Parceiros |
por Álvaro Oppermann
para Superinteressante
Se a gente fosse fazer um retrato falado de Satanás, ele sairia mais ou menos como Hellboy (foto), das histórias em quadrinhos de Mike Mignolla.
Peço desculpas aos fãs, pois o personagem da HQ, no fundo, é um sujeito de bom coração - enquanto o Diabo (alguém duvida?) quer mais é atazanar o ser humano. Mas a comparação vem a calhar, pois é de maniqueísmo que estamos falando. A cultura ocidental se acostumou a pintar o Universo como uma guerra cósmica entre o bem e o mal. E o mal tem a cara do Diabo, um monstrengo escarlate de chifres e rabo, quase sempre com um tridente em punho.
Agora pasme: essa imagem simplesmente não existe na Bíblia. Pelo menos é isso que demonstra o pesquisador americano Henry Ansgar Kelly, professor emérito da Universidade da Califórnia, no livro "Satã: Uma Biografia".
Kelly garante que a história original do demônio - aquela que está registrada nos textos bíblicos - foi deturpada ao longo dos tempos. Na verdade, o Diabo não seria assim tão ruim quanto se pinta. E a "difamação" começou lá atrás, nos primeiros séculos do cristianismo, por obra de patriarcas da Igreja como são Jerônimo.
Para o pesquisador americano, a Bíblia revela que o demônio era uma espécie de "empregado de Deus" - uma entidade moralmente correta, encarregada de perseguir e acusar os pecadores. No século 2, porém, os pais da Igreja, ao interpretar o episódio bíblico de Adão e Eva no jardim do Éden, associaram-no à imagem da traiçoeira serpente. A partir daí, diz Kelly, ele foi sendo transformado em inimigo de Deus, até virar a representação máxima do mal.
Uma visão menos maniqueísta do Diabo, como a proposta por Henry Kelly e outros autores modernos, parece estar em sintonia com o conceito de "mal" observado em algumas religiões. No hinduísmo e no budismo, por exemplo, existem criaturas malignas, como os demônios hindus Asuras, ou as criaturas infernais budistas chamadas Naraka. Mas elas não são personagens centrais como o Diabo é na mitologia cristã. "O maniqueísmo clássico é o do zoroastrismo", afirma Kelly. Nessa antiga religião originária da Babilônia, existe um deus 100% benevolente, chamado Ahura Mazda, e um espírito totalmente mau, conhecido como Angra Mainyu ou Ahriman.
Uma das versões de Satã mais fascinantes talvez seja a encontrada no islamismo. Também chamado Iblis, o demônio dos muçulmanos é um anjo caído, assim como o dos cristãos e o dos judeus. As similaridades se dão até no nome: shaitan, em árabe. Mas ele tem uma tarefa que os outros não têm. Segundo a crença islâmica, todos os recém-nascidos são tocados pelo diabo na hora do nascimento - para que, mais adiante na vida, possam fazer a escolha que bem entenderem entre o certo e o errado.
O shaitan do islamismo, contudo, não é nem de longe tão maléfico e assustador quanto seu equivalente cristão. Na tradição judaico-cristã, nada pode ser mais perverso, traiçoeiro e perigoso que o demônio - um servo extraviado do Todo-Poderoso, que acabou sendo expulso do Reino dos Céus porque trazia em sua essência o nefasto e contagiante princípio da corrupção universal.
A descrição mais vívida do inferno talvez seja a de Dante Alighieri no clássico A Divina Comédia, de 1321. O "Inferno de Dante", como ficou conhecido, é composto de 9 círculos. O primeiro destina-se a cristãos não batizados e pagãos virtuosos (aqueles que não tiveram a "sorte" de aceitar o cristianismo em vida). Abaixo dele, há círculos para adúlteros, glutões, avarentos e preguiçosos. A coisa começa a esquentar, literalmente, no 6º círculo, o dos heréticos. O 7º círculo, reservado aos violentos, é terrível: suas vítimas são banhadas num rio de sangue fervente. No 8º, para fraudadores, o pecador fica imerso num mar de excrementos. E o último é gelado, surpreendentemente gelado. Nele ficam os traidores - a escória da escória humana.
Igreja Anglicana deixa de citar Satanás na liturgia do batismo
A responsabilidade dos comentários é de seus autores.
Comentários
agora so faltava essa , ateus querer fazer comparaçoes com religioes babilonicas , islamitas, induistas, e budistas com o cristianismo.
e querem fazer o diabo de bonzim?:leva ele pra sua casa entao.
uma das estrategias do diabo é essa; fazer as pessoas acreditarem que ele nao existe, outra é fazer comparaçoes com todo tipo de religioes, quem duvida que o diabo é so mitologia, é pq talvez nunca viu uma pessoa endemoninhada.
O capeta vem de graça ja a defesa, esta custa muito caro.
Esquema mafioso legitimo.
Só mesmo cristão que interpreta a Bíblia literalmente para acreditar nesse conto da carochinha.
Jó 1,6 E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.
Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.
Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?
Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.
Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.
E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR.
Jó 1:6-12
Crente vive com o capeta na cabeça e no "corpo" ai quando fazem M... jogam a culpa nele.
O cara rouba, mata, enche o rabo de cachaça, usa droga, trai a mulher a família, mas a culpa não é dele, é do capeta!
Desculpinha esfarrapada!
Uma ladainha absolutamente insana. Incrível!!! Tudo no mundo, tudo o que acontece na vida daquelas duas mulheres era explicado por vias sobrenaturais. Impressionante!!! Caso de hospício mesmo!
Ateu4Ever
Na minha vida, jamais vi nenhum ser endemoniado, jamais escutei vozes do além (anjos ou demonios), nunca vi sombras nas paredes, nunca, nenhum ruido estranho, nada. Já fui a igrejas evangélicas para ver ao vivo o tal do "endemonhamento".
Quer saber minha opinião: papo furado, encenação, mentira! É isso o que é. De repente um cara lá cai no meio e começa a falar grosso como se fosse um espírito de umbanda. Todo mundo se assusta e fica com medo. O pastor vem e começa a gritar em nome de jesus. Todos estão tensos e esperando uma solução divina para a incorporação.
Eu cheguei perto de um desses endemoniados. Tive de fazer um esforço para vê-lo de perto, porque os pastores não te deixam chegar muito próximo (por motivos óbvios). Bem consegui chegar a uns 8 metros do cidadão endemoniado. Para minha surpresa. Maior farsa! Maior encenação do mundo. Coisa para impressionar gente ignorante. O cara simplesmente fingia. Era óbvio. Tão óbvio que não sei como outras pessoas não notaram. Talvez não queiram notar ou talvez o espetáculo dos pastores e auxiliares gritando e invocando a palavra de deus faça tudo ficar confuso.
Mas constatei por mim mesmo: uma farsa, fingimento, mentira!!!
Crentes fanáticos são profundamente impressionáveis. São cordeirinhos idiotas a serviço de espertalhões que sugam seu dinheiro. Bando de coitados!
Ateu4Ever
- Sim, é a mesma coisa. Jeová ou Javé é tão real quanto Zeus, Odin, Rá e etc.
"agora so faltava essa , ateus querer fazer comparaçoes com religioes babilonicas , islamitas, induistas, e budistas com o cristianismo."
- Também é a mesma coisa. E quem dera que fosse só os ateus. Teólogos sérios tratam as lendas de Abraão no mesmo patamar que a mitologia grego-romana e nórdica.
"e querem fazer o diabo de bonzim?:leva ele pra sua casa entao."
- Pelo menos ele matou menos gente, é menos pior que deus.
"uma das estrategias do diabo é essa; fazer as pessoas acreditarem que ele nao existe, outra é fazer comparaçoes com todo tipo de religioes"
- Diabo isso, diabo aquilo, blá-blá-blá... a mesma falácia imbeciloide cristã de sempre. Tudo é culpa do diabo ou de deus. Isso enche o saco.
"quem duvida que o diabo é so mitologia, é pq talvez nunca viu uma pessoa endemoninhada."
- Ah, tá! Você é do tipo de pessoas que acredita naqueles exorcismo na televisão que não passam de teatrinho de quinta categoria! Quanta ingenuidade!
Sério, cara, acredita mesmo naquele bosta?
Digimons são mais reais.
E, ateu4ever, é tudo ator contratado , tão verdadeiro quanto os 'casos' do programa do Ratinho no SBT.
É só engrossar a voz como se estivesse rouco, se contorcer como se estivesse tendo um ataque epilético, gemer como se estivesse com dor de dente, gritar como um demente, babar um pouquinho, fazer uma caretinha e repetir tudo que o pastor-estelionatário falar.
Tudo isso desde que se pague bem, é claro.
Se é bom não tocar uma mulher, então é ruim tocar uma mulher sempre e em todos os casos.
A mulher é uma ferramenta de Satã e um caminho para o inferno. (São Jerônimo)
Existem muitos disturbios que levam a isso. Epilepsia e Distúrbio de multipla Personalidade são exemplos.
Na igreja que eu frequentava, algumas pessoas que tinham carências emocionais tambem "se manifestavam" para ter atenção dos membros e dos pastores.
Deveriam haver leis específicas para proibir este tipo de coisa, principalmente na TV. Estas pessoas precisam de especialistas e não destes charlatões.
mitologia cristã?
------------------------
E no que você acredita é o que?
a Figura do CAPETA foi moldada e propagada pela ICAR ao longo de 2 milenios assim como a do bixo papão pras crianças de todo mundo ;
´´cuidado menino obedeça seus pais senao o bixo papão te pega ´´
´´Crente pague o dizimo direitinho senao o capeta vem de pegar´´....
A vida é uma só pessoal e é bem curta....nao deixe que as religiões escravizem seu pensamento...
se ja honesto , inteligente e feliz e livre !!!
O diabo é o governante supremo deste mundo. Todo mundo que conquista uma merrequinha de poder, qualquer que seja, faz pacto com ele. O diabo é a cupiditas, e a invidia...O diabo é a maledicência, a inimizade, a sujeira, a preguiça, a desordem. O diabo não tem limites.
Pouco importa se acreditem nele ou não, o diabo sabe que ele é real. Mais real que todos nós.
A figura do capeta com chifres e rabo também não é bíblica (nem é dogma), é só uma forma de mostrar um indivíduo perverso
Religião me parece coisa do Diabo que faz os crentes acharem que é "de Deus", mas só causa medo, guerras, intolerância, preconceito, e auto punição, deixando os crentes malucos e desesperados.
Religião em uma cabeça "fraca" pode ser muito prejudicial!
Não penseis que eu tenha vindo destruir a lei ou os profetas: não os vim destruir, mas cumpri-los.
A interpretação literal e errada da bíblia leva este professor e a maioria das pessoas a pensar de forma equivocada.
Os índios brasileiros, de onde apareceu a ideia de Deus? quem colocou na cabeça dos índios brasileiros a ideia de um Deus bom Tupã e do Mal Anhangá.
A ideia de um Deus não nasceu com os escritos da bíblia.
O que quero dizer e: A ideia de um deus é inata do ser humano. Não foi a igreja que inventou.
Assim como os deuses africanos. Tem o bom e tem o mal.
E ai como é que fica?
Mas agora vamos ao que a Bíblia diz sobre ele(diabo).
Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 1 Pedro 5:8
A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, 2 Tessalonicenses 2:9
O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. João 10:10
Citei tres testemunhos diferentes do diabo.
O Apostolo São Pedro o chama de adversario e leão devorador.
O Apostolo São Paulo o chama de mentiroso.
E o Senhor Jesus Cristo o chama de ladrão, assassino e destruidor.
Quém é Álvaro Oppermann???
O diabo pode ser castíssimo, mas é muito sexy. E a-do-ra uma boa festa! O diabo é o pai do Rock! Dá pra imaginar um mundo sem heavy-metal? Sem Rock In Rio? Sem Ivete Sangalo? Sem Cantores gospel evangélicos (quase todos endemoninhados)? Sem pastores vendilhões e falsos milagreiros? Sem padres cantores e mercenários? Sem esse cristão chato pra fazer apologia de Deus, como se Deus precisasse de um boboca desse pra se defender? Um mundo sem sal, sem pimenta, sem espirro, sem rapé, sem uísque, sem shows e espetáculos, sem luxo, sem vaidade, sem euforia, sem carnaval, sem mulher pelada? Que DIABO de mundo seria esse, sem o demo? O diabo é o responsável por tudo de interessante e gostoso desse mundo...Agora, tem essa fofoca, toda; essa gente que morre de inveja do Cão, porque ele toma cafezinho com Deus e pode até fazer acordo com Ele...Sobre os males que sofrem santos e pecadores. Eu penso que o diabo tem um papel importantissimo no mistério da Redenção. E olha que o diabo, também, É FILHO DE DEUS. Quem diz é a Bíblia Sagrada! Que é esse tal de cristão?
Segundo pesquisa no 60% de filhos de ateus acreditam em Deus, tendo suas crenças motivadas por questões íntimas, será que é ignorância, falta de informação?
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI77084-15228,00-DEUS+E+POP.html
Quanto a Jesus saber ou não sobre epilepsia é uma outra história.
o jesus cristo, vosso adversário,
anda em derredor,
bramando como leão(leão da tribo de judá),
buscando a quem possa
tragar; 1 Pedro 5:8
A esse cuja vinda é segundo
a eficácia de YHWH, com
todo o poder, e sinais e
prodígios de mentira, 2
Tessalonicenses 2:9
O cristão não vem senão a
roubar, a matar, e a destruir;
eu Odin vim para que tenham
vida, e a tenham com
abundância. João 10:10
Citei tres testemunhos
diferentes do Jesus.
O Apostolo São Larico o
chama de adversario e leão
devorador da tribo de judá.
O Apostolo São Paulino tricolor o
chama de charmoso.
E o senhor jesus cristo o
chama de peão, amigo e
companheiro de serviço.
Kakaka
Mas agora vamos ao que a Bíblia diz sobre ele(diabo).
Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 1 Pedro 5:8
A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, 2 Tessalonicenses 2:9
O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. João 10:10
Citei tres testemunhos diferentes do diabo.
O Apostolo São Pedro o chama de adversario e leão devorador.
O Apostolo São Paulo o chama de mentiroso.
E o Senhor Jesus Cristo o chama de ladrão, assassino e destruidor.
Quém é Álvaro Oppermann???
Continue assim anonimo KAKAKA, já é alguma coisa.
A palavra lava a alma. Continue assim anonimo.kakaka
mas o diabo nao vai aparecer pra um ateu, que nao acredita em nada, claro, ele quer que o ateu continue nao acreditando em nada.
SUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSA
Parece criança com medo do bicho papão.
"traveco do jesus cristo". (2)
Mas agora vamos ao que a
Apostila diz sobre ele(jesus).
Sede sóbrios; vigiai; porque
o jesus cristo, vosso senhor,
anda em derredor,
bramando como leão(lembra o leão da tribo de judá?)
buscando a quem possa
tragar; 1 Carvão 5:8
A esse cuja vinda é segundo
a eficácia de Javé, com
todo o poder, e sinais e
prodígios de mentira, 2
Vril 2:9
O Cristão não vem senão a
roubar, a matar, e a destruir;
eu vim para que tenham
Lepra, e a tenham com
abundância. Funicador 10:10
Citei tres testemunhos
diferentes do Cristo.
O Apostolo São Leproso o
chama de adversario e leão
devorador.(lembra o leão da tribo de judá)
O Apostolo São Paulino o
chama de charmoso.
E o Senhor Jesus Cristo o
chama de amigão, companheiro e
aliado.
Ele é um cara legal, só é mal entendido, coitado. Tomamos chá da tarde e jogamos xadrez todo dia.
O filho dele também é legal, mas é muito rebelde. ;)
Ué não sabia que índio era primata, para mim são seres humanos.
------------------------------------------------
Amigo, volte a estudar e vai ficar sabendo de um monte de coisas que nem imagina.
"mas o diabo nao vai aparecer pra um ateu, que nao acredita em nada, claro, ele quer que o ateu continue nao acreditando em nada."
Cara,se o diabo ñ aparece p ateus devido a sua vontade na descrença destes em ALGO,pq ele vive aparecendo p os crentes??Oxe,se o diabo quer levar a fio "akele q ñ cre já está condenado",ele deveria parar de se apresentar a crente,já q isso só reforça a fé do alienado.Massa,o diabo trabalha p dar força a fé dos que acreditam.MUITO sem lógica esse teu argumento.
É verdade também que muitos dos que não creem e zombam, estão sujeitos a encontrarem com ele na próxima esquina escondido no corpo de outra pessoa.
Bem colocado também o comentário do Sr. Adelmo Fagundes.
Adelmo Fagundes disse...
O diabo é real. Eu o vejo todo dia. Ele está na televisão, nas mídias, nos produtos e mercadorias do consumismo. O diabo é essa civilização destrutiva, assassina, mentirosa, e que faz tudo pra parecer justa, louvável, moralista e santa.
O diabo é o governante supremo deste mundo. Todo mundo que conquista uma merrequinha de poder, qualquer que seja, faz pacto com ele. O diabo é a cupiditas, e a invidia...O diabo é a maledicência, a inimizade, a sujeira, a preguiça, a desordem. O diabo não tem limites.
Pouco importa se acreditem nele ou não, o diabo sabe que ele é real. Mais real que todos nós.
mitologia cristã?
agora so faltava essa , ateus querer fazer comparaçoes com religioes babilonicas , islamitas, induistas, e budistas com o cristianismo.
Tá com medo de tua religião virar mito é? Isso é História humana, quer queira ou não é exatamente isso quer vai acontecer com o cristianismo.
e querem fazer o diabo de bonzim?:leva ele pra sua casa entao.
Não se pode levar para sua casa algo que não existe, sacou? Ateus não acreditam em divindades, sejam elas boas ou más, isso é atitude tomada por teístas acreditar em mitos e estar na fase correspondente.
uma das estrategias do diabo é essa; fazer as pessoas acreditarem que ele nao existe, outra é fazer comparaçoes com todo tipo de religioes, quem duvida que o diabo é so mitologia, é pq talvez nunca viu uma pessoa endemoninhada.
Se ele existe, por que você não prova sem enrolação? Outra: se você ver uma pessoa "endemoniada", se certifique que não seja um ataque epilético, pois muitos que alguns leigos como você chama de profetas foram na verdade pessoas que tiveram ataques epiléticos, confundidos como se fosse receber uma visita de um anjo. Se lembra de Maomé? O que os muçulmanos alegam ser "uma visita" do anjo Gabriel, pode ter sido um ataque epilético, pois ele era epilético, sacou?
Então não nos venha com suas churumelas, já está muito manjada essa sua conversa fiada.
03/01/12 08:30
Postar um comentário