Pular para o conteúdo principal

Paulo César Pereio, ateu famoso

Atualização: o ator morreu no dia 12 de abril de 2024, aos 83 anos, no Rio de Janeiro 


Paulo César Pereio causou polêmica e comoção entre religiosos quando propôs uma campanha para a derrubada do Cristo Redentor.

“Aquela estátua é uma interferência indevida na paisagem [do Rio de Janeiro]”, disse em 2008 à Veja, edição 2058. “O morro onde ela está é lindo, e o Cristo só atrapalha o visual.”

É do tipo de pessoa que invoca admiração incondicional ou repulsa. O seu talento é inquestionável.

O ator Paulo César de Campos Velho, nome de cartório, nasceu em Alegrete (RS) no dia 19 de outubro de 1940. Pereio é um apelido que adquiriu na infância por causa do seu jeito de andar, que seria parecido com o de um “preto velho”. Ele era chamado de Vevéio, o que, para sua irmãzinha, soava como "Pereio".

O ator participou de mais de 60 de filmes, entre os quais "Terra em Transe", "Toda Nudez será Castigada", "Vai Trabalhar Vagabundo", "Lúcio Flávio – o passageiro da agonia" e "Eu Te Amo". Na TV, atuou em minisséries. No Canal Brasil, TV fechada, apresenta desde 2004 "Sem Frescura", um programa de entrevista. Ganhou prêmios. Para ele, os melhores foram os que "deram dinheiro".

Pereio tem produzido frases irreverentes como “Se um dia a vida lhe der as costas, passe a mão na bunda dela.” Ou uma frase que o define um pouco: “Fui expulso de uma suruba por mau comportamento.”

> Com informação da Veja e Wikipédia e outras fontes.

Ateus brasileiros famosos    Ateísmo

Comentários

Anônimo disse…
Gostaria de saber a opinião de qualquer leitor sobre este texto:

"A queda do Cristo
Redentor."


Fato é, o Cristo Redentor é um insulto. Me desculpem, isto é pesado, sim, o monumento é uma visão de paz, é uma visão de amor, para tantas pessoas, e para mim também foi, mesmo eu não sendo cristão, admirei este monumento por muito tempo, com felicidade de vê-lo ao estar lá.
Mas não posso negar e afirmo novamente: Esta estátua do messias cristão é um insulto às terras brasileiras, que se mantiveram com tantas dificuldades, contra uma nação cuja autoridade era a igreja, cujo território era, antes disto, de uso dos nativos e posse da Natureza. O Cristo, o cristianismo, veio colonizar, veio impor suas visões. “Não era assim a visão da época!” Assim é a visão humana, visão de paz e de amor verdadeira, a visão que leva em conta as paixões humanas e sabe que o cristianismo, como todas as religiões, são imagens de paixões humanas refletidas em atos ao redor do mundo. Escritas e descritas em formas de metáforas e tantas alegorias, no fim, tornam-se a justificativa da violência, pois as paixões também podem ser violentas. Mas a razão, se equilibrada, pode guiar o homem para fora da violência, em direção à cultura.
Os governantes do Rio de Janeiro, contrários à uma grande parcela do povo brasileiro, ateus e de outras religiões, impôs o ensino da bíblia por um ponto de vista bíblico, como opção, o ensino da moral e ética.
Digo então que em resposta, derrubem o Cristo, já tem religião o suficiente nas escolas, e como opção, construam uma árvore de pedra enorme, simbolizando a Sociedade, a civilização humana na Natureza, como é e sempre foi a relação do homem com Deus.
Acho que se preocupar com uma mera estátua gigante é exagero.

Tem outras 6 maravilhas do mundo para admirar e conhecer.
Conspiratus disse…
Continue treinando, Anônimo. Um dia você será capaz de escrever algo inteligente e de uma qualidade tal, que terá pleno sentido, coerência e utilidade!

Parabens!!!
Leandro Santiago disse…
Sobre a estátua, acho que ela deve ficar lá. Por duas razões: não haverá beneficios na sua remoção; haverá, ao contrário, prejuízo, inclusive na forma de custos financeiros.

Independentemente de ser ou não um símbolo religioso, ela é o ícone da cidade do Rio de Maringá. Possui valor histórico.

O símbolo da minha cidade é uma igreja em forma de cone. É o ícone de Maringá (procure Maringá no google imagens). É uma construção muito bonita e eu adoro subir nela (não há elevador, só escadas) e a visão lá de cima é muito boa, bem como a brisa, principalmente em dias de calor.

Pertence à Igreja Católica e é um símbolo cristão. Sou ateu e não me importo nenhum pouco com isso. Só me importarei no dia que for expulso de lá (e posso, por ser um prédio privado).

Sei que a justificativa do ator não tem relação direta com religiosidade, mas acho uma besteira e intlerancia sem tamanho quem quer "derruubar igrejas" numa causa pró-ateísta.

Já impedir que novas sejam erguidas é válido, como os evangélicos que querem erguer mega construções e monumentos usando dinheiro e benefícios de origem públicos.
Anônimo disse…
Agora me digam uma coisa, qual a diferença entre esse ateísmo fundamentalista da religião. Uma pessoa que não consegue curtir a arte que as religiões legaram ao mundo é no mínimo de uma ignorância tal que fico pensando que tomara que esse tipo de pensamento ateísta nunca predomine na sociedade, pois só vai mudar a causa, mas as atitudes vão ser as mesmos dos religiosos fanáticos, os mesmo que destruíram relíquias históricas no Iraque. Pelo jeito se os ateus tomarem o poder vai ter uma cruzada ateia contra toda a fé e o mal vai ser tão grande quanto o provocado pela religião. Só muda o discurso mas a essência tanto de um quanto o outro é a mesma. Como diz o Sr. Omar: "Trágico, muito trágico"
Mauro Bartolomeu disse…
Não serei eu a apoiar a derrubada de um monumento histórico, atitude, aliás, mais típica do Talibã. Mas, enquanto provocação, a fala de Pereio tem todo o meu apoio. Uma das características de todo símbolo é sua polissemia, e o Redentor certamente não significa para mim o mesmo que significa para os católicos. Sobre ele, gostaria de lembrar a fala de Alfredo (Umberto Magnani) em Cronicamente Inviavel (1999) de Sérgio Bianchi: “Não é estranho que ele fique de braços abertos? Pode dar impressão que ele diz: venham de todos os cantos do mundo, homens de todos as raças, culturas e credos, e explorem sem piedade. Toquem fogo em tudo, não tenham respeito à terra nem aos que viviam nela, nem aos velhos, nem às crianças. Venham e fodam tudo!” Isso diz um pouco do que penso sobre o Redentor. Não devemos derrubar (literalmente) um tal testemunho da nossa histórica submissão. É saudável que ele fique lá, quietinho, para que as futuras gerações possam se recordar da estupidez dos seus antepassados.
LEGIÃO disse…
Todo empreendimento tem, em suas próprios sementes, os princípios da sua auto-destruição.

Jesus Cristo poderia destruir o Cristianismo, se os fiéis levassem em conta tudo que dizem que ele disse; se os seguidores de Maomé praticassem tudo que está escrito no Corão, abandonariam o Islã todas as vezes que indivíduos como Bin Laden mencionassem o nome de seu deus; se os símbolos religiosos são colocados em locais públicos em função da Liberdade Religiosa, todas as denominações religiosas poderiam solitar, segundo a mesma liberdade, a aposição de seus símbolos naqueles locais, gerando verdadeira poluição visual em prédios do Judiciário, Legislativo e Executivo e espaços públicos.

Assim, se algumas palavras do Messias Cristão não devem ser levadas em conta por seus seguidores, então ele não é o Messias.

Se algumas palavras do Corão não devem ser levadas em conta pelos seguidores de Maomé, então o Corão não é um Livro Sagrado.

Se a Liberdade Religiosa não autoriza a colocação de todo e qualquer símbolo religioso em locais públicos, então tal liberdade não existe ou não deve ser defendida pelo Povo.
Leandro Santiago disse…
Me perdoem o erro: Onde digo "CIdade do Rio de Maringá", no primeiro parágrafo, quis dizer "Cidade do Rio de Janeiro". Tô meio dorgado hoje. Passei a manhã inteira sedado e acho que o efeito ainda não passou :-)
Senhora Crente disse…
Santiago, você está bem!
Que Deus lhe abençoe!
Anônimo disse…
Beijo, Pereio, "you are the best".
Campanha estúpida de um cara que apesar de ser ateu, não sabe respeitar a religião alhei, fora que a estátua do Cristo Redentor tem acima de tudo um valor histórico gigantesco não só para o Rio de Janeiro, mas também para o Brasil e pro mundo.
Um ator com suposto talento deveria no mínimo ser maduro e não ter atitudes infantis e estúpidas.
Esse cego perde toda a credibilidade ao dizer uma besteira dessas.

satierff.blogspot.com
Olha, concordo. Uma pessoa que se incomoda tanto com qualquer símbolo religioso a ponto de querer derrubá-lo deve sofrer de alguma fobia.
yami karasu disse…
Sou ateu e fã do Pereio, mas ñ concordei com a derrubada do Cristo Redentor, até pq eu seria hipócrita pq foi uma lástima a dinamitação das estátuas de Buda no Afeganistão (se ñ me engano, se eu estiver errado, me corrijam, por favor). Ele deu essa declaração mais em tom conscientemente repulsivo do q em tom "ateísta".

É dele a fantástica frase:
"Como assim, meio viado? O q um meio viado faz? Dá meio c#?"
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Anônimo disse…
não gosto de nenhum monumento, mas prefiro eles lá do que alguns ateus metidos a inteligente, o bando de otários, homem babaca.

PUNK
A.Porto disse…
Piada pronta : Peréio famoso
Paulo Lopes disse…
Porto, o ator é tão famoso, que você já ouviu falar dele, embora escreva "Pereio" errado, com acento. Você pode não gostar do cara, mas ele é conhecido. Pereio atuou em mais de 60 filmes, alguns importantes. Se a sua postagem foi uma trollagem, informo que comecei a deletar esse tipo de coisa, porque em nada contribui para o blog. Portanto, meu caro, poupe o seu tempo e o meu. Abs.
THiAGO disse…
Eu fiz comentário sobre essa matéria. O bogueiro chegou mesmo a publica-lo, mas depois retirou sem nenhuma explicação. Porque essa truculência?!
THiAGO disse…
digo blogueiro
Mujica disse…
O que custa admirar um trabalho bem feito...!
Se apagarmos o sentimento imputado a obra...
Ficaremos melhor e menos arrogantes.
Mujica disse…
"sentimento religioso"
Unknown disse…
Gostei de mais das Frases.
MARCELOVITCH disse…
lembro dele numa premiação da mtv, dizendo q gostaria q elegessem o borba gato, na av sto amaro em sp, como uma das maravilhas do mundo moderno!
espetacular!
ymara disse…
Bom...Pereio é famoso.. fez filmes ótios.. é altamentepolêmico e é amado ou odiado.. sem meios termos.. mas ca entre nos.. cafona demais essa estatua gigante.. virou uma das maravilhas do mundo..( nada a ver com a estatua.. era pra ser o Brasil. e seria do mesmo jeito escolhido, caso tivessemos outra coisa pra mostrar.. nao tinhamos.. so este cristo horrendo estragando o morro tao bonito) .. coitado do nosso Brasil.. so tinha este enorme monumento cafona pra concorrer.. Agora temos que engolir.. paciencia entao...
Mello disse…
Pois eu não conhecia este cara, agora me informar e soube um pouco sobre ele.
Deve ser famoso para os que assistem filmes nacionais, eu como não assisti mais do que uns cinco em toda minha vida, e não pretendo ver mais de tão ruins que são, não o conhecia.
O cristo redentor é uma homenagem a uma coisa que não existe, que é o tal de Deus. Então é uma homenagem ao baixo nível cultural de um País supersticioso, uma representação do medievalismo religioso que sempre que pode quer ocupar TODOS OS ESPAÇOS DISPONÍVEIS, mas tirá-lo de lá é uma ideia para pessoas aparecerem na mídia, não é uma idéia inteligente, seria uma ação tão ignorante quanto a dos talibans.
Ainda bem que eu não moro no Rio e não preciso ver aquela droga em cima do morro.
Anônimo disse…
Pereio é um excremento humano, um bosta, esteve muito em evidência na década de 70 pelas confusãoes que causava quando se entupia de cocaína e maconha, ou quando chegava em casa bêbado e drogado e enchia a Cissa Guimarães de porrada, sua mulher na época. Covarde e idiota insano, essa tal campanha para derrubar o Cristo foi a maneira que ele encontrou para chamar a atenção sobre si próprio, que vinha amargando o ostracismo, gerado pela sua incompetência e pelas drogas. Não merece atenção. Se esse merda tivesse caído nas minhas mãos durante o Governo Militar, garanto a vocês que hoje ele não estaria mais aqui.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê