Pular para o conteúdo principal

Papa e líder muçulmano se beijam na boca em outdoor da Benetton


Uma fotomontagem em um outdoor em Roma mostra o papa Bento 16 e o imã sunita Almed el Tayyeb, da universidade egípcia de Al-Azhar, se beijando na boca.

Trata-se da nova campanha da Benetton cujo slogan é “Neste mundo, o ódio nunca é apaziguado pelo ódio. Só o não odiar pode apaziguar o ódio”.

A campanha mostra outras personalidades mundiais antagônicas ou rivais se beijando, como o presidente americano Obama e o líder chinês Hu Jintao e a chanceler da Alemanha Merkel e o presidente da Franca Sarkozy. Obama e o presidente venezuelano Chaves também trocam carinho entre si.

Na versão em vídeo da campanha Unhate (não ódio) aparecem entre tapas e beijos pessoas comuns, heteros e homos (ver abaixo).

As campanhas publicitárias da Benetton são sempre provocadoras e polêmicas e quase sempre contestadas com veemência.

Hu Jintao e Obama
Desta vez, nem bem o outdoor foi inaugurado em Roma, o presidente da Associação dos Telespectadores Católicos Italianos, Luca Borgomeo, pediu a imediata retirada da fotomontagem. “Será que a Benetton não pode conceber uma coisa melhor?”

A primeira vez que uma campanha da Benetton irritou os católicos foi nos anos 90 ao mostrar uma freira de hábito branco beijando na boca um padre de batina preta.

RETIRADO O BEIJO PAPA-TAYYEB (atualização)

Na tarde de hoje, a Benetton anunciou ter cancelado o outdoor do beijo entre Bento 16 e Tayyeb por causa da repercussão. Comunicado da empresa diz que não esperava que os fiéis se sentiriam tão chocados.

Antes, o padre Fedrico Lombardi, porta-voz do Vaticano, disse que a campanha era uma falta de respeito para com o papa.

A Benetton, em sua nota, afirmou que "o sentido desta campanha é exclusivamente combater a cultura do ódio sob todas as formas".

Presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas,
e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin

Merkel e Sarkozy

Entre tapas e beijos

 

Com informação das agências e da Benetton.


Comentários

Cristian Z. R. disse…
Montagem bem feita.
Bia Alencar disse…
Interessante, e como já disseram, muito bem feita a montagem.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Cristian Z. R. disse…
E pensar que aqui no Brasil quase lincharam um humorista por ter feito um comentário maldoso com uma cantorazinha de quinta.
Anônimo disse…
acho uma falta de respeito
Anônimo disse…
Puxa!

O mal gosto está entrando na moda!
Anônimo disse…
"acho uma falta de respeito "

Eu também, falta de respeito pessoas como o Papa e outros que espalham conservadorismo de merda pregarem ódio ao homossexual, como fizeram com tantos grupos, inclusive como fizeram entre si no passado.

A igreja só não é um bando de bárbaros pois o mundo ao redor cresceu sem deixá-la enguli-lo por inteiro.
Manoel Machado disse…
A Canpanha em vídeo é belíssima, muito boa mesmo! Agora, já não digo o mesmo das fotos, afinal de contas, antes de serem papas, líderes, presidentes, etc, eles são seres humanos, portanto, a pessoa em si deve ser respeitada.
Anônimo disse…
Completo desrespeito, e não contra a igreja, estado ou qualquer coisa do tipo, isso é um desrespeito com o individuo.E não adianta dizer que a igreja fez isso, os franceses aquilo, por que não ´essa a questão, a questão é utilizar a imagem de alguem sem a devida autorizaçao, e de uma forma que pode e provalvelmente irá ofende-la.
Anônimo disse…
Esta campanha PROVA que o bento 16 é homossexual e pedófilo
Abbadon disse…
Se ficaram tao ofendidos, é porque nao querem amar o proximo.
Israel Chaves disse…
A mensagem é boa, mas é realmente um pouco de falta de noção as montagens. Não por ser o papa ou o presidente tal, mas por usar a imagem de uma pessoa que não aprovou o seu uso. Não se pode usar a imagem de alguém em uma campanha publicitária sem o consentimento da pessoa, até onde sei.
Não sei como funcionam as leis de cada país nesse caso, mas acho que é uma questão de bom senso. Pode-se usar Jesus e Maomé à vontade, por exemplo; eles são personagens e pode-se representá-los como bem se entender. Mas uma pessoa de verdade é um pouco diferente. Como disse, não sei exatamente como funcionam as leis, e elas mudam de país para país, mas com certeza existe uma proteção para uso da imagem de alguém.
Anônimo disse…
O chico bento é, além de nazista, uma bichona!!
Anônimo disse…
Muito criativo.Quanto a ser gay(apesar dos cookies ficarem com esses comentários imbecis e preconceituosos) não é crime,já ser pedófilo...
Anônimo disse…
A questão aqui não é sobre o papa, ou sobre beijo gay, e sim você manipular a imagem(de quem quer que seja)sem autorização!
AlyneS2 disse…
Eu achei falta de respeito. Existem outdoor muito melhores que esse sem precisar partir pra essa grosseria. Isso foi decepcionante T.T
Anônimo disse…
Isso vai dá M...
Já deu merda.

Acho que mexer com uma ideia (leia-se crenças) é uma coisa, mexer com a pessoas é outro.

Também achei falta de respeito com os individuos. Campanha desnecessária, não precisamos rebaixar a esse nível, pessoal.
Anônimo disse…
Eu considero justo usar a imagem do papa beijando um líder islâmico, já que se trata de uma figura pública e figuras públicas dão a cara a tapa.
Um tremendo desrespeito à liberdade de expressão por parte destes católicos! Em nada se diferenciam dos muçulmanos que atiraram bomba Molotov à editora que publicou charges de Maomé!
Todo mundo publica charge de Lula, Dilma, Fernando Henrique Cardoso, etc. Mas o papa tem imunidade religiosa? Ah, poupe-me!
Papa Bento XVI disse…
Adorei o selinho. Foi mara!
Vinde a mim todas as criancinhas!
Sandra Annerberg disse…
Que deselegante.
Silas malafaia disse…
Faltou eu. Eu queria dar não só um selinho. Mais um beijão de lingua no Papai Edir.
Charles disse…
As peças publicitárias da Benetton nos anos 80 costumavam ser polêmicas. A intenção é só essa suscitar discussão e lembrar a marca.
Charles disse…
corrigindo: '...é só essa,suscitar...'
Carlos B. disse…
Eu já achei boa a propaganda.

A meu ver ridicularizar esses personagens é quase necessário para uma sociedade livre, ou que quer ser mais livre.

O Vaticano vai processar a marca por ridicularizar publicamente o papa - tá aí uma atitude esperada desse antro. Se houvesse a necessidade de trazer a paz e o bem estar de todos o papa aproveitaria a sua ridicularização e diria: "o mal estar que temos diante disso mostra o quanto nossas diferenças são ridículas, nós somos ridículos, todos nós".

Mas com vossa _moral_ o reconhecimento não é possível.
Anônimo disse…

ja não me espanto com nada..
isso ai e só o começo.
ainda há tanta coisa encoberto!
tanta sujeira no meio religioso, politico etc
o mundo entra em uma granda crise omde. onde entra em declinio o respeito, a vergonha... estão apenas demostrando a epidemia que estamos vivendo no mundo... e pode espera muitas coisas virão
Anônimo disse…
É a bicharada da Benetton se superando. Agora eles ensinam a beijar para depois ensinar a dar o fiofó.
Anônimo disse…
Bem na verdade é uma falta de repeito sim, mas acho válida, para constestar, enfim, para protestar contra quem vive desrepeitando outros seres humanos, ou seja, diverssas intistuições religiosas e/ou políticas, que na maioria da vezes não toleram o diferente, seja por credo, por etnia ou por orientação sexual, pior, impõe leis baseadas em dogmas religiosos, que são aplicadas pelos estados nacionais, até mesmo para quem não compactua com elas. Por isto eu acho válida e gostei muito da publicidade ! Parabéns à Beneton, por ter a coragem de fazer uma publicidade assim, em uma era tão mesuqinha e cheia de preconceiots, reiterando que achei falta de respeito sim, mas que pelos motivos que eu aleguei, acho válida ! Mais uma vez, parabéns a coragem e a ousadia da Benetom, pois só assim que as coisas mudam no mundo!
Anônimo disse…
Gente isso é uma falta de respeito.Deus vendo essas imagens tenho certeza que ele fica muito triste.e nossas crianças como vai ficar vendo essas imagens?
Anônimo disse…
De Deus naum se Zomba, essas pessoas que montaram esse outdoor pode até naum sofrer a justiça dos homens mas naum escapará da Justiça Divina
Anônimo disse…
Ninguém precisa aprender a ter verdadeiro afeto por alguém (pelas pessoas) e ter, então, de prová-lo através de um beijo feito este. Não esqueçamos que, justamente, com uma suposta demonstração de carinho - meio próxima a esta - , Judas S. encaminhou o inocente 'irmão' e Mestre (Senhor) dele, Jesus C. para ser morto.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias