Quielze já estava faltando
e poderia ser reprovada
|
A estudante faz o 1º ano do curso de relações internacionais da USC (Universidade Sagrado Coração), que é uma instituição fundada por freiras na década de 50.
Quielze corria o risco de ser reprovada porque já não vinha comparecendo às aulas naqueles dias. Ela se prontificou com a direção da universidade em apresentar trabalhos escolares para compensar a sua ausência. A USC, contudo, não aceitou com a alegação de que não existe base legal para isso.
Pela decisão do juiz, a base legal está expressa nos artigos 5º e 9º da Constituição Federal e na lei paulista nº 12.142/2005, que asseguram aos cidadãos a liberdade de religião.
Zandavali determinou que a universidade aceite de Quielze trabalhos extraescolares em substituição a sua presença às aulas.
Ate agora, USC não se manifestou com a alegação de que ainda não foi notificada pela Justiça e, por isso, desconhece o teor da sentença. Como se trata de uma liminar (decisão provisória), a universidade poderá recorrer à Justiça para invalidá-la.
O adventista Alex Ramos Fernandez, advogado da estudante e especialista nesse tipo de questão, disse que nos últimos anos a tendência da Justiça é decidir em favor dos estudantes.
A questão é polêmica e poderá chegar à STF (Supremo Tribunal Federal) porque, como o Estado é laico, a Justiça deveria considerar que todos são iguais diante da lei, independentemente de sua crença religiosa.
por WRL em novembro de 2011
Fanatismo religioso. Religião no Estado laico.
Comentários
Ela se prontificou a apresentar trabalhos escolares para cobrir as faltas... ou seja, vai dar mais trabalho para os professores, que vão ter que avaliar os trabalhos de uma estudante.
Por mais bizarro que possa parecer, é um estado laico que garante esse tipo de direito/conquista individual.
Imaginem, por um momento, que o estado torne-se uma teocracia à mercê de uma igreja, ou de um punhado de igrejas: conquistas individuais dessa natureza deixariam de acontecer para toda(o) cidadã(o) que não comungasse da fé dominante.
Democracia e laicismo andam de mãos dadas. Separem-se essas mãos e as consequências poderão ser desastrosas.
.
Se um ateu solicitar dispensa de uma aula por motivos ateísticos, ninguém o levará a sério. Mas, se for por motivos religiosos, ah, aí não tem problema.
É aquela coisa. Se você entrar na casa do seu vizinho e o vir com a boca no pênis de um filho, você ficará horrorizado. Mas, se meia hora depois, você vir a mesma cena num ritual judaico de circuncisão, aí você achará tudo isso muito normal.
É isso o que a religião faz: legitima absurdos e santifica o abominável.
Rodrigo.
O curso que ela escolheu e totalmente incopativél com a crença que ela segue, ou ela da um jeito falando com os pastores, ou larga o curso e escolhe outra coisa pra fazer da vida!
Pra mim isso ta me cheirando a desculpa pra faltar aula, pra curtir o final de semana na balada ou no shopping! Essa ae não me engana!
Guardar o sábado... ô coisa idiota! Já até imagino: "oh, tenho que guardar o sábado porque senão eu vou pro inferno". Ah, bullshit!
INACEITÁVEL!
Quanto ao possível acrescimo de trabalho dos professores para corrigir alguns trabalhos, lembrem-se do principio da proporcionalidade. Em face da liberdade de culto é perfeitamente razoavel que o professor corrija alguns trabalhinhos.
Religião Jedi (Jedaísmo)
Em 2001,um censo no Reino Unido revelou que 390.000 pessoas declararam a sua religião como sendo "Jedi", assim sendo a quarta maior religião da Grã-Bretanha, atrás do Cristianismo, Islamismo e Hinduísmo.
Em 2001 também se declararam "Jedi" 70.000 pessoas na Austrália, 53.000 na Nova Zelândia e 20.000 no Canadá.
Ao todo, e a nível mundial, isto dá mais de meio milhão de pessoas a praticarem e a admitirem como sendo a sua religião oficial o Jedaísmo.
http://starstarwars.blogspot.com/2009/04/religiao-jedi-jediismo.html
Robson Kvalo
Isso é uma palhaçada sem tamanho. Se abrem exceção para ela, todos deveriam ter direito de escolher os próprios horários também. E aí, lá se vai a organização das aulas. Espero que essa decisão patética seja anulada e que não vejamos mais esse tipo de absurdo nesse país.
onde o sr. viu que é constitucional esta história.
é sim constitucional o direito a credo.
pedir isenção do serviço militar, só se for comprovado que é real a solicitação, não é só chegar e alegar problema de consiência religiosa.
este processo, foi apenas, salvo engano, decisão de primeira instãncia.
imagine se a moda pega.
Mas já que "os caras gostam tanto de viver no seu grupinho, é só fundar uma faculdade evangélica, desta linha, e não ter aula, na sexta e no sábado. ai fica tudinho resolvido.
não sei se Vsa. sabe, mas o professor não é obrigado a trabalhar a mais para fazer algo que não esteja no seu contrato de trabalho.
seria, no mínimo, na minha ótica, off course, discriminação ou quebra de isonomia perante os outros.
imagine que voce resolve, por qualquer motivo, que não pode mais ir as aulas na sexta e quiser impor que fara trabalhos.
pode? pelo principio da isonomia poderia.
Me lembro de um filme americano Sargento York, dé uma olhadinha, vale a pena, ele alegou fé para não ir à guerra, mas disseram para ele: não reconhecemos sua seita......
wrl
O aluno (vítima) é obrigado a assimilar, escrever e repetir uma infinidade de bobagens e achismos pregados pelo professor-militante, tudo direitinho, senão não é aprovado e não ganha diplominha.
O ideal é não ir na aula dia nenhum.
Assim, conservaríamos nosso cérebro saudável por mais tempo.
Um bom exemplo de como não se prova uma questão subjetiva é o conceito dano moral, que inclusive não pode ser tarifado, peticionei em um processo em que a parte adversa(operadora de telefone) insistiu que era mero aborrecimento o fato de o autor da açao ter seu celular sem sinal sempre que queria usar, o magistrado deu provimento ao pedido afirmando que o celular dele ficar sempre fora de area caracterizava sim dano moral, mas no fundo como saber e como provar se ele estava sofrendo ou se estava aborrecido?
outro exemplo foi de um HC que fiz para uma suspeita de trafico, ela matinha grande quantia em sua residencia de "crack", mas não havia prova nos autos que ela pretendia vender. Portanto, ausencia de dolo, como o ministerio público ia provar o dolo na mente dela e fazer a denuncia? e se ela estivesse guardando tudo pra uso proprio? a má fé não se presume em direito, se prova...
A decisão é de 1º grau, mas acredito que será mantida em eventual caso de recurso extraordinario. Mesmo não professando a religião dela ou tendo lá grande simpatia pela maioria das religioes judaico cristãs, reconheço o direito de viverem conforme suas regras desde que dentro daquilo que chamamos proporcionalidade.
Quer faltar, que falte. Mas não reclame de ser reprovada.
Theseu
Santa hipocrisia...
Adinan
ah vá, isso é muita hipocrisia da parte deles, será que eles não percebem que nas outras religiões não acontece nada se trabalhar na sexta?
Sempre defendi um estado laico na prática, mas nunc defenderei um estado ateu mesmo sendo um deles, pois isso não diferenciaria do atual estado que estamos, ou seja, deísta cristão.
Quanto ao caso, é injusto que se deixe de estudar ou trabalhar só para satisfazer as decisões esclesiásticas de uma crença, absurdo o quanto que o fundamentalismo assola cada dia não só nosso ensino, bem como as decisões de bem estar coletivo.
Se um adventista do sétimo dia tiver uma cirurgia marcada para o Sábado, ele vai deixar de se curar para ir a uma Igreja é isso?
Se ele tiver uma prova no Sábado ele vai faltar?
Se ele tiver que trabalhar no Sábado ele faltará, é isso?
Ainda bem que sou ateu e não deixo de ganhar meu suado dinheiro por conta de um dia na semana. Prefiro ir trabalhar ouestudar aos Sábados de que faltar por conta dessa lenga-lenga chamada fé.
Na Folha de SP tem quase 200 comentários nessa matéria rs!
O que me deixa muito brava (pra não usar outras palavras) é que, em escolas Adventistas, alunos de outras religiões não tem privilégios. Amigas que estudaram lá não podiam usar brinco, maquiagem, nem esmalte nas unhas.
Por que então essa criatura não foi estudar em uma faculdade laica ou numa adventista??
Estudo numa faculdade fundada por judeus, mas totalmente laica - não temos capela, mesquita, aulas de religião, feriados fora de calendário e eu posso ir pra aula de PIJAMA se quiser.
só para tirar algumas dúvidas, geralmente quando se estuda a noite, nós adventistas tentamos negociar de outras formas para poder guardar o Sábado que nós acreditamos, e não só adventistas como outras religioes que tem o sábado como dia santo, geralmente optamos por adiar a disciplina ou fazê-la em outra turma, não queremos alterar modelos de uma universidade inteira, ou agredir ninguém com a nossa fé...
agora sobre os nossos queridos professores corrigirem alguns trabalhos a mais, meu caro, professor universitário ganha muito bem para isso...
o que é mais importante para vc? Deus ou questões materiais?
Tudo e qualquer sacrifico por amor a Deus, revela que ele está em primeiro lugar. Deus deve ser o primeiro em tudo. Colégio, Faculdade, dinheiro, profissão com imensa remuneração não é nada comparada com a mente tranquila por saber que Deus continua sendo o primeiro em tudo. Tudo isso vai passar, vai acabar, mas aquele que faz a vontade de Deus permanecerá para sempre. João 14,15.
o sábado é o dia escolhido por Deus para entrar em seu lar, abençoar seus filhos, o casamento etc.
6 dias farás seus deveres mais o sábado será diferente, vou passar com vcs. Exodo 20: 8
kkkkkkkkkkkkkkk existe ainda ateu meh vai ler cara vai pesquisa melhor e faz oracao q Deus te responde dai vc deixa de ser ateu burru ignorante
dae se vc guardar vai viver eternamente .. lee mais cara e antes de criticir pesquisa pra ver as verdades!
Eu, particularmente, acho que se a instituição é privada, estuda lá quem quer. Assim sendo, a menina que deveria procurar uma outra instituição.
Mas, havendo respaldo legal para isso, e com o consentimento da instituição, que seja assim.
O resto é esperneio de ateu mimado
Obs.: Não sou adventistas - nem um pouco.
Olha só:
"Pela decisão do juiz, a base legal está expressa nos artigos 5º e 9º da Constituição Federal e na lei paulista nº 12.142/2005, que asseguram aos cidadãos a liberdade de religião."
E qual seria a base legal para aumento de carga horária docente? Digo isto pois o professor tem garga horária para aula e carga horária para as atividades extra-aula, que incluem pesquisa, aprimoramento e correção de trabalhos. Mas isso, contando que ele assumiu uma(s) turma(s) e não apenas um aluno. A carga dele é para corrigir trabalhos? Sim, mas da turma. Não do aluno A ou B que se ausentou por um motivo pessoal e que não justificaria sua ausência se ele concordou com o edital do concurso que fez e com a carga horária do curso ao fazer a matrícula e inscrição em disciplinas, ué.
Deus jamais impediria que pessoas fosse salvas ou remediadas no sábado.É um dia de graça, adoração e bem , separado para estarmos mais próximos de Deus e ajudarmos ao próximo.
Se Vale fazer algo para Deus ser imensamente bondoso, como não compreenderá uma simples obrigação de sexta-feira a noite ou sabado se perdoa atá assassino.
Minha religião diz que não devo fazer provas e mesmo assim ser aprovado e agora?
Também não sou religiosa e flerto com o ateísmo.
E ja existe uma religião baseada na ideologia de star wars e a 'força', Jedi e etc. ♥
Anônima, vale a pena conversar MUITO com os professores, alguns topam trabalhos extras, outros não, mas talvez você precise levar a questão a instâncias superiores sim. Se o que você perde pode ser reposto ou aprendido em forma de trabalho de pesquisa, boa sorte!
Uma menina na biologia-UFRJ tentou pedir ausência em aulas práticas de zoologia porque ia contra sua filosofia, que se opõe ao sacrifício de animais para quaisquer fins. O problema é que o curso entende que a aula prática é ESSENCIAL para a formação do biólogo, e ela perdeu a causa. Há casos e casos, e eles devem ser analisados individualmente.
Sendo a crença dela idiota ou não é uma coisa. Porém, quando a crença de alguém começa a dificultar a vida de terceiros aí é outra coisa. Saiba q todos nós temos direito de acreditar na besteira q quisermos, mas, nós não podemos obrigar as outras pessoas agirem segundo as nossas crenças. Isso deveria ser de muito fácil compreensão.
Todas as Religiões do mundo são aceitas juntamente com seus dogmas em todos os países do mundo e cada país coloca em seu código de conduta moral direitos que garantem tal. Agora parem de ficar criticando! Tem muito ateu e da turma do contra que fica se escondendo por trás de artifícios medíocres.
Abraços.
E quem será quem para dizer que minha religião precisa de N seguidores? Isso abre um precedente bem complicado para as instituições.
Mas se o dia que ela tem que guardar é o sábado, por que a sexta também foi incluída? Alguém sabe responder? A sexta também é sagrada?
Eles tem a fé deles, assim como eu tenho a minha. Eu não irei morrer, nem mesmo a empresa irá a falência por causa disso, concorda?
Quanto ao Hospital Adventista, eu já fui tratado e internado em uma quinta feira, passando todo o final de semana. Aos Sábados não ficam todos os médicos que normalmente trabalham durante a semana, mas o suficiente para cuidar das pessoas. E pelo que sei, Jesus Cristo curou pessoas aos sábados. "É lícito fazer o BEM aos sábados".
Eu posso apostar que se uma pessoa (qualquer pessoa) estivesse precisando de um remédio, comida ou água urgentemente no dia de sábado, um Adventista não se negaria a comprar para a pessoa por ser sábado.
Seria uma ocasião de urgência, agora, se tivessem como marcar para outro dia algum assunto para resolver já é diferente, não acha? Se há uma possibilidade de mudar o dia ou fazer algo para não contradizer o que você crê, faça! Alguém capaz de dizer que prefere ser demitido a ir contra seu deus, merece uma grande confiança até que se prove o contrário.
Minha religião: NENHUMA, procuro ouvir de tudo, estudar de tudo e guardo o que é bom pra minha vida.
Aqui em BH_ MG as horas do sabáticas são mais ou menos das 6:20 da sexta 'as 6:20 do sábado,
lógico que estes horários são alterados constantemente.
Luana
Também vou recorrer a justiça pois temos leis que nos amparam.
Caro anonimo Jesus venho para se cumprir as profecias venho para nos dar esperança de uma nova vida e morreu na cruz para que os nossos fardos fossem cesados e nos ensinou a maneira correta de guardar o dia de sabado. Muitas pessoas vêem o Sábado, enquanto dia de guarda, como um dia em que tudo é proibido, não se pode fazer nada! Que grande engano! Há tanto o que se fazer no sábado!
Uma das coisas à qual o sábado é destinado, é fazer o bem ao próximo. Jesus disse: “[...] é lícito fazer o bem nos sábados” Mateus 12:12
podemos ajudar as pessoas, um medico pode fazer o bem no sabado,um dentista vc pode fazer o bem dia de sabado eu posso todos podemos.
Mateus 12:10,11,12 e 13
-10 e estava ali um homem com uma das mãos atrofiada. Procurando um motivo para acusar Jesus, eles lhe perguntaram: "É permitido curar no sábado?"
11 Ele lhes respondeu: "Qual de vocês, se tiver uma ovelha e ela cair num buraco no sábado, não irá pegá-la e tirá-la de lá?
12 Quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, é permitido fazer o bem no sábado".
13 Então ele disse ao homem: "Estenda a mão". Ele a estendeu, e ela foi restaurada, e ficou boa como a outra.
i o dia de sábado para guardar santificar, Ele nao escolheu pessoa a b ou c, Ele deu a todos, mas ninguém é obrigado, e por isso q temos o livre arbítrio, mas saibam q Deus pedira conta, pois quem é o homem pra afrontar a vontade e a palavra de Deus
Sobre o ateu, não existe motivo ateista para que falte uma aula, senão os críticos citariam uma!
O crente também não deveria faltar! Se não é errado fazer o bem na sexta e no sábado, então me diga o erro de estudar!
Essa discussão foi bem inútil, na moral!
Postar um comentário