O biólogo disse ser preciso
combater 'o vírus da fé'
|
A declaração do autor do best-seller “Deus, um delírio” foi feita feita ontem (23) em entrevista durante o Festival de Literatura em Jaipur (Índia), que é o evento no gênero de mais prestígio na Ásia.
Dawkins classificou como “desgraça lamentável” a ausência no festival do escritor Salman Rushdie, que não viajou a Índia porque voltou a ser ameaçado de morte por fanáticos religiosos.
Rushdie é autor, entre outros, do Versos Satânicos, livro que critica os seguidores do Islã pela perseguição dos fiéis de outras religiões. Por causa desse livro, em 1989 o aiatolá Khomeini, do Irã, ofereceu dinheiro ao muçulmano que matasse Rushdie. O escritor mora na Grã-Bretanha, onde por alguns anos contou com a proteção da polícia.
A fatwa (manifestação de uma autoridade religiosa com base Islã) de Khomeini acabou sendo suspensa, mas nas vésperas do festival de Jaipur alguns líderes muçulmanos voltaram a defender a morte do escritor.
No festival, Dawkins disse que a perseguição a Rushdie lembra os católicos que, no século 16, escreveram a uma autoridade do Vaticano para saber se poderiam matar a rainha Elizabeth I por ter levado milhões de fiéis para a Igreja Anglicana. A resposta, lembrou o cientista, foi de que o ato seria “louvável”.
Dawkins se mostrou inconformado com o salvo-conduto que os líderes religiosos têm para pregar o ódio, como agora no caso de Rushdie, sem que sejam punidos. Essa condescendência foi longe demais, disse.
De acordo com ele, isso mostra que, quanto aos líderes religioso, nada mudou em quase 500 anos. “A religião é mortal porque, por ela, há pessoas dispostas a morrer a matar.” Por isso é preciso combater "o vírus da fé".
Um jornalista perguntou a Dawkins se ele não estaria sendo presunçoso ao querer descartar as religiões sendo que a ciência não tem explicação para tudo.
O biólogo respondeu que, “se não entendemos alguma coisa, precisamos arregaçar as mangas e começar a trabalhar para obter a explicação”. “Não devemos ser preguiçosos e chamar essa coisa de sobrenatural.”
Dawkins também foi questionado sobre a suposta eficácia da yoga. Para ele, a yoga não tem nenhuma fundamentação científica.
Afirmou que considera como pensamento científico qualquer formulação de ideias que estiver aberta à investigação e passível de modificação diante de novas evidências. O que – disse – não ocorre com a yoga.
Quando se trata de religião aceitamos violações à lógica. Por quê?
por Hélio Schwartsman em dezembro de 2011
Mais sobre Dawkins. Ateísmo.
por Hélio Schwartsman em dezembro de 2011
Mais sobre Dawkins. Ateísmo.
Comentários
"Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.
Tiago
1:27 A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. "
Tiago 1;27,28
depois os cristaos que sao burros.
acho que ele quer é ser famoso igual a Jesus Cristo, e entao ataca a religiao de todas maneiras.
o Dawkins fala tanto em evidencias, queria que alguem me falasse qual foi a pesquisa que esse senhor empreendeu em fazer pra melhorar a vida dos seres humanos na terra, alem de ficar atacando a religiao e religiosos?
ele gosta tanto de ciencia, qual descoberta cientifica o mesmo tem, ou fez a respeito de alguma coisa?como por ex; descobrir a cura do cancer seria uma boa coisa pra sociedade.
ele se comporta como qualquer outro clerigo, e faz como qualquer outro fundamentalista, quer levar o ateismo ate as ultimas consequencias, nao me assustaria se o vesse morrer como louco.
nao se conquista pessoas pela razao, mas pelo coraçao, os livros de Dawkins, só fazem os religiosos se tornarem mais religiosos, o uso da força , querendo esmagar a crença, só o levara cada vez mais ser encarado como um arrogante desesperado.
se um mundo sem religiao fosse otimo a Coreia do Norte seria o ceu na terra.
O que o Pr. Izaque faz para melhorar o mundo: cri...cri...crii...crii....
Depois dessa, qualquer um em sã consciência viraria ateu.
A pedrinha no sapato - não só dele - é a burrice humana.
e as pessoas honestas a deixarem de acreditar no papai-noel de adultos.
- Olha !!! O rei está nú !!!
uma mão pesquisando faz mais do que milhões orando.
se um mundo sem religiao fosse otimo a Coreia do Norte seria o ceu na terra."
Você vive mesmo no seu mundinho de faz de conta, hein... acorda lunático.
A religião está se destruindo sozinha, cabe a todos nós, dar "aquela forcinha" para que ela vá de vez para o buraco.
O trabalho do dawkins pode diminuir a força e a quantidade de novos fanáticos religiosos ao propagar a razão e a ciência, e portanto, diminuindo atrocidades tipicamente crentes como ataques a homossexuais, apedrejamento e desqualificação das mulheres, ataques suicidas etc... portanto, fazendo um bem a humanidade.
E que caralho você faz, além de defecar pela boca pra depois esfregar a cara na merda? Já sei, NADA!
Fala tanto da Coreia do Norte, mas ela não está nem entre os 20 países com mais índices de ateísmo!
Vai aqui o Top 20:
•Suécia
•Vietnã
•Dinamarca
•Noruega
•Japão
•República Tcheca
•Finlândia
•França
•Coréia do Sul
•Estônia
•Alemanha
•Rússia
•Hungria
•Holanda
•Inglaterra
•Bélgica
•Bulgária
•Eslovênia
•Israel
•Canadá
Leia mais em: O ranking dos países menos crentes do mundo - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=5845#ixzz1kPKrUGB7
Vai estudar, seu vagabundo!
Não Alemanha, o Papa Católico não é visto como santo nem como herói;
A Europa atinge índices cada vez maiores de desprogramação religiosa entre os jovens.
A Queda das Torres Gêmeas, nos EUA, mostrou que para destruir um grande empreendimento, não é preciso atacar seus fundamentos. Basta enfraquecer a estrutura próximo ao topo e deixar que o peso da cúpula gere uma cadeia de destruição.
Jesus, Maomé, Jeová e Alah já se provaram inatacáveis, muito mais por estarem mortos ou nunca terem existido. Por outro lado, o processo na Corte Internacional contra Bento XVI deve ser concluído o mais rápido possível. Se o Papa e alguns de seus cardeais fossem condenados por acobertar a pedofilia, isso ficaria na História, como uma mancha. Isso lançaria dúvida sobre todos os clérigos. E não há nada tão pernicioso para a crença do que a dúvida persistente.
Quanto aos emissores de fatwas, os países da Primavera Árabe, em breve, vão se encarregar de silenciá-los.
"descobrir a cura do câncer seria uma boa coisa pra sociedade."
uma mão pesquisando faz mais do que milhões orando.
SERÁ????
A fé ressuscita os mortos.
E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse?
38 Jesus, pois, movendo-se outra vez muito em si mesmo, veio ao sepulcro; e era uma caverna, e tinha uma pedra posta sobre ela.
39 Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias.
40 Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?
41 Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido.
42 Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste.
43 E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.
44 E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.
45 Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo a Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele.
Quero ver mãos mortas fazerem alguma coisa.
Crer em lendas é muito fácil e agradável para muitos ainda.
Lá se vai 2000 anos muitos tentaram na base da execução sumária, torturas todo tipo de violência.
Quanto mais matavam menos adiantava, até que um dia Gransci teve a brilhante ideia de infiltrar e destruir a igreja por dentro. Depois veio a Escola de Frankfurt e esta continuando o trabalho.
O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
Sobre a parte "escreveram a uma autoridade do Vaticano para saber se poderiam matar a rainha Elizabeth I por ter levado milhões de fiéis para a Igreja Anglicana. A resposta, lembrou o cientista, foi de que o ato seria “louvável”."
Alguém tem um link ou fonte que prove que isso é verdade? Gostaria de obter mais informações sobre esse episódio.
Obrigado.
William
fácil: cristianismo é o ópio do cabra burro, o islamismo é o ópio do retardado.
O mundo estaria melhor se mais pessoas parassem de viver de ilusões e colocassem suas energias em construir um mundo positivo real, aproveitassem esta vida ( a unica), e nao a doassem a esses enganadores, salafrarios...chega ate eu estou cançado de tanta lavagem cerebral e perpetuação da burrice.
- Disso a sua Igreja entende muito bem, não é, adorador das Cruzadas? Pra ter um templário assassino como avatar, tem que idolatrar muito esses criminosos.
A religião está decaindo cada vez mais em certos aspectos, mas também se fortalecendo em outros, especialmente em países de terceiro mundo. Enquanto a Europa se livra da Igreja Católica, por exemplo, aqui as igrejas evangélicas ganham cada vez mais poder.
Enquanto houver ignorância, haverá religião (e acabar totalmente com a ignorância não parece muito possível). Religião é o resultado dos medos e inseguranças do ser humano, que busca respostas que o deixem satisfeito e se sinta seguro num universo ao qual ele não tem controle (se essas respostas são verdadeiras, é irrelevante. O importante é ouvir o que ele quer para se sentir protegido). Uma pessoa culta acaba sobrepondo a razão a esses medos, porque os entende e sabe separar medo irracional da realidade, através do conhecimento científico. Como a tendência é a humanidade ganhar cada vez mais conhecimento e cultura, é natural que a religião vá gradativamente sumindo da sociedade.
Mas, mesmo no dia que a humanidade estiver no ápice da evolução cultural, onde o mundo todo seja bem educado e a ciência esteja no nível de um filme de ficção científica (supondo que o mundo dure tempo o bastante para alcançar esse estágio, porque sinceramente eu acho que as chances de estragarmos tudo antes é bem grande), ainda haverá pessoas que terão a mente fraca e buscarão se enganar com respostas confortáveis para fugir da realidade. E com isso, mesmo nessa sociedade super evoluída, ainda haverá religião.
Religião faz parte da humanidade como ter medo do desconhecido faz, como ser egoísta faz, como tantas outras coisas naturais do ser humano fazem. O que não quer dizer que essas características não possam ser excluídas através da educação, quando se chega à conclusão de que estão atrapalhando. Mas daí tirar 100%, eu acho impossível. O que pessoas instruídas fazem (ou deveriam), é tentar ajudar a evoluir a nossa sociedade o máximo possível, ajudando a acabar com essas âncoras que nos puxam para baixo.
Dawkins é uma dessas pessoas, e faz um bom trabalho, como tantos outros. Mas está sendo otimista demais dessa vez. O trabalho mal começou, e vai demorar muito para colhermos os frutos de uma sociedade melhor.
Isso eu acredito, até por que o Superman ressuscitou a Lois Lane.
PS.: Preciso dizer que isso foi ironia ?
Assim, vc podera usar a sua fé para ressucitar dos mortos.
Quero ver a sua fé fazer alguma coisa.
Pois eu pergunto: SERÁ ?????
Porem, com o tempo, as mudancas demograficas que se darao no mundo todo devido ao declinio das taxas de natalidade e aumento do numero de idosos, ocorrera um evento chamado "implosao populacional".
A ONU preve para o ano de 2200 que a populacao mundial retornara à casa dos 2 bilhoes de habitantes.
As grandes mudancas demograficas, com a estabilizacao e posterior reducao da populacao mundial, havera mais renda, mais recursos disponiveis, muita infra-estrutura abandonada e em desuso, areas vazias, etc. E com a evolucao da tecnologia, havera um salto educacional em termos quantitativos e qualitativos (pois se vc tem menos pessoas, ha mais recursos e melhoria da qualidade do ensino).
Essas mudancas no futuro provocarao profundas mudancas na civilizacao humana, com mudancas igualmente profundas nas religioes organizadas. Algumas poderao deixar de existir, outras serao assimiladas, algumas mudarao tanto que serao irreconheciveis, e assim por diante. Dogmas, teologias, doutrinas, etc.. poderao desaparecer e cair em desuso, dando lugar a novas ideias.
Enfim, tudo muda. As estruturas que temos nos dias de hoje, inevitavelmente desaparecerao no futuro. Seja por mudança, seja por violencia, seja por extincao, etc. Mas desaparecerao.
Os crentelhos falaciosos não se cansam dessas associações ridículas entre imperialismo e não-crença.
Como se o Império Romano, Stalin, Mao tse Tung etc tivessem como objetivo principal exterminar a religião né garotão?
Os crentelhos falaciosos não se cansam dessas associações ridículas entre imperialismo e não-crença.
esse Dawkins é um arrogante idiota, que tem uma boa cultura só isso, tambem nascido em berço de ouro, teria que ter uma boa educaçao mesmo.
Letras, só letras, meras palavras... Não é engraçado você achar isso tão pouco importante, quando a sua tão amada Bíblia é composta só disso? Mas as meras palavras escritas por sacerdotes medievais ignorantes de séculos atrás devem ser muito mais confiáveis que as palavras escritas por cientistas de hoje em dia.
Se dá tanta importância à ações concretas e coisas físicas (como máquinas voadoras ou sei lá o que você consiedra uma "invenção"), comece a listar todas as coisas concretas que você e sua religião trouxeram para melhorar a sociedade. Ou será que tudo o que vocês têm são meras palavras?
Você precisa conhecer mais o Dawkins, porque ele é um pesquisador sério.
Ele definiu melhor o termo "meme", por exemplo, além de ser bem conceituado nos estudos da TE. Que tal ler o que ele escreve ao invés de ficar ouvindo o que o seu pastor diz sobre ele? Ou desses sites crentes? É como se eu atacasse um pesquisador cristão e dissesse que ele não fez nada de importante (como Francis Collins, por exemplo), só porque ele tem uma crença.
E acho que você quis dizer "Australopiteco" (australopithecus), não?
será que a igreja anglicana verdadeira apoaiaria isso?
Mas é mais fácil taxá-lo assim, porque desqualifica sua pessoa. Sério. Alguém realmente acha que ele está no mesmo nível de um aiatolá?
nao Israel, vc que julga assim, sua resposta é uma falhança, uma briga sem sentido para defender seu deus Dawkins, ataca outra crença ou pessoas.
minha pergunta e ao mesmo tempo disertaçao é que; pessoas seria e nao implicantes nao ficam perdendo tempo tentando acabar com a religiosidade alheia.
o Dawkins agride bilhoes de pessoas credulas , dizendo que elas sao burras e idiotas ao acreditar em deuses.
e outra Fabiano, ninguem antes tinha falado contra o cristianismo?serio mesmo?
culpar o cristianismo por todas desgraças é facil em vez de soluciona-las, nao é mesmo?
Cristo em nenhum momento atacou alguem, pelo contrario , foi moto por falar a verdade.
Helen De Rose
Cristo é um personagem de uma história, entenda isso.
Bem, pela sua lógica também não podemos falar mal do nazismo, já que falar não resolve. Agora me diga, o que você tem feito para solucionar os problemas causados pelo cristianismo? Ou você é daqueles que acham que o cristianismo é algo bom e puro e só traz coisas boas?
Deve ser isso, considerando que acredita na história do boneco de barro, da mulher-costela e da cobra mágica falante.
Antes que você me questione, não há provas que comprovem a não existência de Shen Long, portanto é verdade.
Anderson
Abçs
nao é inteligente alguem difundir a verdade morrendo de muitas maneiras.
se vc hj fala abertamente, e tem a liberdade de expressao é por causa de pessoas que morreram pra defender o direito de culto, de protestar, de ser livre.
* Kamikazes
* Jim Jones
* Heaven's Gate
* Homens-bomba do Islã
* Rebelião de Münster
* Wellington de Menezes de Oliveira
Alguém se matar por um ser imaginário não prova sua existência. Tente de novo, esse argumento foi do mesmo nível de todos os seus outros.
E sim, os milhões de cristãos que morreram por sua religião, eram idiotas. Triste, mas verdade.
- Eu, com certeza não.
"c acha mesmo que os milhoes de cristaos que morreram perseguidos morreram porque eram idiotas?"
- Idiotas não, ingênuos, para não dizer outra coisa. As pessoas morrem por cada besteira, ultimamente.
"nao é inteligente alguem difundir a verdade morrendo de muitas maneiras."
- Morrer em nome de uma ideologia, seja ela qual for, pra mim, não é nada inteligente.
"se vc hj fala abertamente, e tem a liberdade de expressao é por causa de pessoas que morreram pra defender o direito de culto, de protestar, de ser livre."
- Sim, os "caras pintadas", "diretas já" e etc. Movimentos laicos, se quer saber.
Cara, quer me xingar (se escreve com X, caso ainda não aprendeu), xingue, mas direito!
Estude, porra, estude! Usa tua mente, nem que seja uma vez na vida, cacete!
Você só passa o dia inteiro enchendo nosso saco e depois é o Dawkins que é idiota?
Isaac
Deus é uma conclusão Lógica: Se Deus não existisse, mas a invenção de sua existência fosse capaz de gerar apenas Madre Teresa de Calcutá, já teria valido a pena, e poderíamos dizer que inventar Deus, foi uma boa idéia.
Eu Não tenho paciência para ler merda criacionista, principalmente vindo de um cara que segue o blog de um porco homofóbico como o Julio Severo.
Ah, com certeza era uma pessoa maravilhosa. Seguia exatamente o que seu deus feito de amor mandou; fazer com que as pessoas sofressem antes de morrer para serem supostamente salvas depois.
Mas esse velhinho é muito racional mesmo!
O movimento ateísta se supera a cada pérola expelida pelos seus sábios profetas.
Em outras palavras, Darwin não era um militante ateu à-toa psicótico como Richard Dawkins e suas fãzocas.
"Ele existe e prega as mesma coisas"
ASS: Hugo ( Uberlândia- MG )
Ao lado de edir macedo, valdomiro, rr soares, papa e ainda ficam rindo de um homen que se diz ser a reencarnação de jesus cristo.
Se juntar todos os filmes de comédia dos eua, não chega nem perto dessa comédia da vida real!
Viva o ateísmo, poís ele quebrou e ajudou aqueles que achavam que a religião liga o homem a DEUS!
Postar um comentário