Pular para o conteúdo principal

Encontro de ateus é união de quem deseja o avanço da sociedade

por Israel Chaves a propósito de
Jornal dá destaque às críticas de ateus ao encontro de ateus

Para essa gente, deve existir a religião Palmeirense, uma vez que os torcedores desse time se reúnem e se organizam.

A intenção de reunir pessoas com a mesma linha de pensamento não é criar uma sociedade fechada que exclui todo o resto - como acontece com as religiões. É (ou ao menos, assim eu entendo) reunir pessoas que, por terem opiniões diferentes da maioria, sofrem preconceito, retaliações, agressões, etc., e que querem acabar com isso.

É reunir pessoas que querem o avanço da sociedade, e não seu retrocesso.

Religiosos se reúnem para impor seu conservadorismo e manter a sociedade na idade média. Ateus se reúnem para se acabar com as amarras que impedem o avanço cultural.

Isso não é a mesma coisa que formar uma religião, é se unir por uma causa. Causas têm as mais diferentes naturezas. Podem ser ideológicas, políticas, pessoais, e religião é só uma delas.

A causa ateísta, ao meu ver, é cultural. Mas, como sabemos, religiosos têm horror à qualquer forma de cultura e por isso ficam desesperados ao menor sinal de movimentação. Azar o deles.

A sociedade evoluir e se tornar racional é uma tendência. Só o que eles estão fazendo é atrasar esse processo. O que nós estamos fazendo, é tentando agilizar.

Mais sobre o encontro   Ateus brasileiros famosos   Ateísmo

‘Não acredita em Deus? Você não está sozinho', afirma outdoor.
janeiro de 2012

Comentários

Anônimo disse…
Tá bom. Ateístas querem o avanço da sociedade, religiosos são como torcedores de futebol; reunião de ateístas militantes é aberta, religiões são fechadas; ateístas sofrem "preconceito" (induz que os religiosos são preconceituosos); os que não querem o avanço da sociedade (os religiosos) querem o seu retrocesso...
Quanta vigarice, quanta prepotência!
Vai para o meu blog como exemplo do que esses ateístas militantes são em realidade.
http://argumentosafiados.wordpress.com/
Anônimo disse…
Eles deveriam criar uma igreja só pra eles com o nome Igreja Positivista brasileira =p
No Name disse…
oh coitados! Estes são alguns dos excluídos da sociedade burguesa e repressora que não deixam eles trabalharem e se expressarem. sniff, sniff.

Alfred Kinsey,
Bill Gates
Caetano Veloso,
Carl Sagan,
Charles Chaplin,
Che Guevara
Christopher Hitchens
Dercy Gonçalves
Diogo Mainardi,
Fidel Castro
Friedrich Engels
Friedrich Nietzsche
Isaac Asimov,
Juca Kfouri
Karl Marx
Leonardo da Vinci
Luís Carlos Prestes,
Renato Russo
Richard Dawkins
Woody Allen

e a lista de excluídos vai embora...
Anônimo disse…
Aqui na minha cidade não teve nada programado mais se tivesse eu iria, apesar das visões distorcidas é apenas um encontro de pessoas ,você crente poderia ter ido desfarçado de ateu que ninguém iria saber ,é bom ver que o movimento está dando mídia isto fará nossa voz ecoar cada vez mais longe;-)
Ótimo texto, Israel. Bem sucinto.
Israel Chaves disse…
Obrigado, Luan.
Anônimo disse…
AnônimoFeb 12, 2012 07:45 AM

onde é sua cidade? é capital de algum estado?
A.Porto disse…
Avanço da socciedade?
Como na china, em que o povo é escravisado pelo PC em pleno século 21,e ninguém (ateus e religiosos)
se levantam contra?
Não, obrigado.
Israel Chaves disse…
Escravisado...

Não, eu diria como na Suécia, Dinamarca, etc., onde a secularização criou cidadãos conscientes e que escrevem corretamente, diferente do que vemos por aqui...
Anônimo disse…
Daqui a pouco o "escravisado" vai dizer que Stalin era ateu. Quer apostar?
A.Porto disse…
Israel, é militância ( com acento circunflexo) e não militancia, como está no seu blog.
Bom, mas aqui não é a suécia e nem a dinamarca, como
você mesmo disse.
Anônimo disse…
Unknown. Você é um exemplo de pessoa cega pela religião, um alienado que procura razões para sustenta sua crença estupida. A africa e um grande exemplo de sua estupida crença, onde se mata só por não acredita em deus, por sinal a pobreza e a desgraça são o meio de exploração dessa mafia religiosa, principalmente os pentecostais e islã.
Anônimo disse…
E mesmo, igreja é? Ateus não adora divindades e muito menos acredita em espiritos. Por que deus não existe, por que não se informa melhor antes de fala besteira.
Anônimo disse…
Todos eles foram vitimas de agressões morais. Agora pergunto a você crente tolo, se alguém tentasse desqualifica sua imagem ou pior discriminar-lo como você agiria?. Você com certeza respeita a opinião dos outros, não? Mas não adianta somente fala,como vocês crentes são todos hipocritas por natureza. Mentirosos na veia!!!!
Anônimo disse…
Engraçado o crente se incomoda quando alguem tem mais valor que ele, ou melhor fica mais incomodado quando alguem não agradece ao seu deus, como se nós se importa-se com sua visão.
Agislânia disse…
Eu também iria se pudesse, mas morando no interior do fim do mundo não rola, rs! Muitas vezes sinto falta de conversar pessoalmente com gente que pensa como eu... sou a única ateia entre as pessoas do meu convívio; eu sozinha, entre um monte de evangélicos e católicos.
No Name disse…
Ser ateu não tem nada demais. O que arregaça mesmo, é a prepotência de achar que tem de criar uma nova ordem mundial e de saber como "agilizar o processo", ai o negócio muda de figura.

Esta provado que todas aqueles que tentaram "agilizar o processo" foram os maiores carniceiros o mundo.
Conspiratus disse…
Secularistas são o acelerador; Religiosos são o freio.
Qual seria o propósito de um veículo sem acelerador? qual seria o destino de um veículo sem freio?
A Humanidade, assim como um veículo, precisa de propósitos e de um destino seguro.
A Humanidade precisa de secularistas e de religiosos, ao que parece.
Aleatório disse…
Anônimo, ele só está ajudando o Israel a fazer um texto melhor ^^
Aleatório disse…
Ouhn que texto bunitinhu *--*
Parabéns õ/
Israel Chaves disse…
Bem, em primeiro lugar, existe uma clara diferença entre erros de digitação e desconhecimento da língua portuguesa. Às vezes algum erro de digitação me escapa por descuido (como a qualquer um), como no caso dessa falta de acentuação. É impensável você achar que eu não sei que militância tem acento.
Por isso eu não falei nada sobre o seu "socciedade", pois ao meu ver foi claramente um erro de digitação, você não acha que é assim que se escreve, então seria idiota da minha parte apontar isso. Ao contrário do caso do "escravisado", e é por isso que resolvi pegar no seu pé, por pura diversão. Só para encher o saco, não leve tão a sério.
O motivo foi só tirar um sarrinho porque sua declaração foi muito, muito patética, demonstrando claro desespero ao tentar ser contra algo, sem absolutamente nenhum argumento convincente, só pelo prazer de ser do contra (talvez ache que assim vai ganhar uns pontinhos com seu amigo imaginário voyeur, eu não sei. Não entendo muito de esquizofrenia). Então disse a primeira besteira que veio na cabeça (clássico).
De qualquer forma, muito obrigado por, primeiro, me avisar de um erro de digitação que eu não havia notado, já vou corrigí-lo. E em segundo, por provar o meu ponto de vista sobre o seu desespero em atacar as pessoas tendo motivo ou não, pois para você se dar ao trabalho de ir até o meu perfil procurar por erros de português, é porque está muito, muito desesperado.
Israel Chaves disse…
Ou você não sabe quem foram os maiores carniceiros do mundo, ou não sabe quem tentou agilizar o processo.
Vou ajudar; os maiores carniceiros foram seus comparsas católicos, e eles são os caras que justamente querem manter tudo o mais atrasado possível.
Quem tenta agilizar o processo são cientistas, filósofos, pensadores que, até onde sei, nnunca fizeram mal a ninguém.
E não acha engraçado um cara que diz ter a verdade absoluta falar em prepotência? Especialmente quando esse cara usa essa verdade para atrasar e nunca fez nem fará nada de bom para mnelhorar o mundo...
troca de ofensas não prova valor... pelo contrário! Chamar atenção para erros de português do adversário, ridicularizá-lo para não precisar argumentar, são armas baixas de quem não possui argumentos convincentes. Em tempo, com a nova ortografia, as paroxítonas terminadas em ditongo não são mais acentuadas, ou seja, o "erro de digitação" estava melhor que a correção.
Não creio que o ateísmo seja algo assim tão importante para o "avanço da sociedade". Haja vista que o ateísmo só começa a surgir com alguma força social a partir do século XIX, e a sociedade evoluiu muito desde as primeiras tribos Neandertais até o Séc XIX. Claro que num determinado período, houve inquisição, reforma, contra-reforma... coisas que fazem parte da história da humanidade. Mas uma coisa são os fundamentalismos, outra as religiões, assim como uma coisa são as religiões e outra é Deus. Pessoalmente, não tenho religião, mas tenho Deus. Sou profundamente religioso, ainda que sem me congregar em uma igreja ou religião específica. E Essa é uma posição a que cheguei de caso pensado. Fui criado como ateu.
Defendo um estado laico e uma ciência laica... Não acredito que possa haver liberdade com qualquer tipo de fundamentalismo, seja ele religioso, seja ele ateu.
Semana passada este mesmo blog criticava uma psicóloga crente que posara para uma foto lendo a bíblia em frente ao Conselho que a proibira de se dizer uma psicóloga cristã... agora posta a foto da atéia bonitinha em frente à Catedral Metropolitana de Porto Alegre... dois pesos e duas medidas?
Por mais que ache a menina Stíphanie engraçadinha na foto,de preto, com a estatura aumentada pela distorção da grande-angular, acho a Catedral ao fundo uma provocação desnecessária e mal focada...
Ao que parece os adversários são mais evangélicos do que católicos...
Não vejo problema nenhum em um encontro onde os ateus brasileiros se encontrem para comungarem (sorry) sua fé, mas assim como desejam ser respeitados em seu direito à descrença, respeitem a diversidade de opiniões.
E antes que venham me taxar de qualquer coisa, criticaria a foto, estivesse a moça em frente a qualquer outro tipo de templo, fosse um Centro Espírita, um Terreiro de Umbanda, Quimbanda ou Candomblé, Templo Mórmon ou da Igreja Universal...
Anônimo disse…
VC É ATEU, AZAR O SEU

ATEU QUER O AVANÇO NA SOCIEDADE? AHAHAHAHAHHA
FAZ-ME RIR

TENHO DÓ DE VC APÓS SEU DESENCARNE...
Anônimo disse…
Mais um blog cheio de sandices escrito por um crente que se sente ameaçado pelo ateísmo e procura de tudo pra demonizar-nos. Parabéns.
Anônimo disse…
Um cara que usa um templário como avatar tem que ter muita cara de pau pra falar em repressão de idéias...
Anônimo disse…
é o bonde do Bentão com freio!
Israel Chaves disse…
E ele está citando caras importantes. É bem mais difícil zés-ninguéns que nem ele atormentarem ateus zés-ninguéns também, do que caras renomados.
Além disso, ninguém nunca disse que esses caras não sofriam repressões. Dawkins, por exemplo, fez um vídeo lendo e-mails que ele recebe diariamente de crisãos desejando sua morte de formas horríveis.
Mas tudo bem, desejar mortes horríveis para as pessoas não tem nada de errado quando é por motivo religioso. Se a pessoa não gosta de ser ameaçada, ela que se dane... Se não pena igual a ele, não tem direitos. Não é, sr. inquisidor?
Israel Chaves disse…
Você não acredita em Papai Noel? Azar o seu...

Então VOCÊ quer o avanço da sociedade? Mesmo sendo contra pesquisas no campo da saúde, campanhas de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e contra pessoas que não pensam como você terem direitos? Faz-me chorar (não acho ignorância engraçado).

Não vou desencarnar, porque não tem o que sair do corpo. No máximo, gases.
Jeff disse…
Ô Unknown, que mancada. Seu blog, a propósito tem um belo design mas o conteúdo....

De verdade cara, fiquei com pena de você. A ignorância é motivo de recato não de ostentação.
Jeff disse…
Ótimo texto mesmo Israel. Queria eu ter essa mão pra escrever. Eu, no máximo consigo vez ou outra trollar uns trolls que aparecem por aqui.
Jeff disse…
Trazendo a metáfora um pouco mais pra perto da realidade, qual o propósito de um freio que entra em ação quando não deve ou quando no precisa ?

Freios são necessários sim, mas precisam funcionar corretamente.
Anônimo disse…
Kkkkkkkkkkk "desencarne".
VOZ DO BRASIL disse…
a humanidade historicamente sempre foi pautada pela dualidade, seja no pensamento progresista ou retrógrado, seja no capitalismo ou comunismo, seja na fé em fantasias ou no ateismo... Essa dicotomia vai perdurar pelo resto dos tempos sem solução. Porém, eu acredito que os ateus precisam sim de uma organização que os ampare legalmente garantindo seus direitos de cidadania e respeito humano. Não estou pregando aqui uma "religião", mas como bem diz a matéria: uma luta pelos direitos de ser ateu sem ser discriminado por essa maioria esmagadora de pessoas cultuadas nesse caldo milenar que é a religião. Um grande número de meus professores no tempo de escola já eram ateus e precisavam esconder suas idéias sobre o tema sob risco de serem expulsos da escola.
Dentre os religiosos, há uma corrente das mais malévolas que são os líderes evangélicos neo-pentencostais que hoje abusam da libertinagem de expressão para pregar o ódio contra aqueles que não comungam suas idéias ou pertencem a outros credos, principalmente dos Afro decedentes, numa clara demonstração não só de intolerãncia como também de racismo por se tratar de crenças africanas, numa forma de "limpesa" étnica atraves da cultura.
VOZ DO BRASIL disse…
Renato, querido amigo... mas vc há de convir que só depois do iluminismo é que a humanidade de fato deu um salto de qualidade, pois até então vivia sob o jugo da "santa sé" e por ela sofria todo tipo de rigor dogmático e desumano.
Não vejo mal algum que as pessoas professem sua fé nos seus templos que devem ser livres para as práticas que acreditam serem certas. O Estado laico garante isso, assim como garante também a NÃO FÈ... afinal os ateus são pessoas cidadãs como qualquer outra e que não podem ser discriminadas por essa sociedade. - Acontece que os ateus estão se sentindo como um pintinho eclodindo num ninho de crocodilos. Eles são vistos com maus olhos, rechassados da sociedade e evitados nos grupos sociais, na família, no trabalho, nas escolas e até nos esportes.
Não basta engolirmos o desrespeito a laicidade do estado quando vemos simbolos religiosos e praticas religiosas em repartições do Estado, não basta o acúmulo de feriados religiosos, de nomes de logradouros com nomes de "santos" no lugar de homenagear os verdadeiros benfeitores da sociedade... e por aí vai...
Uma organização, e não uma religião, é que os ateus precisam para garantir o respeito e a dignidade que a sociedade tira deles todos os dias, seja na grande mídia ou nos seus convívios.
chororô disse…
Um ateu chora:

"Todos eles [ateus vips da listinha] foram vitimas de agressões morais".

Ô dó, tadinhos!

E quem não é vítima de alguma agressão moral na vida? Qualquer pessoa é, cristãos inclusive.

Mas, ok, os ateus choram mais.
FFej disse…
Invertendo a metáfora: qual o propósito de um acelerador que entra em ação quando não deve ou quando não pecisa?

Aceleradores são necessários sim, mas precisam funcionar corretamente.
Anônimo disse…
Acho que os ateus nao precisa de se reunir para
mostrar a siciedade o que pensa, mais sim serem
sinseros com seus argumentos, e ter serteza daquilo
que querem pra sua vida e nunca fraquejar,nunca sed arrepender do que escolheu pra sua vida.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Mãe evangélica ora para Deus e diabo e degola filho de 5 anos

Elizete diz que  ouve vozes Com uma serenidade pontuada por timidez e com frases bem construídas, aparentemente com nexo, Elizete Feitosa de Sousa (foto), 26, se mostrou em uma entrevista estar em seu pleno controle mental, até quando disse que ouvia vozes mandando que matasse seus dois filhos. Na noite de domingo (21), no assentamento Califórnia, a 10 km de Açailândia (MA), Elizete degolou Jonas, 5, o caçula. O assentamento tem 13 anos e é administrado pelo MST. Açailândia tem cerca de 100 mil habitantes e fica a 600 km de São Luis. “Eu premeditei”, disse Elizete. Ela esperou o filho dormir, rezou de joelhos para Deus e o diabo e passou uma faca de cozinha no pescoço de Jonas. “Ele abriu os olhos e aí um pus mais força (na faca) para que não sofresse.” A polícia ficou sabendo da morte do menino pelo agente funerário ao qual a família de Elizete tinha encomendado um caixão. Elizete disse que na verdade teria de matar um vizinho que, entre outros, debochava dela quand

Maioria jamais será ateia nem fiel da Iurd, diz padre Marcelo

Para Rossi, Deus não reconhece casal de gays como família O jornal Correio da Manhã, de Portugal, perguntou ao padre Marcelo Rossi (foto): - O que o assustaria mais: um Brasil que deixasse de crer em Deus ou um Brasil crente em que a Iurd fosse maioritária? A resposta foi enfática: - Não acredito que isso possa acontecer. Nunca. O Brasil não vai deixar que isso aconteça. Rossi foi evasivo ao responder se está ou não preocupado com o avanço no Brasil dos evangélicos protestantes. “Há igrejas e igrejas”, disse. “Uma coisa são as igrejas tradicionais evangélicas e outra são as seitas.” O padre foi entrevistado por Leonardo Ralha a propósito do lançamento em Portugal do seu livro 'Ágape'. Ele disse ter ficado surpreso com das vendas do livro no Brasil – mais de sete milhões de exemplares, contra a expectativa dele de um milhão. Atribuiu o sucesso do livro à sua tentativa de mostrar às pessoas um resumo dos dez mandamentos: “amar a Deus sobre todas as