Pular para o conteúdo principal

Classe média treme em surtos de eterno puritanismo, escreve Pondé

Título original: As filhas da desgraça


por Luiz Felipe Pondé para Folha

"Eu sou um ex-covarde", escreveu Nelson Rodrigues, no "Globo", no dia 18/10/1968. E continua: "... o medo começa nos lares, e dos lares passa... para as universidades, e destas para as Redações... Sim, os pais têm medo dos filhos; os mestres, dos alunos".

Sobre Nelson, leia "Inteligência com Dor, Nelson Rodrigues Ensaísta", de Luís Augusto Fischer (ed. Arquipélago). Grande livro, rodriguiano até a medula: a inteligência é mesmo uma ferida aberta.

Paulo Francis dizia que um dia o mundo seria tomado pelos comissários do povo. Chegamos perto disso: os comissários dos ofendidos babam de vontade de tomar conta do pensamento público, esmagando tudo o que não concorda com sua autoestima.

Não conseguirão porque o pensamento público é como uma guerra. A arena do pensamento público cria valores na mesma medida em que enfrenta seus algozes.

Não ter medo é um tema mais filosófico do que parece. O filósofo alemão Nietzsche, crítico feroz do cristianismo e da metafísica, era na realidade um crítico do medo. A chave de sua crítica ao ressentimento é a identificação do medo como morte do Eros. E Eros é tesão pela vida.

Quando ele diz que o homem do futuro não necessitará de artigos de fé, ele não pensa apenas na religião, nível menor da sua crítica e onde muita gente fica, mas sim em artigos de fé menos evidentes como "meu eu", "meus valores", "minha dignidade", "minha concepção de vida" ou "meu direito a autoestima".

Enfim, toda essa parafernália brega em moda hoje em dia entre os puritanos seculares (aqueles que perderam Deus, mas continuam derretendo de medo dos seus demônios). Escondidos atrás de esquemas para garantir que seu "eu" não seja inundado pelo pânico da "hostilidade primitiva do mundo", da qual fala Camus.

Por isso basta falar de figuras malditas que o horror sobe à superfície. Uma das figuras que mais carrega esse halo de mal é a prostituta, essa filha da desgraça, como dizia Nelson. Basta mencioná-la e o atávico horror vem à tona.

E aí..., pânico na bancada da classe média. A classe que se define pelo medo, principalmente quando assume ares de rigor moral: treme em surtos de eterno puritanismo.

O problema com a classe média é seu espírito. Diria um marxista blasé que "espírito" é mero epifenômeno do "bolso", mas, como não sou marxista, dou o benefício da dúvida para classe média. O espírito da classe média é um ressentido, por isso teme qualquer abalo em seu mundo do bem. Para ele, enxergar o mundo de frente é fora do orçamento, como uma BMW para alguém que ganha salário mínimo.

Mas o que é a prostituta e por que ela é eterna? A prostituta não é apenas o sexo fácil, é a mulher fácil. É o "lugar" onde o homem descansa e, por isso, é parte essencial de toda civilização. Por isso é um mito.

Para mim, ver o mito da prostituta nos sonhos femininos mais misteriosos é um elogio ao Eros da mulher. Enfim, talvez nem todos os homens amem as prostitutas, só os normais. O amor à promiscuidade confessa é uma arte rara.

Às vezes, segundo as profissionais do ramo, o consumidor nem quer sexo, quer uma "namorada" que o ouça e que ele saiba exatamente quanto custa. Sem ter que pagar pelo "amor" dela (jantares, joias, discussões sobre a relação, cobranças, desempenho sexual, atenção).

Os homens temem as mulheres, e as prostitutas são aquelas de quem eles podem ter menos medo porque acham que as tem em suas mãos.

Mas é difícil para muitas mulheres entender isso. Quer ver?

Colaborei com um veículo importante da mídia numa pesquisa sobre garotas de programa de luxo. Meninas caras, mas nunca tão "caras" quanto namoradas e esposas de verdade.

O que disse acima aparece na pesquisa: a prostituta é a companheira fácil, por tempo determinado e custo previamente estabelecido.

Mas o incrível é que, mesmo essas profissionais, quando indagadas se achariam que seus futuros maridos precisariam de suas ex-colegas um dia, respondem: "Não, nós seríamos mais do que suficiente para eles".

Ignorance is bliss. A realidade é mesmo insuportável, e a verdade é uma ferida incurável.

Essência do totalitarismo está em querer fazer o 'bem para todos'.
julho de 2011

Artigos de Pondé.

Comentários

Anônimo disse…
Ele deve ter tentado trepar com alguma prostituta e broxou.

Alguém tem que avisar a ele que preconceito dá cadeia. Já pegaram o Andreas Breivick e os Irmãos Koerich, os três da Direita Católica, assim como ele.
Ricardo disse…
E onde está o preconceito no texto do Pondé de hoje?
Anônimo disse…
Quase deixei que matassem meu Eros. Levei anos pra descobrir a sexualidade e, principalmente a sensualidade que só me permitia em livros. Já tinha 24 anos. Depois, aos 27, por excessos de rótulos devido à gravidez fora de “casamento” – prostituta era o predileto –, me entreguei à solidão: vida higiênica – garantia de. Só que adoro sujeira feito uma porca. Adoro sexo. Quer coisa mais interessante, prazerosa, deliciosa, porque envolve todos os sentidos: olho, cheiro, provo, lambo, mastigo, gemo, me esfrego, me dou ao prazer assim como tiro do corpo do homem, o meu prazer. Encontro no corpo dele o meu ponto de gozo, e, isso não pode ser asséptico. Tem que ter todas as bactérias, todos os gemidos, todos os sabores possíveis que a pele e a mucosa abrigam e conseguem comportar.

Quatro paredes e querer fazer. Deixar-se se dar. Querer se dar.


Amei, novamente, o texto de Pondé.
Ricardo disse…
Além do mais, Andreas Breivick é um assassino e Koerich é um maluco que incitava o ódio via internet. Compará-los ao Pondé é um despropósito digno de fanatismo. Prendê-lo por expressar suas opiniões numa coluna de jornal? O dia em que isso acontecer, eu mudo de país.
Anônimo disse…
umas das coisas bacanas do Pondé é que ele usufrui do direito à livre expressão, coisa de que todos nós gostamos, e muito.
ninguém é obrigado a entender ou a concordar com o que ele diz, apenas perceber que existem outras formas de pensar e ver o mundo.
criticar as idéias do Pondé por não concordar com elas é uma forma de preconceito, e todo preconceito é abominável.
confesso que tenho uma certa pena de quem não entende o conteúdo dos textos, pois está perdendo uma fatia valiosa da cultura contemporânea.
ao Pondé me resta parabenizar pela coragem de dizer o que pensa.
precisamos de pessoas assim hoje em dia: que defendem suas idéias sem medo.
Anônimo disse…
´Caríssimo Ricardo.
Parabéns por seu comentário. Fico me perguntando como pode uma criatura que não consegue ler e interpretar consegue ter "the guts" de publicar comentários. É muita solidão.
Anônimo disse…
'Meninas caras, mas nunca tão "caras" quanto namoradas e esposas de verdade.'

Essa é uma verdade absoluta, namora e casamento hoje em dia custa caro. Chico Anísio que o diga, cada separação foi uma nota pro cara.
Anônimo disse…
If you are reading this, I want give you a message:
Haters gonna Hate
Lovers gonna Love
Players gonna Play

...


Dont be depressed, be yourself and remember:
"Nothing is True, Everything is Permitted... We are a Legion, We are Anonymous"
Be happy
Anônimo disse…
Pondé, por favor, não pense que as pessoas se assustaram com SUA VERDADE REALISTA, pois, apesar de você ter mencionado sobre a breguice da moral da classe média, deixou, mais uma vez, transparacer o não menos brega discurso machista, e também ultrapassado. Desculpe-me, mas ao mesmo tempo em que você rejeita a moral cristã ou seja lá o que for, você também cultua o discurso machista que está totalmente em desuso ultimamente. Ora essa! Preste atenção, rapá!! Que filosofia crítica é essa que ainda está presa em ideiais patriarcais e muito longe de se adequar à REALIDADE do mundo contemporâneo e suas necessidades? Parece-me mais uma filosofia falsa, disfarçada de uma retórica de efeito, mas que não passa de um novo-VELHO discurso.

Ana C.
Charles disse…
Ó, gostei de novo do texto Pondé, mas me parece que é mais dirigido ao público feminino...
Anônimo disse…
sustento meu marido
Anônimo disse…
machismo com pênis pode, não?
Anônimo disse…
O que seria um discurso machista pra vc? Diminuir a mulher?
Não vi machismo no texto, apenas uma visão bem masculina e objetiva.
Queira vc ou não, o amor "custa caro" sim, tanto pro homem quanto pra mulher. Mas como o homem é geralmente tido como o provedor, o preço pra ele é mais material.
Anônimo disse…
Enquanto fêmea, posso dizer que é pra homem, principalmente.
Anônimo disse…
Vc é exceção.
Anônimo disse…
Preconceito? Comparação de Pondé a extremista religioso e maluco?
O que vc andou fumando?
Anônimo disse…
Concordo.
O direito à expressão é sagrado!
Anônimo disse…
O amor custa caro, mas vale a pena pagar.
Anônimo disse…
wtf??? o que é isso!!!?!?!?????
Anônimo disse…
Se não existisse as mulheres não haveria razão alguma para existir dinheiro"

Testemunhas de Pondé!!

http://www.youtube.com/watch?v=OWU3eitHWhw
Anônimo disse…
Tem vários sujeitos que escrevem asneiras sobre o Pondé e s obre o que ele escreve mas nenhum tem um repertório de textos interessantes ou é um acadêmico importante.
Bando de invejosos
sheila nunes disse…
Os jornais, o noticiário, a TV – nada disso nos traz a indignação que deveria passear nossos espaços internos, nossos pensamentos, emoções, olhar e se exteriorizar em palavras e ações.
Pior ainda quando somos os atores de atrocidades a “pequenos” pecados: “Mas são só cinco minutinhos, seu guarda!” Degustamos os cérebros de nossos filhos, de nossos alunos com nossos maus exemplos diários. Apontamos os erros dos políticos, os erros dos outros, mas nos cegamos para a nossa violência praticada dia-a-dia.
Que quadro vivaz! Que bela capacidade de nos trazer do sono, da indolência! Parabéns! Que surpresa boa em caixinha requintada! Obrigada por não nos permitir “deitados eternamente em berço explêndido”.
Santana disse…
Pondé, o homem que amam odiar!
Anônimo disse…
Ainda bem que a maioria entendeu, pois tem gente que entra somente para falar bobagens, se não gosta do PONDÓ não entre não leia, mais se ler pelo menos endenda e discorde academicamente. Eu não gosto dos textos do Pr. Fábio, Pr. Marcelo frei Beto e outros, mas dou umas lidinhas e nem por isso fico jogando pedras e falando bobagens na maioria das vezes nem comento.
MCarolina disse…
Pondé é tão classe média sofre. Que preguiça.
Embora ele seja machista e racista, não tem como compará-lo a um masculinista criminoso. Ele é só um chatão, arauto dos mesmos puritanos classe média que finge criticar. E, claro, deixa os machistas frustrados de plantão dando pulinhos de felicidade, como foquinhas, por verem seu discurso apoiado por uma figura pública.
Anônimo disse…
Realmente - o amor é uma mercadoria mutio cara de se conseguir e mais ainda de se sustentar. Mas existe aqueles que estão mais que dispostos a pagar o preço, custe o que custar e que fim levar...
Anônimo disse…
Realmente, cara. E alguns precisam urgentemente voltar ao ensino primário.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

Igreja Católica já foi perseguida de gatos Em missa para mais de dez mil fiéis e com transmissão pela TV, o padre Marcelo disse no começo de outubro de 2011 que gosta de cachorro, mas não de gato porque se trata de um bicho traiçoeiro. O padre tem três cachorro e foi mordido pelo vira-lata de sua mãe.

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Livro mostra o que a Bíblia tem de bizarro, hilário e perturbador

O jornalista americano David Plotz ficou surpreso ao descobrir na Bíblia que Deus tem obsessão por carecas.

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Ateus de 25 cidades confirmam participação em encontro

Encontro também se destina a agnósticos e humanistas em geral Até o momento, jovens ateus, agnósticos e humanistas de 25 cidades de diferentes regiões do Brasil já confirmaram participação no 2º Encontro Nacional de Ateus. O encontro será realizado no dia 17 de fevereiro de 2013 em cada uma das cidades inscritas, sob a coordenação da SR (Sociedade Racionalista). Trata-se de uma entidade que defende os princípios do laicismo, mas não é antirreligiosa, até porque, de acordo com seu site, cultiva o pluralismo de ideias. O vídeo institucional do evento reproduz áudio de uma entrevista onde Drauzio Varella diz que os ateus hoje estão tendo a coragem de “sair do armário”. Também destaca uma famosa frase do cientista britânico Richard Dawkins segundo a qual todos são ateus em relação ao deus ou deuses dos outros. Segundo ele, a diferença em relação aos que se assumem como ateus é que estes não acreditam em deus algum. Segue a relação das cidades já confirmadas, com seus respectiv...