Niemeyer projetou mais de uma dezena de igrejas |
O arquiteto comunista Oscar Niemeyer (foto) foi ateu desde criança, mas isso não o impediu de projetar belas e inovadoras igrejas, como a da Pampulha, em Belo Horizonte, e a Catedral de Brasília. Ele se notabilizou por usar o concreto armado para desenhar linhas suaves e elegantes.
Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares nasceu em 15 de dezembro de 1907 no Rio de Janeiro. Em 2012, aos 104 anos de idade e lúcido, ele ainda trabalhava em sua prancheta em alguns projetos. Mas estava com a saúde fragilizada. Morreu no dia 5 de dezembro às 21h55, no Hospital Samaritano, do Rio. Ele havia sido internado com desidratação e pneumonia.
Em uma entrevista em agosto de 2011 ao portal G1, ele disse que, embora seja ateu e comunista, é natural o seu interesse pelas igrejas. “Eu morava com meus avós, que eram religiosos”, afirmou. “Tinha até missa na minha casa, e fui criado em um clima assim.”
Em uma entrevista por ocasião de seus 100 anos, ele afirmou que a sua arquitetura não é importante porque não resolve “merda” alguma. “O importante é a luta por uma vida melhor.”
Em agosto de 2011 lançou um livro com 16 igrejas por ele projetadas no Brasil e exterior. Ele garante que as “suas igrejas” nunca abalaram a sua convicção ateísta.
Com informação do G1, entre outras fontes.
5 de dezembro de 2012
Comentários
Ele é um dos nossos gênios.
existam tantas pessoas que não perderia nada em ficar quietos,assim poupava Deus maravilhoso,onipotente,onipresente, Criador do céu e da terra e que tudo neles há, de ouvir tanta besteira.
Como poderia Oscar Niemeyer ou qualquer pessoa que morra saber se existe um Deus? Quem morre, morreu, jamais saberá de qualquer coisa. O que fica, após nossa morte, são nossas obras, nosssos feitos e atitudes durante a vida. E a vida é terrena e única; a alegada transcendência reflete justamente nosso desejo de continuidade, nossa inconformidade com a finitude da vida.
Mas nosso desejo, inflelizmente, não será atendido.
"A dura realidade é melhor que a mentira consoladora", já dizia Carl Sagan.
Assis Utsch (autor de O Garoto Que Queria Ser Deus)
Todos os Salvadores, Messias, Deuses ou Jesuses são invenções humanas.
E nós só existimos porque o arranjo cosmológico aleatoriamente estabelecido permitiu que na Terra moléculas pré-biológicas se tornassem biológicas, e evoluíram.
Assis Utsch (autor de O Pastor Rebelde)
Você falou tudo cara, meus parabéns!!!
Postar um comentário