Pular para o conteúdo principal

Padre Marcelo diz que se preciso combaterá ministra ‘abortista’

A comentar a reação de repúdio de líderes evangélicos a Eleonora Menicucci, que defendeu a legalização do aborto ao assumir a pasta Políticas para as Mulheres, o padre Marcelo Rossi (na caricatura) afirmou que ele também está pronto para se mobilizar contra a nova ministra, se preciso.

"Existem princípios que regem a igreja e, se forem violados, há mobilização”, disse ele à Folha de S. Paulo. “Se um candidato for a favor do aborto, não só eu, mas também setores evangélicos, vão se mobilizar contra."

A declaração do padre-cantor surpreende porque normalmente ele evita comentar assuntos polêmicos, principalmente os ligados à política e ao governo.

A reação dos evangélicos à ministra foi tão forte, que a presidente Dilma Rousseff teve de declarar que Eleonora falou em seu próprio nome, e não no do governo.

A presidente acrescentou que continua valendo o compromisso que assumiu com os religiosos durante a campanha eleitoral segundo o qual o seu governo nada faria para legalizar o aborto.

Boff afirma que padre Marcelo e Xuxa são 'a mesma coisa'.
novembro de 2010

Religiosos intensificam ataques para desmoralizar ministra pró-aborto.
fevereiro de 2012

Padre Marcelo.

Comentários

Anônimo disse…
"Existem princípios que regem a igreja e, se forem violados, há mobilização”
-Acho que essa padre precisa aprender sobre o que significa estado laico.
Shinnok disse…
O Estado laico perde para mim. RA, RA, RA ...
Anônimo disse…
Desculpe-me mestre, não sabia que você iria se pronunciar, peço perdão de novo por minha insolência.
Aceito qualquer tipo de punição, para que eu possa restaura minha honra.
Anônimo disse…
restaurar*
Anônimo disse…
Porque o padre esta tão preocupado deixa elas aceitar contas com deus depois ,lava suas mãos padre e vai dormir e descansar um pouco.
Pedofilia que é bom, ninguém da organização dele combate. Por que será?
Israel Chaves disse…
Pelo visto, um desses princípios que se violados haverá mobilização, não é o combate à abusos sexuais em crianças. É hipocrisia demais para padre de menos... Algumas coisas merecem mobilização, outras não, e tudo só depende da conveniência deles, não do bem-estar dos envolvidos.
Chego a realmente achar que eles são contra o aborto porque, se uma mãe tiver um filho sem condições de cuidar, vai ter que abandonar num orfanato, e com sorte será um administrado pela igreja Católica. Aí, é mais carne nova no pedaço.
Unknown disse…
Realmente, a ICAR possui princípios, regulamentos e leis. Mas, todas essas coisas não se confundem com os princípios, regulamentos e leis do Estado. Podem, na formação destes, tê-los influenciados. Já sabemos disso.

Somos uma sociedade construída sobre alicerces cristãos. E que bom que foi assim. O laicismo ou secularismo, de hoje, já estão embebidos de valores cristãos. Quando pensamos, o fazemos sob a ótica do país que conseguimos perceber e entender. E esse país é um país no qual abundam os valores do Cristianismo.

Mas, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Não há mais espaço para a interferência religiosa na política em relação a assuntos de saúde pública. É uma questão de competências. Não compete a ICAR e nem aos protestantes legislar sobre saúde pública com base em doutrinas religiosas. Isso seria um absurdo.

A observância que devemos ter aos artigos 5º inciso VI e 19º inciso I é importante. Respeitaras religiões é crucial para a manutenção da harmonia e paz social. Mas há um limite. A religião não pode ser contra a Lei.

Os grupos religiosos movimentarem os seus fiéis para um debate sobre as questões sociais, não está errado. Mas, estão erradas as autoridades políticas de atenderem reivindicações baseadas em crenças religiosas.

Essa questão de direitos não é algo que fica apenas no campo do sentimento de justiça. É algo que envolve interesses. E, quem pode mais... É por isso que devemos organizar e unir as pessoas de razão para contratar às pessoas de fé para que haja algum equilíbrio.
Anônimo disse…
Sempre dando palpites. nunca assumindo...............
Anônimo disse…
Sempre dando palpites. nunca assumindo...............
GILSON - PR disse…
Ainda querem que os ateus não fiquem criticando as religiões. Mas eles não param de se meter no Estado secular. Ficam tentando impor seus dogmas aos cidadãos que não estão nem aí com eles. Eles devem doutrinar seus fiés, mas não se metendo na vida de todo mundo.

Crianças abandonadas servem de espetinhos a esses padres pervertidos disfarçados de santos.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse…
Sr. Paulo Lopes.

Atenção aos comentários trolls, como essa aí de cima.
Igor disse…
Somos uma sociedade construída sobre alicerces cristãos. E que bom que foi assim. O laicismo ou secularismo, de hoje, já estão embebidos de valores cristãos.

Essa coisa de “sociedade construída sobre os alicerces cristãos” é muito relativo, se considerar que, por mais que o Brasil tenha sido historicamente um país dominado pelo catolicismo, sofreu influência de diversas religiões não cristãs – vide religiões de procedência africana, dentre outras. Isso sem considerar que os tais “valores cristãos” são valores que, em sua origem, podem ter sido emprestadas de outros valores. Certos valores quanto à família, a propriedade e a honra, por exemplo, vem de antes dos tais “valores cristãos” (foram agregados por estes), e nos influenciam até hoje.

Assim como essa coisa de que tenha sido bom é muito pretensioso, sem considerar os atrasos que a aliança entre o Estado e a religião cristã trouxe para a formação de nossa democracia, e ainda nos atrasa nos dias de hoje pelo atraso dessa separação. Pode até ter sido bom em algumas coisas, mas foi péssimo em diversas outras – como, por exemplo, a aceitação de que determinados grupos sociais não devem ter direitos.

E quanto ao laicismo e o secularismo estar “embebido” de valores cristãos: isso proclamaria a derrota desses dois princípios, face que eles justamente servem para afastar os tais “valores”. Fora que é no mínimo estranho aliar o secularismo e o laicismo ao cristianismo, face que a maioria das instituições que compõe esse ramo religioso sempre foi contrária a esses princípios, buscando combatê-los. No Brasil, especificamente, tanto a laicidade quanto o secularismo vieram como forma de mudar o conjunto normativo imposto pela Igreja Católica, que, dentre seus valores, havia a exclusão social de cidadãos que não fossem católicos (os “acatólicos”), sendo hoje inaceitável por causa do secularismo e, subsidiariamente, pela laicidade!

No restante, concordo com seu comentário!
Paulo Lopes disse…
Deletado.
Igor disse…
Essa notícia me lembrou de outra que foi publicada faz pouco tempo neste blog referente à “politização da religião” [sic] que defendia que a participação das religiões nas eleições (incluindo a eleição dos representantes das religiões) beneficiaria (?) a democracia e a república. Esta notícia agora é um ótimo exemplo de “benefício” para a democracia e de evolução do secularismo... (risos)
Anônimo disse…
O Padre Marcelo tem todo o direito de ser contra o aborto, pois é uma opinião dele, agora o que ele não pode é querer interferir nas leis do Estado, que é laico (pelo menos é o que dizem), e não deveria conceder privilégios para qualquer religião em particular, como fez a Dilma, prometendo não tocar na questão do aborto em seu mandato para agradar um considerável eleitorado formado em grande parte por evangélicos, sem contar que o argumento que ele usou para protestar é um insulto a nossa inteligência. Desde que eu fiquei sabendo que ele foi o responsável pela depressão e morte melancólica de Jorge Lafond por puro preconceito eu perdi a admiração por esse cara! De verdade! Ass: Winston Smith
Felipe... disse…
Repito e volto a dizer, só é contra o aborto quem nunca viu uma criança sofre com 16 anos de idade tendo um filho que não queria, ou um feto jogado no lixo.


Ou seja, só é contra o aborto quem tem medinho de deus.
Anônimo disse…
morre deabo!!!
Cláudio disse…
Mensagem de Amor aos ateus

Lembrem-se desta Minha lição final. Ateus, em todos os lugares, escutem esta mensagem agora, mesmo se vocês acharem que é difícil fazê-lo. Cada um de Meus filhos nesta terra sente amor em alguma fase da sua vida. Quando vocês sentem amor em seus corações, vocês não podem vê-lo, tocá-lo e podem achar que é difícil de descrever. Não há nenhum método científico disponível, que possa avaliá-lo. O amor torna vocês humildes. O amor faz vocês generosos de coração. O amor pode ajudar vocês a fazer grandes sacrifícios. O amor é confuso, mas apaixonado. O amor não é feito pelo homem. É um dom de Deus. O amor vem de uma única fonte. O amor é Deus. Deus é amor. É tão simples. Abram seus corações para o amor puro que Eu e Meu Pai Eterno temos para cada um de vocês. Olhem para Mim como uma criança olha para seu Pai. Chamem-Me e Eu vou encher seus corações. Quando isso acontecer, vocês nunca vão voltar atrás.

Seu amado Salvador Jesus Cristo

Ele e nós verdadeiros cristãos queremos bem vocês também, então quando acharem que tudo estiver perdido lembrem-se disso, e não tenham vergonha em buscá-lo.

Desculpem-me postar sem uma melhor identificação, acontece que não possuo conta em redes sociais.
Cláudio disse…
mensagem parcialmente retirada de http://www.jesusfala.com
Anônimo disse…
Querido Cláudio, se deus fosse esse aí que você nos apresentou, eu não seria ateu, mas acontece que na própria bíblia ele já se contradiz, e várias vezes (não vou nem citar exemplos, de tão batidos que eles são) e aí joga por terra toda essa mensagem de amor que você postou. De qualquer modo já vi que você não é da turma dos raivosos sanguinários que ofendem ateus e homossexuais em nome do mesmo deus que você nos apresentou... um abraço. Ass: Winston Smith
No Name disse…
Um médico que trabalha numa clínica de aborto na Inglaterra admite que esta havendo um infanticídio de fetos do sexo feminino.

O procedimento acontece após a mamãe saber que esta esperando uma menininha ao invés de um menininho.
Pobre sexo frágil
No Name disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
No Name disse…
Quando a mulher gravida de 12 semanas perguntou ao médico se ele colocaria um outro motivo no formulario, o médico disse que sim
Unknown disse…
Eu sou a favor que se cumpra a lei:

Código Penal

Art. 128 - Não se pune o Aborto praticado por médico:

I - se não há outro meio de salvar a vida da gestante;

II - se a gravidez resulta de estupro e o Aborto é precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal.

Além disso há, também, o caso dos bebês anencéfalos.

Interrupção de gravidez por motivos diferentes a esses três caso, sou contra.
Anônimo disse…
Eu sou a favor do aborto em todos os casos,
se a pessoa não quer que aborte

quem é contra o aborto que não faça.
Anônimo disse…
PS: "se a pessoa não quer, que aborte"

esqueci da virgula hehe.
Analista Man disse…
A melhor forma de abortar é abortar a aproximação dos casais.
No Name disse…
Pesquisa aponta trauma pos abortion
Culpa
Ansiedade
Dormencia
Depressão
Flashbacks
Pensamentos suicidas

Fonte:
http://www.psychologytoday.com/blog/somatic-psychology/201010/post-abortion-stress-syndrome-pass-does-it-exist

Portanto mulheres amem-se mais, os homens não tem nada a perder a responsabilidade é só sua.
Anônimo disse…
Em países terceiro-mundistas, ondem políticos, advogados, policiais, pastores, padres e maridos que batem nas esposas cuidam de problemas da alçada de médicos, psicólogos, assistentes sociais, sociólogos, etc. só pode dar nesse monte de merda mesmo.

Não é o que se passa em países de primeiro mundo, onde não tem lei contra aborto, como Franca, Inglaterra, Alemanha, Rússia, EUA, Suíça, Noruega, Finlândia, Suécia, Irlanda, Holanda, Bélgica, Itália...
Anônimo disse…
E?
Está gande a diferença do numero de homens para mulheres na Inglaterra, como na India e China?
Anônimo disse…
Pois não muda em nada. O caso de anencéfalos não está em lei. Por decisões assim, fetos ainda serão encontrados em latas de lixo.
Anônimo disse…
Calma lá. Feto saudável não, meu caro.
Anônimo disse…
Esse médico, que não tem nome, que não se sabe a clínica ou hospital, que não se sabe a cidade, que não se sabe de onde é a notícia, que não se sabe de onde é a fonte...
Anônimo disse…
Caro Gilson você chama isso de "Crítica"? Será que ser ateu é mesmo sinônimo de burrice? Puxa meu, isso que você diz do religioso é uma ofensa, um insulto, se toda essa "baboseira" fosse uma crítica estava bom. Será que vocês não poderiam ter pelo menos um pouco de educação. Eu até que pensava em ser ateu, mas dessse jeito irmão tÔ fora!
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Fetos serem encontrados em latas de lixo vai além do problema de saúde pública. Isso envolve o problema na área de educação, ou, para ser mais exato, o problema causado pela falta de educação.
Anônimo disse…
Esqueceu de dizer também do caso da área criminal, né?
Anônimo disse…
crente ofendidinho se passando por ateu covertido detectado
Anônimo disse…
pirou de vez o templário
Anônimo disse…
O que vc descreveu é um sentimento e um estado de espirito, não é prova alguma de deus. Você precisa de um deus pra ser capaz de amar? eu não...
felicidades, e abra um pouco mais a sua mente.
Anônimo disse…
Deveria falar sobre a pedofilia na igreja.
marcos
Erzulie disse…
"Olhem para Mim como uma criança olha para seu Pai."

Pedindo mesada?!?!?!
Erzulie disse…
Pra vc ver como os abortistas são misóginos (tem aversão as mulheres). Hipocrisia é mato!
AlyneS2 disse…
Pois é os pedófilos ficam a solta
Eles fazem a sujeira deles e quando engravidam as vitimas...

Sou a favor do aborto, não julgo a pessoa que decidi fazer isso. Apoio principalmente em caso de estupro. Mas vamos ver o que esse o Padre fará.
AlyneS2 disse…
Sua frase saiu curta e grossa. Do jeito que foi colocado você não julga a pessoa que decidi fazer isso não é?
Anônimo disse…
Ele deveria combater os padres pedófilos,isso sim.Hipocrisia.A ICAR sempre esteve tomada por tarados pilantras e vive cuidando da vida dos outros.Abortos acontecem ,ainda que ilegalmente, gostando a ICAR e ou a crentaiada ou não!
No Name disse…
AnônimoFeb 27, 2012 06:58 PM
Não ceifo onde não foi semeado

http://www.dailymail.co.uk/health/article-2105665/Doctors-suspended-furore-abortion-gender.html

Como seria se fosse possível saber a opção sexual do feto?


O que vc acha que aconteceria ?
Anônimo disse…
Que por acaso, é um crime o médico dizer o sexo. E na matéria que o próprio citou, o médico está sendo punido. Não questionou se a diferença de sexos na Inglaterra aumentou.
No Name disse…
N é crime dizer o sexo
O ponto fundamental é:
A mulher a princípio queria a futura criança, mas depois resolveu não brincar mais devido ao feto ser do sexo feminino.

Isto não é banalização da vida e do sexo feminino?

É irrelevante numa situação destas questionar se aumentou a diferença entre homens e mulheres
Anônimo disse…
Sou Agnóstica!

Quando encontrei seu blog, Paulo Lopes, pensei: "é isso!" "Esse cara fez aquilo que eu pensava há anos!" "O Mundo vai mudar a partir daqui!"

Criei a personagem "Senhora Crente" como uma forma de verificar se há, hoje, um grupo de ateus e agnósticos capazes de fazer frente à onda igrejista que enfrentamos. Também, era meu interesse saber se poderíamos virar o jogo, deixarmos de ser menoria!

Infelizmente, o que vi no seu blog, Paulo Lopes, foram pessoas com pouca habilidade para lidar com os instrumentos que poderiam servir como motores para um mundo verdadeiramente laico, secular: Lógica, Ciência, Ética, Direito... Alguns até se valem do banditismo, elaborando comentários agressivos e criminosos, atribuindo-os a outras personagens.

Os auto proclamados ateus desse blog parecem ser, na sua maioria, adolescentes com instrução incompleta. O restante talvez seja composto por adultos aferrados a uma rebeldia improdutiva. Isso me causa grande preocupação!

A contar pelas habilidades não demonstradas pela atual geração de ateus e agnósticos, e seu site tem uma boa amostra, neste Século ainda não veremos um Brasil com menos influência da Religião. Continuaremos a consumir livros e idéias estrangeiras.

Em parte eu concordo com Botton! Deveríamos estabelecer um corpo doutrinário que permitisse ao maior número possível de pessoas ver a beleza e a coerência de um mundo secular! E blogs como o seu, Paulo Lopes, são a escola que podem nos levar a isso, mesmo que leve dois mil anos.

Senhora Crente se despede e volto a "postar" como Anônima.
exorcista democrático disse…
Num Estado laico verdadeiro, se abortistas, ateus e gays dão seus pitacos, religiosos também podem dar.

Se alguns ficam chateadinhos porque religiosos se mobilizam é porque querem o Estado ateu, satanista ou anti-cristão, como a capetada raivosa dos comentários acima.
Anônimo disse…
o aborto é o pior crime da humanidade, só quem não tem um coração dignamente humano defende uma ideia dessas.
viva a Igreja fundada por Cristo.
viva a vida porrraaa.
Israel Chaves disse…
Sim, com certeza impedir o desenvolvimento de um amontoado de células sem consciência é muito pior do que estuprar uma criança igualmente indefesa, consciente do que está acontecendo, que sente dor e medo, e que vai ficar com esse trauma pelo resto da vida, impedida de dormir tranquila e ter uma vida normal.
Aleluiasenhorpoderosocoseleroepríncepedapaaaaaaaaz!
Anônimo disse…
As crianças qdo abandonadas em orfanatos, não vão só para cuidados da Igreja Católica, existem igrejas protestantes q também cuidam de crianças, então, será carne nova no pedaço para ambas né.
Turma intolerante e psicopata.
Anônimo disse…
Esse padreco oportunista de merda devia ser esculachado via satélite, ele afirmou com todas as letras em Entrevista à Cabrini que o Bento 16 NÃO SE OMITIA em relação aos abusos sexuais praticados por Padres da Igreja catolica, etc... ou seja, ou esse padrece é Aliendado (duvido muito) ou é demagogo (o mais provavel ), o que o torna um puta mentiroso e cara de pau. Cabrini deve ter ficado com medo da CNBB, pq não disse uma virgula sobre as afirmações mentirosas desse pulha!
Anônimo disse…
sou eu, o Anônimo - 9 de outubro de 2012 12:15.
bom, um amigo uma vez me disse uma "máxima" que ironiza bem certos "dogmas" do Vaticano, rsrsrs
Leiam e aprendam:
"Sabe pq os Padres Católicos são contra o aborto?"
"pq as crianças precisam nascer para que os padres possam abusar delas aos 6, 9, 12 anos".
Anônimo disse…
Só é a favor do aborto quem nunca viu uma criança morrer.
Anônimo disse…
Crentalhão cara de pau!
Pqdrocha.
Anônimo disse…
Anonimo 24 de janeiro de 2013 00:25
Não correlação entre uma coisa e outra, aliás é exatamente o oposto.
Anônimo disse…
Pensava em ser ateu...

patético.
Anônimo disse…
Explicando para os anti-escolha:

Consideramos uma crtiança depois que nasce, um aborto é feito em um embrião, um aglomerado de células em formação, que, eventualmente podem vir a se tornar uma criança (e depois um adulto e assim por diante)
Anônimo disse…
Somente se você considerar que um blastocisto é um "ser vivo"

Com menos de 12 semanas não existe nenhum sistema nervoso, nada capaz de pensar ou sentir dor.
Anônimo disse…
Estes sintomas são todos resultados de preconceitos e bobagens inculcadas pelas religiões e sociedades primitivas na cabeça das mulheres.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Câncer colorretal aumenta no Brasil em três décadas, com prevalência entre os homens

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Valdemiro pede 10% do salário que os fiéis gostariam de ter

Charge de jornal satírico francês mostra Maomé pelado de bunda para cima

Livro islâmico diz que ninguém pode  ver Maomé pelado Ayesha, uma das esposas de Maomé, a preferida, teria dito que ninguém, nem ela, jamais viu o profeta nu, porque quem presenciasse tal cena ficaria cego na hora. O relato dela está no reverenciado (pelos muçulmanos) livro Ash-Shifa.

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Maioria jamais será ateia nem fiel da Iurd, diz padre Marcelo

Para Rossi, Deus não reconhece casal de gays como família O jornal Correio da Manhã, de Portugal, perguntou ao padre Marcelo Rossi (foto): - O que o assustaria mais: um Brasil que deixasse de crer em Deus ou um Brasil crente em que a Iurd fosse maioritária? A resposta foi enfática: - Não acredito que isso possa acontecer. Nunca. O Brasil não vai deixar que isso aconteça. Rossi foi evasivo ao responder se está ou não preocupado com o avanço no Brasil dos evangélicos protestantes. “Há igrejas e igrejas”, disse. “Uma coisa são as igrejas tradicionais evangélicas e outra são as seitas.” O padre foi entrevistado por Leonardo Ralha a propósito do lançamento em Portugal do seu livro 'Ágape'. Ele disse ter ficado surpreso com das vendas do livro no Brasil – mais de sete milhões de exemplares, contra a expectativa dele de um milhão. Atribuiu o sucesso do livro à sua tentativa de mostrar às pessoas um resumo dos dez mandamentos: “amar a Deus sobre todas as

Secretaria do Amazonas critica intolerância de evangélicos

Melo afirmou que escolas não são locais para mentes intolerantes Edson Melo (foto), diretor de Programa e Políticas Pedagógicas da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, criticou a atitude dos 14 alunos evangélicos que se recusaram a apresentar um trabalho sobre cultura africana para, segundo eles, não ter contato com as religiões dos afrodescendentes. “Não podemos passar uma borracha na história brasileira”, disse Melo. “E a cultura afro-brasileira está inclusa nela.” Além disso, afirmou, as escolas não são locais para “formar mentes intolerantes”. Os evangélicos teriam de apresentar em uma feira cultural da Escola Estadual Senador João Bosco de Ramos Lima, em Manaus, um trabalho dentro do tema "Conhecendo os paradigmas das representações dos negros e índios na literatura brasileira, sensibilizamos para o respeito à diversidade". Eles se negaram porque, entre outros pontos, teriam de estudar candomblé e reagiram montando uma tenda fora da escola para divu

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo