"Imagens religiosas são como manifestação supersticiosa" |
por Hélio Schwartsman
para Folha
O assunto é menor, mas tem elevado valor simbólico. A Justiça gaúcha determinou a retirada dos crucifixos de todas as suas dependências. Como bom ateu, sou favorável à medida. Entendo, porém, que alguns cristãos se sintam frustrados. Vou tentar mostrar que a laicidade do Estado interessa mais a eles do que a mim.
Um dos argumentos mais populares entre os defensores da permanência da cruz é o de que a maioria da população é cristã. Bem, a maior parte dos brasileiros também é flamenguista ou corintiana. A ninguém, contudo, ocorreria ornar os tribunais com bandeiras e flâmulas desses clubes. Maiorias não bastam para definir a decoração de paredes públicas.
De resto, nem todos os cristãos são entusiastas do crucifixo. Algumas denominações protestantes o consideram um caso acabado de idolatria, pecado cuja prática meus ancestrais judeus costumavam punir com o apedrejamento até a morte.
A vontade da maior parte dos cidadãos é, por certo, um elemento importante da democracia, mas não é absoluto nem incondicional. Um país só é democrático quando defende suas minorias da tirania das massas.
E o direito de todos a espaços públicos livres de proselitismo religioso deveria ser autoevidente. Ao contrário do que muitos podem pensar, isso importa mais para o crente membro de grupo ou seita minoritários do que para ateus e agnósticos.
Nós que não acreditamos num ser superior ou que julgam essa uma questão indecidível, tendemos a considerar imagens religiosas como uma manifestação supersticiosa, uma excentricidade, no máximo. Já um judeu ou muçulmano praticantes podem ver na figura do Cristo crucificado um símbolo de opressão e morte. Não se pode dizer que não tenham razões históricas para pensar assim.
Exceto para os apreciadores de teocracias de partido único, a laicidade do Estado é a melhor garantia da liberdade religiosa.
Tweet
Ministro do Supremo apoia retirada de crucifixos dos tribunais
março de 2012
Comentários
Robson Kvalo
Sem querer ser a mosca no Chardonnay dos que estavam comemorando a retirada dos crucifixos no RS, eu acredito que isto só foi possível porque os evangélicos odeiam os tais. Se o símbolo fosse uma Bíblia ou uma figura dos dez mandamentos na parede, duvido que esta decisão teria sido acatada. Estaríamos vendo protestos na Paulista, a marcha dos que tem "deus no coração" contra o secularismo deturpado, etc. Isto pra mim só indica a força cada vez maior dos evangélicos neste país. Se são sinceros e querem mesmo é converter todo mundo ou se estão usando o movimento para ganhar poder político e dinheiro em cima dos trouxas, já está além da minha capacidade de dedução, mas não sei dizer qual seria pior.
No brasil o povo pode até emitir opiniões sobre qualquer assunto, e ás vezes isso leva a decidir-se pela maioria.
Na china o povo não tem nem o direito de opinar, quanto mais decidir. Tudo fica nas mão de um pequeno grupo que tornou o ateísmo oficial de estado.
Teocracia e ateocracia são ruins.
Ta na hora de ler outras coisas além da bíblia.
O comentário a seguir ilustra bem isso.
"A Constituição de 1978 da República Popular da China garantiu a liberdade de religião, embora com algumas restrições. Desde meados da década de 1990 tem havido um enorme programa para reconstruir templos budistas e taoístas que foram destruídos na Revolução Cultural. Há cinco religiões reconhecidas pelo Estado: Budismo, Taoísmo, Islamismo e Cristianismo (tanto católico quanto protestante).
Ta na hora de ler outras coisas além da bíblia."
(AnônimoMar 12, 2012 12:49 PM)
Isto gera confusão extrema.
Por isso Jesus diz: "Eu sou o caminho a verdade e a vida" e para mim isso basta.
Um mundo de adoradores do diabo é algo inconcebivel pelo Criador de todas as coisas, que quer ser adorado por sua obra, e Deus, que não quer que ninguém se perca, arrebatará desse mundo as pessoas que o adorarem!
Valdo
"institucionalização do ateismo" AH QUEM DERA!!
"estados laicos proibindo a liberdade de culto da maioria" PERAÍ, VOCÊ SABE O QUE É "LAICO"?
"ocultismo institucionalizado" MEU FILHO, QUE MUNDO VOCÊ VIVE?
"que quer ser adorado por sua obra" AMIGUINHO, SE DEUS EXISTISSE, A ÚLTIMA COISA NA LISTA DE PREOCUPAÇÕES DELE SERIA A ADORAÇÃO DE UM POVINHO IGNORANTE.
e vamo trabalhar... pq a Ciência puxa pra frente e a religião puxa pra trás....
É interessante porém massivo. Discussoes que levam a pensar se quem veio antes foi o ovo ou a galinha.
Estado Laico, senhores religiosos é democracia pura.
(Nao estou dizendo que a Democracia é boa.)
Porém senhores Ateus, ele(estado laico) nos leva à paralisia cientifica. (explicarei)...
Quando um cientista "precisa" provar a sua teoria, mas com ela esta implícito que deverá provar também a "nao existencia de Deus" como forca criadora e sustentadora do universo, ele nao consegue ir além do que os escolados professores o ensinaram. Eles chegam a resultados que nao podem provar entao colocam formulas milagrosas, tiradas do nada para provar aquilo que veem, mas sem uma base estruturada, pois estao engessados naquilo que "precisam" provar.
Voltando:
A melhor democracia hoje é a chinesa. Pois ela é mascarada de democracia para agradar os ocidentais que fingem que acreditam e internamente é uma ditadura voltada para o "bem do estado"
Oque quero dizer, para nao fugir do assunto é que discutir Ateísmo e religiao é pura perda de tempo. Se o Ateu quiser saber se existe realmente Deus, ele terá que ir atrás e estudar muito para entender aquilo que alguns sentem somente com o coracao voltado a Divindade. Se o religioso parar de ser tao estupido a ponto de voltar a estudar a ciencia e a partir dela mostrar como Deus se mostra ao mundo de todas as formas possíveis, estaria também perdendo menos tempo em sua vida. Um exemplo de estudo sao os fractais. Um texto axiomático diz: Assim como é em cima é embaixo, assim como é dentro é fora, os fractais explicam isso e ali Deus se mostra. Um renomado fisico americano explica isso de forma cientifica, seu nome é: Nassim Haramein...
(ele tem uma palestra inteira no youtube).
Estudem aquilo que nao conhecem antes de correr atrás do rabo... Isso(que fazemos discutindo quem está menos errado) só nos trara o fanatismo e nao a compreensao. Procurem a compreensao, antes de saber se estao realmente certos e nao repetir como papagaios aquilo que te fizeram engolir goela abaixo, seja na faculdade ou na igreja.
Quer dizer então que tudo que é inexplicável (ainda que momentaneamente graças à falta de recursos sofisticados o suficiente para que pelo menos seja possível tentar provar) deve ser atribuído à deus ou qualquer outra divindade que seja e caso contrário, levar a uma tentativa catastrófica e irracional de resolver tal problema?
Ex: com tantos passando fome, vamos nos preocupar com direito dos consumidores?
com tantos passando fome, vamos nos preocupar com punição a motoristas embriagados?
com tantos passando fome, vamos nos preocupar com maus tratos aos animais? Etc, etc,etc.
A partir de agora vou acreditar em um deus que se materializou em um espermatozoide; aproximou da vulva da Maria do qual procurou o Hímen na entrada da vagina; penetrou e fecundou o óvulo da Maria.
Depois, com uma explicação convincente sobre anjos, José aceita a paternidade divina.
A tripla divindade deus-cristo-espirito cresce e vai insuflar a população de Belém contra o império Romano e estes vão crucificá-lo. Antes de morrer, o filho que é o próprio pai chama por ele mesmo(!).
OMG!
O islã está chegando e se não for barrado seremos escravos dessa tirania em nome de alá.
A morte tem que ser encarada com naturalidade pois nos nivela em raça, credo, status social.
Vocês religiosos não percebem isso?
Este pessoal me faz rir um tanto!
Por isso como cristã que sou (e mesmo que não fosse) sou a favor do Estado Laico...Já que há tantas pessoas que não se respeitam e julgam : "Você é louca(o) por ser cristã(o)!!" ou "Você é louca(o) por ser ateia(u)!!"...ou...!!!
Devemos respeitar as pessoas mesmo que o mundo delas sejam em 3 dimensões ou 4 ou 5 ou...!
...............................
Só para o seu conhecimento, a GALINHA veio antes do OVO!!!
...............................
O OVO é uma estratégia reprodutiva!!! Foi um aperfeiçoamento das técnicas de aves e répteis, muito útil no período jurássico!!!
...............................
Um grande abraço
...............................
CAMARGO -----CURITIBANOS -- SC
Postar um comentário