Pular para o conteúdo principal

Valores seculares vão fixar a moral do século 21, diz Dawkins



O biólogo Richard Dawkins (foto), 71, afirmou que a moral do século 21 está sendo determinada pelos valores seculares. “Não precisamos das religiões para estabelecer a nossa moral”, disse ele durante o festival de literatura que se realizou m Jaipur (Índia).

Ao transcrever a entrevista na qual Dawkins fez essas afirmações, o jornal TheTimes of Índia disse que o cientista ateu "está entre os pensadores mais provocativo do nosso tempo”. “O geneticista da Universidade de Oxford tem travado uma guerra intelectual contra a religião, tendo como argumentação a ciência e a racionalidade.”

Para Dawkins,
 evento  quântico 
criou o universo 
Em Jaipur, Dawkins reafirmou que a ciência e a crença em um Deus criador do universo são incompatíveis entre si. Disse que a ciência ainda não sabe o que aconteceu exatamente no momento do bing bang, há 13,72 bilhões de anos. Mas acrescentou que físicos e cosmólogos estão avançando no sentido de provar que o “universo surgiu literalmente do nada através de um evento quântico”.

O jornal lhe perguntou se um dia a ciência vai triunfar sobre o tempo, concedendo a imortalidade às pessoas.

Ele respondeu que não. “A ideia da eternidade é assustadora”, disse. “Mais apavorante ainda é imaginar estar nela, estar lá bilhões e bilhões e bilhões de anos. Seria muito chato! Eu prefiro passar a eternidade sob anestesia geral – e é isso exatamente que vai acontecer.”



Clube cancela palestra de Dawkins ao saber que se trata de um ateu

Comentários

Ateu Consciente disse…
A palavra Dawkins traz de mordor seres assustadores, cuidado, a trollação começará!
Acho a linha de pensamento desse cara, duma lógica assustadora.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Realmente nós não precisamos de religião para definir nossa moral e ética.
Anônimo disse…
O Senhor do Escuro sempre espalhara seus servos pela terra-média.
Izaque Bastos disse…
querendo ou nao o que sempre moldou o carater e a moral do tempo foram as religioes,a relativizaçao da moral esta transformando sere humanos em monstros.
existe um perigo nisso aí, o que pode ser moral pra mim pode nao ser pro outro,e a religiao sempre trabalhou como um freio nesse assunto.
a partir do momento, que o homem deixar de vez a moral se relativizar, a coisa vai esta perdida.
agora é engraçada essa afirmaçao dele que o nada formou tudo que existe,e a conta entao 13 bilhoes de anos? quia quia quia, só pode ser brincadeira, a terra existe desde a eternidade determinada por Deus, ao contrario do que muitos afirmam, distorcendo a biblia, em Gensis cap 1, a terra já existia no universo, e a biblia relata que ela sem forma e vazia.
o bonitao que teorizou sobre big-bang, se baseou na biblia, pois Deus só dividiu em parte seca e molhado. mas os ateus distorcem o texto pra propagar a sua crença egoista, de que; o nada criou tudo, tem que ter fé demais num negocio desses.
nao é atoa que C.S.Lewis deixou o ateismo de lado depois de muito estudar, viu que nao fazia sentido muitas coisas.
Fabiano disse…
Mas é um gerador automático de falácias!
Anônimo disse…
.

Izaque Bastos.

Falou pouco e falou merda.

Perdeste uma ótima oportunidade de ficar calado.

Att.,

Espancador de Pastores

.
Anônimo disse…
Você diz que a terra sempre existiu baseado num livreco velho escrito por uma duzia de homens. A ciência diz que a terra tem 14 bilhões de anos, baseado em séculos de estudos de centenas de pessoas em fatos concretos.

O gênesis é uma vergonha alheia, repleta de absurdos.

O big bang NADA tem a ver com a bíblia. Se dependesse da bíblia ninguem precisaria mais estudar a origem do universo e ainda estariamos na idade média.
Anônimo disse…
Como sempre... ele é o troll mais assíduo do blog.
Anônimo disse…
Sou ATEU , admiro Dawkins , mas dizer que as religiões vão acabar é mentira ...

O cerebro humano foi programado durante sua evolução biológica a acreditar e imaginar o sobrenatural ! somos programados desde a tenra infancia a acreditar em deuses, fadas , super herois , monstros , bicho papão , papai noel e ao longo da vida nas religiões....

Acreditar em algo sobrenatural e imaginario ajudou na evolução humana e a superar tragédias , mortes prematuras e a a dor da morte....


O ser humano so vai deixar de acreditar em DEUSES qdo formos imortais...
Bia Alencar disse…
Izaque, voce é o maior exemplo de cristão que não conhece a história da sua própria religião.
A religião realmente formou a moral das pessoas, mais foi para PIOR. Antes havia cruzadas que matava todas as pessoas que iam contra o seu amado evangelho. Mais aí os filósofos,intelectuais e iluministas, que em grande parte eram ateus e agnósticos, queriam a separação da igreja e do estado. E é por isso que hoje quando você sai na rua não ver alguém sendo queimado na fogueira.
Se a sua esposa hoje pode trabalhar, é por que mulheres, em sua grande parte ateias, lutaram pelo direito das mulheres décadas atrás, enquanto a igreja dizia que a mulher devia ficar calada e só servia para ser dona de casa e prostituta.
E se hoje, voce pode tomar um remédio para sua febre não piorar é por causa de cientistas. Então, você pode negar o big bang, pode defender a sua religião a todo custo, mas a realidade é que você depende desses imorais, que voce tanto julga e despreza.
Anônimo disse…
Concordo com Dawkins a moral que o secularismo pode impor ao ser humano é melhor que qualquer religião possa dar.
Anônimo disse…
"Moral é uma merda." Clarice Lispector
Anônimo disse…
Pedi pra ignorar os crente mais não adianta vocês continua com esta palhaçada, o que palavras de um louco desvirtuado adestrado maquinizado roubotizado mereça atenção.Estou deixando os comentários vocês são uma vergonha pra mim ,vocês poderiam fazer melhor do que ficar se rebaixando a estes crentes a estes comentários baixo que eles fazem por pura trolagem para causar tumulto e vocês caem muito facilmente e acaba entrando na deles faça o favor ignore estas drogas de comentários de quem só quer atenção, Emitam suas opiniões e basta.

Ignore os crente

Anderson
Abçs
Avelino Bego disse…
Izaque BastosJan 27, 2012 10:04 AM
querendo ou nao o que sempre moldou o carater e a moral do tempo foram as religioes.
----------------

Negativo!

O que moldou o caráter foi o acordo velado que todos fazemos: eu prometo não te matar se você prometer não me matar.

Experimenta acabar com todas as Leis pra ver o que acontece!

Religiões, como parte da cultura Humana é o seu reflexo, e não o oposto.
Anônimo disse…
Ok, va com deus.
Robson disse…
Este tal de Izaque consegue foder o dia de qualquer um...

Cara,seu rabo não sente inveja do que sai da sua boca ??????? É brincadeira !!!!!!!!!!

Robson Kvalo
No Name disse…
Hummm já vi esta história...

Segundo Lukacs e Gramsci os vilões, que impediam a revolução era:

filosofia grega
direito romano
moral judaico-cristã

E de onde vem a moral secular mr. Dawkins?

Será que foi dos caboclos abaixo?

A lei, a moral, a religião são preconceitos burgueses, atrás dos quais se ocultam outros tantos interesses burgueses.” (Karl Marx, no Manifesto comunista, p. 36)

"O comunismo, porém, abole as verdades eternas, abole a religião e a moral” (Karl Marx, no Manifesto comunista. p. 44)

“A moral, é a impotência colocada em ação” (Karl Marx, em “A Sagrada Família”)

“O melhor revolucionário é um jovem desprovido de toda moral” (Lênin)
Anônimo disse…
Padre Paulo Ricardo! O que sua pessoa faz neste Blog pútrido. Ah sim tenho assistido suas aulas no Youtube, e elas são ótimas. A munição fornecida é boa, eu nunca tinha lido nada de Gramsci. Interpretando corretamente a desonestidade intelectual (que acaba por revelar onde dói), é um ótimo material de marxismo cultural.

http://www.youtube.com/watch?v=FJi7CugwzVw
Anônimo disse…
"Programado" é um PÉSSIMO TERMO pro que você tenta conceber, que aliás está errado.

O cérebro do humano cria sinapses, ele "se programa" ao longo de sua vida e história, até mesmo o instinto animal funciona desta forma, ele se programa de acordo com o meio ambiente onde se encontra o animal.

O homem não está pré-programado para acreditar em nada, não foi um bebê ou uma criança que iniciaram, por programação, as religiões, e sim adultos, cuja essência da mente já havia sido formada durante anos e anos, que imaginaram ideais, inventaram leis e criaram deuses.

Octavio.
HAHAHAHAHA! Tá bom, essa é boa, agora você quer nos dá aula de Marxismo (que nem nos interessa) mostrando um video de um padre fundamentalista de direita?!

Isso é piada?!
Anônimo disse…
^ Double Flawless! Fatality + Brutality
Anônimo disse…
Essa cambada de fascicatólicos, comunistófobos e irracionais afins - com idéias políticas - são os piores.
A.Porto disse…
Bilhões de anos de evolução não é assustador.
Ah, tá.
No Name disse…
Tem gente que se um conservador religioso disser:

Uma polegada tem 25,4 mm
Que o ponto de ebulição da água é 100° C
Que 2 + 2 são 4

E capaz de não acreditar só por que a pessoa quem disse isto é um fundamentalista religioso.

Depois o fundamentalista somos nos.
Só que tudo pode ser analisado pelo método científico.

Comparação estapafúrdia a sua.
Este comentário foi removido pelo autor.
"o bonitao que teorizou sobre big-bang, se baseou na biblia, pois Deus só dividiu em parte seca e molhado."

- Olha, eu não sei de qual dos seus dois neurônios você tirou essa afirmação ridícula, mas, sem você perceber, você admitiu a aceitou a Teoria do Big Bang como um fato.

Típico. -.-
corrent disse…
Poderia definir qual essa moral senão advinda da subjetividade de Dawkins? em outras palavras, que moral que o neu ateismo pode dar que não seja subjetiva?
Anônimo disse…
Muleque respeite a opinião contraria. Faça o debate intelectualmenteem vez de desqualificadamente desmerecer os outros. os iluministas e os materialistas comunistas mataram mais de 100 milhõeses de pessoas só por serem cristãos. e ai me explique as razõess insanes deses imuninados. Me espplique também como pode moleculas irracionais criar uma ordrm cosmica tão complexa e hamonizada.me convença.
Anônimo disse…
Exatamente, o que corrobora isso que você falou é o exemplo que, por sinal, está exposto no livro de Dawkins "Deus, um delírio" onde, em 17 de outubro de 1969, a polícia de montreal largou as armas em greve. Em resultado, no fim do dia seis bancos foram assaltados, cem lojas saqueadas, doze incêndios e 3 milhões em prejuízo. (Consedirando que Montreal, na época era de uma maioria cristã conservadora.) Então podemos concordar que a população não precisa das morais de um Gandalf Intergalático, mas sim de policiamento. NCAnon
Como pode moleculas irracionais criar uma ordem muito mais complexa e harmonixada como as que fizeram seu corpo?
Tragam o. Nada sobre a mesa e facam-no produzir um evento quantico e esperem nascer um universo...isso seria a prova cientifica. Dawkins esta louco?
Ray Aguieiras disse…
Deixa der IGNORANTE ! Nao ha nem o que falar dos seus comentarios infelizes !!! Acorda,rapaz ! CRESCE,ESTUDE !
Anônimo disse…
Traga deus e faça ele produzir alguma coisa do nada, na nossa frente. Viu? Equivale. Primeiro prove você a existência do seu deus, depois se conversa sobre o resto.
Anônimo disse…
"o bonitao que teorizou sobre big-bang, se baseou na biblia, pois Deus só dividiu em parte seca e molhado. mas os ateus distorcem o texto pra propagar a sua crença egoista, de que; o nada criou tudo, tem que ter fé demais num negocio desses."

Então quem teorizou o big-bang se baseou na bíblia? Trágico. Vou nem comentar tal falta de conhecimento.
Deus dividiu em partes secas e molhadas? Você fala de oceanos e continentes? Só pra contar, não é porque um continente é uma enorme porção de terra que não pode ser 'molhado', ou não haver água, acho tão simples tal percepção, que tenho vergonha de relembrar você.
Bem, eu acredito que é preciso ter mais fé pra acreditar que um ser invisível rege todo o universo, do que nos fatos descobertos pela ciência. Fatos esses que não são verdades absolutas, a ciência está sempre se renovando, em um ciclo de conhecimentos, onde não há lugar para dogmas.

Passe bem, camarada.
Bruno de Moura disse…
Izaque bastos, você faz uma dicotomia completamente equivocada entre irreligiosidade e relativismo moral/cultural. Não sou religioso e tão pouco um relativista. Sou um humanista, um libertário social... mantenho meus gostos pessoais separado da esfera pública... não tento fazer o estado impor minhas preferências a ninguém. Tenho minhas crenças com relação a qual é a melhor maneira de tratar conceitos como "bem" e "mal" e de como devemos tratar o outro, e nada disto deriva da religião e nem são passíveis de serem relativizadas.
Bruno de Moura disse…
Os mecanismos cerebrais favorecem a religião podem entrar em desuso com a secularização da sociedade. Não acredito que vamos ter uma humanidade totalmente livre da religião sem que ocorra uma seleção que favoreceria os irreligiosos. Acho que podemos diminuir bastante, principalmente se conseguirmos livrar a humanidade da miséria e da falta de educação científica. A incapacidade do ser humano em livrar o mundo das mazelas sociais, me faz cético em relação a possibilidade da significativa redução da religiosidade do mundo.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Líder religioso confirma que atirador foi da Testemunhas de Jeová

O superintendente do Circuito Rio de Janeiro-07 da Testemunhas de Jeová, Antônio Marcos Oliveira, confirmou ao UOL que Wellington Menezes de Oliveira, o atirador do Realengo, frequentou um templo da religião na Zona Oeste da cidade. Casa do atirador tinha publicações da TJs O líder religioso procurou minimizar esse fato ao ressaltar que Wellington foi seguidor da crença apenas no início de sua adolescência. Ele não disse até que ano Wellington foi um devoto. Na casa do atirador, a polícia encontrou várias publicações editadas pela religião. (foto) Essa foi a primeira manifestação da TJs desde que Wellington invadiu no dia 7 de abril uma escola e matou 12 estudantes e ferindo outros. Oliveira fez as declarações em resposta a um ex-TJ (e suposto amigo do atirador) ouvido pelo UOL. Segundo esse ex-fiel, Wellington se manteve na religião até 2008. Por essa versão, Wellington, que estava com 23 anos, permaneceu na crença até os 20 anos. Ou seja, já era adulto, e não um pré-ad

Valdemiro pede 10% do salário que os fiéis gostariam de ter

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Maioria jamais será ateia nem fiel da Iurd, diz padre Marcelo

Para Rossi, Deus não reconhece casal de gays como família O jornal Correio da Manhã, de Portugal, perguntou ao padre Marcelo Rossi (foto): - O que o assustaria mais: um Brasil que deixasse de crer em Deus ou um Brasil crente em que a Iurd fosse maioritária? A resposta foi enfática: - Não acredito que isso possa acontecer. Nunca. O Brasil não vai deixar que isso aconteça. Rossi foi evasivo ao responder se está ou não preocupado com o avanço no Brasil dos evangélicos protestantes. “Há igrejas e igrejas”, disse. “Uma coisa são as igrejas tradicionais evangélicas e outra são as seitas.” O padre foi entrevistado por Leonardo Ralha a propósito do lançamento em Portugal do seu livro 'Ágape'. Ele disse ter ficado surpreso com das vendas do livro no Brasil – mais de sete milhões de exemplares, contra a expectativa dele de um milhão. Atribuiu o sucesso do livro à sua tentativa de mostrar às pessoas um resumo dos dez mandamentos: “amar a Deus sobre todas as

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump