Pular para o conteúdo principal

Ferreira Gullar, ateu famoso



com atualização sobre a morte do poeta

O poeta Ferreira Gullar não se lembra de quando exatamente deu conta de seu ateísmo porque nunca esteve envolvido diretamente com igreja ou religião. Mas Gullar é do grupo dos ateus que não querem acabar com a religião, até porque, segundo ele, isso seria impossível.

Gullar, que é marxista, disse que nem o materialismo conseguiu acabar com a religião porque ela "dá conforto às pessoas".

Poeta afirmou 
que a religião dá 
conforto às pessoas
No programa Roda Viva, que a TV Cultura de São Paulo exibiu no dia 28 de fevereiro de 2011, ele disse que “o homem inventou Deus para que Deus o criasse”.

Esse foi o jeito que o homem encontrou para se distinguir dos outros animais, afirmou. “Porque, como disse Valdick Soriano, ‘eu não sou cachorro, não’. Ninguém quer ser cachorro e todos querem ser filho de Deus.”

Ferreira Gullar é o pseudônimo de José Ribamar Ferreira. Ele nasceu em São Luís, capital do Maranhão, no dia 10 de setembro de 1930. “Gullar” é um dos sobrenomes da mãe dele e “Ferreira”, nome da família. Morreu no dia 4 de dezembro de 2016.

Ele participou nos anos 50 do movimento da poesia concreta. Seu mais conhecido livro é de 1976, o “Poema Sujo”. Gullar é também escritor, crítico de arte e cronista de jornais. É ganhador de prêmios e títulos.

Ele se filiou ao Partido Comunista em 1º de abril de 1964, no mesmo dia em que os militares impuseram uma ditadura ao Brasil. Em 1970, entrou na clandestinidade e no ano seguinte saiu do país. Morou em Moscou (Rússia ou na época União Soviética), Santiago (Chile), Lima (Peru) e Buenos Aires (Argentina). Voltou ao Brasil no dia 10 de março de 1977.

Gullar se manifesta sobre religião e ateísmo em algumas de suas crônicas.

Na edição do dia 19 de fevereiro de 2006 da Folha de S.Paulo, em uma crônica sobre os “donos da verdade”, citou Hilter, Pol Pot e a inquisição. “E os inquisidores não duvidavam um só momento de que agiam conforme a vontade de Deus e faziam o bem ao torturar e matar.”

Apesar das consequências danosas da religião, como a inquisição, Gullar é de opinião de que ela “é fundadora e preservadora de valores fundamentais” (edição 1870 da Istoé, agosto de 2005).

“O fato de eu não ser religioso não significa que eu menospreze ou diminua a importância da religião”, disse. “Talvez a mais extraordinária criação do ser humano seja Deus.”

Com informações de crônicas e entrevistas do poeta.



Lima Duarte, ateu famoso

Ateus brasileiros famosos


Comentários

A.Porto disse…
O materialismo também dá conforto.
Fugaz, mas dá.
CHIKO disse…
Marxista que votou em Serra? Estranho hem
Anônimo disse…
Não preciso e nem nunca precisei de um deus pra nada, deus serve pra alguma coisa?
Anônimo disse…
Que tal o livro a divina revelação do inferno de Mary K. Baxter?
Lia de Souza disse…
Será que só tem ateu de esquerda é? Isso cansa tanto qto os crentóides.

Tá difícil achar um cantinho ateu, agnóstico e secularista que não tenha esse ranço ideológico, isso que 1989 já vai longe e o muro da vergonha já foi derrubado em Berlim. Putz grila só da mofo!
Clarissa disse…
Nunca entendi esse artifício de informar às pessoas sobre quais famosos são ateus. Isso não fará com que o leitor se torne ateu (e, se fizer, decididamente é um ateu desnecessário. O que menos precisamos é ter gente do tipo "OMG, Angelina Jolie é ateia, então eu tbm tenho que ser!!" para piorar nossa imagem), não fará com que as pessoas que são contra ateus se tornem a favor, não muda nada (talvez algumas pessoas comecem a ter implicância com a pessoa em questão, pra não dizer que não muda nada).
Religiosos vivem jogando a carta de "ateus são maus", e, com isso, jogamos a carta do Betinho e da Angelina Jolie. Isso é rebaixar a discussão, afinal, um religioso realmente esclarecido sabe muito bem que fé religiosa e moral são independentes uma da outra - e, NÃO, ter estudo não é ter esclarecimento- e um religioso não esclarecido é uma pessoa com quem é impossível manter um diálogo coerente sobre esse assunto. Pregar aos quatro cantos sobre quanta gente legal é ateia e vive bem / faz o bem / paga impostos / é importante para a sociedade (poderia incluir aqui um "APESAR DE não crer na existência de um deus", mas espero sinceramente que essa não seja a mensagem que está sendo passada) é o mesmo que o PETA faz, querendo arrebanhar mais vegetarianos mostrando que diversos famosos também são. E tão inócuo quanto. Esse tipo de exibição é só uma maneira de tentar fazer com que os religiosos gostem de nós, pq para quem é ateu, pouco ou nada acrescenta às suas convicções.

Com relação a Gullar, é só mais um ateu do tipo "religião não serve pra mim, mas serve pra manter o populacho sob controle, então não sou contra". Mais do mesmo que vemos por aí.

Paulo, seu blog é excelente. Parabéns pelo excelente trabalho.
Anônimo disse…
A religião se utiliza dessa estratégia para agrega fieis; kaká, neymar, entre outros famosos, são exemplos de convicção do markenting religioso- a verdade é que para os religioso vale de tudo para expandir sua fé: poluição sonora, poluição visual, agressões físicas e morais, discriminação, preconceito entre outros atos imorais.

Antes de ser religioso, ele é um politico tem que saber mentir.
Anônimo disse…
A ateu não tem dogmas , um padrão que defina um ateu. Apenas o que tornar nós iguais é o fato de não temos crença.

Exemplo: Eu sou democrata, Liberal de Direita e capitalista. Não me identifico com socialismo.

A maioria acredita que um ateu tem que seguir a ideologia comunista, não é verdade assim como tem vários tipos de religiosos, assim, também tem ateus.

Por favor se livre de pensamento ou melhor preconceito.
SAULO DE TARSO disse…
Quashuasquasqhuahuahua!

O Ferreira Goulart é marxista? Será pelo fato de ele gostar dos irmão Grouxo Marx? Sei lá se o nome é este. só sei que os caras eram putas de comediantes.

Não tem coisa mais chata do que ex: Ex mulher, Ex fumante, Ex petista, Ex comunista, Ex inteletctual.
Com excessão de ex mulher, numa destas aí o Goulart se encaixa.

Ruy Barbosa Maciel- Governador Valadares MG
SAULO DE TARSO disse…
Lia de SouzaFeb 26, 2012 04:33 PM
Será que só tem ateu de esquerda é? Isso cansa tanto qto os crentóides.

Tá difícil achar um cantinho ateu, agnóstico e secularista que não tenha esse ranço ideológico, isso que 1989 já vai longe e o muro da vergonha já foi derrubado em Berlim. Putz grila só da mofo!



Sempre tem que ter um(a) reaça. Pelo jeito deve ser paulista. Ow povo!
Igor Mendonça disse…
Como é cansadamente repetido, os ateus são pessoas com opiniões bastante diferentes. Como Ferreira Gullar, sei que é impossível acabar com as religiões, mas sei por um motivo diferente. A impossibilidade de fazê-lo é porquê ela [religião] é a representação de todos os nossos instintos mais primitivos. O que significa que para acabar com a religião, tem de se acabar com nossos instintos primeiro. E essa não é uma conclusão difícil de se chegar. Pensem na homofobia, nas mulheres subjugadas e na defesa incansável da reprodução humana, feita através da abominação do uso da camisinha, do aborto e questões afim. Me parece que esses ideais representaram uma vantagem na seleção natural, há muito tempo atrás, através de nossos instintos.
Então, sei que ao invés de tentar se acabar com a religião e com nossos instintos, deveríamos tentar mudá-los e fazer com que acompanhem-nos na evolução social-tecnológica que estamos vivendo.
Senhora Crente disse…
Dogmas Ateus:

1 - Não ter dogmas;
2 - Não ter crença;
3 - Ser racional;
4 - Darwinismo.
Hannibal Lecter disse…
Clarissa! Oh, Clarissa!
Primeiro você critica o fato de o blog usar de ARGUMENTO À AUTORIDADE, depois você parabeniza o Paulo Lopes, dizendo que o blog é excelente.
Estou duvidando de sua sinceridade!
Será que você se perdeu no próprio raciocínio ou será que quer fazer média? Talvez seus hormônios a estejam escravizando, submetendo-a a algum tipo de sentimento filial, por ter visto a foto do tal Jornalista. A foto de um homem maduro, desgastado pelo tempo...
Não tenha medo de ser sincera, Clarissa!
Thiago Miranda disse…
Ateísmo como já foi dito é algo bem simples não acreditar nos "Deuses". Porem tenho percebido certo embate entre as pessoas que têm crenças e ateus, embate esse que ocorre em muitas vezes de forma muito agressiva, da mesma forma que nos ateus brigamos pelo direito de ter um estado laico devemos respeitar, ou melhor, garantir (visto que consta em nossa constituição) o livre arbitro das pessoas de terem suas crenças ofender ou impor sua opinião sobre as outras não é a forma mais racional de construção de um estado laico em que todos têm direitos inclusive de viver sendo crentes em Deus se assim quiserem.
Respeite portanto as pessoas que têm suas crenças demonstre a elas o porque você é ateu argumente, muitas pessoas não conhecem o que é e o porque existe o ateísmo não tem essa visão cientifica e cética que nos é tão clara as pessoas acham que somos contrários as pregações de deus e o fato é que não somos contrários simplesmente não acreditamos.
Vivemos numa sociedade que nos condiciona a ter uma crença seja ela qual for e o fato de não termos nos coloca numa posição a margem desta sociedade as pessoas associam religião a valores morais e civis o que na verdade não tem nenhuma ligação, e não será julgando, satirizando e impondo o ateísmo a todos que conquistaremos o direito de não ter essa crença em “Deus” e ao mesmo tempo sermos pessoas comuns com valores éticos e morais na sociedade.
Anônimo disse…
Dogmas Crentes:

1 - Possuir dogmas;
2 - Possuir crença;
3 - Ser irracional;
4 - Cristianismo.
Catellius disse…
Aí, Paulo, para você publicar.

http://br.noticias.yahoo.com/blogs/vi-na-internet/h%C3%B3stia-alucin%C3%B3gena-faz-beatas-atacarem-padre-na-it%C3%A1lia-223235046.html


Hóstia alucinógena faz beatas atacarem padre na Itália
Por Charles Nisz | Vi na Internet – sex, 24 de fev de 2012



Algumas fiéis da Santo Espírito de Campobasso, na região central da Itália, abraçaram o crucifixo, outras começaram a ter visões de santos. Outras, por sua vez, começaram a bater no padre e gritar: "Você é o demônio".
Toda essa confusão no último domingo (19) aconteceu porque as hóstias foram feitas com uma farinha alucinógena em vez da farinha comum. Trata-se de um caso de "ergotismo", uma intoxicação alimentar causada por farinhas de cereais contaminadas por esclerócios que atingem a safra do grão.
Esses organismos microscópicos contêm uma grande quantidade de fungos, perigosos para a saúde, entre os quais costumam encontrar-se muitos agentes psicotrópicos, parecidos com o ácido lisérgico, ou LSD.
Assustado, o padre da Igreja de Campobasso foi obrigado a se esconder na sacristia à espera da polícia. A retirada dos fiéis foi confusa, lembrando os protestos antiglobalização ocorridos na cúpula do G-8. (vi no @CorreiodoBrasil)
Anônimo disse…
Site neo ateu elege os “ateus famosos”: o resultado é uma compilação de figuras trash da esquerda

http://lucianoayan.com/2012/02/26/site-neo-ateu-elege-os-ateus-famosos-o-resultado-e-uma-compilacao-de-figuras-trash-da-esquerda/
Luciano Costa Azevedo André disse…
A religião é paradoxal. Pode causar conforto, dar sentido à vida e inspirar uma conduta ética pautada no altruísmo (ame seu próximo). Mas também pode prender o ser humano ao fanatismo e intolerância.
Com ou sem religião, o mundo é cheio de horrores e opressão.
Anônimo disse…
Sou Agnóstica!

Quando encontrei seu blog, Paulo Lopes, pensei: "é isso!" "Esse cara fez aquilo que eu pensava há anos!" "O Mundo vai mudar a partir daqui!"

Criei a personagem "Senhora Crente" como uma forma de verificar se há, hoje, um grupo de ateus e agnósticos capazes de fazer frente à onda igrejista que enfrentamos. Também, era meu interesse saber se poderíamos virar o jogo, deixarmos de ser menoria!

Infelizmente, o que vi no seu blog, Paulo Lopes, foram pessoas com pouca habilidade para lidar com os instrumentos que poderiam servir como motores para um mundo verdadeiramente laico, secular: Lógica, Ciência, Ética, Direito... Alguns até se valem do banditismo, elaborando comentários agressivos e criminosos, atribuindo-os a outras personagens.

Os auto proclamados ateus desse blog parecem ser, na sua maioria, adolescentes com instrução incompleta. O restante talvez seja composto por adultos aferrados a uma rebeldia improdutiva. Isso me causa grande preocupação!

A contar pelas habilidades não demonstradas pela atual geração de ateus e agnósticos, e seu site tem uma boa amostra, neste Século ainda não veremos um Brasil com menos influência da Religião. Continuaremos a consumir livros e idéias estrangeiras.

Em parte eu concordo com Botton! Deveríamos estabelecer um corpo doutrinário que permitisse ao maior número possível de pessoas ver a beleza e a coerência de um mundo secular! E blogs como o seu, Paulo Lopes, são a escola que podem nos levar a isso, mesmo que leve dois mil anos.

Senhora Crente se despede e volto a "postar" como Anônima.
joselitus_maximus disse…
"Tá difícil achar um cantinho ateu, agnóstico e secularista que não tenha esse ranço ideológico"

Isso é HISTÓRICO.
Assim como não há nenhuma razão lógica estrita "per se" para metalúrgicos serem ligados à algum esquerdismo, mas aqui no Brasil há uma ligação histórica entre essas "categorias".

E o aspecto mais forte nem é alguma ligação entre ateísmo e esquerdismo, mas sim o ÓDIO EXPLÌCITO que direitistas, conservadores e centro-isso-aquilo mostraram (e ainda mostram) contra o ateísmo através da história.

Quem fez questão de ligar o esquerdismo ao ateísmo, como se fosse algo maligno, foi a máquina de propaganda direitista.

Até os direitistas começarem a defender e divulgar o ateísmo para equilibrar, sempre vai haver esse "ranço".
Anônimo disse…
pra mim, ateu é uma pessoa infeliz, um rico ou um bem de vida que qeuria ser etermanente saudável e jovem, mas que tem deus pra dar limete á tudo, eles acham que deus tem que dar 150 anos de vida e saude e que a fama e o dinheiro deles poderiam comprar tudo, jamais, pois existe deus,ateu são péssoas desprovidas de conhecimento, mau amados, e acima de tudo, com certeza, o capeta vão os acompanhar quando adoecerem ou morrerem.
Anônimo disse…
quem é esse ferreira gulart ???- pela aparencia, não passa de um dinossauro da época em que as pessoas liam, ler , é coisa de velho, e coisa do passado, o brasileiro inteligente só ler, pra fazer concurso público, e basta, hoje, as pessoas não leem estas babaquices que estes velhos babacas, tipo este ferreira escreve, hoje é celular, net, ipod, i fone e etc.quem é este verme pra falar de que não acredita em da DEUS,
Unknown disse…
Concordo.
paulo disse…
Essa e boa ser humano criou deus,para esse Ferreira Gullar,errou quando disse
que o ser humano criou deus,Deus Criou o homem a sua imagem,nós somos filhos de Deus e ainda muitos duvida o que e Deus e Amor simplesmente Amor isso e Deus.
paulo disse…
Ateus,ser irracional e não acredita que Deus não existe vocês estão
assinando um atestado de burrice.
Anônimo disse…
Só rindo de um comentário tão babaca. Depois os ateus é que assinam atestado de burrice...

Não sabe nem escrever algo legível.

Que 'buro', dá zero pra ele!
Edmundo Ricardo disse…
A moral diz-nos que podemos não ouvir a nossa consciência,mas que esta se pronuncia sempre contra a crueldade e a injustiça. A verdade é que a consciência abençoa a crueldade e a injustiça,pelo menos sempre que as suas vítimas possam ser enterradas sem demasiado alarido... ( John Gray )

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê