Pular para o conteúdo principal

Acre empurra para igrejas a obrigação de cuidar dos alagados

Vianna repassou atribuição 
do governo para as igrejas
O governador Tião Viana (PT), do Acre, livrou-se da obrigação do poder público de dar assistência às vítimas de alagamento e a repassou a igrejas e bancos. Estima-se que a cheia, a maior do Estado, tenha afetado 100.000 pessoas.

O que ocorre normalmente, nesse tipo de socorro, é o estabelecimento de cooperação com igrejas e outras instituições. Nesse caso, contudo, o governador entregou todas as responsabilidades a igrejas.

Viana anunciou ontem (27) que o poder público deixará de administrar os donativos e também não mais decidirá quem deve receber a ajuda.

Ele repassou essas atribuições para a Igreja Católica, Assembleia de Deus e Igreja Renovada. São elas que vão gerir as contas bancárias abertas no Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal para o depósito das doações em dinheiro.

Vianna "privatizou" o socorro sob o pretexto de se ter maior transparência na destinação das doações, admitindo, indiretamente, a incompetência de seu governo de impedir que haja desvio ou mau aproveitamento dos recursos.

Ele se desincumbiu de uma atribuição que seria do seu governo ao mesmo tempo em que agradou as igrejas, concedendo-lhes poder. E se algo der errado, a culpa não será dele, mas das igrejas. Vianna se mostrou “esperto”, no sentido pejorativo da palavra.

Com informação das agências.

Comentários

Unknown disse…
Que absurdo. Como atingiremos um estado laico com plenitude se os nossos governantes não cooperam. Sem dúvida que as igrejas prestam um bom serviço de ajuda humanitária mas não se pode repassar a elas obrigações que só cabem ao governo. É um tiro no pé. Dá-se a elas um poder que elas não deveriam ter. Lamentável.
Igor disse…
Esse Governador não tem a mínima vontade de respeitar as leis. Primeiro está tentando criar um parque gospel com verbas públicas; agora tenta repassar a atribuição do Estado para o particular (igrejas e bancos), se isentando de responsabilidades.

Fora que vai se tornar uma forma de promoção para bancos e igrejas.
Will disse…
Só interesse pessoal que voa
Anônimo disse…
Parece que o governo esta querendo passar os problemas sociais para as entidades religiosas. Desde recuperação de drogados e ex presidiários , o governo que deveria ter um programa eficaz e eficiente para tratar dos nossos problemas sociais e não empurrar eles para as igrejas ou tentar chutar eles para debaixo do tapete. Tenho vergonha para o rumo que este brasil parece estar tomando.
Anônimo disse…
O acre foi castigado, por que tem muitos evangelicos. Se tive somente ateus com certeza isso não ocorreria, por que temos mais qualidade tecnica e instrução para lhe da com desastre.

Para começa dariamos mais valor ao planejamento urbano e familia, e grande investimentos em educação e saúde.
Anônimo disse…
Quanto mais aumenta o número de evangélicos na mesma proporça aumenta o numero de desastres e violência.

O acre é um exemplo disso. A unica coisa que os evangelicos fariam e agradece a deus por ter matado sua familia e destruir sua casa.
Anônimo disse…
Concordo, é um descaso muito grande desse governador, este fugindo de suas responsabilidades e deveres, passando tais deveres às instituições (por mais que ajudem) que não tem a menor obrigação de ajudar, apenas para acovardar-se perante erros de seu governo, tentando manter uma imagem limpa.
O que ele , de fato, está fazendo é abandonar a população, que paga suas altas cargas tributárias, em um momento em que ela mais precisa.
Uma palavre define este governador: Covarde.
Unknown disse…
Não consigo ver o que você está vendo. Não sei como você consegue ver uma relação de causa e efeito entre um estado sofrer desastres naturais por abrigar em sua população um número considerável de evagélicos.

Será?
Unknown disse…
Não consigo ver o que você está vendo. Não sei como você consegue ver uma relação de causa e efeito entre um estado sofrer desastres naturais por abrigar em sua população um número considerável de evagélicos. [2]
Anônimo disse…
Essa é a lógica que os evangelicos usam, não é verdade!
Felipe... disse…
Não era deus quem mandava chuva?


agora a igreja não quer fazer nada?

ashuhuashuashuashuashuashusahuashusahuashuashu

bando de hipocritas.
Anônimo disse…
Em relação a violência existe uma causa e efeito a intolerancia religiosa, o preconceito e discriminação gera uma sociedade de excluídos causada pelos beneficios concentrado em apenas um certo grupo, neste caso os evangelicos.
Israel Chaves disse…
Acho que você não entendeu a questão.
Não é que as igrejas não queiram fazer nada, muito pelo contrário. E é até bem possível que façam um bom trabalho. Mas isso é responsabilidade do governo, elas só deveriam dar uma mão.
O erro é do governador que fugiu de sua responsabilidade e a atribuiu a quem não tem nada a ver.
Anônimo disse…
Essas idéias teriam grande impacto entre os crentes, já que eles acreditam nessa relação de fé e causa. Ainda mais sabendo que os pontos do desastre atingiram principalmente areas pobres.

Mesmo assim acredito que os religioso vão se utilizar desse fato para explorar ainda mais a fé. Até por que tudo se resume em trechos da biblia.
Moyses Godoi disse…
Os desvios continuarão concerteza, só trocarão de bolsos...
A Assembleia de Deus, a Igreja Católica e a Igreja Renovada juntas?

Só mesmo para formação de quadrilha...

Que forma descabida de o governo mostrar incompetência administrativa, se é que isso não foi acordado previamente, sendo que os bolsos corruptos governistas continuarão a receber.
Unknown disse…
Mas não é a lógica que nós, ateus, usamos.
Abbadon disse…
Nao tenho a menor duvida de que os evangelicos serao os que mais roubarao a ajuda. Querem apostar ??
Anônimo disse…
O Governo está fazendo a parte dele. As secretarias estão trabalhando direto para auxiliar no abrigo e nos cuidados com os desabrigados. Os donativos nessas situações normalmente são manejados pela Defesa Civil e outros órgãos, além das igrajas, ONGs e outras, mas no caos ambiental em que se encontra o Acre, com enchentes por todos os lados, com mais de 100 mil pessoas afetadas direta ou indiretamente (isso é cerca de 1/6 da população do estado), é difícil deixar de fazer os atendimentos mais importantes para cuidar dessa parte. Neste sentido, o governador deve ter pedido o apoio das igrejas para essa tarefa. Acredite, se Santa Catarina não deu conta de gerir recursos para atender os desabrigados daquelas enchentes pavorosas (tinha gente roubando donativos; muito do dinheiro enviado pelo GF sequer foi visto...), imagine um estado em que temos poucas pessoas. Sem falar que muitos dos que trabalham no governo são moradores de áreas alagadas e, portanto, foram igualmente afetadas. Reclamar mal e criticar é fácil; quero saber se algum estado fez campanha para ajudar o Acre (como foi feito aqui para ajudar o pessoal de Santa Catarina)... Falar é fácil meu amigo. Toda gestão pública tem seus problemas e por mais que se faça, sempre tem um monte de gente para reclamar, mas o projeto atual está mudando a cara do Acre, como você pôde ver quando aqui esteve; enquanto isso, a oposição que não tem projeto para uma gestão do Estado, procura atrapalhar o que está sendo feito... Para você ter uma idéia, só o Governo, recursos próprios, já deve ter gasto mais de cinco milhões durante essa enchente. Abraços.
Walter Cruz disse…
Esse governador assinou um atestado de incompetência com essa decisão. Eu concordo que as igrejas tem o seu papel social, mas daí a delegar responsabilidades desse tipo a essas instituições é um absurdo. O governo deveria estar a frente dessa força-tarefa para ajudar os desabrigados, coordenando e administrando o dinheiro (que não deve ser pouco) . As igrejas poderiam sim ajudar (como muitas delas sempre fazem em tempos de desgraças) mas o governo é quem deveria controlar as rédeas da situação.
Anônimo disse…
WillPapp,
acho que não entendeu a ironia...
Unknown disse…
Ah! Era ironia. OK.
Anônimo disse…
Foi eu que escrevi. Não era para leva a sério. Eu hein!
Anônimo disse…
WillPapp, Acalma se! Pelos menos você sabe que quanto e ridiculo esculta essa lógica dos crentes, não?

Deu para rebater tais afirmação com apenas argumentos racionais. É assim que se espera de ateus.

Não utilizar afirmações baseado em analogismo, achismo ou melhor tenta se aproveita de tais situações.

Mesmo assim relaxe WillPapp.
Anônimo disse…
Deus prometeu que nunca mais iria ferir a terra com o diluvio ,deus é um mentiroso mesmo.
Anônimo disse…
Isso é um absurdo. O governo se transforma em um desgoverno. O dinheiro público não pode ser usado dessa maneira. Isso é uma chacota,mas eu entendo o PT. Joga umas migalhas para o povo através da religião depois colhe as duas coisas.
Anônimo disse…
Muito boa. mas isso é uma verdade. Todo lugar existe os evangélicos as coisas andam para trás nada dá certo. Os evangélicos tem uma urucubaca incrível.
Rica disse…
Dar a chave do carro pro ladrão cuidar.
Jesus Cristo disse…
Vinde a mim vós que estais cansados e eu vos aliviarei.
Anônimo disse…
São as palavras da prostituta que conheci ontem a noite.
Anônimo disse…
Hahahahahahahahaha...
Elas podem usar essa frase como slogan.
Senhora Crente disse…
O Estado não é ateu por isso temos que ter mais privilegios
Jesus Cristo disse…
Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos.
yami karasu disse…
Não vou falar do estado laico, pq já é manjado e evidente.

O pior fato é ele estar tirando o dele da reta e "privatizando" a assistência. Ou seja, o Poder Público está se auto-afirmando falho p/ algo q deveria ser o dever dele.
Seria como eu tivesse um (a) filho (a) e ela estar com fome, em vez de EU comprar o alimento, pedir p/ um desconhecido fazer isso. ¬¬
Incompetência, a gente se v por aqui, né Brasil??? ¬¬
Anônimo disse…
Concordo que o estado estado não é ateu e este nunca deverá ser, porém não é só pelo fato de o estado não ser ateu é que vocês terão mais privilégios, lembre-se senhora, o estado é laico ou seja neutro, não podendo favorecer lado algum.
Anônimo disse…
Por que o governador nao renuncia de vez e entrega o governo pras igrejas e bancos_ já que ele nao tá fazendo nada.
Unknown disse…
Tranquilo.
Analista Man disse…
Quem não tá fazendo nada, tá fazendo tudo.
Corretor Gramatical disse…
"para lhe da com desastre." para lidar com desastre
Anônimo disse…
É por causa de opiniões estupidas como a da senhora crente que temos que lutar por um estado laico.
Anônimo disse…
Sou Agnóstica!

Quando encontrei seu blog, Paulo Lopes, pensei: "é isso!" "Esse cara fez aquilo que eu pensava há anos!" "O Mundo vai mudar a partir daqui!"

Criei a personagem "Senhora Crente" como uma forma de verificar se há, hoje, um grupo de ateus e agnósticos capazes de fazer frente à onda igrejista que enfrentamos. Também, era meu interesse saber se poderíamos virar o jogo, deixarmos de ser menoria!

Infelizmente, o que vi no seu blog, Paulo Lopes, foram pessoas com pouca habilidade para lidar com os instrumentos que poderiam servir como motores para um mundo verdadeiramente laico, secular: Lógica, Ciência, Ética, Direito... Alguns até se valem do banditismo, elaborando comentários agressivos e criminosos, atribuindo-os a outras personagens.

Os auto proclamados ateus desse blog parecem ser, na sua maioria, adolescentes com instrução incompleta. O restante talvez seja composto por adultos aferrados a uma rebeldia improdutiva. Isso me causa grande preocupação!

A contar pelas habilidades não demonstradas pela atual geração de ateus e agnósticos, e seu site tem uma boa amostra, neste Século ainda não veremos um Brasil com menos influência da Religião. Continuaremos a consumir livros e idéias estrangeiras.

Em parte eu concordo com Botton! Deveríamos estabelecer um corpo doutrinário que permitisse ao maior número possível de pessoas ver a beleza e a coerência de um mundo secular! E blogs como o seu, Paulo Lopes, são a escola que podem nos levar a isso, mesmo que leve dois mil anos.

Senhora Crente se despede e volto a "postar" como Anônima.
Anônimo disse…
PT, tinha que ser!!!!!!
Anônimo disse…
A senhora crente infelismente tem razão.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Onde Jesus apareceu após a ressurreição? Há contradições

Bíblia apresenta  diferentes relatos para ressurreição   por Austin Cline para About.com Cristãos apontam a ressurreição de Jesus como um dos diferenciais do cristianismo em relação às demais  religiões. Porque, afinal, os fundadores de outras religiões, como Maomé e Buda, estão mortos, e só Jesus continua vivo.

Mãe evangélica ora para Deus e diabo e degola filho de 5 anos

Elizete diz que  ouve vozes Com uma serenidade pontuada por timidez e com frases bem construídas, aparentemente com nexo, Elizete Feitosa de Sousa (foto), 26, se mostrou em uma entrevista estar em seu pleno controle mental, até quando disse que ouvia vozes mandando que matasse seus dois filhos. Na noite de domingo (21), no assentamento Califórnia, a 10 km de Açailândia (MA), Elizete degolou Jonas, 5, o caçula. O assentamento tem 13 anos e é administrado pelo MST. Açailândia tem cerca de 100 mil habitantes e fica a 600 km de São Luis. “Eu premeditei”, disse Elizete. Ela esperou o filho dormir, rezou de joelhos para Deus e o diabo e passou uma faca de cozinha no pescoço de Jonas. “Ele abriu os olhos e aí um pus mais força (na faca) para que não sofresse.” A polícia ficou sabendo da morte do menino pelo agente funerário ao qual a família de Elizete tinha encomendado um caixão. Elizete disse que na verdade teria de matar um vizinho que, entre outros, debochava dela quand