Pular para o conteúdo principal

Igreja Católica terá em Portugal um fórum para dialogar com ateus

da Agência Ecclesia

Ortiga: contato com
quem pensa diferente
A cidade de Guimarães, em Portugal, vai receber no final deste ano um encontro do "Átrio dos Gentios", nova estrutura do Vaticano para o diálogo com ateus, informou dom Jorge Ortiga (foto), arcebispo de Braga.

Esta edição está sendo programada com o Conselho Pontifício para Cultura, organismo da Santa Sé, e a Diocese de Braga. Ela será integrada na programação de "Guimarães 2012: Capital Europeia da Cultura".

Dom Ortiga disse que essa iniciativa já foi implantada em várias cidades europeias onde os “pensadores da Igreja entram em diálogo” com outros que “pensam de forma diferente”. Segundo ele, trata-se de uma forma de “dialogar com novas culturas” e entrar na dinâmica da nova evangelização.

O nome "Átrio dos Gentios" evoca o espaço com o mesmo nome que no antigo Templo de Jerusalém hospedava os que não eram judeus.

O Conselho Pontifício da Cultura explica que a instituição é “um espaço complementar para o diálogo inter-religioso, desenvolvido há muitas décadas, e constitui um compromisso da Igreja a longo prazo, que vai interessar a numerosas pessoas no mundo, crentes e não crentes”.

Cardeal do Vaticano lamenta não ter convidado Hitchens para um diálogo.
dezembro de 2011

Átrio dos Gentios.     Ateísmo.

Comentários

Anônimo disse…
Paulo,

Poderia ter comentado qual são os OBJETIVOS ESPECÍFICOS desse proposta da ICAR. Diálogo sobre o quê? O que esse grupo estatal-religioso tem a conversar especificamente com os "gentios" em evento especial? Por que o diálogo não é com o mundo todo, sem distinção? Por que quando se dirige à humanidade toda a ICAR busca é impor seus dogmas insalubres e mortíferos (como nas visitas à África)?

Seria interessante saber e divulgar quais são os objetivos, se há algum objetivo construtivo ou não.
Anônimo disse…
Cuidado com a fogueira...
Anônimo disse…
Obrigado, Paulo, por ter adicionado o tópico com outras postagens sobre o tema.
Paulo Lopes disse…
Se você ler os outros textos, entenderá melhor o assunto. Na minha avaliação, o Vaticano criou o Átrio dos Gentios porque está preocupado com a secularização da Europa. O seu objetivo é evangelizar os descrentes ou uma parte deles. Não deixa de ser um avanço, porque em outros tempos a Igreja mandava os hereges para a fogueira. Abs.
Desculpa, mas não dialogo com assassinos, ladrões e estupradores de menor.
Anônimo disse…
Eles vão tentar encontrar argumentos para utilizarem em suas doutrinações.
Teremos católicos mais preparados nos debates.
Anônimo disse…
"Desculpa, mas não dialogo com assassinos, ladrões e estupradores de menor."

Depois o senhor Luan diz que não generaliza.

Vou começar a falar que todos os gays são pedófilos.
Anônimo disse…
Que diálogo? O ser humano precisa ficar livre desta praga chamada igreja , ela representa a debilidade humana a fraqueza , nos homens não precisamos de um deus e muito menos de uma igreja, ainda mais de um deus inventado como é o deus do cristianismo, leiam bem o que eu estou escrevendo um dia está dinastia cristã vai acabar como todas as outras dinastias. Ela agora precisa abrir espaço para a razão e intelecto que é mais forte do que qualquer deus de mentira e todos são de mentira, e a religião não irá sobreviver a isto.
Ombudsman do Blog disse…
Luan, não há como negar: você é um ateu xiita.
Ateu Consciente disse…
Deixem dialogar, assim mais católicos virarão ateus. A corda sempre rebenta pro lado mais fraco.
Unknown disse…
A Igreja Católica acha que tem calibre pra debater com ateus. Eles acham que têm razão, acham que são espertos e que têm bons argumentos. Pois eu digo: se eles querem tanto converter a nós, ateus, deixem que eles tentem, deixem que eles tropecem e caiam no próprio orgulho e teimosia.
Francisco disse…
A Igreja Católica está sendo, mais uma vez, caridosa e benevolente.

Afinal, os ateus também são filhos de Deus, ainda que teimosinhos e raivosinhos.
Michelle disse…
Só que eu não iria dialogar com uma instituição que é cúmplice de criminosos...
Anônimo disse…
Conversar o que? Sera que eles vão querer pagar minhas contas, meus impostos? Ou vão tentar me convencer da assunção milagrosa da virgem maria ao céu?O que eles tem de bom e proveitoso pra minha vida ou para meu raciocínio? Eu não preciso de muletas e nem desse deus que adorava umas cabrinha sangrando e churrasquinho delas, este deus ai é de moral muito duvidosa Kakakakaka
Francisco disse…
Boa desculpa, Michelle.

Já que preferem, vocês podem continuar dialogando com outros ateus admiradores e cúmplices de ateus genocidas como Stalin e Mao Tsé Tung, por exemplo.
Mas que P... é essa de diálogo inter-religioso!? Ateu não tem religião e nem que ser convertido, porque desacredita dessa M... toda. E esse sorrisinho desse padreco é o "sorriso dos iginorantes". Mais fácil eles, os crédulos, saírem convencidos de que estão evidentemente errados, do que nós. Ora, faça-me o favor!
Unknown disse…
Apresente-me, Francisco, quem são estes tais ateus admiradores de Mao e Stalin. Desculpe-me a ignorância, mas é que, mesmo conhecendo muitos ateus, nunca vi um destes que você mencionou.
Michelle disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Michelle disse…
E outra coisa, Francisco: eu nunca na minha vida encontrei um ateu que admira Stalin e Mao. Agora religiosos que admiram o Ratzinger, os antigos papas, a ICAR - apesar de todas atrocidades que ela é responsável - conheço um monte.
Anônimo disse…
Parece que a Igreja Católica está perdendo tempo, se dispondo a pacientemente "dialogar" com ateus fanáticos, mentirosos e venenosos (como vários desses que aqui expelem seus comentários).
Cultura Ateísta disse…
Pra eles começarem a dialogarem a igreja precisa de algumas "coisinhas básicas":
1- Admitir todos os seus erros
2- Pedir perdão por todas as atrocidades por eles cometidas e tentar reparar-las, indeniza-las em fim...
3-Doar e metade de sua riqueza para ciência e apoiar ela sempre(salvo nos casos usados para guerras).
4- Doar outra metade de sua riqueza para acabar com a miséria no mundo.
5- Deixar estados serem laicos e não influenciarem seus devotos a votarem em ninguém.(isso já inclui leis dos direitos LGBTs, aborto, pesquisas...)
Como isso tudo é muito improvável (para não dizer impossível)então de modos que esse fórum não tem o menor sentido.

Desculpa botar propaganda do meu blog aqui, mas eu estou precisando mesmo(não tem propagandas nele) é que eu queria divulgar mesmo.
http://culturaateista.blogspot.com
Anônimo disse…
Bem Francisco, já que você fala de história sem conhecimento de causa, isso me dá abertura (EPA!) de falar das Tchôlas Salomão e David, ambos reis ambos com soldados/pagens, e ambos jogavam Playstation com os joysticks dos respectivos soldados. Está na Briba!

Apesar disso, não sei porque os cristãos não aceitam os gays...
Michelle disse…
Em primeiro lugar não é desculpa, é fato. A ICAR é conivente com padres pedófilos e seus crimes. Basta vc ler um monte de notícias sobre este assunto.

Segundo, nós ateus não admiramos Stalin e Mao Tsé Tung. O que eles fizeram (que não foi em nome do ateísmo e sim em nome do comunismo...vai estudar história pra ver que ateísmo e comunismo são diferentes) foi uma barbaridade contra seres humanos. Ao contrário de alguns religiosos, nós não passamos a mão na cabeça de ditadores sanguinários como Stalin e Mao só pq eles eram ateus.

Alguns religiosos tem essa mania hedionda de ignorar os crimes vários cometidos pela religião que seguem, no caso da sua religião: a inquisição, as cruzadas, a perseguição contra judeus, os diversos acordos da ICAR com Hitler, varrer pra debaixo do tapete crimes cometidos por padres pedófilos, pagar o silêncio das vítimas desses padres e suas famílias, tortura de crianças acusadas de bruxaria em países africanos, etc...quer que eu continue ou já tá bom a listinha de ações da sua amada religião?
Anônimo disse…
Quanta babaquice.

Quem você pensa que é, cara "Cultura Ateísta", para fazer essas exigências ridículas?

Você é representante dos ateus (todos)?

Me mostre a procuração assinada, por gentileza.
Anônimo disse…
Michelle, entrei no eu perfil http://www.blogger.com/profile/15080345878837737960

Pelo que vi, você gosta de bandinhas de rock.

Muitos desses roqueiros são admiradores de ditadores ateus como Fidel, Stalin, Mao Zedong,...

Bem, você pode alegar que se eles gostam e admiram ateus assassinos, você, não.

Mas então gostaria que você também criticasse os roqueiros dos quais você gosta, quando tiverrem uma atitude dessas.
Anônimo disse…
Tem que ser muito ingênuo para dialogar com a ICAR, que atualmente esta sendo liderada por um desonesto, mentiroso e talvez um possível criminoso que esconde pedófilos.

Lembrando o discurso canalha, desonesto e mentiroso do Ratzinger associando os ateus ao nazismo, o mínimo que a ICAR merecia era um fora.
http://www.youtube.com/watch?v=yWquVjhdZaU
Lembrando que outros padrecos e bispos já fizeram discursos semelhantes.

Dialogar com uma instituição que já foi assassina, genocida, escravocrata, ladra, que fez tráfico infantil e atualmente é uma acorbetadora de pedófilos e mentirosa? Fala sério, cade a dignidade?

Impressionante como a tática de morder e assoprar funciona com ingênuos. Lamentável.
Não dou 1 ano, para o Ratzinger associar irreligiosidade ou ateísmo a crimes.
Rodrigo*
Anônimo disse…
Ainda que sua fantasia fosse verdade, não isentaria a podre igreja católica de incentivar, realizar, endossar e acobertar crimes. E se for fazer as contas do número de vítimas, sua igrejinha ganha de longe em atrocidades de qualquer criminoso.
Anônimo disse…
Rodrigo,
O discurso da ICAR é duplo. Simultaneamente propõe diálogo e aponta "culpados". Não precisa dar um ano de prazo, isso acontece todos os dias, já aconteceu no ano passado.
Pra começo de conversa, mesmo que nem todos os padres e bispos dessa meretriz que vocês chamam de Igreja Católica sejam pedófilos, eles se misturam com muitos deles, muitos até os defendem, como o por exemplo o pedófilo-mor que vocês chamam de papa. POUCOS SE SALVAM. Isso os faz um com eles, e igualmente culpados pelos traumas que essas crianças sofreram. Dízimo é roubo, é estelionato, pouco me importa se tá no livro sagrado deles. O Vaticano foi construído debaixo dos corpos de pessoas inocentes que eles assassinaram, a história deles é manchada de sangue. E por isso eu os repuldio profundamente, e eu queria que cada católico brasileiro tomasse vergonha na cara e largasse a porcaria dessa religião e mostrassem pelo menos um pouco de sensibilidade e respeito pelas vítimas dessas cobras de batina.

Antes que os filhos deles sejam os próximos!
observador disse…
Vejamos:

Um lado (Igreja) propõe um diálogo, enquanto o outro lado (ateus) dão chiliques, batem pezinho e vociferam "não converso com religiosos, temos é que acabar com eles!"

Isto já revela bem quem são os verdadeiros "fanáticos intolerantes" e a verdadeira ameaça à humanidade.
Anônimo disse…
Se a igreja católica fosse se sentar num tribunal ela pegaria prisão perpétua por diversos crimes e todos hediondos com muitíssimos agravantes, ela não sairia inocente , agora responde como pode ser está a igreja do deus paz e amor que eles pregam ??? Uma igreja que não sairia inocente de nenhum tribunal.
Michelle disse…
Que gracinha Anônimo!!!

O que fato de eu gostar de bandas de rock tem a ver com o assunto? Eu só coloquei os tipos de música que eu gosto, não citei nomes de bandas.

Mas vou logo te informando: a maior parte das bandas de punk rock e hardcore são contra o fascismo, o nazismo, contra o comunismo e contra o capitalismo.Tem algumas bandas de punk rock que apoiam nazismo e idolatram Hitler (que era católico), mas eu não gosto desse tipo de punk rock e não gosto de skinheads, neonazistas, etc. Rock progressivo é apenas rock psicodélico,ex: Pink Floyd. Rock alternativo é mais amplo: aí pode colocar Nirvana, Sonic Youth, Pixies, etc. New metal são bandas como Slipknot, System of a Down, Limp Bizkit, etc..

Eu gosto tb de Alice Cooper que é um dos ícones do heavy metal e ele é professor de religião.

Agora, se vc afirmou que roqueiros em geral gostam e admiram ateus assassinos, prove ou cale a boca (ou vc vai continuar apelando para o ad hominem?).

Eu - até hj - nunca vi um roqueiro que curto admirar assassinos, seja de qual ideologia ou crença este assassino pertença.
Anônimo disse…
Vejamos:
Vc é um desinformado que não sabe de nada. Esse "dialogo" com os ateus já acontece há um certo tempo. Mas isso não impediu o Ratzinger e alguns de seus amiguinhos de fazerem discursos que associam a irreligiosidade e o ateísmo a crimes e ao nazismo.
Culpando os ateus pelas atrocidades de Hitler e outras do século 20.
http://www.youtube.com/watch?v=yWquVjhdZaU

E tem outro vídeo de um outro bispo famoso no EUA, que faz o mesmo discurso venenoso de Ratzinger.
Advinha pq a ATEA fez aquele cartaz com Hitler e Chaplin? Provavelmente por causa desses canalhas, que querem mudar a história do nazismo.

Logo. antes de cair de paraquedas aqui nesse site, se informe antes.
Os discursos de alguns lideres religiosos, com suas falas mansas e cheias de veneno pode enganar vc e outros, mas a mim não me engana.

"Somos todos monstros, a não ser que sigamos o seu deus e sua religião. Que ideologia vil, depravada e desumana em que se basear a vida."
Rodrigo*
Anônimo disse…
Ser chamado de Xiita por uma pessoa que segue uma ideologia que diz: "Se vc não acreditar ou concordar com minha ideologia, vc vai ser torturado por toda eternidade." É o mesmo que ser chamado de amarelo por um cacho de bananas. :)

O pior de tudo é que ainda veneram esse "ser" que criou esse sistema "ironia on" de amor.

Vc pode ter argumentos bons para se destacar em seu clubinho de ideologia fixa. Aqui nesse local onde as pessoas presam pelo raciocínio, vc não passa de um moleque.
Rodrigo*
problemão disse…
Anônimo ateísta chorou:

"Mas isso não impediu o Ratzinger e alguns de seus amiguinhos de fazerem discursos que associam a irreligiosidade e o ateísmo a crimes e ao nazismo."

E daí? Qual é o problema? Não gostou?

Os ateus não se cansam de associar o cristianismo a crimes e ao nazismo, o tempo todo. Aliás, esse é o discurso preferido da ateuzada.

Ok, esqueci. Ateus podem acusar e atacar à vontade, mas não podem ser acusados de nada.

E mesmo assim há cristãos ainda querendo "dialogar" com vocês...
Anônimo disse…
Se você é um ateu de verdade, não há porque se preocupar com ameaça do inferno, que você crê que não existe... É apenas um mito, certo?

Por outro lado, as ameaças dos ateus xiitas (leis tirânicas, cadeia, censura, etc.) são bem concretas, independentes de crença.
Michelle disse…
Claro que não gostamos. Sabe pq? Pq isso é mentira.

Se vc procurar na internet sobre a relação entre nazismo e a ICAR, quem vc acha que vc vai encontrar posando ao ladinho de Hitler e fazendo a saudação nazista? Padres ou ateus? Se vc escolheu a primeira alternativa, ganhou um docinho de presente.

Vc pode criticar o ateísmo a vontade, mas que seja com embasamento histórico e não com desonestidade intelectual.
Michelle disse…
Se tiver uma procuração pedindo que a ICAR concorde com essas "coisinhas básicas", eu assino embaixo.
Anônimo disse…
"Pra começo de conversa, mesmo que nem todos os padres e bispos dessa meretriz que vocês chamam de Igreja Católica sejam pedófilos, eles se misturam com muitos deles, muitos até os defendem, como o por exemplo o pedófilo-mor que vocês chamam de papa."

Luan, isso quer dizer que você está fazendo uma acusação de que Bento XVI seja um defensor de pedófilos?

Em que você se baseia para você fazer a acusação?

"POUCOS SE SALVAM"

Então você está generalizando.

A partir de agora, senhor Luan, vou começar a adotar a sua tática da generalização e vou dizer que todos os homossexuais são abussadores de crianças.

Padres, pastores, rabinos,... que abusarem de crianças, acrescente-se ai

TODSO ERAM HOMOSSEXUAIS.
Anônimo disse…
abusadores, não abussadores.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Verdades absolutas da religião são incompatíveis com a política

por Marcelo Semer para o Terra Magazine   Dogmas religiosos não estão sob o  escrutínio popular No afã de defender Marco Feliciano das críticas recebidas por amplos setores da sociedade, o blogueiro de Veja, Reinaldo Azevedo, disse que era puro preconceito o fato de ele ser constantemente chamado de pastor. Infelizmente não é. Pastor Marco Feliciano é o nome regimental do deputado, como está inscrito na Câmara e com o qual disputou as últimas eleições. Há vários casos de candidatos que acrescentam a sua profissão como forma de maior identificação com o eleitorado, como o Professor Luizinho ou ainda a Juíza Denise Frossard. Marco Feliciano não está na mesma situação –sua evocação é um claro chamado para o ingresso da religião na política, que arrepia a quem quer que ainda guarde a esperança de manter intacta a noção de estado laico. A religião pode até ser um veículo para a celebração do bem comum, mas seu espaço é nitidamente diverso. Na democracia, ...

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Bolsonaro quer que hospitais identifiquem sangue de doador gay

Deputado disse que  gays  correm  mais risco de ter doenças O deputado Jair Bolsonaro (foto), do PP-RJ, informou que apresentará um projeto de lei que, se aprovado, obrigará os hospitais a identificar nas bolsas de sangue a opção sexual do doador, de modo que o paciente possa recusá-lo quando for de gay, se assim ele quiser. Ele justificou o projeto de lei com a informação do Ministério da Saúde segundo a qual os homossexuais correm o risco de contrair doenças de transmissíveis pelo sangue 17 vezes a mais do que os heterossexuais -- a mais grave delas é a síndrome causada pelo vírus HIV. Até o mês passado, homossexuais estavam proibidos de doar sangue. Agora, de acordo com novas regras do ministério, gays com parceiro estável ou que não tenham tido nenhuma relação sexual nos últimos doze meses estão liberados para a doação. Bolsonaro afirmou que os hospitais deixam “tudo misturado” no banco de sangue, não distinguindo os doadores homossexuais, o que, segun...

Val Kilmer, ator do Batman, acreditava que podia curar com orações câncer no pescoço