Pular para o conteúdo principal

Ferreira Gullar, ateu famoso



com atualização sobre a morte do poeta

O poeta Ferreira Gullar não se lembra de quando exatamente deu conta de seu ateísmo porque nunca esteve envolvido diretamente com igreja ou religião. Mas Gullar é do grupo dos ateus que não querem acabar com a religião, até porque, segundo ele, isso seria impossível.

Gullar, que é marxista, disse que nem o materialismo conseguiu acabar com a religião porque ela "dá conforto às pessoas".

Poeta afirmou 
que a religião dá 
conforto às pessoas
No programa Roda Viva, que a TV Cultura de São Paulo exibiu no dia 28 de fevereiro de 2011, ele disse que “o homem inventou Deus para que Deus o criasse”.

Esse foi o jeito que o homem encontrou para se distinguir dos outros animais, afirmou. “Porque, como disse Valdick Soriano, ‘eu não sou cachorro, não’. Ninguém quer ser cachorro e todos querem ser filho de Deus.”

Ferreira Gullar é o pseudônimo de José Ribamar Ferreira. Ele nasceu em São Luís, capital do Maranhão, no dia 10 de setembro de 1930. “Gullar” é um dos sobrenomes da mãe dele e “Ferreira”, nome da família. Morreu no dia 4 de dezembro de 2016.

Ele participou nos anos 50 do movimento da poesia concreta. Seu mais conhecido livro é de 1976, o “Poema Sujo”. Gullar é também escritor, crítico de arte e cronista de jornais. É ganhador de prêmios e títulos.

Ele se filiou ao Partido Comunista em 1º de abril de 1964, no mesmo dia em que os militares impuseram uma ditadura ao Brasil. Em 1970, entrou na clandestinidade e no ano seguinte saiu do país. Morou em Moscou (Rússia ou na época União Soviética), Santiago (Chile), Lima (Peru) e Buenos Aires (Argentina). Voltou ao Brasil no dia 10 de março de 1977.

Gullar se manifesta sobre religião e ateísmo em algumas de suas crônicas.

Na edição do dia 19 de fevereiro de 2006 da Folha de S.Paulo, em uma crônica sobre os “donos da verdade”, citou Hilter, Pol Pot e a inquisição. “E os inquisidores não duvidavam um só momento de que agiam conforme a vontade de Deus e faziam o bem ao torturar e matar.”

Apesar das consequências danosas da religião, como a inquisição, Gullar é de opinião de que ela “é fundadora e preservadora de valores fundamentais” (edição 1870 da Istoé, agosto de 2005).

“O fato de eu não ser religioso não significa que eu menospreze ou diminua a importância da religião”, disse. “Talvez a mais extraordinária criação do ser humano seja Deus.”

Com informações de crônicas e entrevistas do poeta.



Lima Duarte, ateu famoso

Ateus brasileiros famosos


Comentários

A.Porto disse…
O materialismo também dá conforto.
Fugaz, mas dá.
CHIKO disse…
Marxista que votou em Serra? Estranho hem
Anônimo disse…
Não preciso e nem nunca precisei de um deus pra nada, deus serve pra alguma coisa?
Anônimo disse…
Que tal o livro a divina revelação do inferno de Mary K. Baxter?
Lia de Souza disse…
Será que só tem ateu de esquerda é? Isso cansa tanto qto os crentóides.

Tá difícil achar um cantinho ateu, agnóstico e secularista que não tenha esse ranço ideológico, isso que 1989 já vai longe e o muro da vergonha já foi derrubado em Berlim. Putz grila só da mofo!
Clarissa disse…
Nunca entendi esse artifício de informar às pessoas sobre quais famosos são ateus. Isso não fará com que o leitor se torne ateu (e, se fizer, decididamente é um ateu desnecessário. O que menos precisamos é ter gente do tipo "OMG, Angelina Jolie é ateia, então eu tbm tenho que ser!!" para piorar nossa imagem), não fará com que as pessoas que são contra ateus se tornem a favor, não muda nada (talvez algumas pessoas comecem a ter implicância com a pessoa em questão, pra não dizer que não muda nada).
Religiosos vivem jogando a carta de "ateus são maus", e, com isso, jogamos a carta do Betinho e da Angelina Jolie. Isso é rebaixar a discussão, afinal, um religioso realmente esclarecido sabe muito bem que fé religiosa e moral são independentes uma da outra - e, NÃO, ter estudo não é ter esclarecimento- e um religioso não esclarecido é uma pessoa com quem é impossível manter um diálogo coerente sobre esse assunto. Pregar aos quatro cantos sobre quanta gente legal é ateia e vive bem / faz o bem / paga impostos / é importante para a sociedade (poderia incluir aqui um "APESAR DE não crer na existência de um deus", mas espero sinceramente que essa não seja a mensagem que está sendo passada) é o mesmo que o PETA faz, querendo arrebanhar mais vegetarianos mostrando que diversos famosos também são. E tão inócuo quanto. Esse tipo de exibição é só uma maneira de tentar fazer com que os religiosos gostem de nós, pq para quem é ateu, pouco ou nada acrescenta às suas convicções.

Com relação a Gullar, é só mais um ateu do tipo "religião não serve pra mim, mas serve pra manter o populacho sob controle, então não sou contra". Mais do mesmo que vemos por aí.

Paulo, seu blog é excelente. Parabéns pelo excelente trabalho.
Anônimo disse…
A religião se utiliza dessa estratégia para agrega fieis; kaká, neymar, entre outros famosos, são exemplos de convicção do markenting religioso- a verdade é que para os religioso vale de tudo para expandir sua fé: poluição sonora, poluição visual, agressões físicas e morais, discriminação, preconceito entre outros atos imorais.

Antes de ser religioso, ele é um politico tem que saber mentir.
Anônimo disse…
A ateu não tem dogmas , um padrão que defina um ateu. Apenas o que tornar nós iguais é o fato de não temos crença.

Exemplo: Eu sou democrata, Liberal de Direita e capitalista. Não me identifico com socialismo.

A maioria acredita que um ateu tem que seguir a ideologia comunista, não é verdade assim como tem vários tipos de religiosos, assim, também tem ateus.

Por favor se livre de pensamento ou melhor preconceito.
SAULO DE TARSO disse…
Quashuasquasqhuahuahua!

O Ferreira Goulart é marxista? Será pelo fato de ele gostar dos irmão Grouxo Marx? Sei lá se o nome é este. só sei que os caras eram putas de comediantes.

Não tem coisa mais chata do que ex: Ex mulher, Ex fumante, Ex petista, Ex comunista, Ex inteletctual.
Com excessão de ex mulher, numa destas aí o Goulart se encaixa.

Ruy Barbosa Maciel- Governador Valadares MG
SAULO DE TARSO disse…
Lia de SouzaFeb 26, 2012 04:33 PM
Será que só tem ateu de esquerda é? Isso cansa tanto qto os crentóides.

Tá difícil achar um cantinho ateu, agnóstico e secularista que não tenha esse ranço ideológico, isso que 1989 já vai longe e o muro da vergonha já foi derrubado em Berlim. Putz grila só da mofo!



Sempre tem que ter um(a) reaça. Pelo jeito deve ser paulista. Ow povo!
Igor Mendonça disse…
Como é cansadamente repetido, os ateus são pessoas com opiniões bastante diferentes. Como Ferreira Gullar, sei que é impossível acabar com as religiões, mas sei por um motivo diferente. A impossibilidade de fazê-lo é porquê ela [religião] é a representação de todos os nossos instintos mais primitivos. O que significa que para acabar com a religião, tem de se acabar com nossos instintos primeiro. E essa não é uma conclusão difícil de se chegar. Pensem na homofobia, nas mulheres subjugadas e na defesa incansável da reprodução humana, feita através da abominação do uso da camisinha, do aborto e questões afim. Me parece que esses ideais representaram uma vantagem na seleção natural, há muito tempo atrás, através de nossos instintos.
Então, sei que ao invés de tentar se acabar com a religião e com nossos instintos, deveríamos tentar mudá-los e fazer com que acompanhem-nos na evolução social-tecnológica que estamos vivendo.
Senhora Crente disse…
Dogmas Ateus:

1 - Não ter dogmas;
2 - Não ter crença;
3 - Ser racional;
4 - Darwinismo.
Hannibal Lecter disse…
Clarissa! Oh, Clarissa!
Primeiro você critica o fato de o blog usar de ARGUMENTO À AUTORIDADE, depois você parabeniza o Paulo Lopes, dizendo que o blog é excelente.
Estou duvidando de sua sinceridade!
Será que você se perdeu no próprio raciocínio ou será que quer fazer média? Talvez seus hormônios a estejam escravizando, submetendo-a a algum tipo de sentimento filial, por ter visto a foto do tal Jornalista. A foto de um homem maduro, desgastado pelo tempo...
Não tenha medo de ser sincera, Clarissa!
Thiago Miranda disse…
Ateísmo como já foi dito é algo bem simples não acreditar nos "Deuses". Porem tenho percebido certo embate entre as pessoas que têm crenças e ateus, embate esse que ocorre em muitas vezes de forma muito agressiva, da mesma forma que nos ateus brigamos pelo direito de ter um estado laico devemos respeitar, ou melhor, garantir (visto que consta em nossa constituição) o livre arbitro das pessoas de terem suas crenças ofender ou impor sua opinião sobre as outras não é a forma mais racional de construção de um estado laico em que todos têm direitos inclusive de viver sendo crentes em Deus se assim quiserem.
Respeite portanto as pessoas que têm suas crenças demonstre a elas o porque você é ateu argumente, muitas pessoas não conhecem o que é e o porque existe o ateísmo não tem essa visão cientifica e cética que nos é tão clara as pessoas acham que somos contrários as pregações de deus e o fato é que não somos contrários simplesmente não acreditamos.
Vivemos numa sociedade que nos condiciona a ter uma crença seja ela qual for e o fato de não termos nos coloca numa posição a margem desta sociedade as pessoas associam religião a valores morais e civis o que na verdade não tem nenhuma ligação, e não será julgando, satirizando e impondo o ateísmo a todos que conquistaremos o direito de não ter essa crença em “Deus” e ao mesmo tempo sermos pessoas comuns com valores éticos e morais na sociedade.
Anônimo disse…
Dogmas Crentes:

1 - Possuir dogmas;
2 - Possuir crença;
3 - Ser irracional;
4 - Cristianismo.
Catellius disse…
Aí, Paulo, para você publicar.

http://br.noticias.yahoo.com/blogs/vi-na-internet/h%C3%B3stia-alucin%C3%B3gena-faz-beatas-atacarem-padre-na-it%C3%A1lia-223235046.html


Hóstia alucinógena faz beatas atacarem padre na Itália
Por Charles Nisz | Vi na Internet – sex, 24 de fev de 2012



Algumas fiéis da Santo Espírito de Campobasso, na região central da Itália, abraçaram o crucifixo, outras começaram a ter visões de santos. Outras, por sua vez, começaram a bater no padre e gritar: "Você é o demônio".
Toda essa confusão no último domingo (19) aconteceu porque as hóstias foram feitas com uma farinha alucinógena em vez da farinha comum. Trata-se de um caso de "ergotismo", uma intoxicação alimentar causada por farinhas de cereais contaminadas por esclerócios que atingem a safra do grão.
Esses organismos microscópicos contêm uma grande quantidade de fungos, perigosos para a saúde, entre os quais costumam encontrar-se muitos agentes psicotrópicos, parecidos com o ácido lisérgico, ou LSD.
Assustado, o padre da Igreja de Campobasso foi obrigado a se esconder na sacristia à espera da polícia. A retirada dos fiéis foi confusa, lembrando os protestos antiglobalização ocorridos na cúpula do G-8. (vi no @CorreiodoBrasil)
Anônimo disse…
Site neo ateu elege os “ateus famosos”: o resultado é uma compilação de figuras trash da esquerda

http://lucianoayan.com/2012/02/26/site-neo-ateu-elege-os-ateus-famosos-o-resultado-e-uma-compilacao-de-figuras-trash-da-esquerda/
Luciano Costa Azevedo André disse…
A religião é paradoxal. Pode causar conforto, dar sentido à vida e inspirar uma conduta ética pautada no altruísmo (ame seu próximo). Mas também pode prender o ser humano ao fanatismo e intolerância.
Com ou sem religião, o mundo é cheio de horrores e opressão.
Anônimo disse…
Sou Agnóstica!

Quando encontrei seu blog, Paulo Lopes, pensei: "é isso!" "Esse cara fez aquilo que eu pensava há anos!" "O Mundo vai mudar a partir daqui!"

Criei a personagem "Senhora Crente" como uma forma de verificar se há, hoje, um grupo de ateus e agnósticos capazes de fazer frente à onda igrejista que enfrentamos. Também, era meu interesse saber se poderíamos virar o jogo, deixarmos de ser menoria!

Infelizmente, o que vi no seu blog, Paulo Lopes, foram pessoas com pouca habilidade para lidar com os instrumentos que poderiam servir como motores para um mundo verdadeiramente laico, secular: Lógica, Ciência, Ética, Direito... Alguns até se valem do banditismo, elaborando comentários agressivos e criminosos, atribuindo-os a outras personagens.

Os auto proclamados ateus desse blog parecem ser, na sua maioria, adolescentes com instrução incompleta. O restante talvez seja composto por adultos aferrados a uma rebeldia improdutiva. Isso me causa grande preocupação!

A contar pelas habilidades não demonstradas pela atual geração de ateus e agnósticos, e seu site tem uma boa amostra, neste Século ainda não veremos um Brasil com menos influência da Religião. Continuaremos a consumir livros e idéias estrangeiras.

Em parte eu concordo com Botton! Deveríamos estabelecer um corpo doutrinário que permitisse ao maior número possível de pessoas ver a beleza e a coerência de um mundo secular! E blogs como o seu, Paulo Lopes, são a escola que podem nos levar a isso, mesmo que leve dois mil anos.

Senhora Crente se despede e volto a "postar" como Anônima.
joselitus_maximus disse…
"Tá difícil achar um cantinho ateu, agnóstico e secularista que não tenha esse ranço ideológico"

Isso é HISTÓRICO.
Assim como não há nenhuma razão lógica estrita "per se" para metalúrgicos serem ligados à algum esquerdismo, mas aqui no Brasil há uma ligação histórica entre essas "categorias".

E o aspecto mais forte nem é alguma ligação entre ateísmo e esquerdismo, mas sim o ÓDIO EXPLÌCITO que direitistas, conservadores e centro-isso-aquilo mostraram (e ainda mostram) contra o ateísmo através da história.

Quem fez questão de ligar o esquerdismo ao ateísmo, como se fosse algo maligno, foi a máquina de propaganda direitista.

Até os direitistas começarem a defender e divulgar o ateísmo para equilibrar, sempre vai haver esse "ranço".
Anônimo disse…
pra mim, ateu é uma pessoa infeliz, um rico ou um bem de vida que qeuria ser etermanente saudável e jovem, mas que tem deus pra dar limete á tudo, eles acham que deus tem que dar 150 anos de vida e saude e que a fama e o dinheiro deles poderiam comprar tudo, jamais, pois existe deus,ateu são péssoas desprovidas de conhecimento, mau amados, e acima de tudo, com certeza, o capeta vão os acompanhar quando adoecerem ou morrerem.
Anônimo disse…
quem é esse ferreira gulart ???- pela aparencia, não passa de um dinossauro da época em que as pessoas liam, ler , é coisa de velho, e coisa do passado, o brasileiro inteligente só ler, pra fazer concurso público, e basta, hoje, as pessoas não leem estas babaquices que estes velhos babacas, tipo este ferreira escreve, hoje é celular, net, ipod, i fone e etc.quem é este verme pra falar de que não acredita em da DEUS,
Unknown disse…
Concordo.
paulo disse…
Essa e boa ser humano criou deus,para esse Ferreira Gullar,errou quando disse
que o ser humano criou deus,Deus Criou o homem a sua imagem,nós somos filhos de Deus e ainda muitos duvida o que e Deus e Amor simplesmente Amor isso e Deus.
paulo disse…
Ateus,ser irracional e não acredita que Deus não existe vocês estão
assinando um atestado de burrice.
Anônimo disse…
Só rindo de um comentário tão babaca. Depois os ateus é que assinam atestado de burrice...

Não sabe nem escrever algo legível.

Que 'buro', dá zero pra ele!
Edmundo Ricardo disse…
A moral diz-nos que podemos não ouvir a nossa consciência,mas que esta se pronuncia sempre contra a crueldade e a injustiça. A verdade é que a consciência abençoa a crueldade e a injustiça,pelo menos sempre que as suas vítimas possam ser enterradas sem demasiado alarido... ( John Gray )

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

Igreja Católica já foi perseguida de gatos Em missa para mais de dez mil fiéis e com transmissão pela TV, o padre Marcelo disse no começo de outubro de 2011 que gosta de cachorro, mas não de gato porque se trata de um bicho traiçoeiro. O padre tem três cachorro e foi mordido pelo vira-lata de sua mãe.

Russas podem pegar até 7 anos de prisão por protesto em catedral

Protesto das roqueiras Y ekaterina Samutsevich, Nadezhda  Tolokonnikova  e Maria Alyokhina durou apenas 1m52 por Juliana Sayuri para Estadão Um protesto de 1 minuto e 52 segundos no dia 21 de fevereiro [vídeo abaixo]. Por esse fato três roqueiras russas podem pagar até 7 anos de prisão. Isso porque o palco escolhido para a performance foi a Catedral de Cristo Salvador de Moscou. No altar, as garotas da banda Pussy Riot tocaram a prece punk Holy Shit , que intercala hinos religiosos com versos diabólicos como Virgin Mary, hash Putin away . Enquanto umas arranhavam nervosos riffs de guitarra, outras saltitavam, faziam o sinal da cruz e dançavam cancã como possuídas. As freiras ficaram escandalizadas. Os guardas, perdidos. Agora as rebeldes Yekaterina Samutsevich  (foto), Nadezhda Tolokonnikova (foto) e  Maria Alyokhina (foto) e  ocupam o banco dos réus no tribunal Khamovnichesky de Moscou, acusadas de vandalismo e ódio religioso. Na catedral, as...

Livro mostra o que a Bíblia tem de bizarro, hilário e perturbador

O jornalista americano David Plotz ficou surpreso ao descobrir na Bíblia que Deus tem obsessão por carecas.

Ateus de 25 cidades confirmam participação em encontro

Encontro também se destina a agnósticos e humanistas em geral Até o momento, jovens ateus, agnósticos e humanistas de 25 cidades de diferentes regiões do Brasil já confirmaram participação no 2º Encontro Nacional de Ateus. O encontro será realizado no dia 17 de fevereiro de 2013 em cada uma das cidades inscritas, sob a coordenação da SR (Sociedade Racionalista). Trata-se de uma entidade que defende os princípios do laicismo, mas não é antirreligiosa, até porque, de acordo com seu site, cultiva o pluralismo de ideias. O vídeo institucional do evento reproduz áudio de uma entrevista onde Drauzio Varella diz que os ateus hoje estão tendo a coragem de “sair do armário”. Também destaca uma famosa frase do cientista britânico Richard Dawkins segundo a qual todos são ateus em relação ao deus ou deuses dos outros. Segundo ele, a diferença em relação aos que se assumem como ateus é que estes não acreditam em deus algum. Segue a relação das cidades já confirmadas, com seus respectiv...

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...