Pular para o conteúdo principal

Acre empurra para igrejas a obrigação de cuidar dos alagados

Vianna repassou atribuição 
do governo para as igrejas
O governador Tião Viana (PT), do Acre, livrou-se da obrigação do poder público de dar assistência às vítimas de alagamento e a repassou a igrejas e bancos. Estima-se que a cheia, a maior do Estado, tenha afetado 100.000 pessoas.

O que ocorre normalmente, nesse tipo de socorro, é o estabelecimento de cooperação com igrejas e outras instituições. Nesse caso, contudo, o governador entregou todas as responsabilidades a igrejas.

Viana anunciou ontem (27) que o poder público deixará de administrar os donativos e também não mais decidirá quem deve receber a ajuda.

Ele repassou essas atribuições para a Igreja Católica, Assembleia de Deus e Igreja Renovada. São elas que vão gerir as contas bancárias abertas no Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal para o depósito das doações em dinheiro.

Vianna "privatizou" o socorro sob o pretexto de se ter maior transparência na destinação das doações, admitindo, indiretamente, a incompetência de seu governo de impedir que haja desvio ou mau aproveitamento dos recursos.

Ele se desincumbiu de uma atribuição que seria do seu governo ao mesmo tempo em que agradou as igrejas, concedendo-lhes poder. E se algo der errado, a culpa não será dele, mas das igrejas. Vianna se mostrou “esperto”, no sentido pejorativo da palavra.

Com informação das agências.

Comentários

Unknown disse…
Que absurdo. Como atingiremos um estado laico com plenitude se os nossos governantes não cooperam. Sem dúvida que as igrejas prestam um bom serviço de ajuda humanitária mas não se pode repassar a elas obrigações que só cabem ao governo. É um tiro no pé. Dá-se a elas um poder que elas não deveriam ter. Lamentável.
Igor disse…
Esse Governador não tem a mínima vontade de respeitar as leis. Primeiro está tentando criar um parque gospel com verbas públicas; agora tenta repassar a atribuição do Estado para o particular (igrejas e bancos), se isentando de responsabilidades.

Fora que vai se tornar uma forma de promoção para bancos e igrejas.
Will disse…
Só interesse pessoal que voa
Anônimo disse…
Parece que o governo esta querendo passar os problemas sociais para as entidades religiosas. Desde recuperação de drogados e ex presidiários , o governo que deveria ter um programa eficaz e eficiente para tratar dos nossos problemas sociais e não empurrar eles para as igrejas ou tentar chutar eles para debaixo do tapete. Tenho vergonha para o rumo que este brasil parece estar tomando.
Anônimo disse…
O acre foi castigado, por que tem muitos evangelicos. Se tive somente ateus com certeza isso não ocorreria, por que temos mais qualidade tecnica e instrução para lhe da com desastre.

Para começa dariamos mais valor ao planejamento urbano e familia, e grande investimentos em educação e saúde.
Anônimo disse…
Quanto mais aumenta o número de evangélicos na mesma proporça aumenta o numero de desastres e violência.

O acre é um exemplo disso. A unica coisa que os evangelicos fariam e agradece a deus por ter matado sua familia e destruir sua casa.
Anônimo disse…
Concordo, é um descaso muito grande desse governador, este fugindo de suas responsabilidades e deveres, passando tais deveres às instituições (por mais que ajudem) que não tem a menor obrigação de ajudar, apenas para acovardar-se perante erros de seu governo, tentando manter uma imagem limpa.
O que ele , de fato, está fazendo é abandonar a população, que paga suas altas cargas tributárias, em um momento em que ela mais precisa.
Uma palavre define este governador: Covarde.
Unknown disse…
Não consigo ver o que você está vendo. Não sei como você consegue ver uma relação de causa e efeito entre um estado sofrer desastres naturais por abrigar em sua população um número considerável de evagélicos.

Será?
Unknown disse…
Não consigo ver o que você está vendo. Não sei como você consegue ver uma relação de causa e efeito entre um estado sofrer desastres naturais por abrigar em sua população um número considerável de evagélicos. [2]
Anônimo disse…
Essa é a lógica que os evangelicos usam, não é verdade!
Felipe... disse…
Não era deus quem mandava chuva?


agora a igreja não quer fazer nada?

ashuhuashuashuashuashuashusahuashusahuashuashu

bando de hipocritas.
Anônimo disse…
Em relação a violência existe uma causa e efeito a intolerancia religiosa, o preconceito e discriminação gera uma sociedade de excluídos causada pelos beneficios concentrado em apenas um certo grupo, neste caso os evangelicos.
Israel Chaves disse…
Acho que você não entendeu a questão.
Não é que as igrejas não queiram fazer nada, muito pelo contrário. E é até bem possível que façam um bom trabalho. Mas isso é responsabilidade do governo, elas só deveriam dar uma mão.
O erro é do governador que fugiu de sua responsabilidade e a atribuiu a quem não tem nada a ver.
Anônimo disse…
Essas idéias teriam grande impacto entre os crentes, já que eles acreditam nessa relação de fé e causa. Ainda mais sabendo que os pontos do desastre atingiram principalmente areas pobres.

Mesmo assim acredito que os religioso vão se utilizar desse fato para explorar ainda mais a fé. Até por que tudo se resume em trechos da biblia.
Moyses Godoi disse…
Os desvios continuarão concerteza, só trocarão de bolsos...
A Assembleia de Deus, a Igreja Católica e a Igreja Renovada juntas?

Só mesmo para formação de quadrilha...

Que forma descabida de o governo mostrar incompetência administrativa, se é que isso não foi acordado previamente, sendo que os bolsos corruptos governistas continuarão a receber.
Unknown disse…
Mas não é a lógica que nós, ateus, usamos.
Abbadon disse…
Nao tenho a menor duvida de que os evangelicos serao os que mais roubarao a ajuda. Querem apostar ??
Anônimo disse…
O Governo está fazendo a parte dele. As secretarias estão trabalhando direto para auxiliar no abrigo e nos cuidados com os desabrigados. Os donativos nessas situações normalmente são manejados pela Defesa Civil e outros órgãos, além das igrajas, ONGs e outras, mas no caos ambiental em que se encontra o Acre, com enchentes por todos os lados, com mais de 100 mil pessoas afetadas direta ou indiretamente (isso é cerca de 1/6 da população do estado), é difícil deixar de fazer os atendimentos mais importantes para cuidar dessa parte. Neste sentido, o governador deve ter pedido o apoio das igrejas para essa tarefa. Acredite, se Santa Catarina não deu conta de gerir recursos para atender os desabrigados daquelas enchentes pavorosas (tinha gente roubando donativos; muito do dinheiro enviado pelo GF sequer foi visto...), imagine um estado em que temos poucas pessoas. Sem falar que muitos dos que trabalham no governo são moradores de áreas alagadas e, portanto, foram igualmente afetadas. Reclamar mal e criticar é fácil; quero saber se algum estado fez campanha para ajudar o Acre (como foi feito aqui para ajudar o pessoal de Santa Catarina)... Falar é fácil meu amigo. Toda gestão pública tem seus problemas e por mais que se faça, sempre tem um monte de gente para reclamar, mas o projeto atual está mudando a cara do Acre, como você pôde ver quando aqui esteve; enquanto isso, a oposição que não tem projeto para uma gestão do Estado, procura atrapalhar o que está sendo feito... Para você ter uma idéia, só o Governo, recursos próprios, já deve ter gasto mais de cinco milhões durante essa enchente. Abraços.
Walter Cruz disse…
Esse governador assinou um atestado de incompetência com essa decisão. Eu concordo que as igrejas tem o seu papel social, mas daí a delegar responsabilidades desse tipo a essas instituições é um absurdo. O governo deveria estar a frente dessa força-tarefa para ajudar os desabrigados, coordenando e administrando o dinheiro (que não deve ser pouco) . As igrejas poderiam sim ajudar (como muitas delas sempre fazem em tempos de desgraças) mas o governo é quem deveria controlar as rédeas da situação.
Anônimo disse…
WillPapp,
acho que não entendeu a ironia...
Unknown disse…
Ah! Era ironia. OK.
Anônimo disse…
Foi eu que escrevi. Não era para leva a sério. Eu hein!
Anônimo disse…
WillPapp, Acalma se! Pelos menos você sabe que quanto e ridiculo esculta essa lógica dos crentes, não?

Deu para rebater tais afirmação com apenas argumentos racionais. É assim que se espera de ateus.

Não utilizar afirmações baseado em analogismo, achismo ou melhor tenta se aproveita de tais situações.

Mesmo assim relaxe WillPapp.
Anônimo disse…
Deus prometeu que nunca mais iria ferir a terra com o diluvio ,deus é um mentiroso mesmo.
Anônimo disse…
Isso é um absurdo. O governo se transforma em um desgoverno. O dinheiro público não pode ser usado dessa maneira. Isso é uma chacota,mas eu entendo o PT. Joga umas migalhas para o povo através da religião depois colhe as duas coisas.
Anônimo disse…
Muito boa. mas isso é uma verdade. Todo lugar existe os evangélicos as coisas andam para trás nada dá certo. Os evangélicos tem uma urucubaca incrível.
Rica disse…
Dar a chave do carro pro ladrão cuidar.
Jesus Cristo disse…
Vinde a mim vós que estais cansados e eu vos aliviarei.
Anônimo disse…
São as palavras da prostituta que conheci ontem a noite.
Anônimo disse…
Hahahahahahahahaha...
Elas podem usar essa frase como slogan.
Senhora Crente disse…
O Estado não é ateu por isso temos que ter mais privilegios
Jesus Cristo disse…
Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos.
yami karasu disse…
Não vou falar do estado laico, pq já é manjado e evidente.

O pior fato é ele estar tirando o dele da reta e "privatizando" a assistência. Ou seja, o Poder Público está se auto-afirmando falho p/ algo q deveria ser o dever dele.
Seria como eu tivesse um (a) filho (a) e ela estar com fome, em vez de EU comprar o alimento, pedir p/ um desconhecido fazer isso. ¬¬
Incompetência, a gente se v por aqui, né Brasil??? ¬¬
Anônimo disse…
Concordo que o estado estado não é ateu e este nunca deverá ser, porém não é só pelo fato de o estado não ser ateu é que vocês terão mais privilégios, lembre-se senhora, o estado é laico ou seja neutro, não podendo favorecer lado algum.
Anônimo disse…
Por que o governador nao renuncia de vez e entrega o governo pras igrejas e bancos_ já que ele nao tá fazendo nada.
Unknown disse…
Tranquilo.
Analista Man disse…
Quem não tá fazendo nada, tá fazendo tudo.
Corretor Gramatical disse…
"para lhe da com desastre." para lidar com desastre
Anônimo disse…
É por causa de opiniões estupidas como a da senhora crente que temos que lutar por um estado laico.
Anônimo disse…
Sou Agnóstica!

Quando encontrei seu blog, Paulo Lopes, pensei: "é isso!" "Esse cara fez aquilo que eu pensava há anos!" "O Mundo vai mudar a partir daqui!"

Criei a personagem "Senhora Crente" como uma forma de verificar se há, hoje, um grupo de ateus e agnósticos capazes de fazer frente à onda igrejista que enfrentamos. Também, era meu interesse saber se poderíamos virar o jogo, deixarmos de ser menoria!

Infelizmente, o que vi no seu blog, Paulo Lopes, foram pessoas com pouca habilidade para lidar com os instrumentos que poderiam servir como motores para um mundo verdadeiramente laico, secular: Lógica, Ciência, Ética, Direito... Alguns até se valem do banditismo, elaborando comentários agressivos e criminosos, atribuindo-os a outras personagens.

Os auto proclamados ateus desse blog parecem ser, na sua maioria, adolescentes com instrução incompleta. O restante talvez seja composto por adultos aferrados a uma rebeldia improdutiva. Isso me causa grande preocupação!

A contar pelas habilidades não demonstradas pela atual geração de ateus e agnósticos, e seu site tem uma boa amostra, neste Século ainda não veremos um Brasil com menos influência da Religião. Continuaremos a consumir livros e idéias estrangeiras.

Em parte eu concordo com Botton! Deveríamos estabelecer um corpo doutrinário que permitisse ao maior número possível de pessoas ver a beleza e a coerência de um mundo secular! E blogs como o seu, Paulo Lopes, são a escola que podem nos levar a isso, mesmo que leve dois mil anos.

Senhora Crente se despede e volto a "postar" como Anônima.
Anônimo disse…
PT, tinha que ser!!!!!!
Anônimo disse…
A senhora crente infelismente tem razão.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Milagrento Valdemiro Santiago radicaliza na exploração da fé

Padre afirmava que primeiros fósseis do Brasil eram de monstros bíblicos, diz livro de 1817

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Comentaristas da Jovem Pan fazem defesa vergonhosa do cristianismo bolsonarista

Marcha para Jesus no Rio contou com verba de R$ 2,48 milhões

A prefeitura do Rio de Janeiro liberou R$ 2,48 milhões para a realização ontem (sábado, 19) da Marcha para Jesus, que reuniu cerca de 300 mil evangélicos de diferentes denominações. Foi a primeira vez que o evento no Rio contou com verba oficial e apoio institucional da Rede Globo. O dinheiro foi aprovado para a montagem de palco, sistema de som e decoração. O pastor Silas Malafaia, um dos responsáveis pela organização da marcha, disse que vai devolver R$ 410 mil porque o encontro teve também o apoio de sua igreja, a Assembleia de Deus Vitória em Cristo. “O povo de Deus é correto”, disse. “Quero ver a parada gay devolver algum dinheiro de evento.” Pela Constituição, que determina a laicidade do Estado, a prefeitura não pode conceder verba à atividade religiosa. Mas o prefeito Eduardo Paes (PMDB), que compareceu à abertura da marcha, disse que o seu papel é apoiar todos os eventos, como os evangélicos e católicos e a parada gay. A marcha começou às 14h e contou com sete trios

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Diácono da Quadrangular é preso em flagrante por molestar garota

Religioso foi autuado por estupro de vulnerável A Guarda Municipal de Sorocaba (SP) prendeu ontem (10) Jaime da Silva (foto), 59, diácono da Igreja do Evangelho Quadrangular, ao ser flagrado dentro do seu carro tendo relações sexuais com uma garota de 14 anos. Ela estava nua no banco traseiro e Silva, sem camisa. A garota contou aos guardas que vinha sendo molestada havia um ano. Disse que era abordada no caminho da escola e que o diácono exigia sexo oral. Ela foi examinada pelo IML (Instituto Médico-Legal). Após prestar depoimento na Delegacia de Defesa da Mulher, Silva foi autuado por estupro de vulnerável e encaminhado para a Cadeia Pública de Pilar do Sul, onde ficam os acusados da região de crimes sexuais. Os pais da garota afirmaram que Silva frequentava a sua casa e que não tinham nenhuma suspeita dele por se tratar de um religioso. Com informação das agências. Polícia de Manaus prende pastor suspeito de abusar de 4 crianças. janeiro de 2012 Pastores pedófi

Evangélicos são suspeitos de apedrejarem Iemanjá

Há suspeita de que evangélicos sejam os autores do apedrejamento a uma imagem de Iemanjá localizada na avenida Marechal Castelo Branco, zona sul da cidade de Teresina, Piauí. A imagem ficou desfigurada: ela foi atingida no rosto e na perna, Os seios e os braços foram arrancados. O vandalismo lembra outra violência pior: o apedrejamento de pessoas em países islâmicos.  Eufrasina Gomes, da Rede Afro-brasileira de Religiões e Matrizes Africanas no Estado do Piauí, disse que não é a primeira vez que a imagem sofre ataque. “Algumas pessoas continuam a praticar atos de intolerância religiosa”, disse. “Respeitamos a religião dos outros, e por que eles não podem respeitar a nossa?”, questionou ela, que é conhecida como Eufrásia de Iansã. Iemanjá, que para os umbandistas é a divindade das águas, tem sido perseguida por grupos de evangélicos. Em fevereiro deste ano, por exemplo, em São Vicente, no litoral paulista, integrantes da Associação Amigos Pastores fizeram um protesto contra o pr

Paquistanês dará US$ 100 mil pela morte do diretor do filme anti-islã

O cineasta Nakouda seria egípcio cristão copta residente nos EUA  com atualização Ghulam Ahmed Bilour, ministro das Ferrovias do Paquistão, anunciou hoje (22) que pagará US$ 100 mil (equivalente a R$ 200 mil) pela morte do diretor do filme anti-islã Innocence of Muslims ("A Inocência dos Muçulmanos"). Agências internacionais, como a Dow Jones, noticiaram que a recompensa estava sendo feita pelo governo. Mas depois Shafqat Khalil, porta-voz do primeiro-ministro Raja Pervez Ashraf, disse que Bilour fez a proposta em seu próprio nome, desvinculando o governo da iniciativa. Antes, Bilour tinha justificado a recompensa com o argumento de que a “santidade do profeta foi violada” pelo diretor do filme. Ele convidou os integrantes do Taleban e Al-Qaeda a participarem dessa “ação nobre”. O diretor do  Innocence of Muslims  é Nakoula Basseley Nakouda (foto), 55, que se apresentou à polícia americana no dia 15 e desapareceu. Ele seria um egípcio cristão copta radicado n