Pular para o conteúdo principal

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Stenger diz que a ciência, como área de conhecimento, não se preocupa com a existência ou não de deuses


As religiões garantem que a oração tem poder de obter a ajuda divina para cura de doenças, por exemplo, mas estudos provam que o que ocorre, quando há resultado positivo, é algo como o efeito placebo. 

Ou seja, esse poder, na verdade, vem da mente das pessoas, disse Victor Stenger, professor americano de física e de filosofia.

Stenger afirmou que estudos científicos como esse podem ser tomados como provas de que não existe divindade. Argumentou que os cientistas podem “pensar na existência de Deus como uma hipótese e, então, analisar a evidência empírica dela”, disse.

Victor Stenger diz que ciência prova que Deus não existe

Para Stenger, 
poder da oração
é semelhante
ao efeito placebo

Afirmou que outra experiência empírica se refere à moralidade, cuja origem, segundo as religiões, é Deus, o que deveria fazer com que os crentes se comportassem melhor em relação à demais pessoas.

“Mas a história mostra que, em média, não há essa diferença de comportamento, e sabemos que existem assassinos impiedosos que são religiosos.”

Para Stenger, a afirmação de livros sagrados de que o homem é uma criação divina também prova o absurdo da existência de Deus ou deuses.

Se o ser humano fosse tão especial, disse, semelhante a um suposto deus, a Terra e o universo deveriam ter sido feitos sob medida para ele. “Mas não é”, afirmou. “Temos que nos adaptar, e essa adaptação nem sempre é fácil.”

Stender afirmou que, apesar dessas evidências, a ciência ainda tem sido neutra em relação à existência ou não de Deus. Contudo, observou, da parte dos cientistas americanos não ocorre o mesmo porque 93% deles não acreditam em divindades.

> Com informação da Galieu

Comentários

Anônimo disse…
O Fernando, agora usando o nome de Paulo de Tarso, anuncia mais uma vez que está indo embora do site. Mas deveria ter indo há tempos, porque daqui foi expulso. Esperamos que desta vez ele suma daqui, embora ela não seja homem de palavra, embora não tenha vergonha na cara. Saia daqui, peste!
Israel Chaves disse…
E os trolls continuam invadindo, e o nível continua caindo. É por isso que nenhum tipo de fórum de discussão funciona no Brasil (Maldita inclusão digital), a menos que os usuários permitidos de postar sejam muito restritos; infelizmente não se pode dar liberdade a usuários na internet, ou vira bagunça total. Os usuários em sua maioria não têm bom-senso e só querem aparecer, estão pouco se lixando para uma discussão produtiva.
Os usuários estragaram o Orkut, agora estão estragando o Facebook, e também estão estragando os blogs.
Sinceramente, desanima ter que ler tanta bobagem de trolls desocupados.
Sr. Igor, não sou telepata nem vidente, não poderia adivinhar que você é ateu, você nem deixou isso explícito. Da próxima vez, avise para eu saber que não estou desperdiçando meu tempo precioso. Ainda assim, sua lógica continua falaciosa.

Bom, já que é mesmo ateu como alega ser, sabe muito bem onde eu quis chegar com meu argumento e o porquê de não acreditar em deuses metafísicos, seja lá o que for isso.
Por Zeus, não é opção, é orientação sexual.

Só uma pequena correção. ;)
Luiz Lima disse…
Discordo completamente de qualquer estudo que possa concluir a existência ou inexistência de uma entidade sobrenatural, principalmente baseada em metodologia científica. Não é essa a função da ciência e é uma total perda de tempo. Seria o mesmo erro que procurar evidências científicas em escritos religiosos.
_É uma pena mas... lamento desapontá-los! _Se pensam que suas ironias ou discordâncias, me desanimam: enganam-se! Aliás, agradeço a todos: vocês me enchem de força e alegria cada vez que tentam me ofender! _Quanto ao que falou acerca de minhas postagens terem se estendido até a madrugada..., deveria se envergonhar! _Se sabe a respeito da hora, me parece evidente que não fiquei escrevendo sozinha, se é que me entende!
_Dê as mãos para seus iguais: vocês compartilham da mesma "verdade" _Se lê e responde é porque quer, lembrem_se: "seres superiores" como vocês, não se misturam!
Anônimo disse…
Pregação é na igreja, não aqui.
Anônimo disse…
Você colhe o que planta, chegou no blog xingando e diminuindo as pessoas e agora não gosta quando somos mais diretos com vc. Aconselho a Sra. a procurar ajuda psiquiátrica.
Você é psicopedagoga, imagino a que naipe de coisas vc deve submeter os seus alunos com uma mentalidade assim...
Se passasse menos tempo tomando as dores do seu amigo imaginário, e mais tempo estudando, não estariamos aqui agora falando nisso.
Anônimo disse…
Aproveito e deixo um video interessante pra vc ver sobre o salafrário que vc apóia:

http://www.youtube.com/watch?v=o0iQji3nhqk
_Agradeço sua preocupação mas..., o psiquiatra deixo para você! _Você não entendeu! _Estou agradecendo as ofensas pois elas me dão FORÇA E ALEGRIA! _É uma pena que isso também te incomode!
_Não tente se esquivar! _Estou falando acerca das coisas que escrevem sobre Deus, só!
Anônimo disse…
Os mestres em se esquivar são vcs fanáticos.
Até agora eu não vi vc discutir UMA coisa sequer com bons argumentos e sem ofensas.
Não exija o que vc não dá.
E temos todo o direito de escrever o que quisermos sobre o seu deus. Não é um ataque pessoal, mas vc toma as dores de uma figura imaginária e isso sim é psicologicamente preocupante.
E alguém que admira o Edir Macedo realmente não bate bem da cabeça...
_Não se preocupe comigo! _Sinceramente, cuide de você!
Yuri disse…
Você deve ficar muito feliz mesmo. Tantas críticas construtivas...
Aconselho segui-las.
_Agradeço por seu valoroso conselho e, também sua brilhante ironia!
Anônimo disse…
Sábios, filósofos e sabichões:para que tanta preocupação? Por que estão tanto preocupados? Se não acreditam, fiquem tranquilos e continuem dando vazão às suas vidas. Se querem respostas, tenham mais paciência! Esperem até o último dia! Lá vocês terão a respostas. se não tiverem, será o que realmente acreditam e defendem e amam: o frio, sem graça, finito, solitário, gelado fim de suas histórias. Seres "inteligentes" e "indagadores", que final terrivelmente melancólico não... Prefiro a esperança e acreditar! Antes dos moderadores deletarem, pense se vale a pena. Se deletar é porque tem algum forte medo aí dentro de você, não é? Qual seria este medo?
Anônimo disse…
Por enquanto...
E vc é um completo imbecil, parece uma criança raivosa e vingativa de 10 anos... é isso o cristianismo pra vc? Fazer os outros engolir?
É por causa de psicopatas como vc que lutamos por um estado laico. Se interna.
Anônimo disse…
http://www.youtube.com/watch?v=o0iQji3nhqk

Veja e comente, se é que vc tem alguma honestidade intelectual.
EU disse…
http://www.youtube.com/watch?v=o0iQji3nhqk

Veja e comente, se é que vc tem alguma honestidade intelectual.

Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2012/03/fisico-afirma-que-ciencia-pode-provar.html#ixzz1q91U6DL1
Reprodução deste texto só poderá ser feita com o crédito e link da origem.
Anônimo disse…
Ameaças não vão te levar a lugar algum, pare de trollar.
Anônimo disse…
"Lá vocês terão a respostas. se não tiverem, será o que realmente acreditam e defendem e amam: o frio, sem graça, finito, solitário, gelado fim de suas histórias."

Não se preocupe caro amico, teremos o mesmo destino, ao final de nossa vil existência.
O problema é que vocês tem tanto medo de que a vida não continue no pós morte, que criam explicações fantásticas para se esquivarem desse medo. Uma palavra define muito bem a maioria das religiões: Medo.
Igor disse…
Ok, Igor Roosevelt, eu me equivoquei na leitura de suas postagens. Mas de qualquer forma, o metafísico teria interferido no físico, ao criá-lo. Haveria, portanto, evidências físicas, e a possibilidade de prová-lo. Mas durante toda nossa história, nem as evidências aparecerem, e menos ainda foram provadas. E, ao contrário que você afirmou, não há como se fazer prova da inexistência, passo que não se faz prova de algo que não existe; que não deixa evidências para serem verificadas ou demonstradas com intuito de se chegar a uma conclusão.

Já no campo da idéia, isso fica a critério de cada um, sendo a imaginação o limite! Só não há em que se falar de prova, pois essa remete necessariamente à experiência científica – exata ou humana –, sendo necessárias as evidências!
Anônimo disse…
A probabilidade da oração dar certo ou não é sempre de 50%. Taxa alta. Ou a coisa ocorre e deu certo ou não. Talvez isso explique muita coisa.
Anônimo disse…
Me deparei com algumas exposições bem interessantes, principalmente a de um ateu "anônimo" que retrata o que costumo considerar, Deus, como a concepção que possuímos esta de fato além do escopo científico, e por conseguinte, não sujeito a validação ou invalidação por parte deste. Assim, quem fundamenta sua descrença na metodologia científica é tão crédulo quanto os crentes em divindades, já que Deus é impassível de ser experimentado como algo tangível, perceptível ou simplesmente observável dentro de parâmetros que permitam extrair um resultado seja para conceber uma lei ou um modelo teórico.
Saliento que pelas não poucas dificuldades, o questionamento dos livros sagrados é quase inevitável e perfeitamente compreensível, até eu mesmo, como cristão convicto que sou já me envolvi em várias reflexões muitas das quais até hoje ainda não obtive conclusões satisfatórias. Entretanto, descobri que tratando-se da bíblia as complexidades vão se desfalecendo proporcionalmente à aproximação com o texto original, abrindo-se mão de paradigmas e concentrando-se esforços na compreensão do propósito do livro e sua contextualização.
Ao amigo que citou os 6.000 da história do judaísmo/cristianismo como anulação do Deus em questão tenho a citar que é improcedente por dois aspectos:
1º O fato da datação dos registros ser aparentemente "recente" não necessariamente implica na paralela existência de Deus, mas sim em sua manifestação para com a humanidade de forma permissível a documentá-la;
2º O livro da Gênese oferece indícios de que houve um período considerável entre os primeiros contatos (homem adâmico) e as posteriores manifestações de Deus no Pós-Queda (exílio do Éden), os escritos são posteriores, fato este que talvez não permita haver consenso sequer entre eruditos da historicidade bíblica quanto às datas da genealogia de Gênesis e consequentemente real intervalo desde a criação até a contemporaneidade.

Abraços
Wesley
Anônimo disse…
as pessoas já vem tentando provar a tanto tempo...nunca saem do lugar.
apenas isso: prove que ele não existe.
Flávia disse…
Divertido, alguns aqui argumentaram sobre unicórnios e dragões, mas não vejo fóruns discutindo a respeito disso. O que não existe, apenas não existe, não discute-se isso. Nem estou defendendo a existência ou inexistência de Deus, apenas incomoda-me a paixão no discurso de alguns ateus, compara-se aos extremistas religiosos, tentam a todo custo enfiar guela abaixo sua crença, ou a falta dela.
Geddy Lee disse…
Onde na bíblia fala especificamente que quem não crê vai para o INFERNO? Veja bem, pergunto inferno, não outra metáfora qualquer. Aliás, uma curiosidade que tenho, onde na bíblia fala que não é possível se arrepender depois de morto? Afinal, se pode se arrepender até o último segundo de vida, pode se arrepender no primeiro segundo de morto depois de constatar o "erro". Ou não tem isso na bíblia e o pastor fala isso só para manter o rebanho preso e apavorado?
Geddy Lee disse…
O deus bíblico está provado que não existe. É só usar a bíblia para verificar a existência deste e observar que não ocorre. Cobra falante, jumenta falante, um deus onisciente que se arrepende, um deus que trata a lua na mesma categoria do sol, não fala nada do universo, do fundo do oceano, que não aparece agora para esclarecer a confusão, que fez questão de aparecer apenas para uns lunáticos do deserto que tomaram muito sol na cabeça, com certeza já está mais do que verificado que não existe.
Unknown disse…
Concordo. Pura criação da mente humana
Mais antigos Antigos 201 – 229 de 229

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Verdades absolutas da religião são incompatíveis com a política

por Marcelo Semer para o Terra Magazine   Dogmas religiosos não estão sob o  escrutínio popular No afã de defender Marco Feliciano das críticas recebidas por amplos setores da sociedade, o blogueiro de Veja, Reinaldo Azevedo, disse que era puro preconceito o fato de ele ser constantemente chamado de pastor. Infelizmente não é. Pastor Marco Feliciano é o nome regimental do deputado, como está inscrito na Câmara e com o qual disputou as últimas eleições. Há vários casos de candidatos que acrescentam a sua profissão como forma de maior identificação com o eleitorado, como o Professor Luizinho ou ainda a Juíza Denise Frossard. Marco Feliciano não está na mesma situação –sua evocação é um claro chamado para o ingresso da religião na política, que arrepia a quem quer que ainda guarde a esperança de manter intacta a noção de estado laico. A religião pode até ser um veículo para a celebração do bem comum, mas seu espaço é nitidamente diverso. Na democracia, ...

Bolsonaro quer que hospitais identifiquem sangue de doador gay

Deputado disse que  gays  correm  mais risco de ter doenças O deputado Jair Bolsonaro (foto), do PP-RJ, informou que apresentará um projeto de lei que, se aprovado, obrigará os hospitais a identificar nas bolsas de sangue a opção sexual do doador, de modo que o paciente possa recusá-lo quando for de gay, se assim ele quiser. Ele justificou o projeto de lei com a informação do Ministério da Saúde segundo a qual os homossexuais correm o risco de contrair doenças de transmissíveis pelo sangue 17 vezes a mais do que os heterossexuais -- a mais grave delas é a síndrome causada pelo vírus HIV. Até o mês passado, homossexuais estavam proibidos de doar sangue. Agora, de acordo com novas regras do ministério, gays com parceiro estável ou que não tenham tido nenhuma relação sexual nos últimos doze meses estão liberados para a doação. Bolsonaro afirmou que os hospitais deixam “tudo misturado” no banco de sangue, não distinguindo os doadores homossexuais, o que, segun...

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Val Kilmer, ator do Batman, acreditava que podia curar com orações câncer no pescoço