Pular para o conteúdo principal

Oscar Niemeyer, ateu famoso

Niemeyer projetou mais de uma dezena de igrejas
O arquiteto comunista Oscar Niemeyer (foto) foi ateu desde criança, mas isso não o impediu de projetar belas e inovadoras igrejas, como a da Pampulha, em Belo Horizonte, e a Catedral de Brasília. Ele se notabilizou por usar o concreto armado para desenhar linhas suaves e elegantes. 

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares nasceu em 15 de dezembro de 1907 no Rio de Janeiro. Em 2012, aos 104 anos de idade e lúcido, ele ainda trabalhava em sua prancheta em alguns projetos. Mas estava com a saúde fragilizada. Morreu no dia 5 de dezembro às 21h55, no Hospital Samaritano, do Rio. Ele havia sido internado com desidratação e pneumonia.

Em uma entrevista em agosto de 2011 ao portal G1, ele disse que, embora seja ateu e comunista, é natural o seu interesse pelas igrejas. “Eu morava com meus avós, que eram religiosos”, afirmou. “Tinha até missa na minha casa, e fui criado em um clima assim.”

Em uma entrevista por ocasião de seus 100 anos, ele afirmou que a sua arquitetura não é importante porque não resolve “merda” alguma.  “O importante é a luta por uma vida melhor.”

Em agosto de 2011 lançou um livro com 16 igrejas por ele projetadas no Brasil e exterior. Ele garante que as “suas igrejas” nunca abalaram a sua convicção ateísta.

Com informação do G1, entre outras fontes.

Morre aos 104 anos o arquiteto e ateu Oscar Niemeyer
5 de dezembro de 2012


Comentários

Charles disse…
Gênio brasileiro!
Avelino Bego disse…
E quem disse que pra ter vida eterna, precisa-se de um deus? ahaha

Ele é um dos nossos gênios.
Anônimo disse…
Bom, logo ele poderá saber se esta certo ou errado, ta no bico do corvo já.
Unknown disse…
Certo ou errado ela já com mais de cem anos,um marco na historia mundial,uma vida de realizações e obras que serão lembradas sempre, isso sim valeu e tudo que importa a um vivente. Que o corvo o carregue,grande homem exemplo de vida.
Unknown disse…
Certo ou errado ela já com mais de cem anos,um marco na historia mundial,uma vida de realizações e obras que serão lembradas sempre, isso sim valeu e tudo que importa a um vivente. Que o corvo o carregue,grande homem exemplo de vida.
ADERSON BEZERRA disse…
quem oferece a vida eterna é DEUS, logo se não for por DEUS é apenas uma matéria simples e sem sentido como a teoria da evolução humana como um simples macaco.
Anônimo disse…
Acredito mais num monte de merda do que em deus. A merda existe, e fede pra caramba!
Unknown disse…
Você pode acreditar no que lhe faz bem, no que lhe conforta, mas isso não muda a realidade. Que alias você não conhece. "... teoria da evolução humana como um simples macaco." Ele viveu sendo ateu, e morreu ateu. Ele sabia que nada maravilhoso viria do céu, então fez da própria vida, algo maravilhoso.
Anônimo disse…
Para ser ateu e defender o socialismo tem que ser inteligente, algo reservado a poucos, como Niemeyer.
Enilda Miceli disse…
Parabéns pela mente lúcida Vinicius Pessotti a tua frase é uma síntese perfeita do que realmente é importante!
Unknown disse…
até quando pesoas fundamentalistas e sem sensibilidades vão entender que o sentido da existencia nao esta nos credos formulados por interesses vis....viva a razão humana e a liberdade...viva niemeyer......
Anônimo disse…
afirmo o que vc disse vinícius , grande comentário
CELIO disse…
VINICUS O QUE VC ESCREVEU É UM ABSURDO
Anônimo disse…
Quanta Hipocrisia, para existir as obras dele ele as criou não é? para cada criatura existe um Criador, que pena que
existam tantas pessoas que não perderia nada em ficar quietos,assim poupava Deus maravilhoso,onipotente,onipresente, Criador do céu e da terra e que tudo neles há, de ouvir tanta besteira.
Anônimo disse…
Se seu deus é tão onipotente e maravilhoso não deve se importar com comentários nesse site... mas como ele é seu amigo imaginário você tenta defendê-lo, pois ele não pode fazer isso... Abraço
Poeta Mauro Leal disse…
Tem uma Bíblia, então a leia, pois ela é diz que Jesus Cristo é o único caminho que conduz ao céu. Disse Jesus Cristo: Eu sou o caminho, a verdade e a vida quem crer em mim ainda que esteja morto viverá.
Senhor Anônimo,
Como poderia Oscar Niemeyer ou qualquer pessoa que morra saber se existe um Deus? Quem morre, morreu, jamais saberá de qualquer coisa. O que fica, após nossa morte, são nossas obras, nosssos feitos e atitudes durante a vida. E a vida é terrena e única; a alegada transcendência reflete justamente nosso desejo de continuidade, nossa inconformidade com a finitude da vida.
Mas nosso desejo, inflelizmente, não será atendido.
"A dura realidade é melhor que a mentira consoladora", já dizia Carl Sagan.
Assis Utsch (autor de O Garoto Que Queria Ser Deus)
Sua Bíblia, como todos os livros santos de todos os credos são uma coleção de fábulas, mitologias, lendas e narrativas populares acumuladas ao longo de séculos e milênios. (Já li a Bíblia duas vezes, é por isso que confirmei que ela é realmente uma fábula).
Todos os Salvadores, Messias, Deuses ou Jesuses são invenções humanas.
E nós só existimos porque o arranjo cosmológico aleatoriamente estabelecido permitiu que na Terra moléculas pré-biológicas se tornassem biológicas, e evoluíram.
Assis Utsch (autor de O Pastor Rebelde)
Anônimo disse…
este ateu eu respeitava, nunca vi falando merda como estes otários que se passam por ateus.
Vinicius Sou fã de Oscar e agora sou seu fâ tb cara...

Você falou tudo cara, meus parabéns!!!
Anônimo disse…
Quem julga nunca será perfeito em suas palavras e em suas obras.
Anônimo disse…
vc diz que a biblia é um mito! daqui a cem anos gerações futuras podem afirmar que oscar niemeyer também é um mito não é? para tudo existe um criador, o oscar niemeyer foi um bom arquiteto mais futuramente as pessoas só vão saber quem foi ele em livros e só! Deus criou o céu e a terra e tão perfeito que nem um ser humano tem a capacidade de si quer fazer uma boa previsão do tempo. mim explique como foi que o mundo foi criado, como o mar surgiu, ou até como uma criança si forma no ventre de sua mãe? Há um Ser que si Chama DEUS que tem todo esse poder e que sabe como o ser humano que ele teve o prazer de criar é falho ao ponto de não acreditar nele e sim de acreditar que nós surgimos do NADA!! sim eu sou muito abençoada por Deus, POR DEUS.
Anônimo disse…
Tudo passa mais suas palavras permanecem. Deus é maravilhoso e eterno. Não daremos importancia a essas pessoas tão pequenas e flahas que abrem suas bocas de merda pra falar de Deus logo de DEUS!
Anônimo disse…
tenho total certeza que essas criaturas sem importancia alguma na terra abram suas bocas pra falar de Deus, tenho certeza que querem aparecer publicando coisas desse tipo. Aproveita e posta uma foto sua com a cara melada no seu proprio coco, pois isso que voce é "um coco".
Anônimo disse…
Trenho pena de vc!!!!!!!
Beatriz disse…
O importante são as atitudes,e não a religião,pois muitos q se dizem tementes,e não saem das igrejas,,e são bitolados,muitos,,já vi,que matam o cão a paula,envenenado..e vivem falando maldade do próximo,,

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê