Pular para o conteúdo principal

Cientistas ateus levam filhos à igreja para que saibam da crença



País querem que
filhos façam sua
própria avaliação 
Um a cada 5 cientistas ateus levou em 2010 pelo menos uma vez a sua família a um culto para ajudar a decisão de seus filhos sobre seguir ou não uma crença.

É o que revelou um estudo que saiu neste mês no Journal for the Scietific Study of Religion, uma publicação americana.

O estudo foi feito pelos sociólogos Howard Elaine Ecklund e Kristen Lee com o propósito de apurar como os cientistas ateus se relacionam com a comunidade religiosa. Eles ouviram 275 cientistas de instituições universitárias.

Do ponto de vista desses cientistas, seus filhos devem ter contato com todas as fontes de informação, o que inclui a religião.

Eles frequentaram a igreja também por outros motivos (a exemplo do que ocorre com os ateus em geral), entre os quais a intenção de agradar o cônjuge e o desejo de participar de uma comunidade.

Na avaliação de Ecklund, o estudo mostra o quanto a sociedade americana está impregnada pela religião, a  ponto de influenciar a vida de ateus.

Roy Speckhardt, da Associação Humanista Americana, disse não ter ficado surpreso com o resultado do estudo. Ele argumentou que há ateus frequentadores esporádicos de igrejas da mesma forma que existem pessoas tidas como religiosas que vão com frequência aos cultos que não acreditam em Deus, cada um deles por um motivo diferente.

Com informação do Christian Post, entre outras fontes.



Não acreditar em Deus é atalho para a felicidade, diz Sam Harris

Ciência versus religião.    

Comentários

Cláudio disse…
Se me levassem pra "Santa Igreja do Superman" acho que escolheria essa aos meus 5 anos, principalmente pq ele não ameaça ninguém de danação eterna. =)
Anônimo disse…
Leva eles pra disney o pateta é muito melhor
Caio disse…
Como não, Claudio? Bobeou o Superman te manda pra zona fantasma!
Eu acredito em Thor.
Cientista sem filhos disse…
Já que Jesus Cristo nasceu no Natal, por que ele não aparece na sua própria festa de aniversário?
Anônimo disse…
Interessante esse posicionamento, mas ir a igreja é muito restritivo. Se a pessoa pretende ter contado com a idéia religiosa, deve visitar pelo menos as mais famosas vertentes e filosofias religiosas. No meu sentir porém não é necessário por a mão na brasa para saber que aquilo queima.
Anônimo disse…
É um perigo, criança acredita em qualquer coisa.
miss m disse…
mais democrático q a maioria dos religiosos q conheço
João Fernandes disse…
Acho perigoso, criança acredita em qualquer estorinha, como Papai Noel e Coelhinho da Páscoa, porque não acreditariam na maior estória já contada?

Filho meu não é incentivado a ir a igreja e é bem esclarecido sobre o que se trata.

Se quando for maior me der o desgosto de virar religioso, paciência, aceitarei, mas não incentivo.
Senhora Crente disse…
Vocês deveriam trazer seus filhos para postar comentários no blog do Paulo Lopes.
Vejam, na foto dele, com os dedos indicador, médio e polegar ele forma uma pirâmide truncada, que tem sobre um dos vértices o olho dele. É uma alusão ao OLHO QUE TUDO VÊ, símbolo da Maçonaria.
Vocês todos são parte de um experimento maçônico.
Lucio Ferro disse…
À senhora crente: Para ser maçon é OBRIGATÓRIO ter religião.
Anônimo disse…
Senhora crente não delira não né por favor voce não sente vergonha de escrever isto porque ninguém te conhece, saia dessa senhora se é que você é capaz.
Senhora Crente disse…
Obrigatório ter religião?
Só se for na sua maçonaria imaginária.
Leia Moral e Dogma, do Pike.
Senhora Crente disse…
"Senhora crente não delira não né por favor voce não sente vergonha de escrever isto porque ninguém te conhece, saia dessa senhora se é que você é capaz."

E você? É capaz de sair dessa capa de "Anônimo"?
Anônimo disse…
Já vai começar as esquizofrenias crentolódes ,haja saco pra aguentar estas bizarrices.
Anônimo disse…
Eu nunca levaria meu filho a igreja eu jamais venderia a mente dele a estes demonios(hehe) e deixa ele a merce dessas viboras maldita. Vou preservar pela saúde intelectual do meu filho ,quero ele longe de crente de biblia de igreja.
Anônimo disse…
"Senhora Crente" não deixa de ser um anonimato, ...poe seu nome ai.

assinado: Senhor comedor de velhas crentes malucas.
Anônimo disse…
Tem ateu que consegue conviver com os não ateus. Já tem outros que preferem a guerra. Veja isto: "Ateu crucifica Papai Noel para zombar de cristãos" ... http://holofote.net/intolerancia-ateu-crucifica-papai-noel-para-zombar-de-cristaos/
Anônimo disse…
Malditos Maçons! Mal consigo ver seus movimentos! Fala sério agora a velha é conspiracionista também?
Quanto a matéria, também ficaria com um pé atrás, afinal as crianças acreditam em qualquer coisa.
Lucio Ferro disse…
Para ser maçon é obrigatório crer em deus e ter religião. Eu não preciso ler estas bobagens de crentes malucos, sou amigo do grão mestre da minha cidade, e um dos motivos de não fazer parte da maçonaria é o fato de ser ateu.
"maçonaria imaginária"- como alguém que acredita em cobras falantes é capaz de escrever esta besteira?
Senhora Crente disse…
"Para ser maçon é obrigatório crer em deus e ter religião. Eu não preciso ler estas bobagens de crentes malucos, sou amigo do grão mestre da minha cidade, e um dos motivos de não fazer parte da maçonaria é o fato de ser ateu."

Ele só te disse isso porque entende que você é uma mente estéril, alguém que nunca vai construir nada de positivo nesse mundo. Ele só disse isso prá te rejeitar!
yami karasu disse…
Raciocinando, Reclamando e Questionando tem razão, dando variedades de forma de pensar garante um senso crítico p/ agir de acordo com a própria opinião.


P/ a Senhora Crente:

O símbolo maçônico (onde é necessário ter uma religião) é o Olho de Hórus, q significa o sol, então o sol é demoníaco?????
Tem cada uma............
Anônimo disse…
Senhora crente voce usa o Windows do ateu bill gates?
Israel Chaves disse…
Claro que não, esse Bill gates é ateu, então nunca vai fazer nada que seja importante. Ela usa o sistema operacional que o deus dela mandou direto do céu num CD divino dourado.
Senhora Crente disse…
O Windows é uma evolução do DOS. Gates e seu sócio compram esse sistema operacional de um crente piedoso, que também era programador.
Israel Chaves disse…
Quando o desespero bate, qualquer mentira serve como desculpa, né?
Você pode inventar o que quiser. Vai ter que se conformar que seu sistema operacional foi criado por um ateu malvado que nunca fez nada de importante na vida. Toda vez que iniciar seu computador e ver o logo do Windows, vai ter que colocar o rabinho entre as pernas e aceitar que um produto de um ateu faz parte da sua vida. Mas tudo bem, colocar o rabinho entre as pernas e se conformar é uma das bases do cristianismo, então você está acostumada.
Gabriel Ayres disse…
Gente, a "Senhora Crente" é um Troll. Nunca deve ter frequentado uma igreja rs.
Devemos dar mesmo a oportunidade a nossos filhos de escolher uma religião, se lhe for de interesse. O que temos que ensiná-los é a ser críticos e receptivos a outras ideias.
Douglas disse…
"que vão com frequência aos cultos que não acreditam em Deus" ??
Thais disse…
Meu filho é livre para escolher o que quiser, mas eu duvido MUITO que ele acabe virando Testemunha de Jeová, por exemplo.

Não o batizamos. Cheguei a pensar nisso pela minha avó (idosa e religiosa, que muito nos pede) e minha sogra (idem), mas eu não me sentiria bem compactuando com tudo aquilo, vendo meu filho nas mãos de um padre, derrubando água na cabeça dele. Eu hein! Acho coisa de maluco e jamais o submeteria a isso.

Logo, não entendo esses ateus levando as crianças à igreja. Se as crianças pedissem para ir, para conhecer, é uma coisa. Levar sem consentimento é o mesmo que batizar.
Anônimo disse…
Q dó gente. Isso me lembra pais estadunidenses que deixam os filhos passarem uma noite na cadeia pra "n cometerem crime" (a alternativa mais inteligente seria ensinar sobre e não dar um castigo que a criança não cometeu).
Só espero q os cientistas tenham tempo de levá-los a todos os templos (leia-se facção) religiosos (de todos os credos existentes), daí sim a decisão deles podem surtir algum efeito.
Eu entendo esse ponto de vista, mas se um dia eu tiver filhos, nunca pisarão (somente se eles quiserem, claro) num antro contaminado de horrores, pedofilia, maus-tratos, contra a evolução, "pecaminosos"......
Anônimo disse…
Não existe experimento maçônico, não diga besteiras...
Anônimo disse…
Caro amigo, só é obrigatório acreditar em um "ser supremo", chamado pelos maçons de Grande Arquiteto do Universo, ou Deus, como a maioria.
iza disse…
Tenho pena de muitos comentários aqui....vcs falam do criador Deus,mas saibam que ele continua amando vcs!!Deus quer q vcs cheguem ao pleno conhecimento da verdade e pela sua misericórdia tão grande estão ainda vivos!!reconheçam queridos em um Deus de amor que só quer salvar vocês...
Deve ser muito ruim numa situação difícil e não clamar por Jesus para atuar na vida vixee... é não ter esperança pra confiar!!GRAÇAS A ELE EU TENHO ESSA ESPERANÇA QUE SÓ ME FAZ MUITO BEM!!!TÁ EM TEMPO GENTE ELE NÃO CONTA O TEMPO DA SUA IGNORÂNCIA..BUSQUE UMA IGREJA QUE GUARDA OS MANDAMENTOS DE DEUS!!É O MEU DESEJO E O DELE...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Líder religioso confirma que atirador foi da Testemunhas de Jeová

O superintendente do Circuito Rio de Janeiro-07 da Testemunhas de Jeová, Antônio Marcos Oliveira, confirmou ao UOL que Wellington Menezes de Oliveira, o atirador do Realengo, frequentou um templo da religião na Zona Oeste da cidade. Casa do atirador tinha publicações da TJs O líder religioso procurou minimizar esse fato ao ressaltar que Wellington foi seguidor da crença apenas no início de sua adolescência. Ele não disse até que ano Wellington foi um devoto. Na casa do atirador, a polícia encontrou várias publicações editadas pela religião. (foto) Essa foi a primeira manifestação da TJs desde que Wellington invadiu no dia 7 de abril uma escola e matou 12 estudantes e ferindo outros. Oliveira fez as declarações em resposta a um ex-TJ (e suposto amigo do atirador) ouvido pelo UOL. Segundo esse ex-fiel, Wellington se manteve na religião até 2008. Por essa versão, Wellington, que estava com 23 anos, permaneceu na crença até os 20 anos. Ou seja, já era adulto, e não um pré-ad

Valdemiro pede 10% do salário que os fiéis gostariam de ter

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Maioria jamais será ateia nem fiel da Iurd, diz padre Marcelo

Para Rossi, Deus não reconhece casal de gays como família O jornal Correio da Manhã, de Portugal, perguntou ao padre Marcelo Rossi (foto): - O que o assustaria mais: um Brasil que deixasse de crer em Deus ou um Brasil crente em que a Iurd fosse maioritária? A resposta foi enfática: - Não acredito que isso possa acontecer. Nunca. O Brasil não vai deixar que isso aconteça. Rossi foi evasivo ao responder se está ou não preocupado com o avanço no Brasil dos evangélicos protestantes. “Há igrejas e igrejas”, disse. “Uma coisa são as igrejas tradicionais evangélicas e outra são as seitas.” O padre foi entrevistado por Leonardo Ralha a propósito do lançamento em Portugal do seu livro 'Ágape'. Ele disse ter ficado surpreso com das vendas do livro no Brasil – mais de sete milhões de exemplares, contra a expectativa dele de um milhão. Atribuiu o sucesso do livro à sua tentativa de mostrar às pessoas um resumo dos dez mandamentos: “amar a Deus sobre todas as

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Presidente do STJ nega que tenha proibido enfeites de Natal

Pargendler disse que a notícia foi veiculada sem que ele fosse ouvido Com atualização em 14/12/2011  Ari Pargendler (foto), presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), emitiu nota hoje (14/12) negando que tenha proibido a colocação de enfeites de Natal nas dependências desta Corte. A notícia, que agora se revela falsa, foi divulgada no dia 11 pelo jornalista Claudio Humberto, do Jornal do Brasil, com a explicação de que a decisão de Pargendler tinha sido para cumprir a Constituição, que estabelece a laicidade do Estado. Pargendler também desmentiu informação publicada na Folha de S.Paulo segundo a qual ninguém mais poderia usar no STJ “sandálias tipos gladiador” e “calças jeans”. Na verdade, de acordo com a nota do presidente do STJ, a proibição só vale para o uso de chinelos “tipo havaianas”. Com informação do STJ . Liga de Lésbicas do Sul pede a retirada de crucifixos de prédios públicos. outubro de 2011 Religião no Estado laico.

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l

Igreja Católica muda ou acaba, afirma teólogo Mário França

Igreja está desgastada por ser centralizada, disse França Se a Igreja Católica não mudar, se, por exemplo, continuar a condenar a homossexualidade, a camisinha e os contraceptivos e impedir o casamento de padres, ela vai acabar. Essa é a opinião do teólogo Mário França, 76, professor da PUC-Rio e ex-integrante da Comissão Teológica do Vaticano, onde permaneceu por 11 anos. Em entrevista ao jornal “O Globo”, França defendeu o surgimento de uma nova Igreja que esteja sob o controle dos laicos, e não tanto como é hoje, dominada pela hierarquia e ortodoxias de Roma — uma estrutura que representa uma “traição” à Igreja primitiva. “A Igreja não pode excluir, tem de atender a todo mundo”, afirmou. “Todos são iguais, não tem homem, mulher, judeu, gentio ou escravo e senhor”. Ele afirmou que o laicado perdeu importância quando a Igreja adotou uma estrutura monárquica, copiando um pouco o império romano. “Foi consequência da chegada dos príncipes, que começaram a nomear parentes