Botton quer criar espaços
para unir os descrentes
|
O restaurante faz parte de um projeto maior de Botton, a construção de um templo ateu no centro financeiro de Londres.
Botton é tido como um ateu moderado, na comparação com o biólogo britânico Richard Dawkins, para quem os descrentes não precisam de templo.
O filósofo suíço radicado na Grã-Bretanha tem procurado colocar na prática o que defende em seu mais recente livro, o “Religião para Ateus” (272 págs., Ed. Intrínseca, R$ 20). Para ele, os ateus precisam aproveitar o que a religião tem de bom, como o estímulo à solidariedade e à aproximação entre as pessoas.
Em entrevista a uma TV australiana, ele disse que teve a ideia do restaurante para ateus ao estudar a igreja primitiva, cujos cultos eram celebrados durante uma refeição, reunindo pessoas que ainda não se conheciam. “Isso era chamado de festas de ágape [“amor”, no sentido de amizade].”
“Nas cidades modernas, existem muitos locais onde se come bem, mas não há locais que nos ajudem a transformar estranhos em amigos”, disse.
A santa ceia dos descrentes
Da esquerda para direita, Galileu Galilei, Marie Curie, Oppenheimer, Isaac Newton, Louis Pasteur, Stephen Hawking, Einstein (de pé), Carl Sagan, Thomas Edison, Aristóteles, Tyson, Dawkins e Darwin |
Com informação Christian Post.
Autor de ‘Religião para Ateus’ critica o radicalismo ateísta.
outubro de 2011
Fé e sagrado não são experiências exclusivas da religião.
por Sérgio Telles em janeiro de 2012
Botton. Ateísmo.
Comentários
Mesmo sendo simbólico, a ideia ainda é nojenta.
Eu sei, o "templo ateu" é uma besteira, afinal, tem tantas coisas mais importantes (em vez de templo, pode abrir uma biblioteca, banco de dados sobre ciências, ou q tal um local de palestras sobre conhecimentos diversos?), mas a idéia de "santa ceia"? Não seria um local de "banquete pagão" ñ seria melhor endereçado? (notaram q tudo existe, deve ser visto com o ponto de vista cristão? Buda q o diga (tem imbecis q acham q ele é o deus dos budistas ¬¬)
P/ finalizar, cá entre nós, Botton ñ quer criar um templo ateu, quer criar um shopping ateu. A praça de alimentação já tem. Cadê o Playland, Botton??? ¬¬
Q fail....
Alain de Botton = Troll religioso fingindo ser ateu.
Ou talvez ele tenha sido apenas um teísta.
De acordo com a wikipedia:
Newton was also highly religious. He was an unorthodox Christian, and wrote more on Biblical hermeneutics and occult studies than on the subjects of science and mathematics. Newton secretly rejected Trinitarianism, fearing to be accused of refusing holy orders.[10]
Mas nada disso tira o mérito dele para o avanço da ciência.
O próprio Einstein tbm, embora não acreditasse num deus pessoal, consciente.
Faço coro ao "Dafuq Bottom!?" O que esse cara tem na cabeça? Ainda não entendi a dele. Se quer uma religião, que funde sua igreja não teísta, dentre as várias outras que existem.
Deixa de ser arrogante, rapaz!
"Basta de dizer o q deus deve fazer"
"A religião do futuro será aquela em q deus está ACIMA de dogmas e teologia"
"Não acredito num criador q cria p/ punir suas criaturas. Deixo esse tipo de pensamento p/ pessoas de mente fraca"
E a melhor de todas:
"Se nós fazemos o bem por medo do castigo e p/ ter uma recompensa, realmente somos seres desprezíveis".
Ele ñ era ateu (era deísta), mas quebrou 90% dos religiosos com essas frases. ¬¬
"Sou Ateu graças a DEUS"
RS!!
Que erva você andou fumando hoje?
Ninguém te convidou mesmo!
Suas justificativas são bastante tolas, desde o tal “templo ateu” (que não significa nada, pois ateísmo não possui simbologia por excelência) até esse restaurante que servirá “santa seia” aos ateus. O que parece ser é que, sob a justificativa de união e visibilidade dos ateus, ele tenta buscar para o ateísmo justamente as características mais pueris das religiões, tornando-o infantil e de fácil ataque. Quer tentar dogmatizar o ateísmo nos mesmos moldes das religiões!
E o pior de tudo é que este embuste ambulante possui notoriedade, tornando notícia tudo o que ele declara como se fosse posicionamento pacífico entre os ateus. E não é! Dawkins só não foi mais correto ao denominar esse farsante de “quase religioso” porque está ficando claro que ele é um religioso se passando por ateu!
Se o sentimento fosse verdadeiro em sua crítica de que o ateísmo apregoado por Dawkins e Hitchens é agressivo (o que é verdade), ele estaria propondo algo no sentido da tolerância aos ateus e na liberdade de expressão individual, e não querendo fazer medidas de tornar o ateísmo algo religioso!
Penso que a religião contribuiu sim para a formação de grupos mas, como vemos na Europa atual, isso não necessariamente é bom. E se ele quer construir um local que possibilite pensar sobre a vida, porque chama-lo de templo?
O Botton pra mim é um religioso no armário.
Não precisamos da religião para aproveitarmos as coisas boas naturais em nós todos.
Octavio.
Postar um comentário