A referência a Deus é incompatível
com o Estado laico brasileiro
|
Como resposta, o BC apresentou duas argumentações.
Primeira: a representação tem um “vício de origem” porque não cabe ao BC tratar desse tipo de questão, mas, sim, ao CMN (Conselho Monetário Nacional), que é o responsável pela emissão de cédulas e moedas do país.
Segunda: a república brasileira não é antirreligiosa ou anticlerical, o que não impede que as cédulas tenham a referência a Deus, o que, inclusive, se repete na própria Constituição.
O que não pode, segundo o BC, é que haja nas cédulas menção a uma doutrina religiosa ou a um determinado credo.
As argumentações do BC são contraditórias entre si porque, se a questão só cabe ao CMN, a instituição não poderia se manifestar favoravelmente à inscrição religiosa no dinheiro.
Com informação da Veja.
Ministério Público vai pressionar ministro para que tire Deus do real.
março de 2012
Religião no Estado laico.
Comentários
Gente reclamando que tem "Deus seja louvado" no dinheiro... eu quero dinheiro, pode até ter a sharia ali dentro,
Só 1 deus deve ser louvado? Monoteísta? E as religiões que seguem vários deuses? Claramente isso posição monoteísta. E linhas do budismo que não tem deus nenhum?
Agnósticos, ateus, deístas e etc são obrigados a fazer propaganda religiosa "Deus seja louvado", toda vez que troca dinheiro por algum produto?
Desde quando retirar uma propaganda monoteísta da moeda nacional é ser anticlerical?? Vc sabe oq significa ser neutro? Neutro é simplesmente não apoiar ou desfavorecer nenhum lado. Onde esta a menção politeísta, de agnósticos e ateus nas cédulas? Se não cabe ao seu órgão determinar isso, pq se manifestou a favor de deixar seu proselitismo religioso nas cédulas?
Claramente esta fazendo propaganda monoteísta, e aposto que tem muito religioso que acha que colocar "Deus seja louvado" nas cédulas é algo de muito mau gosto.
Seja louvado com nota de 50 ou 100 de preferencia. :)
Mais algum argumento tosco para ser detonado??
Rodrigo*
Porém além de que isto seria um marco importante de espaço na defesa da laicidade do Estado, seria interessante pois também representaria um marco por ser a aplicação da laicidade no capital brasileiro.
Parece pouco, meus caros, mas eu digo, não é.
E se isso é "mimimi" então religoso nenhum tem de reclamar da retirada.
A frase é claramente um atentado à laicidade. Não há argumento que possa ser contra.
A menção a deus na CF também é um ataque à laicidade, mas o STF, interpretando a bel prazer, afirmou que o Preâmbulo não tem força normativa e que por isso não afeta a laicidade, sendo mera manifestção do legislador constituinte à época da promulgação.
Um total absurdo. Mesmo não tendo força normativa, está usando um instrumento público para fazer proselitismo. Portanto, fere sim a laicidade!
Isso dá medo demais! A insegurança jurídica causada por ministros do STF que ficam fazendo política ao invés de seguirem as leis.
É a invenção da interpretação política [hermenêutica]. O ministro interpreta a CF de acordo com a consequencia política que ela pode gerar.
Toda doutrina dominate que trata do assunto AFIRMA VEEMENTEMENTE que simbolos religiosos em repartições públicas, quando em locais onde pode se entender que estão auferindo religião ao Estado, ferem sim a laicidade.
É difícil viver num país onde hipócritas e demagogos interesseiros chegam à suprema corte.
Mas duvido que vá ser retirado, porque a grande maioria dos políticos têm interesses nisso. Ou são religiosos, ou não querem perder o apoio dos religiosos. Já vimos o que aconteceu com nossa nova ministra por ela ter dado uma opinião pessoal. Nesse país, fazer qualquer cpoisa contra religiosos é pedir para ser boicotado.
E quem vier reclamar que não é importante, que não faz diferença e etc., então porque se incomoda em reclamar da retirada? Não vai fazer diferença, não é mesmo?
Mas sim, é importante. É importante porque é isso que manda a lei, e quando o próprio governo descumpre a lei, que moral ele tem? Não que o nosso tenha muita, mas... Quanto menos coisas erradas, melhor.
O dinheiro não valerá mais ou menos se tiver ou se não tiver essa frase. A questão está em cumprir a Lei e respeitar a laicidade.
É bom ver que o MP está atento a isso.
Particularmente não vejo qual o problema de tirar a frase, até parece que as pessoas deixaram suas religiões só por tirar a frase "Deus seja louvado" tipo o cidadão cristão vai olhar para a nota e não vai ver mais a frase e vai dizer "não eu não vou mais louvar a Deus, porque não está escrito na nota" Ou que as pessoas não irão mais usar dinheiro só porque a frase saiu.
Acredito que para o ateu( falando de mim) cago ando, não vou deixar de ser ateu por conta disso, pra mim é só uma frase louvando um ser imaginário, até rio quando leio, brinco, as vezes risco o nome e coloco Goku, Thor, Saori Kido em fim... Mas acho inconstitucional e acredito que existe muitas pessoas que acreditam em vários outros deuses que devem se incomodar. Fico imaginado a tortura que deve ser para uma Testemunha de Jeová ver "Deus seja louvado" ao invés de "Jeová seja louvado" em fim deve ser muito desconfortante para as pessoas de outras crenças ter esse tipo de frase nas cédulas
Fora que laicidade, dentre outros conteúdos, conota neutralidade e ausência de confissão religiosa, o que de longe pode ser interpretada como “antirreligiosa ou anticlerical”. A justificativa de se amparar no preâmbulo (que não faz parte do corpo normativo constitucional) é tão absurda que deveria haver uma sindicância para ver se o funcionário respeitou o princípio da impessoalidade ou não ao emitir tal “resposta”.
Espero êxito do Ministério Público Federal! Apesar de até institucionalmente o Procurador irá encontrar barreiras...
Stíphanie
Entenderam ou quer que eu desenhe??????
Robson Kvalo
Começam com a frase do dinheiro,
depois que abre o precedente
tiram todos os feriados de dias santos
e continua tudo muito laico...
Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
Do que com:
"Deus seja louvado".
SERIAMOS UM PAÍS MUITO MELHOR!
Não há que se privilegiar credos de maioria ou de minoria em nada que seja público. Muito menos em cédulas de Real...
A busca pelo cumprimento das leis da Carta Magna demonstra o caráter exemplar por parte das autoridades. É um bom sinal.
Afinal, existe algum estado laico no Mundo?
Deus não está nem aí para essa hipocrisia.
E nem nós.
"Eu não recebo glória dos homens; João 5:41"
"Porque conheço as suas obras e os seus pensamentos; vem o dia em que ajuntarei todas as nações e línguas; e virão e verão a minha glória. Isaías 66:18"
Eta laicidade idiota.
Mas seria bom que os governantes julgassem bem estas ignorancias impostas por satanás.
Porque Deus não é uma religião, Ele é um ser supremo, e como tal, tem autoridade para agir como lhe convier.
"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7"
"Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. Hebreus 10:31"
Eu respondo: "2 Coríntios
4:4 Nos quais o deus deste século(satanás) cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
Simples: Não existe nenhuma evidência de sua existência.
Tudo o que existe são descrições contadas por outras pessoas, que também nunca o viram. A existência do seu deus tem tanta base quanto a do Curupira.
Até que prove sua existência, é lógico que não vamos acreditar.
E não cite a Bíblia. Ou vou começar a citar O Senhor dos Anéis para provar a existência de Sauron, e você não poderá dizer nada contra.
E, prima pela justiça? Faça-me o favor... O deus cristão é o mais injusto dos seres mitológicos.
E se eu fosse islâmico e quisesse "Allah seja louvado", ou hindu e quisesse "Brahma seja louvado"?
O melhor mesmo é deixa um espaço para você poder escrever a lápis o deus que você quiser.
"__________ seja louvado"
Eu não disse que não quero que a Constituição seja cumprida, disse? Mas para mim, há prioridades. Muda minha vida a frase? (y)
Mas mudaria se eu tivesse segurança pública e ngm discute sobre isso com tanto afinco.
Não entendi o que você quis dizer com isso...
Talvez essa atitude de tirar a frase das notas nos traga liberdade, mas também libertinagem de alguns ideais anti-Cristãos, que terão um degrau alcançado rumo a suas metas antropológicas.
Às vezes é melhos ficar quieto,e não jogar o que temos, pois poderá servir-nos de arma no futuro. Enquanto ficamos (brasileiros) em busca de Laicismo, algumas civilzações baseadas em ideologias religiosas "fortes" estão cada vez maiores e mais poderosas politicamente.
Pense nisso !
“ Eu não disse que não quero que a Constituição seja cumprida, disse? Mas para mim, há prioridades. Muda minha vida a frase?”
Existe uma violação da Constituição neste caso, mas você critica a ação de quem se preocupa com isso por causa das “prioridades”, então você postula que deve se deixar de agir neste caso para agir nas tais “prioridades”. A omissão do Estado, mesmo que temporária ou condicionada, diante uma violação da Constituição é uma forma de não cumprimento da mesma. Assim, você está sendo hipócrita ao querer o cumprimento da Constituição, mas criticar quem está agindo neste sentido!
Ademais, não existe prioridade de temas da Constituição. Isso é ideologia sua! Há, no máximo, conflito de normas, o que não é o caso aqui. E nem esta ação do MP afasta a possibilidade de se preocupar com outros artigos da Constituição!
Se houvesse respeito integralmente a Constituição, sem seleção de temas pela conveniência, daí sim seriamos um país muito melhor!
Inglaterra tem religião oficial, com igreja do Estado e regalismo. A chefe de estado é também a chefe da Igreja Anglicana. E é confessional. Por isso está longe de ser laica!
O Canadá e a França seriam exemplos melhores, tanto da laicidade quanto do secularismo. Apesar de que a França andou pisando na bola e violando a laicidade com essas políticas discriminatórias contra islâmicos de quase criminalizar o uso das vestimentas pelas mulheres...
Postar um comentário