Jessica sofre hostilidades desde meados de 2011 |
Outra pessoa escreveu: “Espero que haja muitos banners [de oração] no inferno quando você lá estiver apodrecendo, ateia filha da puta!”
Jessica, 16, uma americana de Cranston, cidade de 80 mil habitantes de maioria católica do Estado de Rhode Island, tem recebido esse tipo de mensagem desde meados de 2011, quando recorreu à Justiça para que a escola pública onde estuda retirasse uma oração de um mural bem visível, por onde passam os alunos.
Ela é uma ateia determinada e leva a sério a Constituição americana, que estabelece a separação entre o Estado e a religião.
Os ataques e ameaças a Jessica aumentaram de tom quando um juiz lhe deu ganho de causa e determinou a retirada da oração. Nos momentos mais tensos, ela teve de ir à escola sob a proteção da polícia.
Pais enfurecidos de alunos pressionaram a direção da escola para que recorresse da decisão judicial e se ofereceram para pagar os honorários advocatícios. Sabe-se, agora, que os honorários ficaram acima do que os pais esperavam. Os advogados apresentaram uma nota de US$ 173.000, cerca de R$ 300.000,00.
A escola se recusou a tirar a oração do mural até que saísse nova sentença e a cobriu com uma lona.
Na semana passada, uma Corte Distrital da Justiça recusou o recurso dos pais e escola, confirmando, assim, a decisão de primeira instância. Foi quando as duas mensagens acima, entre outras, apareceram no Twitter.
Oração está na
escola desde 1963
|
O caso tomou proporção nacional, tendo de um lado ateus e defensores do Estado laico e, do outro, quase uma cidade inteira que não se conforma com a retirada da oração da escola onde estava havia 49 anos. No final da semana passada, Jessica foi destaque no jornal mais influente dos Estados Unidos, o The New York Time.
Apesar da decisão da Corte, o caso parece estar longe do fim, com desdobramentos inesperados. Exemplo: a Freedom From Religion Foundation, constituída por céticos, mandou entregar flores para Jessica, e quatro floriculturas da cidade recusaram o pedido. A FFRE pretende processá-las por discriminação.
Alguém disseminou o boato de que Jessica solicitou transferência de escola. Ela negou e disse que lá ficará até a formatura, ao final de 2013.
Jessica até agora tem aguentada a forte pressão, o que, talvez, tem irritado ainda mais os fanáticos religiosos. Sobre a decisão da Justiça, ela disse: “Estou feliz e orgulhosa pelo fato de a Constituição estar sendo cumprida.”
Com informação e foto do NYT, entre outras fontes.
março de 2011
Religião no Estado laico. Ateísmo.
Comentários
passei a admirar essa menina, é uma guerreira !!
Seria muito melhor lutar e exigir a laicidade onde a religião realmente afeta a vida das pessoas, como no congresso e instâcias supeiores do poder, onde são tomadas decisões importantes do que ficar reinvidicando a 'laicidade' num pedaço de ferro preso em uma parede....
Tomara que essa atitude de querer ver a constituição sendo cumprida de fato siga para areas mais relevantes e não pare por aí só por causa da pressão que os outros vão fazer sobre ela e possívelmente aos familiares dela. Já que elas se expôs, então que faça algo melhor com essa notoriedade que ela recebeu.
Isaac
Não seria mais simples estes mesmos profissionais trabalharem somente para pessoas que tivessem o mesmo modo de pensar...
Pense nisso quando for procurar por ajuda médica...
Robson Kvalo
A Elza adota um atitude discriminatória. O rigor que ela adota para julgar Jessica não vale para quem insiste em não acatar a lei.
Assim não, Elza. É preciso ter um mínimo de coerência.
E o pior de tudo é que não existe um único entre eles que se vê como um pecador e que se acredita candidato ao inferno. Todos eles vão para o céu.
Aliás, essa é diferença entre ateus e religiosos. Maus ateus têm a convicção da impunidade. Maus religiosos têm a esperança do paraíso. Quando um ateu faz o mal, ele simplesmente acha que não sofrerá qualquer punição na outra vida, já que para ele não existe nem inferno nem paraíso. Já o religioso, quando faz o mal, ainda acredita que vai para o paraíso. O Zodíaco, aquele serial killer que aterrorizou os Estados Unidos na década de 70, escreveu certa vez a uma emissora de rádio que esperava acordar no paraíso e ter como escravo todos aqueles que ele havia assassinado.
Entrem numa cadeia e conversem com qualquer estuprador de criancinhas. Ali você verá um candidato às delícias eternas do paraíso.
Mas aí não é pirraça, é cumprir a constituição.
Só quando lhe convém, claro.
"Deus seja louvado" nas nossas cédulas é um exemplo disso. Sendo pequeno ou não, é inconstitucional; e isso é o que conta.
Desrespeito total às outras religiões e não-religiões.
a coisa começa pequena, como a tal oração, veja no Brasil, começaram com uma portinha, agora estão construindo templos para um milhão de pessoas.
compraram tvs(em nome de outros) empresas jornalisticas, rádios, etc.
já existe uma bancada evangélica, e nos sabemos que a igreja católica, influencia polítios, a céculos.
O estado é láico, exatamente para não ter este tipo de influència.
Imagine, no caso do Brasil, os estudos sobre células tronco, ficou barrado anos, pq, atentava contra as religiões(segundo eles), bem, nós vamos pagar carissimo pelas patentes desenvolvidas por países que não tem estas restrições.
querer impedir experiências, que podem resultar em cura de centenas de pessoas, poder fazer pessoas voltar a andar e viver com qualidade, etc.
tudo começa com uma oração, depois passa a ser diária, depois passa a ser obrigatória, e ai nos já sabemos o resto.
Assista, se quizer ver o que é isto, um filme chamado inherit the wind ou o vento será tua herança, e veja o que foi este processo pq alguem tentou ensinar Darwing por lá.
saudações
wrl
e mandei para o Ministério Publico Federal.
é só entrar no site e denucniar. se se sentir ofendido, como eu.
abraços. seja cidadão, commo ela(ps não é para tu, mas para todos)
wrl
Mas na boa, eu nem ligaria para a oração... Acho que quando se combate esses grupos religiosos de forma tão "agressiva" o resultado que se tem é o de uní-los ainda mais.
Portanto, compará-la a fundamentalistas é uma enorme falácia!
O que vejo é que um dos requisitos da convivencia é a tolerancia e respeito,não são cristãos esse que até xingaram a jovem,só por que ela tem uma opinião diferente e buscou seus direitos, e não são ateus estes que utilizam de suas descrenças como algo absoluto,portanto,vejo nos dois lados um desrespeito absurdo.
Outro que adota dois pesos e duas medidas. O que vale pra um não vale pra outro.
Eu é que pergunto qual a sensação dele ao ter tanto ódio? Prazer? Paz? Alegria?
Lutar para que uma lei seja cumprida dá o direito de todos desrespeitarem todas as leis. É o mesmo que um Serial Killer sair matando por aí, e a policia ter que lutar na justiça pelo direito de prender ele em quanto isso ele sai matando sem que ninguém possa deter-lo.
Mas se deixar essas "pequenas" coisas passarem, acaba abrindo brechas para outras coisas maiores passarem, aí logo estaremos a mercê de malucos religiosos fazendo o que querem com a constituição.
Agora vá ver os exemplos de guerras religiosas, cruzadas, Fatwas, tudo morte em nome da CRENÇA num deus.
Além disso, é claro que eles vão se unir, qualquer que seja a sua maneira de criticar a crença deles ou atacar as suas más atitudes. Mas é preciso que seja feito.
Jesus Disse "Mateus
12:34 Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca "
E isto serve para todos os ateus e alguns católicos sem sabedoria .
É assim que devemos lutar, sem ofender.
"Efésios
6:12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais."
Já vi milhões de vezes.
A compreensão que você tem das leis e como funcionam explica as suas opiniões sem sentido.
Na sua casa, comércio, etc, você faz o que quer. Mas instituições do governo como repartições públicas, escolas, delegacias, etc, devem ser laicas conforme manda a lei. E é por isso que lutamos e é isso que os religiosos fanáticos são contra.
Simples, não?
"Trouxeram-lhe, então, um endemoninhado cego e mudo; e, de tal modo o curou, que o cego e mudo falava e via."
Mateus 12;30
"Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha."
Sobre Mateus 12;30, agora faz sentido o q aconteceu com os índios e negros. "Ou vira cristão ou morra (ou vire escravo), como na frase abaixo:
"Eles vieram com uma Bíblia e sua religião roubaram nossa terra, esmagaram nosso espírito... e agora nos dizem que devemos ser agradecidos ao Senhor por sermos salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)"
Robson Kvalo
se ela nao acredita em Deus, pq ela se ofende com uma oraçao?
a oraçao tava lá desde antes dela nascer,E NUNCA TINHA OFENDIDO A NINGUEM.
daqui uns dias vao querer mudar nome de estado, de cidade como S.paulo, tudo em nome de um estado laico.
eu já disse, essa palavra é ampla, o estado tem que ser laico, mas tem que ser minimo, os membros que compoe um estado laico, nao sao ateus na sua maioria, e nem se fosse, nao deveriam colocar o estado acima das pessoas.
o discuros ateista é sempre o mesmo mimimi, a que o nazismo matou milhoes, ha que houve a inquisiçao, ha que ouve isso, como se todos cristaos fossem a favor da perseguiçao nazista, como se todos fossem a favor da inquisiçao e outra mazelas feitas pela ICAR.
todos que morreram pela igreja catolica acreditavam em Deus, e concerteza entraram para a historia como pessoas de coragem, que enfrentaram uma instituiçao foda, repleta de homens ruins.
nao foi diferente da URSS ateista, muitos enfrentaram essa mauina de matar porque tinham coragem.
eu estou acostumado a sair e protestar nas ruas por melhorias na educaçao, na saude e etc.
mas a maioria dos ateus deveriam era reunir-se contra a religiao, mas contra um sistema nefasto e pessoas malandras que estao no poder.
http://www.paulopes.com.br/2012/01/multidao-ataca-indonesio-que-escreveu.html
Se alguém quiser ficar em casa lendo unicamente a bíblia e ser bitolado, pouco me importa.
Eu queria entender qual a birra dos religiosos contra a Constituição.
A moça apenas defendeu o cumprimento da Constituição. Nada de mais. Terroristas e religiosos é que fizeram ameaças contra a moça e mimimi contra o cumprimento da Constituição (ou até contra a notícia).
Acho curioso acusar a moça de defender algo desimportante e cair em cima dela por causa disso. Mas não era desimportante? Por que a polêmica, então?
Pessoalmente eu não teria essa iniciativa, porque pra mim esses símbolos religiosos não passam de itens de museu da época em que não se respeitava a crença alheia. Mas não há absolutamente NADA censurável na atitude dela.
Acha que os ateus estariam debatendo, discutindo, lutando, se nao fosse a descriminação e os ataques pessoais por parte de religioso ou ideias religiosas? Se vc gosta de acreditar em lendas o PROBLEMA É TODO SEU. Agora, se vc quer ir contra a constituição e tentar empurrar seus símbolos e ideias goela abaixo dos não-crentes, aí é outra história.
E quem faz mais mimimi aqui é vc mesmo, que SEMPRE vem aqui TROLLAR e bancar o pombo enxadrista.
E MAIS UMA VEZ largou o dedo no PRECONCEITO dizendo que a maioria dos ateus não protesta contra corrupção e outras causas.
O que essa menina fez foi simplesmente chamar a atenção para como as pequenas coisas contruibuem para a cultura contra laicidade do estado.
E mais, essa historia de ficar associando as mortes em nome do comunismo com o ateísmo é uma puta desonestidade intelectual.
Afinal, o que vc espera com esses comentários incoerentes e falaciosos num blog de gente que em sua maioria ja esta vacinada contra esses discursinhos?
http://semdeusnocoracao.tumblr.com/
Só tem uma empresa de ônibus que controla todas as linhas da cidade. Essa aqui:
http://www.vpadreeustaquio.com.br/
Posso pedir a retirada das citações? É um serviço público, não devia ser laico também?
Duvido que, se eu quiser colocar um cartaz da ATEA permitam...
E sim, estou falando sério. Há anos isso me incomoda.
http://www.youtube.com/watch?v=hTSaNXtE_LA&feature=colike
Robson Kvalo
Outra coisa que nós somos contra é a religião organizada e pregação discriminatória, que é esse bando de congregações que vemos em cada esquina que só serve para fazer lavagem cerebral com N coisas, como milagres, exorcismo e objetos mágicas que pagam dívidas, tudo para depois arrancarem o dinheiro delas. Acho isso um estelionato descarado, travestido de proselitismo.
É disso que nos emputece. Não é o fato das pessoas serem cristãos, e sim o fato de todo deles acharem que somos obrigados a pensar o mesmo que elas.
Outra coisa que nos emputece é trollagem, e você definitivamente é um troll.
É um serviço público executado por empresas particulares, então os proprietários podem colocar todas as citações que quiserem... Luta difícil de se ganhar.
Robson Kvalo
Daqui a pouco vão querer por mordaça na gente, como já querem.
OS MEUS IRMÃOS CRISTÃO QUE JULGAM ESSA MOÇA, AINDA NÃO APRENDERAM QUE DEUS NÃO NOS FEZ JUIZES UM DOS OUTROS, SOMENTE PEDIU PARA NOS AMARMOS...
E QUE TBM NÃO SE CONVERTE ALGUEM PELA FORÇA, MAS PELO ESPIRITO SANTO DE DEUS DIZ O SENHOR.
JESUS DEU A VIDA POR TODOS, MAS SÃO POUCOS QUE O ACEITAM E O RECONHECEM COMO O UNICO SALVADOR.
DEUS TBM A FEZ LIVRE, ENTÃO DEIXAMOS QUE ELA ESCOLHA.
Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2012/01/nos-eua-cristaos-xingam-aluna-que.html#ixzz1l82gLiuS
Paulopes só permite a cópia deste texto para uso não comercial e com a atribuição do crédito e link.
Se alguém começa chingando pessoalmente uma pessoa, não é trolagem batuta, e coisa de cretino.
Por causa de gente que só sabe chingar, falar besteira, e depois os mesmos serem chamados de troll, que o termo se corrompeu, talvez imbecis, cretinos e etc e etc, fosse um melhor termo :3
Como já foi dito "na oração o homem se esquece que há um limite
para os seus desejos e se sente feliz neste esquecimento"
Simplesmente "ignorar" está nos levando ao fundamentalismo cristão e trazendo junto todos os preconceitos difundidos pelas religiões. Na verdade não temos que ignorar, temos que não somente sair do armário, mas também começarmos a agir.
http://www.iqc.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=376:o-fim-tragico-da-mais-famosa-ateia-dos-eua-e-a-conversao-do-seu-filho&catid=29&Itemid=41
Ou achar o corretor ortografico melhor para mim :3
Pode isso Arnoldo!?
Caramba religioso e tudo babaca!
se este é o pensamento ateísta, meu que atraso..cacete.
ser ateu nada contra, mas a justiça ouvir uma piveta, meu ta mal.
Quanto a Jessica Ahlquist essa é uma tremenda oportunista, querendo fazer bonito pro DIABO ( será que tbm existe DIABO? ) achar graça....humm existe diabo sim....na hora que o cara tá puto ele fala: vai casa do capeta!!!
Pra mim religião é fazer o BEM....o resto é o resto!!!!
Mais uma vez, o cristianismo teria matado muito mais do que as supostas mortes do ateísmo!
Por isso que é bom ter um pouco de senso crítico com as coisas que ficam lendo por ai, como “O Livro Negro do Comunismo”, Olavo de Carvalho e etc.
Se fosse uma mensagem de candomblé, num instante teria vários cristãos aprovando a retirada da placa, afinal para eles isso é coisa do demônio, como aliás uma professora disse a um aluno.
http://extra.globo.com/noticias/rio/escola-onde-estudante-sofreu-discriminacao-religiosa-pede-desculpas-ao-aluno-186872.html
Mais uma vez mostrou que não passa de um paspalho intolerante e preconceituoso, que só sabe trollar os outros. É justamente por causa de boçais como VC que os não-crentes precisam se organizar e se proteger de devaneios religiosos.
Ué, se o pensamento, só por vir de um ateu, não faz diferença, então por que entra numa discussão com ateus, se não quer entender os argumentos deles?
E por que não considerar o pensamento de um ateu?
O não entendimento do que é a laicidade (neutralidade perante todas as religiões), ou seja, ignorância acerca do termo e do princípio, é o maior icentivador dessas postagens intolerantes. Aprendam a respeitar a laicidade e principalmente, a respeitar o próximo.
O Estado Secular (incluí-se o Brasil) não tem religião e usar seu patrimônio para fazer proselitismo é ferir a laicidade e desrespeitar as pessoas que não pertencem ao credo de vocês.
Se for assim, eu sou extremamente radical!!!
Não é porque alguns temem deuses e sempre suplicam a eles, que todas as pessoas farão isso. É tão complicado assim entender que existem pessoas que simplesmente ignoram essas crenças, não importa a situação?
A constituição dos E.U.A diz que estado é laico se a “piveta” se sentiu incomoda esta no direito dela querer a retirada da placa e a justiça aprovou, assim como uma oração em um portaria de um escola publica pode incomodar ateus ela também pode incomodar pessoas de outras religiões.
Leiam:
http://amarretadoazarao.blogspot.com/2012/01/instituto-civitas-pela-volta-da.html
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1041684-franca-se-torna-palco-de-protestos-catolicos-por-respeito-da-fe.shtml
Ta vendo o tipo de pessoa que vc é ?
QUALQUER ateu é mil vezes mais moral e etico que vc !!!!
O Cristao-Fernando é apenas uma copia de Breivic, Hitler, Wellington...
Se eu souber de um comercio onde vc seja o dono, eu recomendaria a todos que conheco que nao comprem. Eu tambem tenho o direito de recomendar a quem quiser que nao facam compras no seu comercio.
Vc so ofende...
É claro que nao, prefere babar e espumar de odio...
Eu entendo estas bobajadas porque CRENTE NAO PENSA.
Dai eu quero ver se os tais pais indginados irao gostar.
Não acredito em religião, não prego doutrinas nem nada..acredito em Deus e acredito que cada um têm o direito de acreditar ou não acreditar no que quiser.
Quanto mais vejo isso, mais me decepciono com muita gente...
afinal, cristãos que falam de amor e vivem outra coisa não são cristão de verdade.
Peço perdão em nome de todos os crentes que me envergonham e à meio mundo de pessoas.
E ao "anônimo", religião não presta pra nada...religião é fanatismo, são doutrinas... dizer que é de tal igreja, segue tal religião é fácil, quero ver praticar.
Religião não salva e nem leva ngm a lugar nenhum.
Deus (que é no que eu acredito) sim.
E respeito muito quem não acredita também...cada um escolhe o que quer ser..
Diferente das guerras santas (cruzadas) que eram financiadas pela igreja e tinham motivação religiosa e política, e exterminaram povos inteiros (incluindo idosos, mulheres e crianças) gerando entre 6 e 40 mil mortos APENAS NA PRIMEIRA CRUZADA.
Ou ainda a Inquisição, que matava apenas com motivação religiosa, e levou a morte aproximadamente 9 milhões de pessoas.
“Vim causar divisão . . . Deveras, os inimigos do homem serão pessoas de sua própria família.” (Mat. 10:34-36)
ou ainda:
"Não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada." (Mateus 10:34)
Quer dizer que só se levanta para denunciar uma irregularidade quando ela afeta diretamente a você? E que quando uma irregularidade afeta uma outra pessoa, mas não a você, dane-se essa pessoa, porque só os crimes que a afetam devem ser levados a sério?
Não seria isso egoísmo?
E fazer a lei ser cumprida não é ser chato. Quem vê isso como chatice é quem, por algum motivo, não quer que essa lei seja cumprida. No caso de religiosos, porque eles querem continuar seu proselitismo. Para eles, não é interessante que a constituição seja cumprida e por isso atacam a menina.
E depois, vem o que eu sempre venho falando; se fosse um símbolo xintoísta, budista, pastafarista, satanista ou o que quer que fosse, os cristãos iam reclamar. Mas aí eles não estariam sendo chatos, certo? Estariam cumprindo a lei. Quando eles reclamassem, ninguém os chamaria de intolerantes, nem diria que é uma coisa pequena e sem importância. Por que será?
Então 10 reais do homem bom, valem mais que 20 reais do homem ímpio. Mas como, já que 10 é menor que 20?
É como se vc estivesse em um classico de futebol..vc corinthiano, no meeeeio da torcida do palmeiras..gritando timaaaooo eoooo!! eh muita afronta.
seria mais coerente ficar na torcida de seu time neh?
Na minha opinião esta moça quiz se aparecer!!
Antes de pensar em assunto, só pensar que se fosse ao contrario, algo que fugisse do convencional, como as pessoas se sentiriam?
Ninguem é obrigado a ser igual a ninguem, e dai que a cidade toda acredita, se a cidade toda pular da ponte ela tem que pular junto?
Estado laico já.
As religiões grega, egípcia, romana, entre outras são a prova do que eu afirmei.
Os cristão estão preocupadíssimos (inclusive o próprio Vaticano) porque eles mesmos já perceberam que o cristianismo entrou na etapa do declínio.
Não viveremos o suficiente pra ver o cristianismo desaparecer, mas eu acredito que dentro de alguns séculos teremos uma sociedade livre de religiões (exceto em países muçulmanos e outros cujas leis são definidas pela religião).
São católicos sim. Veja trecho da reportagem do NYT
"But Jessica Ahlquist is also an outspoken atheist who has incensed this heavily Roman Catholic city with a successful lawsuit to get a prayer removed from the wall of her high school auditorium, where it has hung for 49 years".
Intolerância é sinal de ignorância. E qualquer pessoa, independente do seu credo, seja ateu, católico ou evangélico, pode ser um ignorante que pratica a discriminação e a intolerãncia.
O problema das religiões que tem como livro sagrado a Bíblia, é que o próprio texto sagrado prega a intolerância a alguns grupos (ateus por exemplo). Por isso, não é de se admirar o que aconteceu a Jessica quando ela quis, como cidadã estaduniense, fazer valer a Magna Carta de seu país.
Quem acredita em deus quer ser tão superior que a unica coisa que realmente faz, é pensar ser ele, e sair julgando a todos. E pode ter certeza, que assim como um ateu, pode pedir a ajuda a um "deus" num momento de fraqueza, vc tbm pode pedir ajuda ao diabo, porque não ^^
Fazer o bem está na consciência de cada um, não na religião que vc escolhe, até porque não é bem isso que eu venho vendo da parte dos religiosos.
e é egoismo sim! desde quando birra se compara com crime ???!
No restante, concordo contigo. Os cidadãos desta localidade estão demonstrando a faceta do radicalismo cristão sendo demonstrada através da intolerância, do ódio e da discriminação.
Uma norma constitucional não deve ser ignorada. Se ela está lá, tem um propósito e é dever de todo cidadão respeitá-la.
Vão estudar sobre o imperativo categórico kantiano para entender como esse pensamento de vocês é errado.
"Age como se a máxima de tua ação devesse tornar-se, por tua vontade, lei universal da natureza"
Ou seja, lembra daquela frase atribuida a Jay-C que é muito mais antiga??
Não faz ao outro o que não quer que façam a ti.
Respeito, só isso.
O "vuvo vuco" não foi causado pela moça, mas pelos terrorristas. Se os terrorristas tivessem ficado quietos, não haveria notícia.
Por que os terrorristas (a.k.a. cristãos, neste caso) ficaram se importando tanto com o MERO CUMPRIMENTO DA CONSTITUIÇÃO? Por que não respeitaram o próximo (a moça, neste caso)?
A Jessica está em pleno direito dela, corretíssima. Muita gente não teria iniciativa, mas não se deve criticar alguém por defender direitos constituicionais -- que são de todos, independentemente da crença.
PS.: Eu achei a oração até bonitinha, e nem chegar a colocar o nome de Alá explicitamente. Oração infantil e ingênua, como sói ser material religioso para aliciamento de menores. :-)
Não é egoísmo fazer valer a Constituição. Se existe, deve ser cumprida, em prol da democracia e do direito. Ser ridículo e egoísta é se valer da violação da Constituição para ver seus interesses privados serem privilegiados, tais como “os políticos tudo lá de Brasília” (jargão popular). E birra é insistir nisto sem nenhum fundamento, nem sequer observando com quais motivos a garota agiu.
Mais mastigado que isso, não dá!
Não sei você, mas eu estudase em uma escola e tivesse uma oração...sei la pra um santo de ubanda ou sei lá o que a 60 anos [ por ex] e a maioria acredita-se nisso . Eu nao iria buscar os meus direitos pra querer retirar aquilo . Se é eu que estou encomodada , eu ignoro ou me retiro , eu teria respeito .
Em relação aos ''Cristoes'' eeles tbm tão errados! todos nao fizeram o certo...só isso!
Só que a Constituição Federal vale por si só, abarcou o princípio da laicidade, também o da liberdade religiosa, esses deveres e direitos são indisponíveis, e há que o fato de existir uma capela dentro de uma universidade federal é uma violação da laicidade, não precisando incomodar ninguém para se tornar um fato inconstitucional.
Isso fora que dentro da liberdade religiosa há o direito do cidadão de não confessar seu credo, o que provavelmente iria ter que fazer ao demonstrar seu incomodo com tal capela, assim como provavelmente iria sofrer assédio de seus colegas e de pessoas com argumentos como o seu.
Estado democrático de direito é um termo engraçado, não? :)
Ela só fez valer a constituição do país dela. Está na hora de botar as crenças das pessoas no seu devido lugar: nelas mesmas.
Mas de mesma magnitude de falta completa de senso é a "desevangelização" promovida por alguns ateus. "Pregam fervorosos sua falta de fé". No que se diferenciam dos religiosos que discriminam ao próximo por não possuírem a mesma crença?
Amigos ateus e cristãos.... A única coisa que realmente é importante nesse contexto é que devemos aprender com os erros do passado e promover o respeito mútuo, independente de crença.
JESSICA ESTÁ EM PLENO DIREITO DISSO, E ESTÁ TOTALMENTE CORRETA.
A escola desrespeitava a Constituição, a moça corrigiu o erro.
----- "Se é eu que estou encomodada , eu ignoro ou me retiro , eu teria respeito . "
A ESCOLA É PÚBLICA E LAICA, os incomodados que exijam seus direitos constitucionais. Respeito é cumprir a neutralidade religiosa em instituições públicas.
Você está completamente equivocado(a) em criticar a moça. Só porque você não faria o mesmo (suspeito de outra motivação) não é argumento. Ninguém tem obrigação de te imitar, ainda mais tendo o direito constitucional como fundamento.
Jessica está plenamente correta, pelas informações disponíveis.
Hummm... Fodam-se as minorias, só as maiorias têm direitos. Que pensamento bonito.
"Quem nao tem Deus no coração nao sabe respeitar os outros...tanto pra ateistas ou até mesmo ditos cristoes...se tem amor no s2 bondade , nao tem o que julgar e ficar se importando com tudo , respeitar o proximo ."
Não foram os "cristões" que desrespeitaram o próximo? No caso, ferindo a lei e ameaçando uma menina? Não são os "cristões" que ficam o tempo todo julgando os outros?
Mas quando são os "cristões" que fazem, aí pode, certo?
Tem certeza de que sabe quem é o radical nessa história?
O problema está neles quererem enfiar suas crenças absurdas goela abaixo das pessoas, contra sua vontade, na base da força. E quem se recusar a aceitar, é ameaçado, discriminado, agredido, etc.
Onde foi parar o tal do respeito?
Quer dizer, religiosos precisam ser respeitados, mas pessoas de outras religiões ou ateus, não? E essas pessoas de outras religiões ou atéias não podem dizer nada e tem que ficar quietinhas escondidas porque isso é desrespeitar os religiosos?
Tem algo muito errado nisso aí, viu?
Acho que essa imagem ilustra bem o que quero dizer: http://desmond.imageshack.us/Himg23/scaled.php?server=23&filename=parez.png&res=medium
Afinal, ela não esta numa escola RELIGIOSA, e sim numa escola publica, que infringe a constituição da nação colocando uma oração naquele espaço publico.
Aqui no Brasil, acontece coisa semelhante, afinal qualquer repartição publica tem um cruxifico. Constitucionalmente falando, isso é errado.
Queria ver a merda que daria se fosse um Selo de Salomão ou uma Lua crescente. Ai ia chover cristão falando de estado laico e mimimi.
Xingar não é correto, mais manusear a Justiça americana, só por uma questão pessoal, seria de extrema insensatez e inconformismo....
Tenho plena certeza que, caso fosse um cristão, a roda girava de uma forma diferente, e um mural é apenas uma forma de expressão, que creio que esteja garantida na constituição americana, e não uma arma engatilhada a pessoas adversas ao cristianismo....
Os 20 do ímpio, valém muitas vezes, uma passagem para o inferno.
Fala tanto dos escribas e fariseus, mas é igualzinho a eles. Sabem as escrituras na ponta da língua, mas são um bando de hipócritas safados.
"Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno?" (Mt. 23:33).
Então, baby, nos vemos lá. Vai ser divertido. ;)
Teoria e ação.
1 Ateus não se importam com a crença dos outros, como os religiosos;
2 Milito o dia todo para converter às pessoas ao humanismo e termos um mundo melhor;
Read more: http://www.dailymail.co.uk/news/article-2046959/Police-say-sorry-cafe-owner-threatened-arrest-Bible-DVDs.html#ixzz1lBE9mskt
Esta menina é uma besta fundamentalista.
acredito o que se planta se colhe, e isto é válido para todos.
A garota está incomodada com um pedaço de papel que pra ela, teoricamente, não tem valor nem significado? sem falar que já é algo antigo...
Pra que tanta intolerância? A unica coisa que ela esta ganhando com isso é fama.
Muitos fanáticos usaram argumentos fantásticos em oposição à minha opinião mas, se devemos lutar contra atitudes que remetem à violência, seja ela física verbal ou de outra natureza, qual o propósito de se lutar contra um pedaço de papel.
Tomem cuidado. Dessa forma ainda veremos Ateus ateando fogo em pessoas de outras crenças. Posso estar sendo sensacionalismo mas parece que caminhamos para essa direção quando aprovamos tais atitudes.
Nosso Pai Celestial.
Concede-nos a cada dia o desejo de fazer o nosso melhor.
A crescer mentalmente e moralmente como fisicamente.
Para ser amável e útil para nossos colegas e professores.
Para ser honesto com nós mesmos, bem como com os outros.
Ajude-nos a ter espírito esportivo e sorrir quando perdemos, assim como quando ganhamos.
Ensina-nos o valor da verdadeira amizade.
Ajude-nos sempre para nos conduzir de modo a dar crédito para Cranston High School West.
Amen.
Em segundo lugar a menina não "manuseou" (acho que era para ser "manipulou") a justiça americana por questões pessoais e sim exigiu algo que era seu direito, e de todos que eram contra e se calaram, na verdade, a atitude da moça foi de uma lucidez e coragem raros
Roberto
http://www.conamp.org.br/Lists/artigos/DispForm.aspx?ID=176
A partir dessa leitura, dá para entender porque a decisão da Corte dos EUA não foi correta ou, pelo menos, a escola não teve uma boa defesa.
A defesa poderia simplesmente alegar que aquela inscrição era patrimônio cultural da escola ou até mesmo forma de arte. Arte sacra, que seja. Como de fato era.
Aí iria contrapor dois princípios constitucionais dos EUA: laicidade e liberdade de expressão artística e cultural.
E no próprio ordenamento jurídico dos EUA, baseado na ponderação de princípios de Dworkin, creio que iriam chegar na conclusão óbvia: deve-se diferenciar manifestação de religião no espaço público como forma de coação e imposição daquelas formas manifestação da crença religiosa como liberdade de expressão, inclusive no plano artístico.
Nesse último aspecto, seria perfeitamente possível expor uma oração na parede assim como seria possível colocar um poema ou uma frase de Nietzsche.
Então poderiam colocar coisas de umbanda e etc? Por mim, é evidente que poderiam.
Os cristão iriam reclamar? Sim, e estariam errados em fazer isso. Assim como a menina que mandou tirar a oração está errada.
Outra coisa seu ignorante, ateismo não é religião e sim a ausência de quaisquer crença, e outra, quem gosta de tacar fogo nos outros são os religiosos, ou você passou batido nas aulas de história???
Roberto
Seria mais fácil ter pedido para modificar uma parte do texto para que não ofendesse aos religiosos (e quando digo isso incluo os Ateus pois ateísmo é religião).
Era só retirar o “Nosso Pai Celestial.” e pronto. Ela quer fazer cumprir a lei? Sim. Mas qual a verdadeira razão? E o por que de tanta intolerância?
Esse ato “raivoso” não difere em nada dos que ela mesma esta sofrendo. É algo desproporcionado. Ela não quer mais do que se reafirmar atéia (e eu não sou contra) então achou uma brecha na lei para "criar caso".
Roberto
Roberto
Se não for religião, o ateísmo está ao menos se aproximando disso.
O zoólogo britânico e ateu militante fundamentalista Richard Dawkins, esteve distribuindo nas escolas revistas e DVD’s com conteúdo ateísta, visando “libertar os alunos da religião” – é o proselitismo ateísta, embora eles mesmos digam que são contra o evangelismo missionário cristão. Em entrevista cedida à BBC, Dawkins afirmou que, o objetivo é “fazer as pessoas se posicionarem contra a religião” (seria uma Cruzada atéia?).
Dawkins ainda diz em ‘The God Desilusion’ que, “ensinar religião às crianças é um abuso”. Mas desde quando ensinar valores morais, cristãos, saudáveis, é um abuso? O problema é que mal, para Dawkins, é tudo aquilo que ele acha que deve ser.
Um contra-censo ateísta: para os ateus, ensinar religião às crianças é considerado um “abuso”; enquanto isso, ao mesmo tempo, ateus nos EUA criaram uma escola dominical para crianças, onde se é ensinado sobre o ateísmo a elas desde cedo – é a catequização ateísta. http://comoviveremos.com/2009/01/21/esco…
Certa vez fiz uma pergunta semelhante a sua. E veja qual foi a resposta: http://br.answers.yahoo.com/question/ind…
A frase por si só já é intolerante.
RAZÃO: Assim como a religião, o ateísmo é um sistema de crenças suportado com ardor e/ou fé.
Não seja cínico.
Mas não concordo com muitas das propostas de Dawkins, pois acho exageradas e, em muitos casos proselíticas também... assim como Botton e seu "templo ateu" (divulgados neste mesmo blog), eu sou ateu e considero a ideia por si só ridícula, então não considero a tua argumentação válida por generalizar com base nas ideias de uma pessoa (só por ser uma pessoa proeminente) e ainda por cima me incluir sem nem ao menos saber se concordo.
E insisto, pela última vez que ateismo não é religião e considerar "valores morais, cristãos, saudáveis", além de tudo é preconceituoso para com os ateus e adeptos de outra religião, pois (no meu caso), não preciso de um deus vingativo, imaginário e ainda por cima voyeur para me dizer o que é certo e o errado.
Roberto
O ateísmo não é nenhuma novidade e seu fundamento básico é a ausência da religião, pois procuramos respostas através da observação e experimentação (a boa e velha ciência), não possuimos fé, pois não acreditamos que exista "o sopro divino" ou como queira chamar, simplesmente procuramos explicações palpáveis para nossos questionamentos. Não procuramos comprar passagens para um céu idealizado nem felicidade eterna, pois a vida é aqui e agora meu caro, não se iluda...
Roberto
Postar um comentário