Pular para o conteúdo principal

Hospital proíbe orações de evangélicos nos corredores

O hospital de Caruaru é público
A direção do HRA (Hospital Regional do Agreste), em Caruaru (PE), proibiu as orações e pregações de visitantes evangélicos nos corredores das internações e enfermaria porque elas estavam incomodando os pacientes. A cidade tem mais de 300 mil habitantes e fica a 130 km de Recife.

José Bezerra, diretor do HRA, disse que não haveria nenhum problema com as orações, se elas fossem feitas em voz baixa.

Em comunicado, ele reconheceu que existem pacientes que necessitam de conforto espiritual, mas argumentou que os visitantes de pacientes evangélicos precisam respeitar quem é de outra religião.

Informou que tomou a decisão após receber reclamação de pacientes e de seus parentes que estavam ouvindo a “contragosto” as pregações. Disse que no hospital há um espaço ecumênico e é lá que os religiosos de todos os credos devem fazer suas orações.

O pastor Arnóbio Silva, da Igreja Evangélica Congregacional Vale da Bênção, criticou a proibição.

Ele disse que os fiéis gostam de orar junto a seus parentes e que o hospital deveria respeitar a liberdade religiosa garantida pela Constituição. “Se havia excessos, caberia à direção do hospital orientar as pessoas, em vez de proibi-las.”



O padre Everaldo Fernandes, presidente da Associação Inter-religiosa do Agreste, apoiou a decisão do hospital. Afirmou que não houve intolerância religiosa, mas uma forma de impor o respeito mútuo.

“A religião tem seus limites éticos”, disse. “E nós precisamos pensar sobre as nossas práticas, que devem ser éticas, respeitando a todos.”

Com informação do UOL.

Igrejas evangélicas fazem mais barulho que bares em São Paulo.
maio de 2010

Barulho de culto.

Comentários

Avelino Bego disse…
Justo!

Mas, esse fato contém uma certa dose de ironia:

Se o pretenso deus é onipotente e existe, pra que razão rezar e levar pessoas aos hospitais?

Porque pessoas tão dependentes de tecnologia e ciências ainda apelam pra lendas e mitos da Idade do Bronze?
José Agustoni disse…
E Deus não é surdo!!!!
(Existindo ou não existindo.)

Não é possível!!! Esse pessoal não de flagra. É barulho e chateação na vizinhança, no metrô, no ônibus, no hospital, na porta da casa da gente, em todo lugar. Sai pra lá chateação!!!
Anônimo disse…
Parabéns! Mais uma problema resolvido!
Yuri S. C. disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Yuri S. C. disse…
Talvez não tenha gostado do meu elogio, então agora sem o elogio:
Pois é, Euclides,

Ao contrário daquilo que a cabecinha dele pensa ( “sai em defesa de um.... anônimo.”
), eu não defendi um anônimo específico, defendi todos. É um direito que o Paulo concede a todos, mas a alguns ele prefere pintar de fantasminhas, outros ele deixa expressar qualquer coisa, mesmo que seja puro lixo.

E o Cotrim é outro que viaja na maionese: quando o Paulo escreveu que o Luciano estaria “se beneficiando com com a divulgação do seu blog”?
Falta decência e outras coisas mais.

E Paulo, realmente minha turminha não está aqui, mas aqui tem uma turma que eu gosto: ateu com falta de tino crítico.
Acredite, seu blog é essencial ao meu trabalho, ainda que seja apenas para conhecer trabalhos de novos super “intelectuais”.

Cara, tente ser um pouco mais racional e coerente para não se estressar tanto.
Assim você vira uma piada.
Abs, B jô

ps: embora eu tenha enviado o link a você há algum tempo, não vi você fazendo uma matéria de uma pesquisa cientifica que liga ateísmo a autismo.
PPS: vi que censurou o comentário do Euclides e bloqueou o restante dos comentários por lá (http://www.paulopes.com.br/2012/01/vaticano-censura-livro-argentino-que.html)
É muito coerente fazer isso em um post que versa sobre a censura da ICAR.
Anônimo disse…
Esses evangélicos bardeneiros queriam era mesmo por um auto falante e ficar gritando estas asneiras achando que o ouvido de todo mundo tem que ouvir estas asneiras. Maior falta de respeito isto daí e ainda ratiaram pela proibição.
Anônimo disse…
Ninguém merece estar doente em um hospital com um bando de crente berrando no corredor.
Yuri disse…
Poxa Paulopes, parabéns, vc sabe que o blog faz sucesso quando aparecem baderneiro invejosos querendo derrubá-lo.
Abbadon disse…
É uma enorme falta de respeito por parte dos evangelicos !!

A cada dia que passa, os evangelicos estao se mostrando que nao conseguem viver em sociedade, causando problemas a tudo e todos.

É necessario dar um basta nesse tipo de gente, ou teremos serios problemas no futuro. E com muita violencia.
Anônimo disse…
Pior e : Em nome de jesus cure! ai o cara nao cura, e gritam mais alto. Po se isso valesse, se tivesse efeito, nao era pra falar uma vez so e acontecer?
O cara grita , nao funciona ai o cara grita mais alto. Ja que a fe nao funciona talvez a voz ne?
Anônimo disse…
Se o paciente ficasse com raiva da gritaria, talvez ele levantasse e desse um murro no pastor, ao se levantar, este seria o sinal do cura.
Anônimo disse…
É o que eu sempre digo:

Trouxa quem frequenta,
Imbecil quem acredita,
Maldito quem sustenta!
Sê Tu uma Besta!

Todos são criminosos.
Hoje assisti em rede nacional de TV o apóstolo Vadiomiro Sandiabo e seu puxa saco mor bicho Josivaldo, ameaçarem, instigarem a multidão à violência contra um vereador de Guarulhos que defendendo o interesse do povo ordeiro e trabalhador, que paga impostos e reside na cidade, conseguiu uma liminar para interditar outra aberração do Vadiomiro: a cidade (i)mund(a)ial.

Não da mais pra aguentar tanto crente burro, maldito, ignorante, fedido, soberbo, arrogante, criminoso.

Cadeia nesses líderes pilantras.
Todo mundo sabe que eles lavam dinheiro do crime organizado.
Só não contaram pro Geraldo...
Avelino Bego disse…
Generalização é um erro que não devemos cometer nem apoiar.
Se eles curam rezando, pq lotam os hospitais?
Que deixem os hospitais p quem "nao tem um deus pra curar"
Anônimo disse…
Engraçado que é só evangélico que faz esse tipo de auê por ai.

Não sou religioso mas sinceramente nunca vi católicos, budistas, testemunhas de Jeová (tirando o porta em porta...) judeus, mórmons, umbandistas e nem muçulmanos fazendo algazarra em locais públicos como os evangélicos (de várias ramificações) fazem - É um 'Messias missionário' em cada praça da cidade, nos trens, em frente a igrejas/templos de outras religiões, batendo de porta em porta e agora mais essa, dentro de um hospital (!!!) daqui a pouco até no velório dos outros e no meio da praia eles vão pra montar um quiosque e ficar gritando.

Me corrijam se eu estiver errado.

Isaac
Igor disse…
A Constituição Federal é expressa ao dizer que é assegurado a assistência religiosa em locais de internação coletiva (onde entram os hospitais). Só que essa garantia é do indivíduo, ou seja, do paciente, e não daqueles que pregam – estes se sujeitam ao direito do paciente.

Portanto, se essa proibição não se estendeu aos pacientes que desejam receber assistência religiosa, sem envolver os que não desejam (leia-se em tom baixo e com orações e conversas voltadas somente ao paciente) e nem atrapalhar o funcionamento do hospital (o que pode até mesmo acarretar problema de saúde pública), o diretor do hospital agiu corretamente!

Ficar pregando em voz alta em corredores para todo mundo, ignorando as orientações religiosas ou convicções pessoais de cada pessoa, e fazendo balbúrdia, não é direito dos pregadores religiosos!
Parece que os evangélicos medem a fé deles pelo grito, por isso eles oram em voz alta. Ou é apenas para chamar a atenção para si mesmos, tipo "olhem pra mim, sou um evangélico fervoroso!". Não tem necessidade disso, gente. Acho muito impertinente da parte deles, não só no hospital, mas em qualquer lugar. Não estão proibindo deles terem a fé deles, mas ninguém é obrigado a ouvir eles gritando com se estivessem morrendo. Eles tem que respeitar a fé dos outros também (ou a falta de fé).

O deus deles não é surdo, não é?
Anônimo disse…
E no metro?
Tem uma com malucos num vagão.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=c8oHt83AJTQ#!
Michelle disse…
Yuri

Que pesquisa é essa que liga ateísmo a autismo?
Michelle disse…
Eu pesquisei sobre esse estudo onde se diz que há uma relação entre autismo funcional e ateísmo e é mais um caso de correlação x causalidade.

Só pq A e B estão correlacionados não significa que A é a causa de B.

Isso me fez lembrar aquela pesquisa que concluiu que vacinas contra sarampo causam autismo, que mais tarde foi desmentida.
Anônimo disse…
Eu acho isso uma tremenda falta de respeito ao paciente e suas famílias e ao ser humano em geral.
cotrim disse…
Yuri,o Paulo nunca escreveu isso,fui eu que afirmei que o fato do Luciono esta se beneficiando com a difulgacão do seu blog era um dos motivos dele ter suspeitado que o anonimo era o Luciano,se voce voltar ao topico vera que o Paulo concordou comigo.
Priscila disse…
O padre foi sensato. O pastor nenhum pouco.
Empurrar goela abaixo suas convicções a pessoas que estão doente é de lascar. Tremenda falta de respeito e humanidade.
Priscila disse…
doentes*
Anônimo disse…
Sou evangélica e concordo com decisão tomada,
mas só não acho justo dizer que TODOS os evengélicos fazem isso ou aquilo.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Cristianismo é a religião que mais perseguiu o conhecimento científico

Cristãos foram os inventores da queima de livros LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião As epidemias e pandemias durante milhares de anos antes do cristianismo tiveram as mais estapafúrdias explicações dos deuses. Algumas mentes brilhantes da antiguidade, tais como Imhotep (2686-2613 a.C.) e Hipócrates (460-377 a.C.) tentaram passar explicações científicas para as massas de fanáticos religiosos, ignorantes, bestas humanas. Com a chegada ao mundo das feras cristãs, mergulhamos numa era de 2000 anos de trevas e ignorância. Os cristãos foram os inventores da queima de livros e bibliotecas. O cristianismo foi a religião que mais perseguiu o conhecimento científico e os cientistas. O Serapeu foi destruído em 342 d.C. por ordem de um bispo cristão de Alexandria, sob a proteção de Teodósio I.  Morte de Hipatia de Alexandrina em ilustração de um livro do século 19 A grande cientista Hipátia de Alexandria (351/370) foi despida em praça pública e dilacerada viva pelas feras e bestas imundas cristãs. So

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Consel

Roger tenta anular 1ª união para se casar com Larissa Sacco

Médico é acusado de ter estuprado pacientes Roger Abdelmassih (foto), 66, médico que está preso sob a acusação de ter estuprado 56 pacientes, solicitou à Justiça autorização  para comparecer ao Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de São Paulo de modo a apresentar pedido de anulação religiosa do seu primeiro casamento. Sônia, a sua segunda mulher, morreu de câncer em agosto de 2008. Antes dessa união de 40 anos, Abdelmassih já tinha sido casado no cartório e no religioso com mulher cujo nome ele nunca menciona. Esse casamento durou pouco. Agora, o médico quer anular o primeiro casamento  para que possa se casar na Igreja Católica com a sua noiva Larissa Maria Sacco (foto abaixo), procuradora afastada do Ministério Público Federal. Médico acusado de estupro vai se casar com procuradora de Justiça 28 de janeiro de 2010 Pelo Tribunal Eclesiástico, é possível anular um casamento, mas a tramitação do processo leva anos. A juíza Kenarik Boujikian Felippe,  da 16ª

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Bíblia diz que pastor tem de ganhar bem, afirma Malafaia

Malafaia disse  a Gabi  que ama os  gays como  ama os bandidos   Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, afirmou que a “Bíblia diz que pastor deve ganhar muito bem”. Ainda assim, afirmou ao ser entrevistado por Marília Gabriela , faz 25 anos que ele abriu mão do salário da igreja. Falou que seus rendimentos vêm de palestras e da venda de livros e CDS de sua editora, a Central Gospel. O pastor levou a sua declaração do Imposto de Renda ao  programa "De Frente com Gabi", apresentado ontem pelo SBT, para mostrar que seus bens dão o total de R$ 4,5 milhões, em valores atualizados. Afirmou que, por isso, vai processar a revista americana Forbes por ter lhe atribuído uma fortuna de R$ 300 milhões, quantia que o colocaria na terceira posição na lista de pastores mais ricos do Brasil, abaixo apenas de Edir Macedo e Valdemiro Santiago. Malafaia chamou o jornalista que escreveu a reportagem de “safado, sem vergonha, caluniador”, porque, disse, que

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup

Malafaia diz que Feliciano é vítima do PT, gays e ateus

Para pastor Malafaia,  há um  complô  contra seu colega Silas Malafaia (foto) afirmou que são os petistas, gays e ateus que estão movendo uma campanha de descrédito contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP). Em uma nota de alerta aos pastores para que não assinem uma carta pedindo o afastamento de Feliciano da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, Malafaia disse estar em jogo, nesse caso, o interesse dos petistas que querem desviar a atenção da opinião pública para a posse de dois de seus integrantes condenados pelo crime do mensalão em uma das mais importantes comissões da Câmara. Trata-se dos deputados José Genoíno e João Paulo Cunha, que agora fazem parte da Comissão de Constituição e Justiça. “Eles [os petistas] precisavam desviar da sociedade o foco deste fato”, afirmou Malafaia. Outro motivo, segundo ele, é que Feliciano é “um ferrenho opositor dos privilégios” defendidos pelos ativistas gays, além de combater, por exemplo, a legaliza

Com 44% de ateus, Holanda usa igrejas como livrarias e cafés

Livraria Selexyz, em Maastricht Café Olivier, em Utrecht As igrejas e templos da Holanda estão cada vez mais vazios e as ordens religiosas não têm recursos para mantê-los. Por isso esses edifícios estão sendo utilizados por livrarias, cafés, salão de cabeleireiro, pistas de dança, restaurantes, casas de show e por aí vai. De acordo com pesquisa de 2007, a mais recente, os ateus compõem 44% da população holandesa; os católicos, 28%; os protestantes, 19%; os muçulmanos, 5%, e os fiéis das demais religiões, 4%. A maioria da população ainda acredita em alguma crença, mas, como ocorre em outros países, nem todos são assíduos frequentadores de celebrações e cultos religiosos. Algumas adaptações de igrejas têm sido elogiadas, como a de Maastricht, onde hoje funciona a livraria Selexyz (primeira foto acima). A arquitetura realmente impressiona. O Café Olivier (a segunda foto), em Utrecht, também ficou bonito e agradável. Ao fundo, em um mezanino, se destaca o órgão da antiga ig