Diante das críticas do público, o humorista em determinado momento parou de falar sobre a sua descrença em Deus
Chico Anysio tornou a sua descrença em Deus pública em meados de 2010, ao comentar na internet a morte por atropelamento do filho da atriz Cissa Guimarães. “Que Deus é este que deixa que morra um menino de 18 anos?”, escreveu.
“Deus é onisciente? Então ele sabia que Rafael teria de morrer naquele dia, naquela hora e daquele modo. Sendo assim, meus amigos, deixo à disposição de todos a minha parte de Deus porque, se mundo está como está, prefiro ficar sozinho.”
Ele teve, depois, de responder aos leitores que ficaram indignados com seu ateísmo — alguns partiram para a ofensa. Anysio disse que aquela seria a última vez que falaria sobre o assunto.
Chico Anysio tornou a sua descrença em Deus pública em meados de 2010, ao comentar na internet a morte por atropelamento do filho da atriz Cissa Guimarães. “Que Deus é este que deixa que morra um menino de 18 anos?”, escreveu.
“Deus é onisciente? Então ele sabia que Rafael teria de morrer naquele dia, naquela hora e daquele modo. Sendo assim, meus amigos, deixo à disposição de todos a minha parte de Deus porque, se mundo está como está, prefiro ficar sozinho.”
Ele teve, depois, de responder aos leitores que ficaram indignados com seu ateísmo — alguns partiram para a ofensa. Anysio disse que aquela seria a última vez que falaria sobre o assunto.
Um dos personagens do humorista foi o pastor Tim Tones, uma paródia ao messiânico Jim Jones, que levou seus seguidores a um suicídio em massa FOTO: REPRODUÇÃO |
Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, o nome de registro do humorista, nasceu no dia 12 de abril de 1931 em Maranguape, no Ceará. Seus programas fizeram sucesso na TV Globo. Criou dezenas de personagens.
Ele morreu no dia 23 de março de 2012. Um de seus 15 irmãos é o pastor Jorge Oliveira de Paula, que mora em São Luís do Maranhão.
Chico Anysio de fato não mais falou sobre o assunto, deixando de revelar, por exemplo, como ocorreu o processo de sua descrença.
Em abril de 2010, após a sua internação em um hospital, a primeira de uma sequência, Malga di Paula, sua mulher, disse que Chico estava agradecendo as orações de fãs.
O humorista teria dito que isso é “o melhor remédio que existe na vida”. Chegou-se a questionar o ateísmo de Chico, mas Malga nunca confirmou que a doença teria feito o seu marido a voltar a acreditar em Deus.
Na época, apesar das orações, Chico disse: “O que me mantém vivo é o trabalho”.
Comentários
"- E agora, acredita em Deus?"
Seriam alguns crédulos em lendas adoradores da morte?
Acho que ele ficou doente de tanto ficar na geladeira da globo.
http://www.youtube.com/watch?v=DOii8oGRCIg
Apesar da idade, Chico Anysio raciocina com profunda soberba! Se Deus não defende os mesmos valores que eu, então ele deve ser descartado. A referência é Chico e não Deus.
Por quê Deus haveria de manter vivos todos os "meninos" de 18 anos? Por quê Deus haveria de manter acesas todas as fogueiras e todas as estrelas?
Este homem, já velho, não adquiriu conhecimento suficiente para entender que não somos o centro do Universo. Ele ganhou a vida explorando estereótipos e preconceitos, a única forma de fazer humor. E dá a si mesmo uma importância tão grande a ponto de formular decretos sobre coisas que nunca conheceu.
Mais cá entre nós ele é mestre em dá "olé" na doença... rsrs já foi várias vezes pra UTI...
Tomara que ele saia dessa, espero eu!
Primeiro que desculpe , mas quando vejo seu nick me vem a cabeca uma pentecostal de cabelos longos , saia e todo recato abafador das pulsoes humanas e criador de toda forma de histerismos típicos da época freudiana.
Mas vamos aos argumentos:
Apesar da idade, Chico Anysio raciocina com profunda soberba!
Um problema dos religiosos é , se tu pensa diferente de mim tu já e soberbo. Nao há nunca o espaco para eu estar errado. Logicas como essa nao sao logicas, sao doutrinas. Posso estar errado quando a gravidade, quanto a eletricidade, quanto a quimica, so me provar, se alguem discorda de mim que prove, mas jamais pode ser descartada a hipotese de que algo pode ser errado. Mesmo a fé, pois se vc tem certeza de que sua fé é a certa, de que é visivel, é paupavel, ela já nao é mais fé, pois esta so sobrevive quando há a hipotese do estar errado, do contrario é uma afirmacao e nao uma fé.
Ora claro que Anysio mede a deus com sua propria medida, nao somos feitos a imagem e semelhanca dele? Com o que tu queria que um ateu medisse uma coisa ? Com um dus que ele nao acredita?
E quem ensina que adao é o centro da criacao nao é darwin.
Ccacá Rosset disse algo sobre o chico que eu senmpre achei: tem muito talento mas não tem graça nenhuma.
Acho que ele ficou doente de tanto ficar na geladeira da globo.
-----------------
Depreciando o talento de alguém apenas por não acreditar em lendas?
Argumentum ad hominem?
Este homem, já velho, não adquiriu conhecimento suficiente para entender que não somos o centro do Universo.
--------------------
Mas tem gente que acha que o Universo foi feito por um Deus de amor infinito e apenas e tão somente para o ser humano existir.
Se isso não é se achar que é o centro Universo, eu não sei mais o que é então.
Seus argumentos Senhora Crente, são contraditórios.
Lamentável que a Globo tenha assassinado sua carreira, para atender aos intere$$e$ maiore$.
Se Deus existisse e protegesse aqueles que crêem nele, os que crêem não precisam de planos de seguro, planos de saúde, não precisam do INSS, quem for crente, que não se inscreva no INSS.
-----------------
O "Deus do impossível" só é bão se você for ao médico e se a medicina estiver avançada o suficiente.
Porque, caso contrário...
O Izaque é a prova do poder do "Deus do impossível" indo ao médico.
Realmente essa frase do Chico chega a ser idiota mesmo. Entendo a revolta dele na época do ocorrido, aliás não só a dele mas como de muitas pessoas, mas raciocinando emcima desse argumento, quer dizer que se fosse um adulto de 30 ou um idoso de 70 anos que morresse não teria problema? rss....... Porque é isso que se dá a entender pelo argumento dele, que se fosse outra 'categoria' de pessoa não teria problema.
Isaac
Na mesma época, Chico Anysio também fazia um personagem (o Profeta) que não era sátira, era uma homenagem à religiosidade e ao transcendentalismo.
Fato é que não há evidência nenhuma de que Chico Anysio seja ateu, há apenas especulações, achismos e chutes.
Ainda não consegui ver até hoje alguem que esteja passando algum sufoco ou momento de dificuldade que não diga a famosa frase PELO AMOR DE DEUS.
E a resposta de quem não se deixa enganar é a de que não existe nenhum deus. A maioria das pessoas se deixa levar pela esperança de algum ser de poder infinito e invisível chegue e mude a vida delas, por que sabe que o mundo não vai mudar de uma hora pra outra.
Chico não morrerá... viverá eternamente em nossos corações, lembranças e sorrisos por conta de seu trabalho.
Chico não morrerá... viverá eternamente em nossos corações, lembranças e sorrisos por conta de seu trabalho.
Robson Kvalo
jorge meres dib.
O que é importante neste momento de saudades é lembrar as mensagens do humanista Chico Anísio deixadas em seu trabalho e o comportamento ao longa da vida. Viveu uma vida realmente plena, digna daqueles artistas que ousam e acreditam em suas convicções . Conheçam sua obra e tirem suas conclusões
Tadinho do Robson Kvalo IDIOTA!!!
E com teistas não acontece o mesmo...?
Enterram também e pronto...?
Ou sera que...
Fazendo homenagem a um teista ele rescussita...?
Ele nunca precisou...
Agora... menos ainda...!
Que cara mais arrogante!
essa foi boa. kkkkkkkkk
algum ser sobrenatural está mexendo no teclado
Você não tem noção de sentimento.
Então vá brigar com quem que homenagear. Você é um sujeito que não merece nem pena.
A pessoa não pode mais existir, porém as pessoas que a amavam vão continuar a lembrar dela. E nunca esquecer o quanto foi importante. É esse o motivo de homenagem entende? Mas você não parece ser digno disso.
Esse trecho demonstra o quanto de sentimentalismo você NÃO possui. Ainda bem que até agora nenhuma pessoa que amo morreu. Mas se morrer eu vou homenageá-la, sempre que quiser. Isso não é ser IDIOTA, isso é nunca deixar o AMOR pela pessoa querida se acabar. Coisa que acho que profundamente que você não tem.
E para não ficar confundindo eu com outro anônimo, meu nome é Leonardo.
Ooooh Nazi Grammar, ficou nervoso por que falamos de alguém sem graça?
Por Leonardo.
Millôr Fernandes
Sim o ateu não acredita vida após a morte mas ele não homenageia um pedaço de pau! O sentimento que a pessoa tem no coração a leva homenagear.
É claro que quando a pessoa ta viva a gente não homenageia, mas compartilhas momentos ruins e maravilhosos.
Leonardo
E quando se homenageia não importa o que esteja sobre o caixão, não importa se é pedra, pedaço de pau ou que troço for. Ela está pensando no ente querido que morreu. Não importa se não existe mais, para a pessoa que homenageia o falecido estará vivo no coração. E isso é algo que nem você e nem ninguém pode tirar dela.
Leonardo
Quando a gente está vivo, convivemos momentos tão tristes, ruins, maravilhosos, extraordinários...tantos momentos com a pessoa que amamos...que quando ela morre necessitamos fazer algo mesmo assim. Como por exemplo HOMENAGEAR.
Isso não é sinistro tanto faz se for com religioso ou com ateu. Se você não entende isso então sua mente é muito confusa.
Christopher Hitchens morreu de câncer no esôfago, e mesmo com sua saúde muito debilitada, sabendo que em breve iria morrer, não "arregou" quanto sua visão, continuou ateu até o dia de sua morte.
Não generalize, a maioria do ateus continuarão mantendo sua visão mesmo próximos à morte, pois a morte é um estágio natural da vida, e negá-la é de praxe das religiões.
Creio que seja isso que você quis dizer:
"Se você estava com ele até o seu ultimo suspiro, como você diz, prove que você estava com ele, Baphomet."
1 - Eu nunca disse que eu estava com ele até o ultimo suspiro;
2 - Eu disse que ele morreu afirmando que ele continuava a ser ateu, mesmo com sua morte tão próxima.
Capito?
Pois é, agora falta decidir qual dos milhares crédulos a estar certo. Porque o mundo inteiro tem um deus diferente que vai mandar todo o resto para o mármore do inferno e só vai salvar meia-dúzia de surtados que deram a sorte de nascer numa determinada região, numa determinada cultura e teve os pais certos que por sorte estavam na religião certa e enfiaram ela goela abaixo do filho.
Enquanto isso todo o resto do planeta irá amargar o sofrimento eterno porque não tiveram a mesma sorte.
Vai que tu morre e encontra aquela louca de trocentos braços ou aquele maluco com cara de gavião??? kkkkk
"Ah não ateu, mas esses deuses aí são falsos, são todos inventados! Só o meu que é certo!"
Claro, você possui milhares de evidências que somente o seu que é o certo, né?
Aposta de Pascal tsc tsc
Deus onisciente = se ele sabe o passado, presente e o futuro, sabia então de antemão qual camisa vc colocou hoje e qual prato você escolherá para o almoço amanhã. ONDE ESTÁ O LIVRE ARBÍTRIO?
Deus onipotente = se ele pode TUDO, então poderia criar uma mala tão pesada que nem ele mesmo pudesse carregar? Se não pode criar algo assim, então não é TODO Poderoso. Se, por outro lado, pode criar uma mala tão pesada que nem ele mesmo possa levantar, então... continua não sendo TODO poderoso - afinal, a mala venceu sua capacidade...
O bom da religião é isso: ela rende as melhores piadas.
Att.,
Dr. ALL.
Izaque Bastos,
Para seu conhecimento, Hitler não era ateu, e sim católico. Não sei se católico praticante (provavelmente não era), mas é a religião na qual ele foi criado, embora não tenha obedecido em nada aos princípios do catolicismo.
QUEM: Teve medo de morrer?
CA: Não tive nem tenho medo de morrer. Tenho medo é da forma de morrer, com dor, sofrendo. Se pudesse, morreria dormindo
QUEM: Acredita em Deus?
CA: Sim. Não sei de onde veio o boato de que sou ateu. Enquanto estive doente, nunca pedi para rezarem por mim. Recebi o johrei (terapia espiritual aplicada com as mãos) no hospital. Tenho São Francisco de Assis como um grande amigo. Jesus foi o homem do primeiro milênio, e Francisco de Assis foi o homem do segundo. Então, São Francisco é pau a pau com Jesus.
OBS: CA é o nome do comediante abreviado, só para constar para os menos inteligentes.
A entrevista pode ser encontrada na íntegra, até hoje, no site da Revista Época. Google é seu amigo.
Pesquisar direito antes de escrever um artigo às vezes é bom.
Chico Anysio foi católico.
Chico Anysio foi um católico fervoroso e sempre criticou ferozmente a esquerda.
Postar um comentário