“Nunca haverá outro Christopher Hitchens”, disse ontem (15) à noite Graydon Carter, editor da Vanity Fair, referindo-se ao colaborador da revista. “Trata-se de uma pessoa de um intelecto feroz e vibrante na escrita ou em uma conversa de bar.”
Quando Carter fez essas afirmações, o britânico e americano naturalizado Hitchens (foto) tinha acabado de morrer no hospital MD Anderson Cancer Center, em Houston (EUA), vítima de um câncer raro no esôfago, a mesma doença que matou seu pai.
Hitchens morreu aos 62 anos
vítima de câncer no esôfago
|
Hitchens era um dos líderes do chamado “novo ateísmo”, ao lado de Richard Dawkins, Sam Harris e Daniel Dennett. Eles são designados como “Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse”, em uma referência irônica aos personagens bíblicos.
O livro foi escrito da perspectiva de que o conceito de Deus escraviza as pessoas, roubando-lhe a liberdade e os valores filosóficos identificados pelo Iluminismo.
Para Hitchens, o ideal seria que a ética e a investigação científica substituíssem a religião. Mas ele não acreditava que pudesse ocorrer um dia o fim das crenças. E por uma razão óbvia: “A religião não acaba porque somos egocêntricos e temos medo de morrer”, disse em uma entrevista. Para ele, a perenidade da religião é uma tragédia da condição humana porque ela advém da "estupidez, da crendice e da vaidade – tudo disfarçado de humildade”.
Hitchens foi um “livre pensador” no sentido mais autêntico que pode ter essa expressão. Para tanto, é preciso ter coragem, o que não lhe faltava.
O escritor, por exemplo, logo após o ataque às torres gêmeas de Nova Iorque, acusou a política externa dos Estados Unidos de ter desencadeado a ira dos fundamentalistas islâmicos. Dizer isso agora é fácil para qualquer um, mas não na época, quando a pregação nacionalista estava em alta nos Estados Unidos, envolvendo, inclusive, a imprensa.
Ele também causou polêmica quando escreveu que Madre Teresa de Calcutá, venerada ainda em vida, foi amiguinha de ditadores.
O ex-trotskista incomodava tanto a direita como a esquerda. Ele apoiou a guerra dos Estados Unidos contra o Iraque e se manifestou favorável à eleição de George W. Bush.
A literatura era um dos temas preferenciais dos ensaios de Hitchens. Ele gostava muito de George Orwell. Também foi influenciado por Thomas Paine e Gore Vidal.
Ultimamente, Hitchens vinha dedicando seus textos em denunciar o perigo que representa o fundamentalismo islâmico. Ele concedeu uma de suas últimas entrevistas a Dawkins para a edição de Natal da revista britânica New Statesman.
Hitchens dizia que esperava morrer “totalmente consciente”. E assim foi.
Com câncer, o ateu Hitchens enfrenta a morte: 'Por que não eu?'
Religião não vai acabar porque advém da estupidez, afirma Hitchens.
Comentários
Sentimentos à família.
Quanto à ele, seus átomos passam a fazer parte da natureza.
Esse blá, blá de alma e descanse em paz comigo não cola.
P.S.: Quanto tempo até aparecer algum troll dizendo que "quem mandou não acreditar em deus?"
Com certeza alguns crentes vão falar isso. Mas basta lembrá-los que existem muitos cristãos que também morreram de cancêr, inclusive líderes de igrejas, nas mesmas proporções que pessoas sem religião.
http://www.youtube.com/watch?v=Qyjc4tIJK4Q
Deus não precisa castigar ninguém, pois ele não precisa de nenhum homem, os homens é que precisam dele.
ateu conciente de que precisa de Deus.
Tudo não passa de lendas , mitos e do imaginario humano....e como ja dizia o 007 :
SÓ SE VIVE UMA VEZ.....
vamo aproveitar moçada....
Hitchens prestou um grande serviço na divulgação de ideias que tornaram parte das pessoas mais racionais e céticas.
E, "poéticamente falando", ele não morreu. Ele continua vivendo através de suas obras.
"Take it easy and remember the love bit !"
Precisamos de mais iguais à ele !
Beberei minha dose de Jack Daniels...
Qual dos deuses?
Mesmo sem ser ateu, um cara de outra religião encontra com o deus cristão quando morre?
Só "existe" o seu Deus cristão?
Somos poeira das estrelas!
Presta atenção mané !
Você, eu e todo mundo vai pro saco um dia !
Nem você conhece esse deus que tanto fala... é coisa da sua cabeça, amiguinho imaginário ! Vê se cresce !
CHEERS CHRISTOPHER HITCHENS !
E ele te ama, imagine se ele não gostasse de você!
Espera estou ouvindo duas "Ursas" arranhando minha porta! ohhh não!
Hitchens morreu porque era humano, e todos os humanos morrem - embora haja malucos ateus, em sua infinita arrogância, que, neste exato minuto, estão estudando como vencer a morte. Os malucos ateus a que me refiro são os "transhumanistas". Olha aí o que o medo da morte faz a certos ateus. Como não acreditam em Deus e na vida eterna após a morte, querem viver para sempre aqui na Terra mesmo, como seres cibernáticos. Pesquisem TRANSHUMANISMO no Google.
Parodiando o que escreveram quando Nitzsche morreu:
"Deus está morto" Assinado: Hitchens.
"Hitchens está morto". Assinado: DEUS.
Rsrsrsrs
Deus tem tanto poder que precisa de alguém para cunhar uma frase defendendo-o. Isso só mostra que deuses são apenas invenções humanas. Hitchens (e Nietzche), puderam falar o que queriam sobre Deus, mas esse Deus nem se dignou a responder de volta.
E se é pra falar de frases pichadas em parede (o que é o caso dessa frase debochando de Nietzche), prefiro: CLAPTON IS GOD.
http://hqrock.files.wordpress.com/2011/03/clapton-is-god-pixac3a7c3a3o-no-muro.jpg
Para os religiosos fanáticos de plantão que vão dizer “Agora ele si sente um idiota”, pergunto á vocês como podem afirmar isso com tanta certeza? Afinal nenhum de nós morreu e voltou para contar.
E si deus for assim? = http://www.zerochan.net/689132
Porque não vão ler a bíblia já que idolatram tanto o amigo imaginário de vocês?
Muito mais pessoas, agora, irão conhecer Hitchens. Seus livros serão anunciados com grande frequência, suas idéias discutidas por mais pessoas; novos ateus surgirão; serão feitos filmes sobre ele...
Amém
É SÓ VER OS COMENTÁRIOS.
Concordar com um massacre que matou milhares de pessoas inocentes por causa de petróleo e ter simpatia por um dos maiores terroristas dos EUA que é o Bush que orquestrou isso com toda a sua "infinita bondade cristã" ??? E ainda tem gente aqui que acha o cara um "intelectual", um MUST !!! Ah, até ignorância deve ter limite !
E tem babaca pra dizer que ele é um "best-seller". E daí ???? Tiririca foi o deputado mais votado no Brasil e o que isso prova ?? Nem preciso dizer...
Bom, pelo menos vendeu muitos livros
O bobinho/espertinho vai achar muito estranho saber que não morreu.
hahahhahahahhahahaahh
O bobinho/espertinho apenas desencarnou, e com certeza vai evoluir e deixar de pensar que tudo é fruto do acaso.
http://www.youtube.com/watch?v=ndXVFi69Jb0
A verdade é que o Joãosinho Trinta vai fazer mais falta pra humanidade.
Richard Dawkins, Daniel Dennett, Sam Harris e o próprio Christopher Hitchens
Agora esse pessoal todo aí por arrogância, soberba, e sei lá mais o que, escolheu deliberadamente não querer saber de Deus, pq Deus iria pessoalmente até aqueles que O rejeitam? Mas lembremos que ninguém é eterno, como vemos, um dia a morte chega, e quem foi, nunca mais voltou, p/ nos dizer o que rola por lá! Melhor aproveitar esse breve momento neste mundo para examinar com coerência qual o caminho a seguir, qual é a verdade, etc..
Postar um comentário