A baronesa Sayeeda é
ministra sem pasta
|
“O secularismo demonstra traços semelhantes aos regimes totalitários, como negar às pessoas o direito a uma identidade religiosa”, afirmou Sayeeda, que é líder do partido conservador. “Eles [os militantes] temem o conceito de identidades múltiplas."
Sayeeda é a representante do primeiro ministro David Cameron de uma delegação britânica que será recebida pelo papa Bento 16 nesta quarta-feira (15).
A muçulmana elogiou os valores cristãos, dos quais, segundo ela, a Europa não pode abdicar. “Esses valores fazem parte da nossa vida pública, cultura, economia, arquitetura e linguagem.”
Para ela, só se pode ter uma sociedade mais justa quando as pessoas se sentem fortes “em sua identidade religiosa”. “A Europa se sente mais confortável com o seu cristianismo.”
Ela lamentou que os autores da Constituição Europeia não tivessem feito qualquer menção a Deus ou ao cristianismo.
E o resultado é que agora, na avaliação da baronesa, “os militantes da secularização estão tomando conta da sociedade”. E o sinal disso, segundo ela, por exemplo, é que cada vez mais há restrição à exposição de símbolos religiosos em edifícios públicos e ao financiamento de escolas religiosas.
“As religiões estão sendo colocadas para fora da esfera pública.”
Com informação das agências.
Vaticano quer aliança com muçulmanos contra secularismo
setembro de 2011
Religião no Estado laico. Secularismo.
Comentários
-----------------------
Ótimo! Se não gostou, pode ir ao Irã...
O fato de não haver símbolos religiosos expostos em instituições públicas é uma evidência de RESPEITO a diversidade religioso e não um sinal de "estado ateu".
E esse tema dos "valores cristãos" também é bem discutível. Onde estava esses valores nas Cruzadas, na Inquisição, na perseguição aos Judeus e nos séculos de escravidão dos negros pelos Cristãos europeus? Milhões de pessoas perseguidas, sequestradas, vendidas, torturadas e mortos....
“As religiões estão sendo colocadas para fora da esfera pública.”
É essa a ideia, porra!
Mas é exatamente isso minha fia, va rezar para o Grande Profeta na sua casa . E quando nos reunimos vamos tratar de negocios terrenos.
Não é possível alguém dizer tanta besteira seguida seriamente. Tem que ser piada...
Só rindo mesmo. Se ela estivesse nos países arabes ela não poderia sair de casa sem um cara do lado.¬¬'
Existem, sim, pessoas que têm esse tipo de visão. O secularismo estrito, tal como os modelos francês e turco, encara a religião como algo totalmente alheio ao Estado. O secularismo menos estrito, tal como o modelo americano, encara a religião como algo fora da esfera do governo, mas não em oposição. No secularismo francês e turco existe uma segregação de ofícios. Tanto na França como na Turquia os clérigos estão ou estiveram longamente proibidos até de votar. "Laicismo" quer dizer que somente leigos podem fazer política.
O que é difícil é entender como isso é ruim, visto que a união de religião + pode político normalmente só é boa para a religião que obtem o poder.
“Eles [os militantes] temem o conceito de identidades múltiplas."
Quem mais teme o conceito de identidade múltipla é a religião monoteísta. Para quem não se lembra, o jogador Marcelinho Carioca teve que fugir do Barein porque fez um simples sinal-da-cruz após marcar um gol. Em um estado estritamente laico todas as religiões são igualmente ignoradas.
Para ela, só se pode ter uma sociedade mais justa quando as pessoas se sentem fortes “em sua identidade religiosa”.
Em nenhum lugar do mundo as pessoas se sentem mais fortes em sua identidade religiosa do que no Paquistão. Pergunte se lá temos uma sociedade "mais justa"? Em nenhuma época as pessoas sentiram mais força em sua identidade religiosa do que na Idade Média. Pergunte se havia justiça?
Ela lamentou que os autores da Constituição Europeia não tivessem feito qualquer menção a Deus ou ao cristianismo.
Ao cristianismo, pelo menos, era difícil, visto que a UE foi feita pensando em assimilar, a longo prazo, Turquia, Albânia e -- talvez -- Israel.
“As religiões estão sendo colocadas para fora da esfera pública.”
A essência do laicismo está em separar os conceitos de "público" e "político". A religião pode ser pública (usar crucifixo no pescoço), mas não política (crucifixo na sede do Parlamento).
E para os que não sabem Democracia é direitos iguais de ascessão a qualquer cidaddão sem distinção e não a vontade da maioria, pois ai ocorre o proseletismo e isto vem a contribuir para formação de fanatizados que se sentem ofendidos pelo desrespeito.
Não defendo ideologias e sim o Estado Democrático de direito.
Nossas leis são baseadas em diversos conceitos religiosos e filosóficos tanto que é uriunda do Latim (antiga Grécia Berço da Humanidade) deve sim passar por reformas, mas desde de que não retirem de suas ações direitos adquiridos a custo próprio ou a benefício de outrem sem fins lucrativos porque poderiamos recair nos erros passados e perceber que os mesmos nos servem como parâmetros para que não retrocedemos e continuemos a fazer as mesmas coisas inúteis como um círculo vicioso que não contribuem em nada para o desenvolvimento do ser humano.
Pode até não fazer sentido, mas a piada foi boa. Ou não.
religiões se unindo contra o secularismo? isso é medo?
xD
melhorou meu dia a notícia.
Dá pena todo esse histerismo religioso, com medo dos seres pensantes, q se livraram da religião.
Ficou triste safadinha, vai pro Irã entao, lá vc vai ver os VALORES RELIGIOSOS, e exatamente por causa deles vc seria MORTA por estar se vestindo de modo tão indecente, sem nada cobrindo seu rosto. Além de estar fazendo apologia ao cristianismo, oq no Islã obviamente é heresia !
Ah,tá! Pra ser justa e me sentir forte eu preciso ter deus no coração,é isso?! ¬¬
Precisa uma notícia mais maravilhosa!!
Graças a Deus e foda-se quem nao concorda!!
Graças a Deus e Foda-se quem nao concorda!!
Postar um comentário