Terena é um dos primeiros da "onda" de índios pastores |
A Funai expulsou em 1991 as missões das aldeias porque, entre outros problemas, os religiosos estavam contaminando os índios com doenças. Estima-se que, por conta disso, houve a morte de 30% dos índios evangelizados.
Lidório e outros líderes evangélicos têm feito apelo por mais índios pregadores para contornar a restrição de atuação das missões. Como elas não podem se fixar nas aldeias, os religiosos recorreram a uma artimanha: estão transformando índios em missionários.
“O Estado não pode impedir que um índio se encontre com outro índio”, disse Edward Luz, presidente da Novas Tribos do Brasil, de acordo com anotação do jornalista Felipe Milanez, que cobriu o Congresso de Missões para a Rolling Stone Brasil.
A organização de Luz tem procurado doutrinar principalmente os índios não aldeados que cursam faculdade. “A maioria desses índios voltará ao seu povo para pregar o evangelho”, disse. “Contra essa força não haverá resistência [da Funai].”
Acelera-se a conversão de índios brasileiros a religiões evangélicas.
julho de 2012
Para os líderes missionários, na maioria formada por batistas, os índios pastores representam a “terceira onda evangelizadora”. Na primeira, os missionários eram estrangeiros e, na segunda, brasileiros brancos.
A AMTB (Associação de Missões Transculturais Brasileiras), que representa organizações missionárias evangélicas, estima que existem 147 etnias que nunca foram tocadas pelos ensinamentos da Bíblia. Entre elas, estão as "etnias remotas", que não tiveram nenhum ou pouco contato externo.
A Funai tem feito um esforço para que as comunidades desses índios se mantenham intocadas. Mas são justamente esses índios, no entender das missões, que mais precisam da salvação divina. Porque – está no Evangelho segundo Marcos – “quem crer e for batizado será salvo, mas que não crer será condenado”.
O índio Henrique Terena é o pastor mais bem sucedido da aludida “terceira onda evangelizadora”. Ele tem o seu próprio ministério, que atua em colaboração com organizações missionárias.
Terena é presidente da Conplei (Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas), que representa tribos da América Sul, mas sobretudo as do Brasil.
O Conselho não deixa dúvida sobre o seu propósito, que é, segundo o seu site, “penetrar as trevas de lugares onde não há o conhecimento de Cristo”.
Índios crentes
Com informação da Rolling Stone, edição de dezembro de 2011.
Comentários
A violência cultural contra os índios, em nome de um Jesus (Que nunca existiu) continua.
Esse versiculo, em uma analise mais profunda, nao consta nos originais do referido livro. Descobriu-se que é uma insercao tardia efetuada pela Igreja, nos seculos seguintes.
Cade o Ministerio Publico e o FUNAI para coibir essas praticas desrespeitosas, ultrajantes, descabidas e causadoras de MORTE (sim, a noticia refere que 30% dos indios evangelizados morreram de doencas), alem de ACULTURACAO !??
Os evangelicos e os cristaos nao respeitam as pessoas que nao compartilham das crenças !!!
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u497009.shtml
Com a baderna criada pelo Concílio Vaticano II, dizem que qualquer um, independente de batismo ou conhecimento sobre o cristianismo, pode ser salvo, sob certas condições, numa flagrante ruptura doutrinária.
Não sou racista, mas, gente, pela piedade, vamos raciocinar um pouquinho. Estamos no século XXI, o futuro é hoje, a tecnologia está em alta, nossos filhos já nascem sabendo mexer num computador. Daqui a pouco os robos domésticos estão aí na casa de cada um.
Enquanto isso, tem um pessoal fora da sociedade civilizada que parece que nunca viram um carro na vida! Acho um absurdo ainda existir índios dentro da MATA, vivendo em casas primitivas, andando por aí pelados, vivendo como se estivessem no século XV, atirando flechas em helicópteros! FLECHAS EM HELICÓPTEROS!
Enquanto nós estamos aqui, usufruindo de toda a tecnologia e informação que nos podem oferecer.
Antes que venha algum falso moralista me acusar de ódio por índios, eu não estou defendendo o extermínio, estou defendendo a SOCIALIZAÇÃO dos índios na sociedade civilizada.
A coisa mais humanista que podemos fazer por eles é socializá-los, colocar eles dentro da sociedade. Seria até uma forma de inclusão social, e deixar eles fora da sociedade, num "mundinho" primitivo deles na mata como se fossem animais, enquanto nós evoluímos aqui, é exclusão pra mim.
Cultura? Se está falando de religião, está falando merda. Religião não é cultura! Mas se estão falando em artesanato, aqui em Manaus integramos bastante o artesanato indígena no nosso dia-a-dia, e é difícil encontrar uma casa que não tenha pelo menos um peça de decoração indígena. E que são muito bonitos, diga-se de passagem!
Se prezam tanto pela cultura indígena, vão construir museus então, aqui e Manaus tem muitos.
Agora, resta saber se eles querem integrar a sociedade ou ficar fora dela. Aí é com eles, também não vamos usar a força e obrigá-los, pela piedade. Não é assim que se deve fazer as coisas.
Agora, evangelizar índios?! NÃO! Isso não! Dogmatizar índios não é socializá-los! Se eles quiserem ainda acreditar em Tupã, vamos respeitar, né! E que se dane o que está escrito na bíblia!
Ao invés disso, os ensinem a usar um notebook (se bem que na mata eles não vão precisar disso, mas já tem aldeias que tem até banda larga).
E desculpa se eu ofendi alguém (caso alguém seja descendente de índios), mas é meu ponto de vista.
Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano
Sem contar o perigo de toda a etnia indígena simplesmente desaparecer em decorrência do "cruzamento" (desculpe, não achei outro termo) das raças. Em poucas décadas dificilmente veríamos um índio "sangue-puro" por aí.
É um problema complicado esse, viu? Sobre a "evangelização", eu considero como uma grave agressão não só aos índios, mas a todos que se submetem à ela.
A lei do branco não serve pra nós, só serve quando dá a 6 dúzia de índios uma área maior que a cidade de São Paulo.
Expulsaram os trabalhadores brasileiros da Raposa Serra do Sol para manter a intocabilidade dos índios , hoje tem tanta ONg estrangeira lá por pura "compaixão" pelos índios a maior reserva de nióbio do planeta esta em regiões indígenas. Tem empresa canadense fazendo acordo com os índios para a exploração de minérios.
Religiosos é fumaça para esconder o entreguismo que os SR. FHC e LUla estão fazendo.
LOgo a ONU vai propor a autodeterminação dos povos indígenas e aquilo lá vai ser um país totalmente separado do Brasil.
Na minha opiniã era pra deixar os índios intocados mesmo, gente branca só serve pra transmitir doenças pq nem com vacinas os ídios sobreviveriam, eles são vulneráveis de mais a doenças extremamente simples. Em doenças inclui-se tb o cristianismo.
Desde o princípio do cristianismo acreditava-se que quem morresse sem baptismo não ia para o céu. Existiam opiniões minoritárias que abriam exceções para mártires e catecúmenos. Contudo, a idéia é de que os milhões de pessoas que morreram sem a oportunidade de ter fé não seriam penalizadas por isso em específico, tendo a possibilidade de ir a um lugar do inferno onde não sofressem tormentos, o limbo.
Noviço
Não disse nada disto.
Estão expulsando missionários para esconder milhares de ONGS que de humanistas não tem nada.
Não digo que não tenha missionários ligados a grandes grupos internacionais cujo o interesse é outro.
Vc sabe quantas ONgs tem no nordeste brasileiro?
Nenhuma!
Quem conhece a realidade das aldeias urbanas do Mato Grosso do Sul com Igrejas, Bares, alcoolismo, miséria e criminalidade não tem duvidas de que eles viviam melhor antes de serem ´´civilizados``.
E qual o problema de se "perder a etnia"? eles são cães que precisam ter raça pura? dá um tempo né... ¬¬
VC já ouviu falar no acordo dos índios com a mineradora Canadense Cosigo Resourses.
Vc conhece o video Farms here forest there?
Expulsam brasileiros, o exército e nem a polícia federal entra lá sem autorização, ongs extrangeiras entram e sai quando querem, apoio humanitário ?
Se você fosse dono de uma fazenda, você gostaria que estranhos entrassem sem permissão e fizessem o que quiserem nela?
Tecnicamente, nós, homens brancos, somos os invasores. Os índios são os genuínos donos e habitantes das terras brasileiras.
Olha antes do homem branco chegar como era demarcado as propriedades dos índios? não foi a lei do homem branco que fez as leis que hoje eles a utilizam?
Pode parecer estranho, mas se não tinha lei como pode 6 duzia de índios serem donos de 60% de todo o país?
Antes não tinha tribos mais fortes que tomavam áreas de outros índios escravizavam suas mulheres e praticavam canibalismo?
Todos são iguais perante a lei, segundo a Constituição, uma lei. Se o crime for cometido por algum índios, deverão ser levadas em conta as suas, culturas.
E dependendo da situação eles podem até vetar projetos de interesse de todo país.
Se houver riquezas no sub-solo que são de propriedade do estado para eles isto não vale.
Isto tudo esta na Convenção da OIT 169, aprovado pelo sr. Lula.
Se aqui estivermos com problemas de energia, minérios e etc... se esta cambada não quiser o resto do país que se dane.
Os brasileiros foram enganados com este papo de preserva-los na verdade estão entregando nossas riquezas, e internacionalização da amazonia.
Marcos 16:15
Nós, cristãos servimos Jesus e cumprimos seus preceitos!
Postar um comentário