Pular para o conteúdo principal

'Eli rouba um foco do Daniel para se promover e foge da questão'

por Marcelo Esteves a propósito de
'Daniel Sottomaior comete falácia ao definir o que é ateísmo'


Algumas observações ...

1) Campo neutro

Achei muito interessante a discussão acontecer no blog do Paulo Lopes.

Para quem já frequentou o Bule Voador, é de se estranhar a forma educada como o Eli tem se portado aqui, bem como o fato de todos os comentários serem publicados.

Se a discussão ficasse restrita ao Bule, o Eli e sua tropa de choque já teriam entrado em ação, agredindo leitores e censurando comentários. Até agora não entendi porque o sargento Boni não apareceu aqui, para descer o cassetete na geral.

2) Help me, please

Repararam como o Eli saiu de campo, para o Gregory postar? Sabem por quê? O Gregory é o filosofo de plantão do Bule e da LiHS. Quando a coisa aperta, o presidente clica em ajuda.

Segundo o Eli me disse no chat do Facebook, Gregory é o intelectual orgânico, o mentor da operação "ateus de elite", levada a cabo pelo Bule/LiHS.

3) As reais motivações do Eli

Tal como o diabo da cruz, é impressionante como o Eli foge da questão de suas reais motivações para criticar o Daniel. Nas duas oportunidades em que foi questionado, tergiversou.

Mas para aqueles que acompanham os bastidores da "militância ateísta", não é segredo que o texto segue uma agenda política: fazer do Eli o grande líder dos ateus no Brasil, bem como tornar a LiHS sua fiel representente.

Para isso, Eli se valerá até das vírgulas que o Daniel esqueça de digitar, mas terá a "coragem" de dizer que defende causas maiores e nobres. Catará cerejas à rodo, mas sustentará que seu objetivo é preservar os ateus.

Bobagem. A intenção do Eli é se autopromover.

Como não tem recursos para fazê-lo por si próprio, precisa utilizar expedientes inconfessáveis, como servir-se de outros para trampolim.

É o que acaba de acontecer aqui. De um post do Daniel, Eli roubou o foco para tornar-se o centro das atenções. Ah, com direito a artigo no Bule, a "Nature" do ateísmo tupiniquim.

4) Bonsai

A petulância do Eli é tamanha que até o zen Kentaro Mori não se poupou ao trabalho de comentar a matéria do Bule, "inspirada" no texto do Daniel. Reproduzo aqui:

Kentaro Mori, em 10 dezembro 2011 às 23:50

“Exclui mais do que inclui” é a parte importante de meu comentário, Gregory.

Quando a ATEA foi criada a definição etimológica foi usada justamente para ser a mais inclusiva possível, afinal, é uma associação de ateus e agnósticos. Não foi propriamente um “erro”, “gafe” ou “ingenuidade”, foi uma decisão pragmática e política.

A LiHS, ao rejeitar a definição etimológica, inversamente, assumiria um outro posicionamento, também político, que seria muito menos inclusivo. Espero que esse posicionamento do Eli não se traduza em algo formalizado pela organização.

5) Conselho grátis

Eli Vieira, esqueça o Bule, a LiHS e o mestrado. Você está no caminho errado. A sua vocação, meu caro, é ser Miss Brasil. Boa sorte!

Marcelo Esteves diz ser co-fundador arrependido do Bule Voador e ex-membro emérito da LiHS, desligado a pedido.

Ateus têm de aprender com religiões como unir pessoas, diz filósofo.
novembro de 2011

Ateísmo.

Comentários

André Luis disse…
Senhores,
Frequentei o bule tempos atrás. Não entrei mais por ver que aquilo não era lá muito sério e com enfoque preponderantemente comercial e/ou de divulgação pessoal.
Estou me escangalhando de rir com a lavação de roupa suja na curva do rio.
Bule quebrado.
Egos inflados destruídos.
Do pó ao pó!
Só espero agora a cereja do bolo: a renúncia do presidente (e para evitar ser destituído). Se não vier, o Bule continuará não sendo sério e o Kentaro terá jogado seu (precioso) tempo fora dizendo, em outras palavras: CRESÇAM.
Rock!
Maranganha disse…
Não entendo tanto leriado em torno do princípio de ateísmo ser crença ou descrença. Vejamos: se digo que o ateísmo é uma descrença na existência, estou usando a estrutura A = (~E), se digo que é a crença na inexistência, estou dizendo A = ~(E). Tanto faz, pois, no fim, será tudo A = ~E.
Lux in Tenebris disse…
Rsrsrsrsrs, a culpa provavelmente é minha.
Gerson B disse…
Não consegui ler tudo isso. Mas deu pra perceber algumas coisas.

Meu depoimento: fui atacado, acusado de ser um troll e censurado.Tive meus comentários apagados mais de uma vez e fui bloqueado. Não acredito que fosse por problemas técnicos.

Vejo que não fui o unico.
JuStYn Leandro disse…
Onde você xingou Eli? Só a minha pessoa, dá pra achar uns váááários posts ;) esse é seu modus operandi geral: você tenta desqualificar o interlocutor pra que ninguém leve o exposto por ele à sério, enquanto se mantém no seu pedestal e chora quando atacado da mesma forma.
Chega a ser cute.
Vides Júnior disse…
No entanto, membros como Kentaro Mori, Vides Júnior e Marcelo Esteves pediram para deixar de figurar de tal "honra" depois que perceberam os caminhos incongruentes que a LiHS começou a tomar. Outros membros eméritos, como os citados pelo Eli Vieira continuam porque estão à berlinda das discussões e defesas da LiHS. Se soubessem que o único objetivo da entidade hoje é promover seu fundador Eli Vieira, certamente pediriam o desligamento, como outros já pediram.
Vides Júnior disse…
Se querem uma prova do ad hominem do qual o Eli tanto acusa as pessoas, sugiro que deem uma olhada no album da Ligia Amorese, e lá verão o que é um verdadeiro ad hominem. Eli, em toda sua glória egocêntrica, provoca a amiga Lígia tal qual adolescente rabugento, sem contudo argumentar da forma como ele tanto exige de seus opositores.
Vides Júnior disse…
Problemas técnicos? Posso compilar aqui uma lista de mais de 20 pessoas que já foram bloqueadas no Bule?
Rogerio Castro disse…
O Eli para representar alguém tem que aprender a respeitar os demais, algo que está além de suas capacidades. Também possuo mestrado e sou ateu, nem por isso me acho a última cereja do bolo. Boa sorte na sua carreira a miss simpatia Eli.
Maranganha disse…
Se resumirmos as assertivas às suas unidades lógicas, teremos:

"Ateísmo é a crença na inexistência de Deus", A = C -> ~D
"Ateísmo é a descrença na existência de Deus", A = ~C -> D

Logicamente, são diferentes, porém como ambos são ateísmos, então temos (C -> ~D) = (~C -> D), ou seja, (C ~= ~C) <-> (D ~= ~D), o que implica que as assertivas apenas corroboram o agnosticismo.
Maranganha disse…
E outra, se os ateus brasileiros fossem tão leitores de figuras como Pirro, o Barão de Holbach, Voltaire (que era Deísta) e Feuerbach, perceberiam claramente que Ateísmo é sim uma Crença, pois precisa que se creia em uma determinada realidade (que deus não exista), assim como a ciência também é uma crença (precisa que se creia que o mundo natural fornece provas empíricas).
Mais antigos Antigos 201 – 211 de 211

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Santuários europeus escondem mosaicos de padre abusador. Aparecida, não. É constrangedor

Livro mostra o que a Bíblia tem de bizarro, hilário e perturbador

O jornalista americano David Plotz ficou surpreso ao descobrir na Bíblia que Deus tem obsessão por carecas.