Pular para o conteúdo principal

MPE acusa prefeito de favorecer com verba Marcha para Jesus

Para agradar evangélicos, Lippi
desrespeitou o Estado laico
O MPE (Ministério Público Estadual) encaminhou à Justiça uma ação de improbidade administrativa contra o prefeito Vitor Lippi (PSDB), de Sorocaba (SP), pela liberação ilegal de verba para a Marcha de Jesus entre 2006 e 2010.

A ação inclui como acusados o secretário municipal Anderson Santos (Cultura), o deputado estadual Carlos Cézar (PSB) e o Conselho de Pastores Evangélicos de Sorocaba.

O prefeito não poderia liberar verba para um evento religioso porque o Estado brasileiro é laico, como expressa a Constituição.

Além disso, não há prestação de contas do dinheiro repassado ao Conselho de Pastores Evangélicos, não se podendo afirmar, portanto, que a totalidade da soma tenha sido de fato usada para promover a marcha.

A Justiça deu aos acusados prazo de 15 dias para se manifestarem em sua defesa.

Em caso de condenação, os acusados terão de devolver aos cofres públicos cerca de R$ 2,94 milhões, incluindo multas. A lei prevê ainda perda de função pública e dos direitos políticos por 8 anos.

Com informação do portal Cruzeiro do Sul.

Justiça manda tirar Marcha para Jesus do calendário de Brasília.
julho de 2011

Marcha para Jesus.   Religião no Estado laico.

Comentários

Templar disse…
Ho man, pqp man, quando esse pesadelo vai acabar!?
Anônimo disse…
Sh!t got serious! ^^
Unknown disse…
Cumpra-se a lei.

Devemos respeitar as crenças, quer sejam religiosas quer não, de todas as pessoas até o limite em que a prática dessas crenças configure crime.

Quando práticas religiosas infringem a Lei, os envolvidos devem ser penalizados.
Israel Chaves disse…
O único problema é que, no Brasil, esses que cometem crimes em nome da religião têm apoio popular e político, o que os torna imunes à lei.
Acho que essa ação tem tanta chance de dar certo quanto a denúncia de charlatanismo do Edir Macedo ou a de homofobia do Silas Malafaia.
Espero que algo mude e a lei seja cumprida, mas sinceramente, acho que a maior probabilidade é que alguém seja muito bem pago e o assunto acabe morrendo sem dar em nada. Nos três casos.
Anônimo disse…
vagabundo vagabundo vagabundo
Anônimo disse…
Se houve realmente o que estão dizendo com certeza eles terão que devolver o dinheiro . Agora parece que estão começando a levar a sério que o brasil é laico e que o governo não favorece nenhuma religião ,eu acho que esta voz chegou no ministério público que agora vai acabar com esta festa, desde símbolos religiosos em repartições públicas ao ensino proselitista do cristianismo em escolas públicas, o estado laico é o único que pode garantir um estado de direito e de paz entre todas as raças e crenças. Agora querer institucionalizar o cristianismo ou qualquer outra religião pode e vai trazer muitos problemas para a nação. Religião e poder político nunca deu certo isto é fato não podemos mais cometer este erro.
Anônimo disse…
Só para complementar homens não podem impor a toda uma nação que vivam segundo as suas convicções religiosas, mais deve se governar para o bem estar de todas as pessoas raças religiões e orientação sexual por isso o estado laico é tão importante fazendo garantir o direito de todos os povos e havendo disputas e guerras entre religiosos o governo possa agir com toda soberania para garantir a paz e o estado de direito.

Anderson
Vivem jogando na cara dos militantes lgbt que eles usam dinheiro público para financiar a parada deles. Hipócritas.

Agora estamos empatados, bebê! Vocês não são melhores do que nós!
Unknown disse…
Mas o movimento GLBT ainda é visto como apoio ao Estado contra a prática de preconceito, assim como uma luta por direitos sociais. Já a marcha para Jesus não é nenhum movimento de luta política, apenas uma louvação a deus.
Eu sei, mas para os evangélicos é apenas para promover a "fuleiragem". Hipocrisia, não?
Robson disse…
Olá amigos Ateus...Sou de Sorocaba e digo uma coisa: Sorte que ,ainda, não apareceu um Ateu extremista, pois o dia que um "endoidar" e se for um cara inteligente com dinheiro, vai bater fácil o Anders Breivik Behring !!!!!!!!!

Espero que isso não aconteça...

Robson Kvalo
Anônimo disse…
Duvido que isto aconteça ateus são bastante racionalista.
Igor Mendonça disse…
Mai uma notícia confirmando que este não é um Estado Laico. Já até sei onde levantar informações quando for debater sobre a laicidade do Brasil. Parabéns ao MPE, mas que pena que ainda temos ignorantes.
Anônimo disse…
Acho que está misturando os papéis aqui. Nunca vi um ateu sem cultura, e geralmente são os que agregam valores à humanidade. O ateu não tem um livro para massacrar a concorrência, clamando pela exclusividade e principalmente, pelo LUCRO!!!!
Anônimo disse…
putz mano, olha carnaval, mata. destroi familia, adulterio, prostituicao drogas, tudo financiado com dinheiro publico e niguem reclama disso
VOZ DO BRASIL disse…
Faço uma pergunta:

"...O Estado pode impedir o dogma de uma igreja ou religião?..."

Se a resposta for "NÃO", posso criar um igreja que prega o sacrifício humano.

Se a resposta for "SIM" , então está na hora do Estado regulamentar o dízimo para a atividade da religião, por passar por um assunto econômico e financeiro que atinge diretamente ao Estado.
Anônimo disse…
Política e Religião são parentes?
Religiões e seitas semeiam ódio e separação das pessoas entre si, conduzindo seus crentes, uns escravizados e fanáticos abusando, prejudicando e lutando para erradicar os das outras crenças.
Desde os tempos antigos, as religiões e seitas não criaram liberdade, paz, harmonia e amor, mas sim animosidade, ira, briga e raiva, bem como fúria cega, ódio racial, o ódio contra outras religiões, a dependência, a servidão, a escravidão, a guerra e conflitos, angústia, miséria, tristeza, ansiedade, medo, a fé delirante, a superioridade sobre as outras pessoas, autonomia, e muitos, muitos outros males graves, que através de assassinatos o caos prevalece entre os povos da Terra. Acreditar em político honesto é o mesmo que acreditar na fábula de faz de conta de Jesus Cristo.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Adventistas vão intensificar divulgação do criacionismo

Consórcio vai investir em pesquisa na área criacionista A Igreja Adventista do Sétimo Dia anunciou o lançamento de um consórcio para intensificar a divulgação do criacionismo no Brasil e em outros países sul-americanos. Na quinta-feira (13), em Brasília, entidades como Sociedade Criacionista Brasileira, Núcleo de Estudos das Origens e Museu de Geociências das Faculdades Adventistas da Bahia assinaram um protocolo para dar mais destaque à pesquisa criacionista e às publicações sobre o tema. Os adventistas informaram que o consórcio vai produzir vídeos para adolescentes e jovens explicando a criação e como ocorreu o dilúvio e um plano piloto de capacitação de professores. O professor Edgard Luz, da Rede de Educação Adventistas para oitos países sul-americanos, disse que o lançamento do consórcio é um “passo muito importante”, porque “o criacionismo está ligado à primeira mensagem angélica da Bíblia”. Com informação do site da Igreja Adventista . Colégio adventista de ...

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo...

Fé não pode influenciar decisões de Estado, afirma Mello

Mello: "Deuses e césares têm espaços apartados" Antes de anunciar o seu voto favorável ao fim da criminalização do aborto de fetos anencéfalos, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello (foto) fez hoje (11) uma enfática defesa do Estado laico. “Os dogmas de fé não podem determinar o conteúdo dos atos estatais”, disse, em uma referência à campanha de religiosos pela manutenção da criminalização desse tipo de aborto. Mello é o relator do processo sobre essa questão que tramita no STF há quatro anos. Ele afirmou que as concepções morais religiosas — unânimes, majoritárias ou minoritárias — não podem guiar as decisões de Estado, devendo, portanto, se limitar às esferas privadas. “Paixões religiosas de toda ordem hão de ser colocadas à parte da condução do Estado”, disse. Ele fez uma menção à Bíblia: "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. [...] Deuses e césares tem espaços apartados”. Ao ressaltar que o preâmbulo “s...

Russas podem pegar até 7 anos de prisão por protesto em catedral

Protesto das roqueiras Y ekaterina Samutsevich, Nadezhda  Tolokonnikova  e Maria Alyokhina durou apenas 1m52 por Juliana Sayuri para Estadão Um protesto de 1 minuto e 52 segundos no dia 21 de fevereiro [vídeo abaixo]. Por esse fato três roqueiras russas podem pagar até 7 anos de prisão. Isso porque o palco escolhido para a performance foi a Catedral de Cristo Salvador de Moscou. No altar, as garotas da banda Pussy Riot tocaram a prece punk Holy Shit , que intercala hinos religiosos com versos diabólicos como Virgin Mary, hash Putin away . Enquanto umas arranhavam nervosos riffs de guitarra, outras saltitavam, faziam o sinal da cruz e dançavam cancã como possuídas. As freiras ficaram escandalizadas. Os guardas, perdidos. Agora as rebeldes Yekaterina Samutsevich  (foto), Nadezhda Tolokonnikova (foto) e  Maria Alyokhina (foto) e  ocupam o banco dos réus no tribunal Khamovnichesky de Moscou, acusadas de vandalismo e ódio religioso. Na catedral, as...

Religiosos criticam revista que mostra Neymar em uma cruz

Revista "crucificou" jogador para defendê-lo da pecha de "cai-cai" Católicos e evangélicos criticaram nas redes sociais a capa da Placar onde Neymar aparece crucificado. A acusação é de que a revista foi desrespeitosa e sensacionalista para com a religião ao fazer uma comparação entre o jogador e Jesus. Placar “crucificou” o jogador em uma fotomontagem para defendê-lo da pecha de “cai-cai”, uma crítica injusta, segundo a revista, porque no futebol brasileiro “todos jogam sujo”. Placar publicou em seu site uma nota pedindo desculpas a quem se sentiu ofendido, mas ressaltou que se trata de uma ilustração sem conotação religiosa. “A crucificação é um método histórico de execução pública”, diz. A revista foi, sim, oportunista ao colocar o jogador em uma cruz, porque a sua intenção é surfar na onda mediática envolvendo a religião. Quanto aos ofendidos, trata-se de uma postura de quem se coloca como vítima da liberdade de expressão — uma tendência retrô de com...

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitism...

Ateus de 25 cidades confirmam participação em encontro

Encontro também se destina a agnósticos e humanistas em geral Até o momento, jovens ateus, agnósticos e humanistas de 25 cidades de diferentes regiões do Brasil já confirmaram participação no 2º Encontro Nacional de Ateus. O encontro será realizado no dia 17 de fevereiro de 2013 em cada uma das cidades inscritas, sob a coordenação da SR (Sociedade Racionalista). Trata-se de uma entidade que defende os princípios do laicismo, mas não é antirreligiosa, até porque, de acordo com seu site, cultiva o pluralismo de ideias. O vídeo institucional do evento reproduz áudio de uma entrevista onde Drauzio Varella diz que os ateus hoje estão tendo a coragem de “sair do armário”. Também destaca uma famosa frase do cientista britânico Richard Dawkins segundo a qual todos são ateus em relação ao deus ou deuses dos outros. Segundo ele, a diferença em relação aos que se assumem como ateus é que estes não acreditam em deus algum. Segue a relação das cidades já confirmadas, com seus respectiv...

Psicóloga cristã afirma que tolerância religiosa é falta de fé

Marisa Lobo prega no Twitter a intolerância religiosa A psicóloga cristã Marisa Lobo escreveu ontem em seu perfil no Twitter que “nada é mais lógico do que a perseguição. A tolerância religiosa é uma espécie de falta de fé. #Prossigamos fazendo o bem.”  A evangélica Marisa Lobo se tornou uma subcelebridade da internet por misturar crença religiosa com a ciência da psicologia — com intensidade, ela é elogiada por uns e criticada por outros. Depois de ter sido advertida pelo Conselho Regional de Psicologia do Paraná, ela passou a se apresentar na internet como “psicóloga e cristã”. No Twitter, Lobo não diz por que defende a perseguição e a intolerância religiosa. Talvez seja porque, de acordo suas postagens posteriores, tenha resolvido recorrer à polícia contra as ofensas das quais é alvo na internet. “Estou processando diretamente na delegacia de crimes virtuais uma cambada que passou dos limites comigo”, escreveu. “Ontem fui na delegacia e abri 17 processos contra afron...