Jessica sofre hostilidades desde meados de 2011 |
Outra pessoa escreveu: “Espero que haja muitos banners [de oração] no inferno quando você lá estiver apodrecendo, ateia filha da puta!”
Jessica, 16, uma americana de Cranston, cidade de 80 mil habitantes de maioria católica do Estado de Rhode Island, tem recebido esse tipo de mensagem desde meados de 2011, quando recorreu à Justiça para que a escola pública onde estuda retirasse uma oração de um mural bem visível, por onde passam os alunos.
Ela é uma ateia determinada e leva a sério a Constituição americana, que estabelece a separação entre o Estado e a religião.
Os ataques e ameaças a Jessica aumentaram de tom quando um juiz lhe deu ganho de causa e determinou a retirada da oração. Nos momentos mais tensos, ela teve de ir à escola sob a proteção da polícia.
Pais enfurecidos de alunos pressionaram a direção da escola para que recorresse da decisão judicial e se ofereceram para pagar os honorários advocatícios. Sabe-se, agora, que os honorários ficaram acima do que os pais esperavam. Os advogados apresentaram uma nota de US$ 173.000, cerca de R$ 300.000,00.
A escola se recusou a tirar a oração do mural até que saísse nova sentença e a cobriu com uma lona.
Na semana passada, uma Corte Distrital da Justiça recusou o recurso dos pais e escola, confirmando, assim, a decisão de primeira instância. Foi quando as duas mensagens acima, entre outras, apareceram no Twitter.
Oração está na
escola desde 1963
|
O caso tomou proporção nacional, tendo de um lado ateus e defensores do Estado laico e, do outro, quase uma cidade inteira que não se conforma com a retirada da oração da escola onde estava havia 49 anos. No final da semana passada, Jessica foi destaque no jornal mais influente dos Estados Unidos, o The New York Time.
Apesar da decisão da Corte, o caso parece estar longe do fim, com desdobramentos inesperados. Exemplo: a Freedom From Religion Foundation, constituída por céticos, mandou entregar flores para Jessica, e quatro floriculturas da cidade recusaram o pedido. A FFRE pretende processá-las por discriminação.
Alguém disseminou o boato de que Jessica solicitou transferência de escola. Ela negou e disse que lá ficará até a formatura, ao final de 2013.
Jessica até agora tem aguentada a forte pressão, o que, talvez, tem irritado ainda mais os fanáticos religiosos. Sobre a decisão da Justiça, ela disse: “Estou feliz e orgulhosa pelo fato de a Constituição estar sendo cumprida.”
Com informação e foto do NYT, entre outras fontes.
março de 2011
Religião no Estado laico. Ateísmo.
Comentários
Fé (do Latim fides, fidelidade e do Grego pistia[1] ) é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta idéia ou fonte de transmissão.
?Demonstre que o ateísmo é uma crença.? Crer que Deus não existe já não seria suficiente.
Existem outras religiões que creem também que "a vida é aqui e agora meu caro" assim como eu também acredito.
Eu não tinha essa opinião antes mas, agora percebo que a insistência em se dizer que o Ateísmo não é uma religião se pauta apenas numa conveniência: aparente neutralidade que lhes dá direito de ser contra as outras crenças que não as suas.
Vejo isso por que ficaram tão inflamados com esse fato tanto quando qualquer outro "religioso". Assim me alvo de criticas e ofensas desnecessárias.
O que escrevi é apenas minha opinião. Não quis generalizar ou ofender, mesmo que dentro de uma polêmica isso seja quase impossível, mas apenas esclarecer que apesar de ela esta correta no que tange a lei o caso poderia ter sido resolvido de forma mais amena. O que me fez parecer que ela na verdade não tinha a real intenção de fazer valer a lei mas sim sobrepor as suas crenças sobre as dos outros.
E querem convencer a quem que isso não é um tipo de religião. Que não é uma cruzada contra aqueles que acreditam em Deus.
O Ateu acredita ser detentor da verdade absoluta e despreza as crenças alheias. Fato.
Se não fosse verdade diriam: a justiça venceu. Ao invés de Jesus perdeu.
Esse "ateísmo" é tão prejudicial quanto qualquer outra vertente religiosa.
Eu prefiro não ser teísta e nem ateísta. Pos não creio também na crença ateísta de que a religião é a fonte de todos os males.
Adoraria saber quais seriam esses valores morais, cristãos e saudáveis.
Tipo isso aqui? http://www.youtube.com/watch?v=vWuxRqUh-BY
Seria até estranho um tribunal dar relevância ao argumento de que tal símbolo religioso com inscritas de uma oração cristã seria um “patrimônio cultural” ou “arte”¹, e assim decidir em favor da manutenção do adereço religioso na escola, porque a anti-establishment clause é prevista na Constituição dos EUA (1ª Emenda) e entendida de forma ampla pelos tribunais e pela doutrina, porquanto “patrimônio cultural” não consta na mesma – e nem seria argumento auto-aplicável e auto-explicativo ao caso. Creio eu que a justiça estadunidense deve ter se pautado na hierarquia que a Constituição de lá exerce nas demais leis – assim como há jurisprudência neste sentido.
E mais: manifestação de crença religiosa parte da própria pessoa, importando em um direito individual, portanto, a decisão somente estaria errada se estivesse proibindo que um indivíduo levasse uma inscrita com sua oração para a escola, o que não foi o caso. O mural da escola é local de expressão institucional, portanto, seria a escola quem estaria expressando tal oração, confessando a religião cristã e privilegiando-a. A decisão dos tribunais de lá foi exemplarmente correta.
Mas, enfim, os EUA não são um bom exemplo de laicidade para outros países, visto que sofrem dos mesmos problemas de investidas religiosas contra o Estado como a gente (e acho que lá às vezes é até mais grave), assim como há muita gente que não reconhece a laicidade naquele país (semelhança com o Brasil não é mera coincidência... risos). E se for considerar que lá os juízes são eleitos, talvez então esse seu argumento prosperasse em algum tribunal, haja vista a possibilidade de cair nas mãos de um juiz mais comprometido com o cristianismo radical do que com a Constituição...
¹ Destaquei patrimônio cultural e arte entre aspas porque afirmar que a inscrição com a oração é cultura e/ou arte é uma falácia, passo que tal questão é controvertida e não pacífica. Assim, a premissa é falsa, passo que não supera a questão de que se é ou não é arte ou cultura, e nem dá sustentação para afirmar que é um patrimônio cultural (valoração feita pelo Estado).
A tal Jessica deve esta muito mal consigo mesmo para chegar a esse ponto!!!!!!!!!!!!!!!
No Brasil a midia é muito religiosa, infelizmente, hoje mesmo o bom dia Brasil, da globo, abriu falando, Dia de Yemanja.....a CBN, anunciou o dia inteiro, o que eu tenho a ver com isso? Jornalismo religioso? Fora que a Globo, assim como o Vaticano sao Macons, e vivem falando sobre o santo Papa, nossa senhora, e agora santo do espiritismo...........Respeito todas as religioes, mesmo porque tenho uma, mas jornalismo religioso, é demais.........sejam neutros, please!
A ignorancia mata.
O Estado é LAICO, não SECULAR e, portanto, deve respeitar as religiões e a cultura de sua nação.
Sendo os Estados Unidos da América uma nação de tradição protestante é natural respeitar esse traço cultural, que, no caso, vinha desde 1963 (!!!)
Essa mocinha é uma sociopata isso sim.
Um juiz honesto mandaria a inútil pagar todo o desperdício de dinheiro e de tempo nos tribunais.
Então você pertence à religião dos que não acreditam no Papai Noel? Você tem fé de que o Coelhinho da Páscoa não existe? Você é adepto de um sistema de crenças que através da fé, nega a existência de unicórnios?
Se essa sua definição fosse verdadeira, tudo o que você não acredita, como o Papai Noel, o Coelhinho da Páscoa e unicórnios, fazem parte de seus sistema de crenças.
Você tem alguns problemas, amigos. Sério.
No caso da escola pública citada, o Estado estaria apoiando a religião cristã, o que não é permitido pela Constituição.
Quando me referi à possibilidade de mudarem a Constituição, acredito que os cristãos fanáticos encontrariam grande obstáculo naqueles componentes da sociedade que são a favor, não só da liberdade religiosa, mas também da liberdade de não se ter nenhuma religião, como é o meu caso.
Chega de hipocrisia. Creio que se vocês não gostassem de alguma coisa, e soubessem que têm algum direito de eliminá-la, vocês o fariam sem hesitar. Foi isso que a Jessica fez.
Sim, ignorar é sempre mais fácil. Aliás, ignorar é a grande especialidade do brasileiro, por isso que o Brasil é o caos que é.
"A escrita do texto beira a jocosidade: "ateia fervorosa que quer ver a constituição obedecida". Quero ver se respeita a constituição em todos os casos, e isso serve para os que estão usando esse argumento."
Por acaso você investiga a vida da ateia da notícia pra saber se ela respeita ou não a Constituição nos outros casos também, ou mesmo a nossa? Isso só demonstra o seu preconceito. E você, será que respeita a Constituição em todos os casos? Evidentemente que não, pois esse caso você certamente ignoraria, mesmo se a respeitasse em todos os outros.
"Alguém aí faz download na Internet? Pois é, estão desrespeitando a Constituição."
Novamente, será a gente ou a ateia da reportagem que está desrespeitando a Constituição? Quanto preconceito! Se você zela pela Constituição, deveria ficar feliz em ver que pelo menos alguém está fazendo isso, ainda que seja por uma única causa.
"Acho louvável a tentativa em combater o domínio que a Igreja realiza sobre os povos, mas ao fazer isso não se tornem fundamentalistas bestas idênticos ao que combatem."
Pois me fale uma outra maneira de combater esse domínio que a igreja realiza sobre os povos. Religião nas escolas é uma das formas mais eficientes que a igreja utiliza pra dominar os povos, pois assim ela conquista seus fiéis logo nos primeiros anos de vida. Leia mais sobre doutrinação infantil.
"Radicalismos não levam a lugar algum. Que exemplo rídiculo."
E desde quando é radicalismo fazer a Constituição ser cumprida?
Religião meter-se no estado não pode! más o contrario pode! uma época dessas a justiça mandou arrombar a porta de uma igreja para ser celebrado um casamento de uma certa pessoa! mesmo a propria comunidade religiosa não querendo a relização do mesmo! è uma piada!
"Todas generalizações são falhas inclusive esta."
Albert Einsten
Sr.Gustavo Henrique Milaré. Não fale merda
Aruan.Ateu
Se eu fosse religioso, não seria isso motivo pra falar tanta merda,a fé não se basearia nisso, mas como sou Ateu, sei bem o que ela ta passando.
Ela é guerreira e merece meu respeito, assim como respeito meus amigos que são religiosos.
A questão dos negros foi assim também tinha lei mas...
Agora é a religião, vai ser uma nova cruzada para se fazer entender um princípio intelectual já consagrado, mas que o povão não entende nem a pau.
1 Cristãos não se importam com a crença dos outros, como outros religiosos (e não diga que se importam, pq se realmente se importassem, não se importariam com o estado laico ou com manifestações de outras religiões!)
2 Militam o dia todo para converter às pessoas à religião e terem um "mundo melhor".
se ela não gosta do mural pq não sai da escola?
agora tirar um mural que tem o dobro da idade dela que é parte da tradição da escola só pq 1 pessoa quer é patético..
ela tem direito de não gostar mas a grande maioria dos alunos é a favor do mural então ela que mude poha..
só ela que se sente incomodada com isso ¬¬'
Quem é FFRE? kkk
Que todos os símbolos de lendas baratas sejam retirados das escolas.
Que ouvir estorias de carochinha ? Vá para a igreja; a escola é para quem quer PENSAR e SABER!
Saudações!
Porém, estou cagando para a igreja, seu deus, sua bíblia e, seus discípulos com cerébro pouco substancioso, escorado em muletas do emocional.
Sem tomar partido de ninguém... Mas não pude me furtar a comentar, que eu queria ver como reagiriam certas pessoas se a oração fosse pro "Exu Caveira"... u_u
Ai, hipocrisia...
Postar um comentário