Pular para o conteúdo principal

Google homenageia mexicano discriminado por ser ateu

Doodle reproduz uma pintura de Diego Rivera
O Google homenageou hoje (8) com o Doodle acima o pintor mexicano Diego Rivera cuja data de nascimento completou 125 anos. O artista é, portanto, de 1886. Sua morte ocorreu em 1957.

Retrato de Rivera pintado
em 1914 por Modigliani
Rivera está à altura de Dalí e Miró e do arquiteto Gaudí, que com os quais teve contato. Ele foi um dos criadores do movimento muralista mexicano. Começou a desenhar quando tinha três anos e pintou mais de dois mil quadros.

De origem judaica, Rivera foi discriminado por seu ateu, mesmo já sendo um artista conhecido.

O seu mural “Sonhos de um Domingo na Alameda”, encomendado em 1948 para um hotel, ficou nove anos sem ser exposto porque nele aparece o libertário Ignácio Ramírez segurando um cartaz dizendo “Deus não existe”.

Rivera só resolveu remover a inscrição do mural quando decidiu alardear seu ateísmo, sem se esconder “atrás de don Ramirez”.

“As religiões são uma espécie de neurose coletiva”, afirmou.

Museu virtual de Diego Rivera.





Justiça na Rússia proíbe pintura que mostra Mickey Mouse como Jesus
agosto de 2011

Arte e religião.


Comentários

Anônimo disse…
"Google homenageia pintor mexicano que foi discriminado por ser ateu"

...e que apoiou o governo assassino de Stálin na União Soviética.
Avelino Bego disse…
Anônimo disse...
"Google homenageia pintor mexicano que foi discriminado por ser ateu"

...e que apoiou o governo assassino de Stálin na União Soviética.
-----------------------

Tenho certeza que ele foi discriminado por ser ateu.

Mortes fazem parte da história religiosa.

Quase ninguém liga, desde que se mate pelo deus que você idolatra.
Caruê disse…
Ele tem belos quadros, para quem viveu neste período da historia ou se apoiava Stalin ou Hitler, poucas pessoas enxergavam além destas duas opções.
Anônimo disse…
Matar em nome de uma ideologia pode?
Anônimo disse…
Papai, você me criou num ambiente ateu. Para você a Ciência e a razão são mais importantes que a crença num deus. Você brigou com a direção da escola, quando eles quiseram introduzir ensino religioso obrigatório. Você tem livros de Dawkins, Hitchens, Nietzsche...
Apesar de seus esforços, pai, eu descobri Jesus. Por isso, não consigo partilhar de sua descrença. Eu...não consigo...
Pai, vem comigo. Eu posso mostrar a você porque acredito em Deus.
Por favor, não me rejeite, não me despreze porque, em parte, eu sou crente devido à sua descrença.
Caruê disse…
Não podemos matar em nome de uma ideologia. Existia uma cortina de ferro que impedia o livre fluxo de informação. Desta forma milhões de pessoas apoiaram Hitler sem ter ciência dos campos de concentração ou mesmo Stalin sem ter ciência dos genocídios praticados.
Caruê disse…
Além de ser anônimo cria spans, o mesmo texto já foi postado antes.
Paulo a política deste blog permite isso?
09/12/11 13:17
Anônimo disse…
Pelo que vi o tal Diego Rivera é elogiado por ter sido ateu.

Mas estranhamente não se menciona o apoio que deu para o assassino Stálin!

"Existia uma cortina de ferro que impedia o livre fluxo de informação."

Conta outra, Caruê!

Militantes de esquerda sabiam sim o que se passava na União Soviética. Tanto é que os próprios, e Diego Ravera era um deles, que mentiam descaradamente enganando pela farsa do "paraíso comunista" comandada pelo "Pai dos Povos", o monstro Josef Stálin.
Caruê disse…
09/12/11 14:01
Pouco importa quem ele apoiou, um quadro é belo independente de quem tenha pintado, um argumento é bom independente de quem tenha dito. Desconheço a biografia dele, o fato dele ser ateu não o retifica como bom moço, não é isso que defendo. Não sei quanto a ele mas a farsa do ´´ paraíso comunista`` enganou muita gente.
Avelino Bego disse…
Anônimo disse...
Papai, você me criou num ambiente ateu. Para você a Ciência e a razão são mais importantes que a crença num deus. Você brigou com a direção da escola, quando eles quiseram introduzir ensino religioso obrigatório. Você tem livros de Dawkins, Hitchens, Nietzsche...
Apesar de seus esforços, pai, eu descobri Jesus. Por isso, não consigo partilhar de sua descrença. Eu...não consigo...
Pai, vem comigo. Eu posso mostrar a você porque acredito em Deus.
Por favor, não me rejeite, não me despreze porque, em parte, eu sou crente devido à sua descrença.
----------------------

Papai, o que você fez com o pobre Izaque?
Avelino Bego disse…
Ser ateu é apenas não crer em nenhum deus/mitologia.

Só isso.

Ser ateu não faz ninguém ser automaticamente bom ou "santo".

Portanto, ele foi discriminado por ser ateu, e se apoiou Stalin, errou nas suas crenças políticas.

Mas, como qualificar uma crença política como boa?

George W. Bush e milhares de outros políticos fizeram muita besteira, mesmo acredita no deus de Abraão..
Israel Chaves disse…
E é cheio de gente que acha Bush o máximo. Claro, porque não foi o país deles que foi invadido com desculpas esfarrapadas para ter recursos naturais roubados.
Bush foi tão ruim quanto todos esses antigos líderes malvados que crentes adoram citar o tempo todo. A diferença é que o marketing do Bush foi bem melhor.
Charles disse…
Isarel disse tudo!
Anônimo disse…
Respondendo ao Anonimo a criança escolhe ser oque quizer Crente ou Descrente oque nenhum ateu quer: é ver seu filho virar um religioso fanatico que fica fazendo pregação de homofobia, machismo, perturbar peças de teatro, incomodar o proximo com gritaria de orações.
Isso nenhum pai ateu Quer.
Anônimo disse…
Concordo com tigo Israel Chaves ;)
Anônimo disse…
Fumaste ópio meu querido?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

No no no no no no no no no

No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no Referente à condenação de padre pastor por violentar uma jovem, o antigo texto deste espaço foi publicado em 2008 e o sistema de publicidade em 2020 o considerou "conteúdo perigoso ou depreciativo", pedinho  alteração em sua íntegra para que continuasse a exibição de anúncios.  Não havia nada de perigo ou depreciativo na reportagem, apenas o relato do que ocorreu, Jornalismo puro. No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no 

Verdades absolutas da religião são incompatíveis com a política

por Marcelo Semer para o Terra Magazine   Dogmas religiosos não estão sob o  escrutínio popular No afã de defender Marco Feliciano das críticas recebidas por amplos setores da sociedade, o blogueiro de Veja, Reinaldo Azevedo, disse que era puro preconceito o fato de ele ser constantemente chamado de pastor. Infelizmente não é. Pastor Marco Feliciano é o nome regimental do deputado, como está inscrito na Câmara e com o qual disputou as últimas eleições. Há vários casos de candidatos que acrescentam a sua profissão como forma de maior identificação com o eleitorado, como o Professor Luizinho ou ainda a Juíza Denise Frossard. Marco Feliciano não está na mesma situação –sua evocação é um claro chamado para o ingresso da religião na política, que arrepia a quem quer que ainda guarde a esperança de manter intacta a noção de estado laico. A religião pode até ser um veículo para a celebração do bem comum, mas seu espaço é nitidamente diverso. Na democracia, ...