Pular para o conteúdo principal

Pai-nosso se torna obrigatório nas escolas públicas de Ilhéus

Está vigorando desde o dia 13 nas escolas públicas do ensino fundamental de Ilhéus (sul da Bahia) a chamada “lei do pai-nosso”. Pela nova lei, essa oração tem de ser feita todos os dias pelos alunos e professores antes das aulas.

A lei é inconstitucional porque o Estado, em todas as suas instâncias, não pode se envolver com credos religiosos. A laicidade do Estado brasileiro está expressa no artigo 19 da Constituição.

Apesar disso, até agora o Ministério Público não tomou nenhuma providência para que se cumpra a Constituição. Aparentemente, pais dos estudantes e professores estão aceitando a ilegalidade sem nenhuma resistência.

De autoria do vereador evangélico Alzimário Belmonte (PP), a lei foi sancionada ao final do ano passado pelo prefeito Newton Lima (PT).

Lidiany Campos, secretária municipal da Educação, disse que houve uma reunião com os coordenadores das escolas e que todos se manifestaram a favor da oração. Segundo ela, não haverá nenhum “tipo de pressão” para que os professores a cumpram a lei.

A secretária reconheceu a existência do Estado laico, mas fez uma defesa da religião no ensino. Disse ter expectativa de que o pai-nosso reduza o índice de violência das escolas. “A crença é importante, acreditamos nisso.”

Com informação do G1 e das agências.

Pai-nosso nas escolas formará ‘cidadãos melhores’, diz vereador.
janeiro de 2012

ONU critica Brasil por permitir ensino religioso em escolas públicas.
maio de 2011

Lei do pai-nosso de Ilhéus.     Religião no Estado laico.

Comentários

Problema Mental disse…
Pai nosso que está no céu, por que o Senhor não desce aqui pra falar com todo mundo?
Anônimo disse…
Pai nosso que estáis no céu numa putaria com anjas safadas de seios grande fabricando almas ,tende piedade de nos, para de ser troll e brincar de esconde esconde e homem bomba, e livrai nos dos cristãos Amém
Problema Mental disse…
Pai que nosso que estáis nos céus, por que o Senhor não cria uma loira bonitona, que não engravide, pra cada homem, para assim vivermos num paraíso?
Unknown disse…
Sr. Paulo Lopes.

Na verdade, é o artigo 19º que trata sobre a laicidade e não o 9º.
Unknown disse…
A Bahia, que sempre foi a terra de todos os santos, está ferindo a laicidade do estado e ferindo a sua própria tradição de abrigar em seu seio tão diferentes culturas religiosas. Lamentável.

O Ministério Público está devagar, mas creio que ele irá se posicionar contra essa lei e expurgá-la da Bahia. Vamos ter fé.
Paulo Lopes disse…
Corrigido. Abs.
Israel Chaves disse…
Na verdade, acho que não faz mais diferença qual artigo é. O Brasil definitivamente não é um estado laico.
Se é, é só no papel. E os polítocos vão fazer de tudo para arrancar essa página da constituição e tacar fogo.
Analista Man disse…
Fé é coisa de religião e não de Estado Laico.
Anônimo disse…
Lembrete não matricular meus futuros filhos aqui no Brasil.
Brasil é um Estado Laico... BULLSHIT!

Isso definitivamente não me engana mais! O Brasil é uma piada!
Pedro Bó disse…
Piada são os nossos governantes, que nós mesmos escolhemos.

Senadores preocupados mais com a salvação da alma do que salvar o corpo das enchentes, assassinos, etc. Uma presidente que se curva diante da bancada evangélica.....

O Brasil é realmente uma piada !
Anônimo disse…
Bom, tentaram entalar-me garganta abaixo a religião Darwiniana,

Faze o que? '-'
Igor disse…
Paulo Lopes,

Parece que a ATEA enviou uma representação ao Ministério Público da Bahia para que tome ação contra este caso!
Paulo Lopes disse…
Vou apurar. Abs.
Jeferson Tadeu disse…
A "religiao Darwiniana" aceita que tu va a um laboratorio ou campo de pesquisa, e tente destrui-la reconstruindo uma melhor. A "religiao Darwiniana" fez com que mudasse o mundo da biologia, da medicina, da geologia, enfim de tudo, gerando inumeros beneficios para humanidade, traduzidos por exemplo em novos procedimentos cirurgicos, que de fato salvaram vidas. A religiao não Darwiniana promete a milhares de anos que um dia salvara, mas ate agora ninguem viu, ninguem ouviu, ninguem sabe.
Jeferson Tadeu disse…
Problema que quem é religioso le laico como se fosse pan-cristao e pior que acha que o ateu ta querendo impor ateismo. Laico é : nao envolve com credos! Precisa desenhar?
Anônimo disse…
Como as pessoas estão zombando de DEUS, deveriam respeitar, já que não acreditam.
Deus pode fazer o que ele quiser, com pessoas zombeteiras, eu amo o meu Deus, meu Irmão maior Jesus Cristo, porque sou vida e vida é Deus!

(Uma simples e humilde Escritora.)
Jeferson Tadeu disse…
O que é respeitar? Respeitar é entender que em outro ser existe algo que devo manter distancia que nao devo tocar. Como se pode respeitar aquilo que nao acha que existe? Bom, a resposta possivel é : devo respeitar o deus que existe na cabeca do outro ser. Sim, mas e se ele for danoso para ele? O cristianismo pensa que nao, haja visto que o proprio profeta Elias nao respeitou os profetas de Baal.
Nao confunda, nao estamos desrespeitando as pessoas, mas a acao de algumas que usam da fé para saltear, e tb , pelo menos eu, me preocup com aquelas que apostam suas vidas em algo que não existe.
Unknown disse…
Simples e Humilde Escritora

Um Estado Laico não é um Estado Ateu. Pode ficar sossegada em relação a isso. Num estado laico o seu direito constitucional de acreditar em Deus e manifestar a sua fé indo a igrejas ou, simplesmente, falando sobre isso, está garantido. Aliás, num Estado Laico, o direito constitucional de qualquer indivíduo manifestar qualquer fé, praticar qualquer religião, desde que, evidentemente, não seja algo ilegal, está garantido e será respeitado. Num Estado Laico, ninguém é obrigado a rezar para um Deus que não gosta ou que não acredita. O que a Bahia está fazendo é justamente isso: obrigar as pessoas a praticarem um credo específico. A bíblia representa o Cristianismo. O Estado está preferindo o Cristianismo em detrimento das outras religiões. Você acha isso certo?

Saiba que o Islã está crescendo e aparecendo. Já imaginou se você fosse obrigada a usar burka, a rezar cinco vezes por dia para Alah, ser impedida de fazer coisas banais como dirigir. Num Estado Laico isso não aconteceria. Agradeça que vivemos num país que se esforça em manter-se laico. E esse esforço de mantê-lo laico é, muitas vezes, estimulado pelos movimentos de pessoas como os ateus.

Paz.
Unknown disse…
Foi uma ironia. Sou ateu.
Anônimo disse…
Se as pessoas, deixassem de pensar, só em poder, egoísmo, ceticismo, sexo, drogas...
...E começasse a procurar Deus, tenho certeza, que começando no Lar, em uma Religião, em uma escola, jamais aconteceria tantas e tantas violências. Estamos perdendo nossos Jovens, nossas Crianças, porque as Famílias perderam seus elos com Deus.
Deus é tudo, basta um toque com suas mãos e tudo se transforma em cinzas. Ele está deixando o mundo de rédeas soltas, para ver até onde as pessoas viverão sem Fé.
Engraçado; falam de sexo, camisinhas e porque não falar de Deus!
Eu só queria que as autoridades, prestassem muita atenção e fizessem pesquisas com os Pais, sobre o Pai Nosso, que é Universal, porque é Bíblico. Não sou católica, nem evangélica, mas tenho Deus e Jesus Cristo como minha bússola, nasci em um Lar Cristão estudei em Escola Cristã, continuo Cristã.
Acreditando que se fizerem uma pesquisa, obterão rapidamente a resposta, sobre uma Família que acredita em Deus, verão as diferenças.
Qual o melhor? ORAR NA ESCOLA ou VIOLENTAR e ser VIOLENTADO dentro das Escolas, onde estudam?
Pessoal, o mundo precisa muito de Deus, será que não basta, todos os sinais que ele tem dado, através de grandes destruição?

Maria.
Anônimo disse…
Aparentemente, quem tentou fazer isso não levou em consideração que vc é um analfabeto funcional e precisa de explicações como se fosse uma criança de 8 anos.
Anônimo disse…
Sua lógica: Quem não tem deus no coração acaba se ocupando com poder, egoismo, drogas, promiscuidade etc..
Quem não ora na escola, está por ai violentando ou sendo violentado.
Pior ainda, colocou o ceticismo lado a lado com uso de drogas!?
Maria, sinto lhe informar, mas vc é uma fanática religiosa, e portanto perigosa sem perceber. Não entende como uma pessoa pode ser boa e feliz sem o seu deus. E é exatamente por causa de pessoas assim como vc que os ateus e agnosticos precisam lutar por um estado laico.
Outra coisa, destruições e catastrofes sempre ocorreram ao longo de toda a história do mundo. Muito triste ver que há pessoas que pensam como vc, mesmo parecendo querer ser boa.
Anônimo disse…
É evidente que isso não aconteceria em um País, onde a maioria são Cristãos. O Pai Nosso é Universal, quem quiser ora, quem não quiser beleza.
Só comentei, porque me preocupo muito, com vidas de Jovens e Crianças sendo ceifadas, dentro das Escolas. Eu escolheria a prece do Pai nosso, ao invés de ver em manchetes, o que está acontecendo, todos os dias.
Bem, esta é minha opinião.

Boa noite.
Anônimo disse…
Como se rezar o pai nosso fosse a solução pras coisas ruins la fora né? Pensamento psicopatico desse anonimo acima.
Orador Man disse…
Pai nosso que está no céu, se o Senhor me desse o poder de voar, eu não precisaria de dinheiro para pagar a passagem de ônibus, eu não precisaria ficar na parada de ônibus esperando um ônibus lotado que demora 1 hora para aparecer. Amém.
Analista Man disse…
"Pessoal, o mundo precisa muito de Deus, será que não basta, todos os sinais que ele tem dado, através de grandes destruição?"

Então Deus é o Deus da destruição e não da construção.
Jeferson Tadeu disse…
Sabe o que é interessante, soldados da SS iam aos cultos . Rezar um mantra nao resolve. E o Pai Nosso nao é universal, e se eu for de outra religiao? Alias pq se deve desde ja tomar a premissa da fe em uma escola? Se deveria sim discutir religiao, mostrar a historicidade e logica delas, sem tomar partido nem pelos ateus.
Analista Man disse…
Se Deus existe, não é preciso acreditar, basta saber que ele existe.
Problema Mental disse…
Brasil é um Estado Laico ou Brasil é um Estado Louco?
Lia de Souza disse…
Nem rezar nem ser 'bom' parece que agrada a Deus...
Se alguém viu a matéria sobre o rapaz cantor que morreu no RS, vitimado por descarga elétrica no palco, sabe o que quero dizer...A matéria foi na Record, entrevistando o irmão da vítima, os dois faziam uma dupla, e as falas do irmão foram as seguintes enqto o outro estava sendo atendido pelo socorro, mas já estava morto:" eu pedia todo o tempo [pra Deus] que salvasse meu irmão, afinal eu era bom eu faço tudo certo, Ele não me faltaria naquela hora". Pois é, faltou. Desconfio que vamos ter um ateu a mais logo, logo...Cético já virou.
Igor disse…
Eu li isso no perfil da ATEA no Facebook.
Anônimo disse…
Sou Agnóstica!

Quando encontrei seu blog, Paulo Lopes, pensei: "é isso!" "Esse cara fez aquilo que eu pensava há anos!" "O Mundo vai mudar a partir daqui!"

Criei a personagem "Senhora Crente" como uma forma de verificar se há, hoje, um grupo de ateus e agnósticos capazes de fazer frente à onda igrejista que enfrentamos. Também, era meu interesse saber se poderíamos virar o jogo, deixarmos de ser menoria!

Infelizmente, o que vi no seu blog, Paulo Lopes, foram pessoas com pouca habilidade para lidar com os instrumentos que poderiam servir como motores para um mundo verdadeiramente laico, secular: Lógica, Ciência, Ética, Direito... Alguns até se valem do banditismo, elaborando comentários agressivos e criminosos, atribuindo-os a outras personagens.

Os auto proclamados ateus desse blog parecem ser, na sua maioria, adolescentes com instrução incompleta. O restante talvez seja composto por adultos aferrados a uma rebeldia improdutiva. Isso me causa grande preocupação!

A contar pelas habilidades não demonstradas pela atual geração de ateus e agnósticos, e seu site tem uma boa amostra, neste Século ainda não veremos um Brasil com menos influência da Religião. Continuaremos a consumir livros e idéias estrangeiras.

Em parte eu concordo com Botton! Deveríamos estabelecer um corpo doutrinário que permitisse ao maior número possível de pessoas ver a beleza e a coerência de um mundo secular! E blogs como o seu, Paulo Lopes, são a escola que podem nos levar a isso, mesmo que leve dois mil anos.

Senhora Crente se despede e volto a "postar" como Anônima.
Estudante Bíblico Constitucional disse…
Para Deus Javé, o que importa é fazer o que ele mandou, Deus Javé mandou Abraão matar o filho Isaque, se Abraão não obedecesse, Abraão seria mau, mas para Abel, Deus Javé não deu ordem para que matasse a ovelha e mesmo assim Deus Javé aceitou a oferta de Abel.
Anônimo disse…
Uma troll que se passa por fanática, querendo da lição de moral em alguém. É cada perturbada que aparece.

Acha mesmo que alguém ia ter o trabalho de elaborar uma resposta "Lógica, Ciência, Ética, Direito..." a uma fanática?

Vergonha na cara de sujar a imagem de teístas vc não tem né? Lamentável existir agnósticas que nem vc. Faça um favor à humanidade e use o cérebro.
Vc tem probleminha.
Rodrigo*
yami karasu disse…
Troque pai-nosso obrigatório por aula de constituição e civismo obrigatórios. É bem melhor.
Igor disse…
Infelizmente, o que vi no seu blog, Paulo Lopes, foram pessoas com pouca habilidade para lidar com os instrumentos que poderiam servir como motores para um mundo verdadeiramente laico, secular: Lógica, Ciência, Ética, Direito...

Se essa sua estória for verdade, não observo nada de útil e maduro no que fez. Se passar por troll e se comportar feito uma criança, sem estabelecer claros critérios de uma “verificação” (?) e apresentar resultados construtivos finais, somente uma “despedida” do personagem com um gran finale com direito à moral da estória e chamar outros de desqualificados para uma empreitada que você acha que seria em prol da laicidade e do secularismo, é tão hipócrita (para não dizer outros termos) quanto coisa de gente desocupada – e possivelmente com a idade mental bem inferior a idade biológica.

Sinceramente, se esse blog fosse meu (o que não é o caso, e nem quero sugerir nada ao Paulo Lopes) você não teria nem sobrevivido a sua “personagem”; a demonstração de dupla-personalidade. Com essa confissão, não haveria conversa: banimento! Trolls, a meu ver, não merecem espaço nas discussões, pois estão somente a fim de bagunçar, de tornar o ambiente de baixo nível e insuportável para alimentar o fetiche de boicotar a boa discussão e atentar contra a inteligência alheia. E talvez isso seja feito por inveja dos participantes sérios, quiçá pela completa má formação acadêmica e/ou por algum problema cognitivo, coisa que até os “adolescentes de instrução incompleta” vão a qualquer instante superar – afinal, sua incompletude de instrução somada à baixa idade é somente uma fase normal do contexto de amadurecimento.

Sua estória não convence, assim como você não fez nada em prol de um país verdadeiramente laico e secular!
Israel Chaves disse…
Mas não agrada o povão e, portanto, não rende votos.
Diferente de obrigar as criancinhas a ter amigos imaginários.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Wagner disse…
É lamentável quando crentes ficam sem argumentos e partem pra ignorância.

Aliás, ignorância é algo que se espera de quem crê sem evidências.
Fabiano disse…
Se deus pode fazer o que quer, por que precisa de um vereador, um prefeito, um bando de professores metendo os pés pelas mãos em nome dele?
Anônimo disse…
Qual é o problema de orar-mos o pai nosso nas escolas,não cantamos o hino nacional obrigatóriamente?
Vocês ateus estão enciumados,por que a nossa " nação " cresce cada vez mais,as pessoas sentem prazer em servir à Deus,e veêm suas vidas melhoradas.
Engraçado é que eu não vejo o autor deste site falando mal do hinduísmo,espirítismo ou qualquer outra religião,é só do cristianismo e judaísmo,religiões que servem à Jeová.É engraçado o quanto os ateus só procuram falhas na Bíblia Sagrada,e não nos livros de feitiçaria.é engraçado o quanto este autor só fala mal de Jeová,nosso Deus,e não dos deuses à quem servem os hindus ou uma porrada de deuses que servem os espíritas.
Eu perguntoa todos que postaram comentários blasfemando contra Deus e ao autor deste site:Qual é o problema que você tem com o meu Deus?Minha crença? e com todos os cristãos?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Líder religioso confirma que atirador foi da Testemunhas de Jeová

O superintendente do Circuito Rio de Janeiro-07 da Testemunhas de Jeová, Antônio Marcos Oliveira, confirmou ao UOL que Wellington Menezes de Oliveira, o atirador do Realengo, frequentou um templo da religião na Zona Oeste da cidade. Casa do atirador tinha publicações da TJs O líder religioso procurou minimizar esse fato ao ressaltar que Wellington foi seguidor da crença apenas no início de sua adolescência. Ele não disse até que ano Wellington foi um devoto. Na casa do atirador, a polícia encontrou várias publicações editadas pela religião. (foto) Essa foi a primeira manifestação da TJs desde que Wellington invadiu no dia 7 de abril uma escola e matou 12 estudantes e ferindo outros. Oliveira fez as declarações em resposta a um ex-TJ (e suposto amigo do atirador) ouvido pelo UOL. Segundo esse ex-fiel, Wellington se manteve na religião até 2008. Por essa versão, Wellington, que estava com 23 anos, permaneceu na crença até os 20 anos. Ou seja, já era adulto, e não um pré-ad

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Valdemiro pede 10% do salário que os fiéis gostariam de ter

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Maioria jamais será ateia nem fiel da Iurd, diz padre Marcelo

Para Rossi, Deus não reconhece casal de gays como família O jornal Correio da Manhã, de Portugal, perguntou ao padre Marcelo Rossi (foto): - O que o assustaria mais: um Brasil que deixasse de crer em Deus ou um Brasil crente em que a Iurd fosse maioritária? A resposta foi enfática: - Não acredito que isso possa acontecer. Nunca. O Brasil não vai deixar que isso aconteça. Rossi foi evasivo ao responder se está ou não preocupado com o avanço no Brasil dos evangélicos protestantes. “Há igrejas e igrejas”, disse. “Uma coisa são as igrejas tradicionais evangélicas e outra são as seitas.” O padre foi entrevistado por Leonardo Ralha a propósito do lançamento em Portugal do seu livro 'Ágape'. Ele disse ter ficado surpreso com das vendas do livro no Brasil – mais de sete milhões de exemplares, contra a expectativa dele de um milhão. Atribuiu o sucesso do livro à sua tentativa de mostrar às pessoas um resumo dos dez mandamentos: “amar a Deus sobre todas as

Secretaria do Amazonas critica intolerância de evangélicos

Melo afirmou que escolas não são locais para mentes intolerantes Edson Melo (foto), diretor de Programa e Políticas Pedagógicas da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, criticou a atitude dos 14 alunos evangélicos que se recusaram a apresentar um trabalho sobre cultura africana para, segundo eles, não ter contato com as religiões dos afrodescendentes. “Não podemos passar uma borracha na história brasileira”, disse Melo. “E a cultura afro-brasileira está inclusa nela.” Além disso, afirmou, as escolas não são locais para “formar mentes intolerantes”. Os evangélicos teriam de apresentar em uma feira cultural da Escola Estadual Senador João Bosco de Ramos Lima, em Manaus, um trabalho dentro do tema "Conhecendo os paradigmas das representações dos negros e índios na literatura brasileira, sensibilizamos para o respeito à diversidade". Eles se negaram porque, entre outros pontos, teriam de estudar candomblé e reagiram montando uma tenda fora da escola para divu

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Presidente do STJ nega que tenha proibido enfeites de Natal

Pargendler disse que a notícia foi veiculada sem que ele fosse ouvido Com atualização em 14/12/2011  Ari Pargendler (foto), presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), emitiu nota hoje (14/12) negando que tenha proibido a colocação de enfeites de Natal nas dependências desta Corte. A notícia, que agora se revela falsa, foi divulgada no dia 11 pelo jornalista Claudio Humberto, do Jornal do Brasil, com a explicação de que a decisão de Pargendler tinha sido para cumprir a Constituição, que estabelece a laicidade do Estado. Pargendler também desmentiu informação publicada na Folha de S.Paulo segundo a qual ninguém mais poderia usar no STJ “sandálias tipos gladiador” e “calças jeans”. Na verdade, de acordo com a nota do presidente do STJ, a proibição só vale para o uso de chinelos “tipo havaianas”. Com informação do STJ . Liga de Lésbicas do Sul pede a retirada de crucifixos de prédios públicos. outubro de 2011 Religião no Estado laico.

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l