"Crente não pode se ofender diante da sugestão de que Deus não existe" |
O cientista Lawrence Krauss usou esse caso, entre outros, para afirmar em um artigo no jornal inglês The Guardian que, em prol de uma convivência pacífica, os religiosos têm de aprender a respeitar os questionamentos dos céticos.
Krauss observou que, entre as mudanças da sociedade das últimas décadas, estão o fortalecimento do secularismo e as novas descobertas da ciência sobre o universo, e a consequência disso é que cada vez mais haverá divergências filosóficas e religiosas no espaço público.
Por isso, escreveu, os religiosos têm de compreender que não podem se ofender diante de “uma mera sugestão de que Deus pode não existir”.
Ele é diretor do Projeto Origens, da Universidade do Estado do Arizona (EUA), e autor de livros sobre física e origens da vida.
Como cientista, afirmou, está treinado para ser cético em relação a tudo, como a existência de uma divindade. “É lamentável que esse ceticismo seja considerado por muitos como um ataque não só as suas crenças, mas também aos seus valores.”
Também lamentou que a ciência seja tida por religiosos como um instrumento a serviço do ateísmo. Ele teme que, por causa desse preconceito, a ciência possa ser carimbada como não confiável, criando-se maior distanciamento entre ela e a sociedade.
Krauss disse que a ciência, por ser neutra, não tem inimigos. Se os fiéis não reconhecerem isso, afirmou, tenderá a se aprofundar a tensão entre eles e os céticos, que são questionadores por natureza.
Tweet
Nos EUA, cristãos xingam aluna que obteve decisão contra oração
janeiro de 2012
Comentários
O que muitos religiosos não fazem.
Abraços.
hauauhauhauaha
Disse tudo q pensei e mais um pouco.
esses cara não tem o que faze, humanos são engraçados quando tentam adivinhar o fim do mundo
assim como o evangelico fala sobre o homosexual!
1 - "todos sabemos a maioria sempre está com a razão"
-Bom senhor, acredito que você está muito enganado, a famosa ditadura da maioria, não é apenas porque a maioria pensa de uma forma que esta está certa. Em determinada época a maioria das pessoas pensavam que existiam bruxos, e estes estavam certos só por serem maioria?
2 - "O Mundo todo está "convencionado" a acreditar numa força Maior e que se entitulou Deus."
-Eu não estou, portanto não generalize.
Que Osiris te dê toda sua proteção.
Abraços.
O que definitivamente, muitas vezes, não acontece neste blog. E eu reconheço que erro muito por aqui, só falta os religiosos daqui assumirem que são extremamente preconceituosos com pessoas como nós, e isso acaba acarretando em troca de ofensas constantes.
Sim, é verdade que os religiosos tem de aprender a respeitar os céticos, porém, os céticos também tem de aprender a respeitar os religiosos e seus personagens considerados importantes para que não se estabeleça um tipo de intolerância radical generalizada com proporções escandalosamente gigantesca. Quando eu retribuo uma ofensa com outra ofensa eu também me torno um algoz!!!
MINHA CRÍTICA SÓ É VÁLIDA QUANDO EU NÃO ME ASSEMELHO A AQUILO QUE EU CRITICO!!!
Postar um comentário