Pular para o conteúdo principal

África do Sul veta outdoor por considerá-lo ofensivo aos ateus

Igreja cita que ateu se considera um acidente
e mostra uma pessoa de cabeça oca

A ASA (Advertising Standards Authority), uma agência autorregulatória do setor de publicidade da África do Sul, determinou que uma igreja suspendesse um outdoor por considerá-lo ofensivo aos ateus. O outdoor mostra um homem de cabeça vazia tocando as suas têmporas com os dedos e transcreve uma citação do poeta britânico Francis Thompson: “Um ateu é um homem que acredita ser um acidente”.

A mensagem estava desde meados do ano passado em um terreno próximo à Igreja Rivers, no subúrbio de Joanesburgo, em local de destaque.

A agência tomou a decisão após ter recebido queixa de Eugene Gerber. Ele argumentou que não se considera resultado de um acidente, mas de uma evolução, e que a igreja, com a representação da cabeça oca, estava sugerindo que ateu é estúpido.

Antes de o veto ser anunciado, líderes da igreja se defenderam com a alegação de que a citação do poeta é bastante conhecida, não fazendo sentido, portanto, qualquer medida restritiva, até porque a intenção não foi ofender ninguém.

O contra-argumento de Gerber – aceito pela ASA – foi de que a citação de Thompson estava fora de seu contexto original. Segundo ele, a igreja, na verdade, se baseou no Salmo 14.1: “Diz o tolo em seu coração: Deus não existe”.

“A intenção da imagem foi transmitir que ateu não pode ser sábio”, disse Gerber à agência.

Jacques Rousseau, presidente da Free Society Institute, criticou o veto. Disse que os ateus acusam com frequência os crentes de serem hipersensíveis a criticas, o que em muitos casos é verdade, mas neste  episódio do outdoor, segundo ele, foi um descrente que se mostrou suscetível demais. “Ninguém tem o direito de se declarar ofendido.”



Para a ASA, conforme texto onde anuncia sua decisão, ficou evidente que o outdoor da igreja atenta contra o direito constitucional de liberdade de crença e contra a dignidade de uma parcela da população.

“Não é razoável e justificável que em uma sociedade baseada na igualdade, dignidade e liberdade haja a divulgação de declarações que atentam contra a dignidade humana, à qual todos têm direito, o que inclui os ateus.”

Com informação do Dailymail, entre outras fontes.

Cantor americano muda letra de 'Imagine' e a torna pró-religiões
janeiro de 2012

Ateísmo.

Comentários

Não seria o contrário?

A figura representaria uma cabeça de um religioso oras...
Verdade! HAHAHA
Avelino Bego disse…
Porque religiosos temem tanto a aleatoriedade do Universo?
Avelino Bego disse…
E, o cartaz parece ser uma ode ao argumentum ad consequentiam:

"Eu acho que Deus me criou.
Adoro essa ideia de ser fruto de um deus.
Então, Deus existe."
Anônimo disse…
Tem razão. O outdoor é ofensivo à memória de F.Thompson, representado de cabeça oca pensando besteira... :-D

Um cartaz desse merecia mesmo é paródias bem-humoradas.
Luciano Cequinel disse…
Porra, tomando uma puta lição da África... Nossos políticos poderiam ter culhões pra vetar as ambições religiosas que vemos todos os dias.
Manoel Machado disse…
Desnecessário... Eu não me senti ofendido...
Anônimo disse…
Então você tem sérios problemas filho.
Anônimo disse…
Ou deve ser religioso.
Anônimo disse…
hahahahahha
Manoel Machado disse…
Não, eu só acho que todos tem o direito de usar do sarcasmo... Eu levaria na esportiva, e gostaria de ter o mesmo direito. Só...
Anônimo disse…
Encha a parte oca com fezes e teremos um religioso.
Caruê disse…
Concordo com a medida.
Importante salientar a capacidade interpretativa do cidadão que denunciou. E a completa incompetência do Gerber afinal um ateu que não pode ser sábio pouco difere de um ateu estúpido.
Isso foi ofensivo.
Anônimo disse…
Cabeça oca porque não acreditamos em seres mágicos?? E cade verdadeiras e boas evindencias que este ser mágico existe e que sei lá como surgiu do nada e ainda de quebra com incriveis poderes mágicos ,de onde veio seus poderes mágicos?? Já surgiu com ele?? Como assim , vai alguém explica isto??
Anônimo disse…
Outra coisa também é um deus que quer que todo mundo acredita nele, mais não pode aparecer ,isto é estranho, seria a mesma que eu não existisse e quisesse que todo mundo acreditasse em mim, ora se eu não existo porque eu quero que acreditem em mim? Viram este deus é só uma invenção da mente humana.
caraio disse…
acidente eh algo q naum deveria acontecer dentro de um contesto ou objetivo
o universo e a vida surgiram por acaso, nao por acidente
Anônimo disse…
A christian is a man who believes himself to be a sheep.
Anônimo disse…
A christian is a man who believes himself to be mud.
Deixa eu ver se entendi a lógica dessa propaganda.

Nos chamam de cabeças-ocas porque não acreditamos em contos de fadas para adultos?

Vai entender esse pessoal...
Anônimo disse…
A frase não é ofensiva, mas a imagem do cartas da a entender que o ateu não tem cérebro. Resumindo esta chamando ateus de burros. Depois leva troco na mesma moeda, aposto que ia ter mimi.
Eu não ficaria ofendido com esse ad hominem de pirralho de ginásio. É hilário ver a infantilidade alheia.

Agora vamos comparar com o Brasil.
Ateus sendo chamados de assassinos, estupradores, egoístas, gananciosos e etc em rede nacional.
http://www.youtube.com/watch?v=0NM2cMx58S0
Outro episódio semelhante.
http://www.youtube.com/watch?v=DuQEFcFgqzc

Vai completar 1 ano e meio, no dia 27 e até agora não aconteceu NADA. Viva a velocidade da justiça. Enquanto isso na cabeça de alguns que assistiram a esses programas, ateus não prestam.
Quando completar 2 anos da para comemorar aniversário, fazer um bolo e ir na Frente do MPF ou do tribunal comemorar, ou talvez levar uma pizza.
Rodrigo*
Unknown disse…
Eu iria preferir um direito de resposta doq a censura que foi imposta... Um cartaz em frente a esse com a resposta seria bem interessante... E nem me ofendi tbm
Anônimo disse…
Contra à religião pode escrever qualquer merda. No entanto,quando se escreve algo sobre o ateísmo começa o chororo.Ai to ofendido!! religiosos não prestam! são todos maus!! vão a merda, e de relance chapem uma piraca de elefante
Anônimo disse…
Anonimo (18/01 - 04:47). Lá vem outro crentelho com fantasias sexuais reprimidas ... Incrível como essa gente tem que esculhambar os outros falando de sexo, com fantasias grotescas (no caso o elefante). Acho que o cara é que fantasia que está sendo ..., digamos, bem tratado por um elefante. Que tara!!!!

Além de estar enganado ou sendo maldoso sobre o "falar mal da religião": quando falamos contra a religião, há patrulhas por todo lado. De todos os lados saem crentelhos defendendo e acusando os ateus das piores coisas. Veja o orkut, veja este próprio site... As seções de ciência dos jornais (que são pessimas, por sinal), por exemplo, estão cheias de crentelhos pregando a tal palavra de deus sobre todos os assuntos, colocando o sobrenatural como causa de todas as coisas.
Bem colocado, Luciano.
yami karasu disse…
Sei, eu sou um acidente...tá!!! (Prefiro ser um filho do oportunismo, afinal, esperar até o planeta esfriar, surgir a célula primordial e cada etapa da evolução demorou muito), mas pelo menos, ñ sou filho do barro (Gen 2;7). Aliás, é um abuso q nós, Homens do Barro estamos fazendo com nossos parentes, os tijolos. Tem cada uma ¬¬
A intolerância existe de ambos os lados. Também existem cartazes ateístas insinuando que os religiosos são menos inteligentes. Aliás, nos comentários postados aqui já se vê isto. Está na hora de pensarmos acima desta disputa de crenças e pelo menos um tolerar o outro.

Há pessoas que se comportam como se as opiniões fossem times de futebol. "Eu torço pro melhor time, o seu time é o pior", "o meu lado é o certo e o seu é o errado". Isto é bem infantil, convenhamos.

Outra atitude infantil é aquela do tipo "Ah, mas foi ele que começou". Ora, se nenhum dos lados parar de "cutucar" o outro tanto faz quem começou.

O que ganha uma igreja publicando mensagens contra ateísmo? E o que ganham os ateus fazendo o mesmo quanto aos crentes? Que lutem pelo direito da liberdade de crença(e de descrença). Ganha-se muito mais.
Marcos Vital disse…
Que hipocrisia deslavada. É óbvio que os ateus julgam os cristãos como incautos e é também lógico que os cristãos julgam os ateus como incautos. Ateísmo e teísmo são antagônicos.São hemisférios de conhecimentos distintos.

E outra coisa: Ateísmo não é ciência. Ateísmo é um guarda-chuva de remendos onde lança-se mão dos pareceres que lhe forem aprazíveis e monta-se uma teia que engendra, ou melhor, se enquadra dentro da filosofia que rege o ateísmo.

Abraço,

Marcos Vital
Marcos Vital disse…
Yami, você não é filho do barro. Mas sim, filho de Deus. Deus usou o barro como matéria para forjar sua matéria. Que por sinal, está mais que comprovado, vira pó depois que morre. E outra coisa. Mesmo se estivesse a falar numa linguagem naturalista-evolucionista você seria basicamente a mesma coisa que o pó da terra. Afinal, tudo evoluiu de uma única coisa. Logo, não adianta fugir: você tem um irmão inanimado chamado tijolo.

Marcos Vital
Igor disse…
Concordo plenamente com você! Em especial no último parágrafo de sua opinião.
Anônimo disse…
Concordo com o Manoel e o Rafael. Eu preferia que tivesse uma placa na frente com os dizeres: "And a theist is a man who shares an imiginary friend"
Anônimo disse…
Não deveriam ter vetado. Tinha de continuar lá.
Anônimo disse…
Também concordo com o que você disse, eu preferia ver pessoas engajadas na divulgação da ciência e na solução dos prolemas que assolam este país do que nessa briguinha infantil de "você é cabeça oca", "não, cabeça oca é você".
Anônimo disse…
teísmo é " achismo "
Quote Pilgrim disse…
Manoel, Rafael:

Exatamente o que eu penso.
Quote Pilgrim disse…
Acho eu que foi errado retirar o outdoor. Isso é censura, uma violação à liberdade de expressão; uma coisa à qual eu tenho profunda repulsa.

O certo a fazer seria deixá-lo ali, e quem se incomodasse e tivesse recursos para tal, que colocasse um “outdoor-resposta” bem pertinho desse, com a clara intenção de ofender os religiosos.


Estou do lado do Jacques Rousseau que é, pelo visto, a única pessoa sensata dessa história.
Ricardão disse…
contra a censura. seria bem melhor botarem um outdoor ao lado, com a mesma imagem, só que com alguma citação do carlin ou do dawkins

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação

MPF recorre no Rio à Justiça para permitir a ‘cura’ de homossexuais

O MPF (Ministério Público Federal) no Rio deu entrada na Justiça a uma ação civil pública para anular a resolução do CFP (Conselho Federal de Psicologia) que proíbe os profissionais de prometer “cura” da homossexualidade porque se trata de uma orientação sexual, e não de um transtorno. A iniciativa do MPF coincide com o esforço que lideranças evangélicas, incluindo seus representantes na Câmara dos Deputados, estão fazendo para derrubar essa resolução do conselho. Fábio Aragão, um dos três procuradores que assinam a ação, é evangélico. Para o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), isso demonstra que o Ministério Público está sendo instrumentalizado pela crença pessoal de um de seus integrantes. “Isso é um erro grave, porque a Justiça deve ser laica”, disse o deputado. “Retomar a discussão sobre a homossexualidade ser ou não uma doença é um absurdo do mesmo tipo que seria retomar a discussão sobre se o sol gira em torno da terra.” Carlos Tufvesson, estilista engajado no movimento de

'Respeito na escola não pode ser amparado em divindade'

Título original: Escola laica, liberdade e igualdade por Roseli Fischmann  (foto) para Folha Roseli é professora na Universidade Metodista O lugar do ensino religioso não é na escola pública, mas na família e nas comunidades religiosas, para quem assim o quiser. Por ser ligado ao direito à liberdade de consciência, de crença e de culto, o ensino religioso depende de ser buscado, não de ser oferecido sob a égide do Estado, por ser matéria íntima, de escolha, segundo a consciência de cada pessoa. Daí o caráter facultativo para o aluno que a Constituição estabelece para o ensino religioso nas escolas públicas, buscando preservar tanto o direito à liberdade de crença quanto a laicidade inerente à escola pública. Razões de ordem ética, jurídica, histórica e pedagógica amparam essa posição. Crianças pequenas, de seis anos, iniciando o ensino fundamental, têm suas consciências tenras plasmadas pela escola. Quais as repercussões de conteúdos religiosos conflitantes ao que recebe no

Malafaia acusa biólogo de usar a ciência em causa própria

Silas Malafaia disse que Eli Vieira   cometeu "erros que chegam a doer" Em um vídeo de 7 minutos (ver abaixo), Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitoria em Cristo, acusou o biólogo Eli Vieira (foto), que é ateu e homossexual, de usar a ciência em causa própria. A manifestação do pastor foi em resposta a um vídeo de 15 minutos de Vieira onde ele contesta a afirmação feita em entrevista por Malafaia de que “ninguém nasce gay, homossexualismo é um comportamento”. Para o biólogo, que faz doutorado em genética em Cambridge (Reino Unido), existe uma “farta literatura” sobre a contribuição do gene no comportamento sexual durante o desenvolvimento de uma pessoa. Malafaia, em seu vídeo, disse que o biólogo cometeu “erros que chegam a doer”. Afirmou que existe diferença entre descoberta científica (que pode ser comprovada em qualquer laboratório cientifico) e teoria científica (como a do big bang, sobre a origem do universo), que se inscreve no campo das conject

Malafaia acusa Fantástico antes mesmo de o programa ir ao ar

Para site do pastor, denunciar a homofobia  é o mesmo que defender a "causa gay" O site Verdade Gospel, do pastor Silas Malafaia, está acusando o Fantástico de tentar “convencer que o Brasil é um pais homofóbico” antes mesmo de o programa ser apresentado, amanhã (5) à noite. Durante a semana, a TV Globo divulgou um número de telefone para colher depoimentos de vítimas de homofobia que vão compor um quadro deste domingo do programa. Para o site do pastor, isso já foi suficiente para acusar que a emissora pretender, “por meio da comoção social, instalar a homossexualidade como algo inerente à natureza humana”. A mesma acusação Malafaia fez ao “Na Moral”, de Pedro Bial, que mostrou o preconceito contra casais de gays e lésbicas. Só que, nesse caso, a crítica foi feita depois de o programa ser apresentado. Desta vez, o pastor resolveu atirar primeiro para ver depois o que atingiu. Com informação do Verdade Gospel . Site do Malafaia omite que marcha teve só 3

Pondé escreve que o comunismo matou mais gente que o nazismo

Título original: A mulher, o bebê e o intelectual por Luiz Felipe Pondé para Folha Os comunistas mataram muito mais gente no século 20 do que o nazismo, o que é óbvio para qualquer pessoa minimamente alfabetizada em história contemporânea. Disse isso recentemente num programa de televisão. Alguns telespectadores indignados (hoje em dia ficar indignado facilmente é quase índice de mau-caratismo) se revoltaram contra o que eu disse. Claro, a maior parte dos intelectuais de esquerda mente sobre isso para continuar sua pregação evangélica (no mau sentido) e fazer a cabeça dos coitados dos alunos. Junto com eles, também estão os partidos políticos como os que se aproveitam, por exemplo, do caso Pinheirinho para "armar" a população. O desespero da esquerda no Brasil se dá pelo fato de que, depois da melhoria econômica do país, fica ainda mais claro que as pessoas não gostam de vagabundos, ladrões e drogados travestidos de revolucionários. Bandido bom é bandido preso.

OAB-PR diz que psicóloga cristã sofre perseguição religiosa

Marisa diz que ficou juridicamente comprovado que é vítima do CRP A Comissão de Direitos de Liberdade Religiosa da seção do Paraná da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) emitiu parecer segundo o qual Marisa Lobo (foto) — que se apresenta na internet como “psicóloga cristã” — está sofrendo perseguição por parte do CRP (Conselho Regional de Psicologia) do Paraná. No começo do ano, o CRP-PR intimou Lobo a retirar da internet a associação da psicologia com religião, porque o código de ética da profissão impede esse tipo de deturpação. Marisa desafiou o conselho ao responder que, como profissional de psicologia, não renunciará a sua fé cristã. Ela é evangélica. Relatado por Francielli Morêz e aprovado por unanimidade, o parecer da OAB-PR afirma que a exigência do CRP é inconstitucional, porque se trata de um cerceamento do “direito inabalável” de a Marisa Lobo assumir publicamente a sua fé. A CRP não se manifestou sobre a decisão da OAB, e a psicóloga afirmou que agora está

Por que eu sou um 'não cristão cultural', diferentemente de Dawkins

No texto abaixo, o estudioso Botz-Bornstein refuta aqueles que, mesmo não tendo religião ou ateus, como Richard Dawkins, defendem uma suposta cultura cristã como guardiã dos valores ocidentais. "O que nos dá uma identidade como ocidentais é agir contra o obscurantismo e a religião", escreve Thorsten Botz-Bornstein professor de filosofia na Gulf University for Science and Technology no Kuwait. Ele nasceu na Alemanha, estudou filosofia em Paris e recebeu seu PhD pela Oxford University Freethinker boletim do Reino Unido fundado em 1881 em defesa da liberdade, razão e humanidade Elon Musk, em uma conversa com Jordan Peterson, sugeriu que ele era “provavelmente um cristão cultural”. Sem ser particularmente religioso, ele alegou ser um “grande crente nos princípios do cristianismo”, entre os quais ele nomeou o perdão. Ele também disse que a presunção cristã pró-natalista provavelmente “levaria a uma sociedade melhor”.  Richard Dawkins, famoso por ser notoriamente antirreligioso,