Prefeito Duciomar já foi
acusado de compra de votos
|
O prefeito Duciomar Gomes da Costa (foto) informou que já se encontra em andamento o processo licitatório para contratar uma construtora.
Costa afirmou que vai concretizar o antigo projeto da imagem da santa ainda este ano, até a festa religiosa do Círio, no segundo domingo de outubro.
A decisão de Costa é inconstitucional porque nenhuma instância do governo pode aplicar recursos em obra ou atividade religiosa.
As autoridades já vêm desrespeitando a laicidade do Estado brasileiro ao autorizar que um navio da Marinha transporte todo ano uma imagem da santa.
É o segundo mandato de Costa, que é filiado ao PTB. Em dezembro de 2009, ele foi cassado pela Justiça Eleitoral sob a acusação de compra de votos. Ele recorreu da decisão e conseguiu voltar à prefeitura.
Com informação do jornal O Liberal.
Navio da Marinha é usado para transportar Nossa Senhora de Nazaré.
outubro de 2011
Religião no Estado laico.
Comentários
Seria muito melhor gastar isso na saúde, educação ou no transporte público.
Que absurdo!
Este é o nosss país. Escolas são deixadas as moscas, educaão com péssimo nível e cheias de violência e um @#%$$% desses me investe 5 milhões em ídolo religioso, pisando o artigo 19 da CF.
É foda...
concordo que educaçao e saude é prioridade, se o dinheiro fosse bem distribuido nao haveria tanta desgraça nessas areas.
mas daí tirar o direito de culto ou de uma tradiçao do povo em nome de um estado laico, é uma afronta a maioria que paga seus impostos.
o estado laico é um estado de direito, liberdade religiosa sempre tera que existir.
muitas pessoas dependem do sirio pra sobreviver, construir uma estatua, tambem acho absurdo, ainda mais sendo 5 milhoes, mas se der retorno pra cidade com o turismo assim como o Cristo redentor dá ao RJ, nao vejo porque nao construir.
Se a Igreja Católica quiser fazer a Estátua por conta própia e, por causa disso, aumentar o turismo da região, ótimo!
O interesse público não está acima do princípio da laicidade.
Será que é tão difícil assim entender?!?
Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher; Deuteronômio 4:16
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Êxodo 20:4
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
Êxodo 20:5
Os ídolos dos gentios são prata e ouro, obra das mãos dos homens.
Têm boca, mas não falam; têm olhos, e não vêem,
Têm ouvidos, mas não ouvem, nem há respiro algum nas suas bocas.
Semelhantes a eles se tornem os que os fazem, e todos os que confiam neles.
Salmos 135:15-18
Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, SUBVENCIONA-LOS, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;
lAICO SIGNIFICA QUE NAO SE METE COM ISSO. Nao proibe mas nao aprova. Nao nada.
A proposito , imagina o Estado doando 250 mil pro encontro dos ateus do Brasil ( 5% de 500 millhoes para calcularmos segundo a percentagem de ateus no brasil), o que os religiosos iriam achar?
Nem teocrático, nem confessional, nem pluriconfessional, etc..
Essa sua sentença não significou nada. É um simples clichê vazio...
“ele não adere a nenhuma religião, mas pode sim financiar festejos religiosas como pontos de cultura, pois até onde eu saiba Religião é uma forma de expressão cultural de um determinado povo.”
Primeiro afirma corretamente que o Estado não adere a nenhuma religião (na verdade, se mantém neutro no tocante a fé religiosa e a crença ou descrença individual), mas depois se contradiz no seguinte, pois aceita a tese de que religião é uma expressão cultural, e por isso deve seus “festejos” – leiam-se eventos ou cultos com finalidade de captar ou promulgar determinada fé – deve ser financiada pelo Estado, o que viola a laicidade.
Não é porque teria suposto caráter cultural que o Estado deve financiar acriticamente a construção do símbolo religioso cristão. Até porque a construção de uma imagem voltada à determinada religião não constitui, a priori, algo cultural, principalmente para os que não participam de tal religião, mas sim uma simples simbologia para expressar determinada fé. E mesmo que fosse cultural, a motivação maior é justamente religiosa, de captação e manutenção de fiéis, e o recurso público estaria se destinando justamente à fins religiosos, e não culturais. Por isso, é errado o financiamento do Estado na construção de tal imagem.
“Algum de vocês algum dia perdeu 5 minutos da vida para ler conceito de culutra, estado laico, ateismo?”
O que você acabou de fazer é uma modalidade de argumentum ad hominem: tenta desmerecer os demais debatedores alegando que não conhecem o que estão falando.
Eu creio que esse projeto não vai passar, pois a igreja já começou a orar, e agindo Deus quem impedirá???
Deixe a ignorancia de lado e vá ler a biblia.
Jesus te Ama!!!
Sejam bem vindos:
http://www.facebook.com/groups/333287856692905/?notif_t=group_activity
MEB - MOVIMENTO ÉTICA BELÉM
Timão e o, timão e o , louco por ti corinthians kakakaka
Timão e o , timão e o ,louco por ti corinthians kakakaka
E outra coisa, não ouvi reclamarem com tanto entusiasmo quando o prefeito gastou R$ 1mi com o show da Ivete, que não rendeu absolutamente nada ao povo paraense. A imagem de Nª Sra. de Nazaré, por ser um patrimônio histório, cultural e de identidade de todo o povo paraense, vai gerar renda ao turismo, pois vai, sem dúvida alguma, se tornar um grande ponto turístico da capital.
Existe verba destinada à saúde e educação, e concordo que deva ser investido cada vez mais. No entanto, a verba investida em cada uma dessas áreas nem ao menos se mistura com a verba estimada para esse projeto. São verbas completamente distintas.
Além do mais, ao aumentar milhões na verba da saúde, por exemplo, anualmente esse valor teria que estar presente no orçamento público, pois, constitucionalmente falando, o que se investe em um ano nunca pode ser menor do que será investido no ano seguinte.
O Pórtico Metrópole custou cerca de R$ 9,5 mi e interessou apenas aos que usufruem diretamente daquele elefante branco! Aquilo SIM é algo a se questionar. O que não se deve fazer é questionar algo que interesse diretamente a tantos e a própria história e desenvolvimento turístico do nosso Estado!
Pelo amor de Deus (que é o mesmo para todos, assim espero), se informem melhor e aprendam a lidar com o interesse e a cultura de tantos! ;)
Já houve proposta de cosnstrução da imagem na Baia de Guajará em uma ilha onde antes tinha um arsenal que foi pelos ares, mas a base continua lá. Isto sim tem apelo turistico.
Em relação ao estado laico, quando o bispo Edir Macedo esteve em Belém, boa parte do custo da pregação dele no mangueirão foi bancado pelo governo, a praça da bíblia teria que mudar de nome e destinação.
É tão inconstitucional quanto é um projeto religioso. Cultural pode ser para os que acreditam nela, ou para os que simpatizam, mas, antes de tudo, a laicidade veda que o Estado utilize o Erário público para financiar tal construção.
Nada impede que os cristãos financiem tal obra, através, inclusive, de doações de pessoas como você!
Acho que outra pessoa que tem que se informar – e estudar – melhor!
É tão inconstitucional quanto é um projeto religioso. Cultural pode ser para os que acreditam nela, ou para os que simpatizam, mas, antes de tudo, a laicidade veda que o Estado utilize o Erário público para financiar tal construção.
Nada impede que os cristãos financiem tal obra, através, inclusive, de doações de pessoas como você!
Acho que outra pessoa que tem que se informar – e estudar – melhor!
em um posto de saude,de estudar em uma escola com péssimo ambiente.só isso esplicaria a burrice de fazer uma porcaria dessa para a cidade.isso não vai ajuda em nada o povo,esta estátua nao vai ajudar na educaçao,na saude,nas ruas precárias da cidade.
pago os meus imposto então eu quero q o meu dinheiro seja aplicado em obras que realmente sejam necessarias para o povo e não para ser gasto com porcarias que não vai beneficiar nada o povo.não espere nem um milagre dessa pedra pois imagem nem uma tem poder para fazer milagres na vida de ninguém.
Então vai um conselho, concordo em construir a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, porém para que vocês não fiquem tão indignados, sugiro que construam uma estátua de Edir Macedo ou do Silas Malafaia, pode ser no meio da Baia do Guajará ou próximo a igreja universal no entroncamento.
Pergunta.
Gestores Públicos quando a influência de grupos religiosos principalmente da igreja católica deixara de existir num estado que é Laico?
o povo...eles entenderão, pois será pra eles morar diante da imagem que com certeza terá asfalto, esgoto, agua encanada...um bom lugar pra habitar... povo brasileiro idolatra e analfabeto.
ANTI FANATISMO.
EU SOU A FAVOR DA ESTATUA,O TURISMO VAI AUMENTAR GERANDO RENDA E EMPREGO,NO RIO DE JANEIRO É MARAVILHOSO AQUI EM BELÉM É ESSA POLEMICA TODA.
Eu tenho a minha opinião própria doa a quem doer,estando certo ou errado foi uma decisão minha e não porque a Bíblio ou o pastor falou.
A Bíblia tem vários tipos de interpretação,o evangélico que que as pessoas aceitem Jejus através do medo e não do Amor,eles falam mais no diabo do que em Deus.
Eu sou honesto,trabalhador,pai de família,tenho erros como qualquer ser humano e vou pro inferno porque não sou da religião desses fanáticos.
O cara já matou,estuprou,robou,etc.Esse cara vai pro céu porque aceitou Jesus.
O certo é que devemos respeitar todo mundo.
Sou a favor da estatua sim.
Postar um comentário