Pular para o conteúdo principal

África do Sul veta outdoor por considerá-lo ofensivo aos ateus

Igreja cita que ateu se considera um acidente
e mostra uma pessoa de cabeça oca

A ASA (Advertising Standards Authority), uma agência autorregulatória do setor de publicidade da África do Sul, determinou que uma igreja suspendesse um outdoor por considerá-lo ofensivo aos ateus. O outdoor mostra um homem de cabeça vazia tocando as suas têmporas com os dedos e transcreve uma citação do poeta britânico Francis Thompson: “Um ateu é um homem que acredita ser um acidente”.

A mensagem estava desde meados do ano passado em um terreno próximo à Igreja Rivers, no subúrbio de Joanesburgo, em local de destaque.

A agência tomou a decisão após ter recebido queixa de Eugene Gerber. Ele argumentou que não se considera resultado de um acidente, mas de uma evolução, e que a igreja, com a representação da cabeça oca, estava sugerindo que ateu é estúpido.

Antes de o veto ser anunciado, líderes da igreja se defenderam com a alegação de que a citação do poeta é bastante conhecida, não fazendo sentido, portanto, qualquer medida restritiva, até porque a intenção não foi ofender ninguém.

O contra-argumento de Gerber – aceito pela ASA – foi de que a citação de Thompson estava fora de seu contexto original. Segundo ele, a igreja, na verdade, se baseou no Salmo 14.1: “Diz o tolo em seu coração: Deus não existe”.

“A intenção da imagem foi transmitir que ateu não pode ser sábio”, disse Gerber à agência.

Jacques Rousseau, presidente da Free Society Institute, criticou o veto. Disse que os ateus acusam com frequência os crentes de serem hipersensíveis a criticas, o que em muitos casos é verdade, mas neste  episódio do outdoor, segundo ele, foi um descrente que se mostrou suscetível demais. “Ninguém tem o direito de se declarar ofendido.”



Para a ASA, conforme texto onde anuncia sua decisão, ficou evidente que o outdoor da igreja atenta contra o direito constitucional de liberdade de crença e contra a dignidade de uma parcela da população.

“Não é razoável e justificável que em uma sociedade baseada na igualdade, dignidade e liberdade haja a divulgação de declarações que atentam contra a dignidade humana, à qual todos têm direito, o que inclui os ateus.”

Com informação do Dailymail, entre outras fontes.

Cantor americano muda letra de 'Imagine' e a torna pró-religiões
janeiro de 2012

Ateísmo.

Comentários

Não seria o contrário?

A figura representaria uma cabeça de um religioso oras...
Verdade! HAHAHA
Avelino Bego disse…
Porque religiosos temem tanto a aleatoriedade do Universo?
Avelino Bego disse…
E, o cartaz parece ser uma ode ao argumentum ad consequentiam:

"Eu acho que Deus me criou.
Adoro essa ideia de ser fruto de um deus.
Então, Deus existe."
Anônimo disse…
Tem razão. O outdoor é ofensivo à memória de F.Thompson, representado de cabeça oca pensando besteira... :-D

Um cartaz desse merecia mesmo é paródias bem-humoradas.
Luciano Cequinel disse…
Porra, tomando uma puta lição da África... Nossos políticos poderiam ter culhões pra vetar as ambições religiosas que vemos todos os dias.
Manoel Machado disse…
Desnecessário... Eu não me senti ofendido...
Anônimo disse…
Então você tem sérios problemas filho.
Anônimo disse…
Ou deve ser religioso.
Anônimo disse…
hahahahahha
Manoel Machado disse…
Não, eu só acho que todos tem o direito de usar do sarcasmo... Eu levaria na esportiva, e gostaria de ter o mesmo direito. Só...
Anônimo disse…
Encha a parte oca com fezes e teremos um religioso.
Caruê disse…
Concordo com a medida.
Importante salientar a capacidade interpretativa do cidadão que denunciou. E a completa incompetência do Gerber afinal um ateu que não pode ser sábio pouco difere de um ateu estúpido.
Isso foi ofensivo.
Anônimo disse…
Cabeça oca porque não acreditamos em seres mágicos?? E cade verdadeiras e boas evindencias que este ser mágico existe e que sei lá como surgiu do nada e ainda de quebra com incriveis poderes mágicos ,de onde veio seus poderes mágicos?? Já surgiu com ele?? Como assim , vai alguém explica isto??
Anônimo disse…
Outra coisa também é um deus que quer que todo mundo acredita nele, mais não pode aparecer ,isto é estranho, seria a mesma que eu não existisse e quisesse que todo mundo acreditasse em mim, ora se eu não existo porque eu quero que acreditem em mim? Viram este deus é só uma invenção da mente humana.
caraio disse…
acidente eh algo q naum deveria acontecer dentro de um contesto ou objetivo
o universo e a vida surgiram por acaso, nao por acidente
Anônimo disse…
A christian is a man who believes himself to be a sheep.
Anônimo disse…
A christian is a man who believes himself to be mud.
Deixa eu ver se entendi a lógica dessa propaganda.

Nos chamam de cabeças-ocas porque não acreditamos em contos de fadas para adultos?

Vai entender esse pessoal...
Anônimo disse…
A frase não é ofensiva, mas a imagem do cartas da a entender que o ateu não tem cérebro. Resumindo esta chamando ateus de burros. Depois leva troco na mesma moeda, aposto que ia ter mimi.
Eu não ficaria ofendido com esse ad hominem de pirralho de ginásio. É hilário ver a infantilidade alheia.

Agora vamos comparar com o Brasil.
Ateus sendo chamados de assassinos, estupradores, egoístas, gananciosos e etc em rede nacional.
http://www.youtube.com/watch?v=0NM2cMx58S0
Outro episódio semelhante.
http://www.youtube.com/watch?v=DuQEFcFgqzc

Vai completar 1 ano e meio, no dia 27 e até agora não aconteceu NADA. Viva a velocidade da justiça. Enquanto isso na cabeça de alguns que assistiram a esses programas, ateus não prestam.
Quando completar 2 anos da para comemorar aniversário, fazer um bolo e ir na Frente do MPF ou do tribunal comemorar, ou talvez levar uma pizza.
Rodrigo*
Unknown disse…
Eu iria preferir um direito de resposta doq a censura que foi imposta... Um cartaz em frente a esse com a resposta seria bem interessante... E nem me ofendi tbm
Anônimo disse…
Contra à religião pode escrever qualquer merda. No entanto,quando se escreve algo sobre o ateísmo começa o chororo.Ai to ofendido!! religiosos não prestam! são todos maus!! vão a merda, e de relance chapem uma piraca de elefante
Anônimo disse…
Anonimo (18/01 - 04:47). Lá vem outro crentelho com fantasias sexuais reprimidas ... Incrível como essa gente tem que esculhambar os outros falando de sexo, com fantasias grotescas (no caso o elefante). Acho que o cara é que fantasia que está sendo ..., digamos, bem tratado por um elefante. Que tara!!!!

Além de estar enganado ou sendo maldoso sobre o "falar mal da religião": quando falamos contra a religião, há patrulhas por todo lado. De todos os lados saem crentelhos defendendo e acusando os ateus das piores coisas. Veja o orkut, veja este próprio site... As seções de ciência dos jornais (que são pessimas, por sinal), por exemplo, estão cheias de crentelhos pregando a tal palavra de deus sobre todos os assuntos, colocando o sobrenatural como causa de todas as coisas.
Bem colocado, Luciano.
yami karasu disse…
Sei, eu sou um acidente...tá!!! (Prefiro ser um filho do oportunismo, afinal, esperar até o planeta esfriar, surgir a célula primordial e cada etapa da evolução demorou muito), mas pelo menos, ñ sou filho do barro (Gen 2;7). Aliás, é um abuso q nós, Homens do Barro estamos fazendo com nossos parentes, os tijolos. Tem cada uma ¬¬
A intolerância existe de ambos os lados. Também existem cartazes ateístas insinuando que os religiosos são menos inteligentes. Aliás, nos comentários postados aqui já se vê isto. Está na hora de pensarmos acima desta disputa de crenças e pelo menos um tolerar o outro.

Há pessoas que se comportam como se as opiniões fossem times de futebol. "Eu torço pro melhor time, o seu time é o pior", "o meu lado é o certo e o seu é o errado". Isto é bem infantil, convenhamos.

Outra atitude infantil é aquela do tipo "Ah, mas foi ele que começou". Ora, se nenhum dos lados parar de "cutucar" o outro tanto faz quem começou.

O que ganha uma igreja publicando mensagens contra ateísmo? E o que ganham os ateus fazendo o mesmo quanto aos crentes? Que lutem pelo direito da liberdade de crença(e de descrença). Ganha-se muito mais.
Marcos Vital disse…
Que hipocrisia deslavada. É óbvio que os ateus julgam os cristãos como incautos e é também lógico que os cristãos julgam os ateus como incautos. Ateísmo e teísmo são antagônicos.São hemisférios de conhecimentos distintos.

E outra coisa: Ateísmo não é ciência. Ateísmo é um guarda-chuva de remendos onde lança-se mão dos pareceres que lhe forem aprazíveis e monta-se uma teia que engendra, ou melhor, se enquadra dentro da filosofia que rege o ateísmo.

Abraço,

Marcos Vital
Marcos Vital disse…
Yami, você não é filho do barro. Mas sim, filho de Deus. Deus usou o barro como matéria para forjar sua matéria. Que por sinal, está mais que comprovado, vira pó depois que morre. E outra coisa. Mesmo se estivesse a falar numa linguagem naturalista-evolucionista você seria basicamente a mesma coisa que o pó da terra. Afinal, tudo evoluiu de uma única coisa. Logo, não adianta fugir: você tem um irmão inanimado chamado tijolo.

Marcos Vital
Igor disse…
Concordo plenamente com você! Em especial no último parágrafo de sua opinião.
Anônimo disse…
Concordo com o Manoel e o Rafael. Eu preferia que tivesse uma placa na frente com os dizeres: "And a theist is a man who shares an imiginary friend"
Anônimo disse…
Não deveriam ter vetado. Tinha de continuar lá.
Anônimo disse…
Também concordo com o que você disse, eu preferia ver pessoas engajadas na divulgação da ciência e na solução dos prolemas que assolam este país do que nessa briguinha infantil de "você é cabeça oca", "não, cabeça oca é você".
Anônimo disse…
teísmo é " achismo "
Quote Pilgrim disse…
Manoel, Rafael:

Exatamente o que eu penso.
Quote Pilgrim disse…
Acho eu que foi errado retirar o outdoor. Isso é censura, uma violação à liberdade de expressão; uma coisa à qual eu tenho profunda repulsa.

O certo a fazer seria deixá-lo ali, e quem se incomodasse e tivesse recursos para tal, que colocasse um “outdoor-resposta” bem pertinho desse, com a clara intenção de ofender os religiosos.


Estou do lado do Jacques Rousseau que é, pelo visto, a única pessoa sensata dessa história.
Ricardão disse…
contra a censura. seria bem melhor botarem um outdoor ao lado, com a mesma imagem, só que com alguma citação do carlin ou do dawkins

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Roger tenta anular 1ª união para se casar com Larissa Sacco

Médico é acusado de ter estuprado pacientes Roger Abdelmassih (foto), 66, médico que está preso sob a acusação de ter estuprado 56 pacientes, solicitou à Justiça autorização  para comparecer ao Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de São Paulo de modo a apresentar pedido de anulação religiosa do seu primeiro casamento. Sônia, a sua segunda mulher, morreu de câncer em agosto de 2008. Antes dessa união de 40 anos, Abdelmassih já tinha sido casado no cartório e no religioso com mulher cujo nome ele nunca menciona. Esse casamento durou pouco. Agora, o médico quer anular o primeiro casamento  para que possa se casar na Igreja Católica com a sua noiva Larissa Maria Sacco (foto abaixo), procuradora afastada do Ministério Público Federal. Médico acusado de estupro vai se casar com procuradora de Justiça 28 de janeiro de 2010 Pelo Tribunal Eclesiástico, é possível anular um casamento, mas a tramitação do processo leva anos. A juíza Kenarik Boujikian Felippe,  da 16ª

Cristianismo é a religião que mais perseguiu o conhecimento científico

Cristãos foram os inventores da queima de livros LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião As epidemias e pandemias durante milhares de anos antes do cristianismo tiveram as mais estapafúrdias explicações dos deuses. Algumas mentes brilhantes da antiguidade, tais como Imhotep (2686-2613 a.C.) e Hipócrates (460-377 a.C.) tentaram passar explicações científicas para as massas de fanáticos religiosos, ignorantes, bestas humanas. Com a chegada ao mundo das feras cristãs, mergulhamos numa era de 2000 anos de trevas e ignorância. Os cristãos foram os inventores da queima de livros e bibliotecas. O cristianismo foi a religião que mais perseguiu o conhecimento científico e os cientistas. O Serapeu foi destruído em 342 d.C. por ordem de um bispo cristão de Alexandria, sob a proteção de Teodósio I.  Morte de Hipatia de Alexandrina em ilustração de um livro do século 19 A grande cientista Hipátia de Alexandria (351/370) foi despida em praça pública e dilacerada viva pelas feras e bestas imundas cristãs. So

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Consel

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Seleção de vôlei sequestrou palco olímpico para expor crença cristã

Título original: Oração da vitória por Daniel Sottomaior (foto) para Folha de S.Paulo Um hipotético sujeito poderoso o suficiente para fraudar uma competição olímpica merece ser enaltecido publicamente? A se julgar pela ostensiva prece de agradecimento da seleção brasileira de vôlei pela medalha de ouro nas Olimpíadas, a resposta é um entusiástico sim! Sagrado é o direito de se crer em qualquer mitologia e dá-la como verdadeira. Professar uma religião em público também não é crime nenhum, embora costume ser desagradável para quem está em volta. Os problemas começam quando a prática religiosa se torna coercitiva, como é a tradição das religiões abraâmicas. Os membros da seleção de vôlei poderiam ter realizado seus rituais em local mais apropriado. É de se imaginar que uma entidade infinita e onibenevolente não se importaria em esperar 15 minutos até que o time saísse da quadra. Mas uma crescente parcela dos cristãos brasileiros não se contenta com a prática privada: para

Com 44% de ateus, Holanda usa igrejas como livrarias e cafés

Livraria Selexyz, em Maastricht Café Olivier, em Utrecht As igrejas e templos da Holanda estão cada vez mais vazios e as ordens religiosas não têm recursos para mantê-los. Por isso esses edifícios estão sendo utilizados por livrarias, cafés, salão de cabeleireiro, pistas de dança, restaurantes, casas de show e por aí vai. De acordo com pesquisa de 2007, a mais recente, os ateus compõem 44% da população holandesa; os católicos, 28%; os protestantes, 19%; os muçulmanos, 5%, e os fiéis das demais religiões, 4%. A maioria da população ainda acredita em alguma crença, mas, como ocorre em outros países, nem todos são assíduos frequentadores de celebrações e cultos religiosos. Algumas adaptações de igrejas têm sido elogiadas, como a de Maastricht, onde hoje funciona a livraria Selexyz (primeira foto acima). A arquitetura realmente impressiona. O Café Olivier (a segunda foto), em Utrecht, também ficou bonito e agradável. Ao fundo, em um mezanino, se destaca o órgão da antiga ig

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Malafaia diz que Feliciano é vítima do PT, gays e ateus

Para pastor Malafaia,  há um  complô  contra seu colega Silas Malafaia (foto) afirmou que são os petistas, gays e ateus que estão movendo uma campanha de descrédito contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP). Em uma nota de alerta aos pastores para que não assinem uma carta pedindo o afastamento de Feliciano da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, Malafaia disse estar em jogo, nesse caso, o interesse dos petistas que querem desviar a atenção da opinião pública para a posse de dois de seus integrantes condenados pelo crime do mensalão em uma das mais importantes comissões da Câmara. Trata-se dos deputados José Genoíno e João Paulo Cunha, que agora fazem parte da Comissão de Constituição e Justiça. “Eles [os petistas] precisavam desviar da sociedade o foco deste fato”, afirmou Malafaia. Outro motivo, segundo ele, é que Feliciano é “um ferrenho opositor dos privilégios” defendidos pelos ativistas gays, além de combater, por exemplo, a legaliza

Xuxa pede mobilização contra o 'monstro' Marco Feliciano

Pela primeira vez a apresentadora se envolve em uma polêmica A apresentadora da Rede Globo Xuxa (foto) afirmou em sua página no Facebook que o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), o novo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, não é “um religioso, é um monstro”. Sem citar o nome de Feliciano, ela ficou indignada ao ler que “esse deputado disse que negros, aidéticos e homossexuais não têm alma”. “Vamos fazer alguma coisa! Em nome de Deus, ele não pode ter poder.” É a primeira vez que Xuxa pede mobilização de seus fãs em uma questão polêmica. Amiga do padre Marcelo Rossi, ela é católica praticante. No Facebook, em seu desabafo, escreveu sete vezes a palavra "Deus" e argumentou que todos sabem que ela respeita todas as religiões. A apresentadora também se mostrou abalada ao saber que Feliciano, durante uma pregação, pediu a senha do cartão bancário de um fiel. “O que é isso, meu povo?” “Essa pessoa não pode ser presidente da C