Pular para o conteúdo principal

Google homenageia mexicano discriminado por ser ateu

Doodle reproduz uma pintura de Diego Rivera
O Google homenageou hoje (8) com o Doodle acima o pintor mexicano Diego Rivera cuja data de nascimento completou 125 anos. O artista é, portanto, de 1886. Sua morte ocorreu em 1957.

Retrato de Rivera pintado
em 1914 por Modigliani
Rivera está à altura de Dalí e Miró e do arquiteto Gaudí, que com os quais teve contato. Ele foi um dos criadores do movimento muralista mexicano. Começou a desenhar quando tinha três anos e pintou mais de dois mil quadros.

De origem judaica, Rivera foi discriminado por seu ateu, mesmo já sendo um artista conhecido.

O seu mural “Sonhos de um Domingo na Alameda”, encomendado em 1948 para um hotel, ficou nove anos sem ser exposto porque nele aparece o libertário Ignácio Ramírez segurando um cartaz dizendo “Deus não existe”.

Rivera só resolveu remover a inscrição do mural quando decidiu alardear seu ateísmo, sem se esconder “atrás de don Ramirez”.

“As religiões são uma espécie de neurose coletiva”, afirmou.

Museu virtual de Diego Rivera.





Justiça na Rússia proíbe pintura que mostra Mickey Mouse como Jesus
agosto de 2011

Arte e religião.


Comentários

Anônimo disse…
"Google homenageia pintor mexicano que foi discriminado por ser ateu"

...e que apoiou o governo assassino de Stálin na União Soviética.
Avelino Bego disse…
Anônimo disse...
"Google homenageia pintor mexicano que foi discriminado por ser ateu"

...e que apoiou o governo assassino de Stálin na União Soviética.
-----------------------

Tenho certeza que ele foi discriminado por ser ateu.

Mortes fazem parte da história religiosa.

Quase ninguém liga, desde que se mate pelo deus que você idolatra.
Caruê disse…
Ele tem belos quadros, para quem viveu neste período da historia ou se apoiava Stalin ou Hitler, poucas pessoas enxergavam além destas duas opções.
Anônimo disse…
Matar em nome de uma ideologia pode?
Anônimo disse…
Papai, você me criou num ambiente ateu. Para você a Ciência e a razão são mais importantes que a crença num deus. Você brigou com a direção da escola, quando eles quiseram introduzir ensino religioso obrigatório. Você tem livros de Dawkins, Hitchens, Nietzsche...
Apesar de seus esforços, pai, eu descobri Jesus. Por isso, não consigo partilhar de sua descrença. Eu...não consigo...
Pai, vem comigo. Eu posso mostrar a você porque acredito em Deus.
Por favor, não me rejeite, não me despreze porque, em parte, eu sou crente devido à sua descrença.
Caruê disse…
Não podemos matar em nome de uma ideologia. Existia uma cortina de ferro que impedia o livre fluxo de informação. Desta forma milhões de pessoas apoiaram Hitler sem ter ciência dos campos de concentração ou mesmo Stalin sem ter ciência dos genocídios praticados.
Caruê disse…
Além de ser anônimo cria spans, o mesmo texto já foi postado antes.
Paulo a política deste blog permite isso?
09/12/11 13:17
Anônimo disse…
Pelo que vi o tal Diego Rivera é elogiado por ter sido ateu.

Mas estranhamente não se menciona o apoio que deu para o assassino Stálin!

"Existia uma cortina de ferro que impedia o livre fluxo de informação."

Conta outra, Caruê!

Militantes de esquerda sabiam sim o que se passava na União Soviética. Tanto é que os próprios, e Diego Ravera era um deles, que mentiam descaradamente enganando pela farsa do "paraíso comunista" comandada pelo "Pai dos Povos", o monstro Josef Stálin.
Caruê disse…
09/12/11 14:01
Pouco importa quem ele apoiou, um quadro é belo independente de quem tenha pintado, um argumento é bom independente de quem tenha dito. Desconheço a biografia dele, o fato dele ser ateu não o retifica como bom moço, não é isso que defendo. Não sei quanto a ele mas a farsa do ´´ paraíso comunista`` enganou muita gente.
Avelino Bego disse…
Anônimo disse...
Papai, você me criou num ambiente ateu. Para você a Ciência e a razão são mais importantes que a crença num deus. Você brigou com a direção da escola, quando eles quiseram introduzir ensino religioso obrigatório. Você tem livros de Dawkins, Hitchens, Nietzsche...
Apesar de seus esforços, pai, eu descobri Jesus. Por isso, não consigo partilhar de sua descrença. Eu...não consigo...
Pai, vem comigo. Eu posso mostrar a você porque acredito em Deus.
Por favor, não me rejeite, não me despreze porque, em parte, eu sou crente devido à sua descrença.
----------------------

Papai, o que você fez com o pobre Izaque?
Avelino Bego disse…
Ser ateu é apenas não crer em nenhum deus/mitologia.

Só isso.

Ser ateu não faz ninguém ser automaticamente bom ou "santo".

Portanto, ele foi discriminado por ser ateu, e se apoiou Stalin, errou nas suas crenças políticas.

Mas, como qualificar uma crença política como boa?

George W. Bush e milhares de outros políticos fizeram muita besteira, mesmo acredita no deus de Abraão..
Israel Chaves disse…
E é cheio de gente que acha Bush o máximo. Claro, porque não foi o país deles que foi invadido com desculpas esfarrapadas para ter recursos naturais roubados.
Bush foi tão ruim quanto todos esses antigos líderes malvados que crentes adoram citar o tempo todo. A diferença é que o marketing do Bush foi bem melhor.
Charles disse…
Isarel disse tudo!
Anônimo disse…
Respondendo ao Anonimo a criança escolhe ser oque quizer Crente ou Descrente oque nenhum ateu quer: é ver seu filho virar um religioso fanatico que fica fazendo pregação de homofobia, machismo, perturbar peças de teatro, incomodar o proximo com gritaria de orações.
Isso nenhum pai ateu Quer.
Anônimo disse…
Concordo com tigo Israel Chaves ;)
Anônimo disse…
Fumaste ópio meu querido?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Lúcia surta, pisoteia a Bíblia e mata filho com 15 facadas

Os policiais tiveram de arrombar a porta de apartamento no bairro do Jaguaré, zona Oeste de São Paulo, mas já era tarde. Quando entraram, viram Maria Lúcia Rufino, 43, dando facadas em seu filho de 19 anos, o estudante Leonardo Macedo Gadducci . A foto ao lado é uma reprodução de profile do rapaz no Orkut. Maria Lúcia estava em crise psicótica. Ou doida, como diziam os vizinhos na última terça (18). Já no começo da tarde, os vizinhos perceberam que ela estava estranha. Lúcia chamou as pessoas para orar, mas começou a falar do diabo, até que começou a pisotear a Bíblia. Chamaram uma ambulância, que não apareceu. Então a mulher disse que precisava matar um dos seus filhos três filhos, para um “bem maior”, conforme relata o G1. Um dos irmãos do Leonardo de 10 anos e outro, 13. Embora aparentemente em transe, a mulher parecia determinada. Alguém precisava fazer alguma coisa, porque uma tragédia estava para ocorrer. Chamaram a polícia e deixaram-na com os filhos. Os PMs primeir