Jesus Cristo é retratado sempre com barba, bem como Moisés [reprodução ao lado], e muitas religiões - islamismo, sikhismo, os amish e alguns setores do judaísmo - encorajam ou requerem que os seguidores mantenham a barba crescida.
A revista Slate coloca a pergunta: 'Por que Deus gosta mais de homens com barba?'.
Não existe explicação
para a barba de Moisés
|
Observa-se que o próprio Deus é retratado com barba.
Cristianismo
O barbudo Zeus inspirou a representação de Jesus |
Na ausência de tal proclamação vários teólogos cristãos procuraram associar o uso da barba a um sinal de masculinidade providenciado aos homens por Deus. São Agostinho de Hipona nota: "A barba significa coragem; distingue o homem crescido, o que ganha, o ativo, o vigoroso. Quando se descreve tal homem diz-se que ele é o homem de barba".
Na Bíblia, não há uma descrição do rosto de Jesus, se ele tinha ou não barba, por exemplo.
Na arte, as primeiras representações de Jesus mostram um homem com algumas feições femininas. Estudiosos afirmam que artistas cristãos passaram a representar Jesus com barba tendo como modelo a figura do deus pagão Zeus.
Sikhismo
O sikhismo é uma religião monoteísta fundada em finais do século 15 na região do Punjab, que hoje em dia é dividida pela Índia e Paquistão. Dela fazem parte cinco artigos de fé que formam a identidade externa dos sikhs e que os praticantes devem usar sempre, a barba é um desses sinais.
De acordo com os cânones religiosos do Sikhismo, o cabelo/barba é um presente de Deus. O cabelo não deve ser cortado, mas penteado e mantido dentro do turbante, já a barba deve ser usada comprida como sinal de masculinidade.
Hinduísmo
Muitas comunidades hindus rapam o cabelo ou a barba como parte de rituais religiosos.
Os estudioso da religião interpretam esses ritos como um ato em que o participante regressa à condição de criança, não tendo cabelo nem pêlos, não tem género.
Os ascetas, que rejeitam prazeres mundanos como o sexo, mantêm-se permanentemente sem cabelo.
São um grupo religioso cristão de costumes conservadores. Descendentes de alemães e suíços que emigraram para os EUA e Canadá, ainda hoje se encontram a residir nesses países.
Vivem em comunidades isoladas e evitam o contacto com o mundo exterior. Na sua sociedade singular a barba é um sinal de masculinidade, cortá-la significa colocar a mesma em causa.
A reprodução humana é boa ou ruim? A Bíblia é contraditória.
Comentários
Alguns lunáticos religiosos que esquecem de se barbearem:
- Julio Severo;
- O "Profeta da Chuva";
- Osama Bin Laden, que já está dormindo com tubarões;
- Wellighton, atirador de Realengo (nos videos ele estava barbudo);
- Talibãs;
- Homens-bombas do Iraque;
Será que tem? O.o
Virgem Maria? Joana D'arc? Quantas santas? Sta. Catarina de Sena chamou o papa de covarde e ainda assim foi canonizada.
Robson Kvalo
No novo testamento que é o que mais importa para os cristãos protestantes não há restriçao quanto o uso ou não da barba, fica a crítério de cada homem usa-la ou não.
"Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.
Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.
Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;
Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.
Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.
1 Coríntios 5:7-11
Segundo o que está acima, ter barba ou não, não faz diferença.
A barba geralmente era símbolo de sabedoria, por isso tantos aparecem com ela e são descritos com barba mesmo que não saibamos como eles eram antigamente.
Colocar barba é um artifício para mostrar que quem a usa já tem certa experiência de vida.
Outros exemplos são Merlin, Gandalf, Papai Smurf, etc..
Deus criou o ser humano, até onde sei, para amar e ser amado. Então o próprio homem acaba fazendo esse papel de "deusa" que você citou.
Mas no meu caso é principalmente preguiça.
Postar um comentário