíza Kenarik Boujikian Felippe,  da 16ª

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Bíblia diz que pastor tem de ganhar bem, afirma Malafaia

Malafaia disse  a Gabi  que ama os  gays como  ama os bandidos   Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, afirmou que a “Bíblia diz que pastor deve ganhar muito bem”. Ainda assim, afirmou ao ser entrevistado por Marília Gabriela , faz 25 anos que ele abriu mão do salário da igreja. Falou que seus rendimentos vêm de palestras e da venda de livros e CDS de sua editora, a Central Gospel. O pastor levou a sua declaração do Imposto de Renda ao  programa "De Frente com Gabi", apresentado ontem pelo SBT, para mostrar que seus bens dão o total de R$ 4,5 milhões, em valores atualizados. Afirmou que, por isso, vai processar a revista americana Forbes por ter lhe atribuído uma fortuna de R$ 300 milhões, quantia que o colocaria na terceira posição na lista de pastores mais ricos do Brasil, abaixo apenas de Edir Macedo e Valdemiro Santiago. Malafaia chamou o jornalista que escreveu a reportagem de “safado, sem vergonha, caluniador”, porque, disse, que

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup

Malafaia diz que Feliciano é vítima do PT, gays e ateus

Para pastor Malafaia,  há um  complô  contra seu colega Silas Malafaia (foto) afirmou que são os petistas, gays e ateus que estão movendo uma campanha de descrédito contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP). Em uma nota de alerta aos pastores para que não assinem uma carta pedindo o afastamento de Feliciano da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, Malafaia disse estar em jogo, nesse caso, o interesse dos petistas que querem desviar a atenção da opinião pública para a posse de dois de seus integrantes condenados pelo crime do mensalão em uma das mais importantes comissões da Câmara. Trata-se dos deputados José Genoíno e João Paulo Cunha, que agora fazem parte da Comissão de Constituição e Justiça. “Eles [os petistas] precisavam desviar da sociedade o foco deste fato”, afirmou Malafaia. Outro motivo, segundo ele, é que Feliciano é “um ferrenho opositor dos privilégios” defendidos pelos ativistas gays, além de combater, por exemplo, a legaliza

Com 44% de ateus, Holanda usa igrejas como livrarias e cafés

Livraria Selexyz, em Maastricht Café Olivier, em Utrecht As igrejas e templos da Holanda estão cada vez mais vazios e as ordens religiosas não têm recursos para mantê-los. Por isso esses edifícios estão sendo utilizados por livrarias, cafés, salão de cabeleireiro, pistas de dança, restaurantes, casas de show e por aí vai. De acordo com pesquisa de 2007, a mais recente, os ateus compõem 44% da população holandesa; os católicos, 28%; os protestantes, 19%; os muçulmanos, 5%, e os fiéis das demais religiões, 4%. A maioria da população ainda acredita em alguma crença, mas, como ocorre em outros países, nem todos são assíduos frequentadores de celebrações e cultos religiosos. Algumas adaptações de igrejas têm sido elogiadas, como a de Maastricht, onde hoje funciona a livraria Selexyz (primeira foto acima). A arquitetura realmente impressiona. O Café Olivier (a segunda foto), em Utrecht, também ficou bonito e agradável. Ao fundo, em um mezanino, se destaca o órgão da antiga ig