Pular para o conteúdo principal

Por que Estado laico interessa mais aos cristãos que aos ateus

"Imagens religiosas
são como manifestação
supersticiosa"
Título original: Cristo despejado

por Hélio Schwartsman
para Folha

O assunto é menor, mas tem elevado valor simbólico. A Justiça gaúcha determinou a retirada dos crucifixos de todas as suas dependências. Como bom ateu, sou favorável à medida. Entendo, porém, que alguns cristãos se sintam frustrados. Vou tentar mostrar que a laicidade do Estado interessa mais a eles do que a mim.

Um dos argumentos mais populares entre os defensores da permanência da cruz é o de que a maioria da população é cristã. Bem, a maior parte dos brasileiros também é flamenguista ou corintiana. A ninguém, contudo, ocorreria ornar os tribunais com bandeiras e flâmulas desses clubes. Maiorias não bastam para definir a decoração de paredes públicas.

De resto, nem todos os cristãos são entusiastas do crucifixo. Algumas denominações protestantes o consideram um caso acabado de idolatria, pecado cuja prática meus ancestrais judeus costumavam punir com o apedrejamento até a morte.

A vontade da maior parte dos cidadãos é, por certo, um elemento importante da democracia, mas não é absoluto nem incondicional. Um país só é democrático quando defende suas minorias da tirania das massas.

E o direito de todos a espaços públicos livres de proselitismo religioso deveria ser autoevidente. Ao contrário do que muitos podem pensar, isso importa mais para o crente membro de grupo ou seita minoritários do que para ateus e agnósticos.

Nós que não acreditamos num ser superior ou que julgam essa uma questão indecidível, tendemos a considerar imagens religiosas como uma manifestação supersticiosa, uma excentricidade, no máximo. Já um judeu ou muçulmano praticantes podem ver na figura do Cristo crucificado um símbolo de opressão e morte. Não se pode dizer que não tenham razões históricas para pensar assim.

Exceto para os apreciadores de teocracias de partido único, a laicidade do Estado é a melhor garantia da liberdade religiosa.





Ministro do Supremo apoia retirada de crucifixos dos tribunais
março de 2012

Comentários

Anônimo disse…
O ateísmo ou secularismo é um obstaculo para nós. Mas o ateísmo juto com religiões falsas são obstaculos ainda maiores, pois tanto um como outro tem em comum a luta contra o verdadeiro evangelho.
Anônimo disse…
Procure ajuda psiquiatrica.
geekluc disse…
Procure dois psiquiatras, só pra garantir.
Robson disse…
HÁ HÁ HÁ !!!!!!!!Passei só para rir !!!!!!!!!!!!!

Robson Kvalo
A.Porto disse…
Num país que milhões vivem abaixo da linha da pobreza, preocupar-se com cruz em uma parede, é o cúmulo da falta do que fazer.
Anônimo disse…
numa religião em que o sofrimento é virtude e garantia de recompensa no pós-vida, esperar que crente descruze os braços e trabalhe por um país melhor é o cúmulo da ingenuidade.
Mais um post inteligente e didático.
Unknown disse…
Os problemas brasileiros devem ser todos resolvidos. Não se escolhe o que se vai resolver. Concentrar-se na resolução do problema da pobreza não impede em concentrar-se, também, em resolver os problemas pertinente à manutenção do Estado Laico.
Unknown disse…
Texto direto, objetivo e correto. Parabéns.
Aleatório disse…
Por via das dúvidas, procure 3
Fabiano disse…
Porque, obviamente, o fato de eu me preocupar com isso certamente quer dizer que eu só me preocupo com isso e não faço mais nada da vida. Dito a justiça gaúcha. Eles só tem olhos para isso agora e não estão lidando com outros processos.
Luiz disse…
Nem 3 psiquiatras vão ajudar esse daí. É um caso perdido. Sugiro que ele fique recluso à sua ignorância e pare de falar besteira.
Luiz disse…
Num país que milhões vivem abaixo da linha da pobreza, preocupar-se em orar para um ser imaginário é o cúmulo da falta do que fazer. :-)
Felipe... disse…
Estado laico defende a todos, estado teocrático defende uma só religião ou seja, quem sai perdendo são todos.
Melhor se matar logo.
Bruno Nigro disse…
Disseram que a Marisa Lobo tá com vaga na agenda. Se correr, ainda consegue pegá-la no consultório pra marcar.
Tatiana disse…
Parabéns pelo texto. Concordo plenamente. Pra ateus como nós, os símbolos como o crucifixo, o modo como alguém é batizado, a circuncisão, etc, não importam. Mas para os religiosos, são motivos de discussões acirradas. Para mim, os benefícios de um estado laico para os próprios religiosos é tão óbvio que fico pasma com a raiva que eles tem do termo e do conceito. O que eles querem? Que o Brasil deixe de ser laico? E qual será a religião oficial do novo Brasil não-laico?

Sem querer ser a mosca no Chardonnay dos que estavam comemorando a retirada dos crucifixos no RS, eu acredito que isto só foi possível porque os evangélicos odeiam os tais. Se o símbolo fosse uma Bíblia ou uma figura dos dez mandamentos na parede, duvido que esta decisão teria sido acatada. Estaríamos vendo protestos na Paulista, a marcha dos que tem "deus no coração" contra o secularismo deturpado, etc. Isto pra mim só indica a força cada vez maior dos evangélicos neste país. Se são sinceros e querem mesmo é converter todo mundo ou se estão usando o movimento para ganhar poder político e dinheiro em cima dos trouxas, já está além da minha capacidade de dedução, mas não sei dizer qual seria pior.
A.Porto disse…
Só em termos de comparação:
No brasil o povo pode até emitir opiniões sobre qualquer assunto, e ás vezes isso leva a decidir-se pela maioria.
Na china o povo não tem nem o direito de opinar, quanto mais decidir. Tudo fica nas mão de um pequeno grupo que tornou o ateísmo oficial de estado.
Teocracia e ateocracia são ruins.
Anônimo disse…
Os chineses tem várias crenças deixa de ser estúpido cara ,você é um troll só pode ,pra falar tanta merda. A china esta a caminho de ser uma grande potência mundial em todos os sentidos ,você pensar que os povos lá vivem com cordas amarradas no pescoço puta que pariu. Eles são apenas mais controladores e com razão lá é um país com mais de 1 bilhão de habitantes , e outra o que o ateismo tem a ver com isso? Vai dizer que não sabe que ateu é quem não acredita em divindades e muito menos no deus judaico cristão que é um assassino que solta fogo pelo nariz que adora sentir cheiro de animais queimado e que só vai deixar entrar no céu quem comer seu sacrifício humano ,fala sério a.porto vai embora daqui e para de passar vergonha vocês crente são ridículos.
Anônimo disse…
A Constituição de 1978 da República Popular da China garantiu a liberdade de religião, embora com algumas restrições. Desde meados da década de 1990 tem havido um enorme programa para reconstruir templos budistas e taoístas que foram destruídos na Revolução Cultural. Há cinco religiões reconhecidas pelo Estado: Budismo, Taoísmo, Islamismo e Cristianismo (tanto católico quanto protestante).

Ta na hora de ler outras coisas além da bíblia.
Anônimo disse…
Disse: "O ateísmo ou secularismo é um obstaculo para nós. Mas o ateísmo junto com religiões falsas são obstaculos ainda maiores, pois tanto um como outro tem em comum a luta contra o verdadeiro evangelho."

O comentário a seguir ilustra bem isso.

"A Constituição de 1978 da República Popular da China garantiu a liberdade de religião, embora com algumas restrições. Desde meados da década de 1990 tem havido um enorme programa para reconstruir templos budistas e taoístas que foram destruídos na Revolução Cultural. Há cinco religiões reconhecidas pelo Estado: Budismo, Taoísmo, Islamismo e Cristianismo (tanto católico quanto protestante).

Ta na hora de ler outras coisas além da bíblia."
(AnônimoMar 12, 2012 12:49 PM)

Isto gera confusão extrema.
Por isso Jesus diz: "Eu sou o caminho a verdade e a vida" e para mim isso basta.
Fagner disse…
procura um psiquiatra, um terapeuta ocupacional, um enfermeiro, um psicologo... resumindo... procura ajuda que teu caso É GRAVE!
Anônimo disse…
O ateismo massificado não passa de um dos sinais do fim dos tempos. Em todas as épocas sempre existiram ateus, mas hoje temos um cenário propricio a essa massificação ateista levar a institucionalização do ateismo, estados laicos proibindo a liberdade de culto da maioria, até a liberdade de blasfemar a Deus na imposição do ocultismo institucionalizado, o que outrora (séculos atrás) não era possível devido a inexistencia e consequente falta de liberdade da internet.
Um mundo de adoradores do diabo é algo inconcebivel pelo Criador de todas as coisas, que quer ser adorado por sua obra, e Deus, que não quer que ninguém se perca, arrebatará desse mundo as pessoas que o adorarem!
Joel Rosa disse…
Olha só uma cria do Olavo de Carvalho. Argumentos vazios! Hahahahah! Obrigado por me fazer rir!
Anônimo disse…
Além disso a República Chinesa reabilitou os professores de confucionismo. Hoje a China é até mais confucionista do que comunista.
Valdo
Anônimo disse…
Procure o Seu zé da vendinha e por favor compre café e um saco de chumbinho!!!!
Anônimo disse…
É tanta falácia junta que o estômago até embrulha!

"institucionalização do ateismo" AH QUEM DERA!!

"estados laicos proibindo a liberdade de culto da maioria" PERAÍ, VOCÊ SABE O QUE É "LAICO"?

"ocultismo institucionalizado" MEU FILHO, QUE MUNDO VOCÊ VIVE?

"que quer ser adorado por sua obra" AMIGUINHO, SE DEUS EXISTISSE, A ÚLTIMA COISA NA LISTA DE PREOCUPAÇÕES DELE SERIA A ADORAÇÃO DE UM POVINHO IGNORANTE.

e vamo trabalhar... pq a Ciência puxa pra frente e a religião puxa pra trás....
demah72 disse…
A maior ignorância é não querer ver oque se apresenta!

É interessante porém massivo. Discussoes que levam a pensar se quem veio antes foi o ovo ou a galinha.

Estado Laico, senhores religiosos é democracia pura.
(Nao estou dizendo que a Democracia é boa.)
Porém senhores Ateus, ele(estado laico) nos leva à paralisia cientifica. (explicarei)...

Quando um cientista "precisa" provar a sua teoria, mas com ela esta implícito que deverá provar também a "nao existencia de Deus" como forca criadora e sustentadora do universo, ele nao consegue ir além do que os escolados professores o ensinaram. Eles chegam a resultados que nao podem provar entao colocam formulas milagrosas, tiradas do nada para provar aquilo que veem, mas sem uma base estruturada, pois estao engessados naquilo que "precisam" provar.

Voltando:
A melhor democracia hoje é a chinesa. Pois ela é mascarada de democracia para agradar os ocidentais que fingem que acreditam e internamente é uma ditadura voltada para o "bem do estado"
Oque quero dizer, para nao fugir do assunto é que discutir Ateísmo e religiao é pura perda de tempo. Se o Ateu quiser saber se existe realmente Deus, ele terá que ir atrás e estudar muito para entender aquilo que alguns sentem somente com o coracao voltado a Divindade. Se o religioso parar de ser tao estupido a ponto de voltar a estudar a ciencia e a partir dela mostrar como Deus se mostra ao mundo de todas as formas possíveis, estaria também perdendo menos tempo em sua vida. Um exemplo de estudo sao os fractais. Um texto axiomático diz: Assim como é em cima é embaixo, assim como é dentro é fora, os fractais explicam isso e ali Deus se mostra. Um renomado fisico americano explica isso de forma cientifica, seu nome é: Nassim Haramein...
(ele tem uma palestra inteira no youtube).
Estudem aquilo que nao conhecem antes de correr atrás do rabo... Isso(que fazemos discutindo quem está menos errado) só nos trara o fanatismo e nao a compreensao. Procurem a compreensao, antes de saber se estao realmente certos e nao repetir como papagaios aquilo que te fizeram engolir goela abaixo, seja na faculdade ou na igreja.
Anônimo disse…
"Quando um cientista "precisa" provar a sua teoria, mas com ela esta implícito que deverá provar também a "nao existencia de Deus" como forca criadora e sustentadora do universo, ele nao consegue ir além do que os escolados professores o ensinaram. Eles chegam a resultados que nao podem provar entao colocam formulas milagrosas, tiradas do nada para provar aquilo que veem, mas sem uma base estruturada, pois estao engessados naquilo que "precisam" provar."

Quer dizer então que tudo que é inexplicável (ainda que momentaneamente graças à falta de recursos sofisticados o suficiente para que pelo menos seja possível tentar provar) deve ser atribuído à deus ou qualquer outra divindade que seja e caso contrário, levar a uma tentativa catastrófica e irracional de resolver tal problema?
Anônimo disse…
Concordo plenamente co vc.
Drückgeister disse…
Então, enquanto não resolvermos o problema da fome, nada menos importante pode ser resolvido?
Ex: com tantos passando fome, vamos nos preocupar com direito dos consumidores?
com tantos passando fome, vamos nos preocupar com punição a motoristas embriagados?
com tantos passando fome, vamos nos preocupar com maus tratos aos animais? Etc, etc,etc.
Cesar disse…
Religião falsa é pleonasmo
Cesar disse…
Num pais onde existe tanta pobreza, idolatrar um ser que nunca fez nada para melhorar isso é muita idiotice
Anônimo disse…
HEREGES MALDITOS!!! O Senhor meu deus os punirá por estarem zombando dese irmão de fé!!! Vocês não sabem, mas a Bíblia está acima de qualquer idéia ou pensamento que seja contra as palavras dela...Hein? Mas existem mais de cinco mil igrejas cristãs com diferentes interpretaçoes da Biblia pelo mundo?...Como assim a Bíblia foi escrita por homens e teve seus livros escolhidos por um concilio e um imperador?...Hã, ela é diferente entre as versões católica e protestante...não, parem, vocês querem me fazer pensar, me confundir, não suporto isso, não quero haldol, nããããooooo!!!!!!
Felipe Disselli disse…
O seu Deus pode, então o meu também, engraçado que você é bem machinho de internet, não coloca nem a porra do seu nome no comentário, você e lixo na sociedade são a mesma coisa, o que tenho mais raiva são de vocês fanáticos que ficam querendo punir as pessoas, por que você não manda punir bandidos então, engraçado é que se uma pessoa mata, rouba, estupra e depois vai pra sua igrejinha e pede perdão ela vai pro céu, na minha opinião justiça é justiça de verdade e dos homens e mulheres, ou seja, cometeu crime vai em cana e resposabilize-se por ele, essa mania que vocês tem de julgar os outros só pq proferiram algumas palavras que são contra o fanatismo é ridícula
Anônimo disse…
"Vocês querem me fazer pensar". Pois é, abra os olhos e comece a usar o cérebro. Quem sabe você chega em uma resolução sozinho ao invés de precisar de uma intervenção ?
Anônimo disse…
Fala-se tanto do estado laico que os crentelhos pensam que queremos transformar o país em um . Não queremos isso pois o estado já é laico, estamos discutindo uma forma de protege-lo e a todos nós de uma nova idade das trevas. Atualmente cada um segue o que acredita mesmo os que seguem acreditando sem pensar. Ou seja, do jeito que está é bom para todos mesmo em uma falsa democracia. Mas é preciso reafirmar o secularismo limpando tudo que remete a uma religião nefasta.
Ok Cristãos

A partir de agora vou acreditar em um deus que se materializou em um espermatozoide; aproximou da vulva da Maria do qual procurou o Hímen na entrada da vagina; penetrou e fecundou o óvulo da Maria.

Depois, com uma explicação convincente sobre anjos, José aceita a paternidade divina.

A tripla divindade deus-cristo-espirito cresce e vai insuflar a população de Belém contra o império Romano e estes vão crucificá-lo. Antes de morrer, o filho que é o próprio pai chama por ele mesmo(!).

OMG!
Fisicagora disse…
Cara se tu acredita num céu, então morre logo
Anônimo disse…
Enquanto se discute se a zebra é um cavalo branco de listras pretas ou um cavalo preto de listras brancas, tem uma religião que está avançando a passos largos e se infiltrando em todas as esferas, políticas, comerciais.
O islã está chegando e se não for barrado seremos escravos dessa tirania em nome de alá.
David Silva disse…
Ainda não tinha pensado por esse aspecto. Infelizmente tenho que concordar contigo.
Anônimo disse…
Religião é para quem tem medo da morte
A morte tem que ser encarada com naturalidade pois nos nivela em raça, credo, status social.
Anônimo disse…
Nao concordo. ateus,agnósticos,livres pensadores, etc etc sempre houveram e sempre haverão . os crentes e que estão preocupados com o que não devem :)
Anônimo disse…
fernando soares este e o seu comentário a todas as matérias deste blog? ridículo , como ateu teria grande vergonha de um companheiro de tao grande capacidade argumentativa e de um raciocínio invejável :)
Aderpa disse…
Nós ateus defendemos o Brasil laico, para o bem de todas as religiões!
Vocês religiosos não percebem isso?
Aderpa disse…
Nossa! Você é formada em que? Idiotice em terceiro grau, com doutorado!
Aderpa disse…
Parabéns! Mais um show de besteirol!
Este pessoal me faz rir um tanto!
Mavie disse…
Lobotomia urgente !!!!
CHARLES VIBE disse…
Muito bem dito mas o que mais gosto depois de ler um excelente texto com este são os comentários absurdos Teístas.
Unknown disse…
Precisa-se também de paz no mundo e de pessoas que saibam respeitar a escolha do próximo!!!
Por isso como cristã que sou (e mesmo que não fosse) sou a favor do Estado Laico...Já que há tantas pessoas que não se respeitam e julgam : "Você é louca(o) por ser cristã(o)!!" ou "Você é louca(o) por ser ateia(u)!!"...ou...!!!
Devemos respeitar as pessoas mesmo que o mundo delas sejam em 3 dimensões ou 4 ou 5 ou...!
emersondiass disse…
... Maluco
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
interessante, sera que essa kate nao sabe que se nao fosse a igreja hj ela estaria de burca, nao poderia usar calcas, biquine, beber, dirigir, etc, os ateus se julgam espertos mas nao sabem nada da historia
Unknown disse…
Fanático... Ateismo não é religião, religião vem do grego religare... ou seja religar o homem a divindade... Os ateus não acreditam em Deus, sendo assim, é uma filosofia de vida e não uma religião, agora falsa religião é a sua, não esqueça que Jesus disse que com juizo que julgar será julgado, logo você também é falso para Deus, de acordo com a Bíblia.
Renato disse…
procure o posto ypiranga...
CAMARGO disse…
Viajou legal Demah72....kkkk
...............................
Só para o seu conhecimento, a GALINHA veio antes do OVO!!!
...............................
O OVO é uma estratégia reprodutiva!!! Foi um aperfeiçoamento das técnicas de aves e répteis, muito útil no período jurássico!!!
...............................
Um grande abraço
...............................
CAMARGO -----CURITIBANOS -- SC
Frank xP disse…
Isso é só um cristão babaca, sabendo que a grande maioria que lê esse tipo de matéria é ateu, ele só esta procurando elevar o seu ego insultando uma maioria anonimamente.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Líder religioso confirma que atirador foi da Testemunhas de Jeová

O superintendente do Circuito Rio de Janeiro-07 da Testemunhas de Jeová, Antônio Marcos Oliveira, confirmou ao UOL que Wellington Menezes de Oliveira, o atirador do Realengo, frequentou um templo da religião na Zona Oeste da cidade. Casa do atirador tinha publicações da TJs O líder religioso procurou minimizar esse fato ao ressaltar que Wellington foi seguidor da crença apenas no início de sua adolescência. Ele não disse até que ano Wellington foi um devoto. Na casa do atirador, a polícia encontrou várias publicações editadas pela religião. (foto) Essa foi a primeira manifestação da TJs desde que Wellington invadiu no dia 7 de abril uma escola e matou 12 estudantes e ferindo outros. Oliveira fez as declarações em resposta a um ex-TJ (e suposto amigo do atirador) ouvido pelo UOL. Segundo esse ex-fiel, Wellington se manteve na religião até 2008. Por essa versão, Wellington, que estava com 23 anos, permaneceu na crença até os 20 anos. Ou seja, já era adulto, e não um pré-ad

Valdemiro pede 10% do salário que os fiéis gostariam de ter

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Maioria jamais será ateia nem fiel da Iurd, diz padre Marcelo

Para Rossi, Deus não reconhece casal de gays como família O jornal Correio da Manhã, de Portugal, perguntou ao padre Marcelo Rossi (foto): - O que o assustaria mais: um Brasil que deixasse de crer em Deus ou um Brasil crente em que a Iurd fosse maioritária? A resposta foi enfática: - Não acredito que isso possa acontecer. Nunca. O Brasil não vai deixar que isso aconteça. Rossi foi evasivo ao responder se está ou não preocupado com o avanço no Brasil dos evangélicos protestantes. “Há igrejas e igrejas”, disse. “Uma coisa são as igrejas tradicionais evangélicas e outra são as seitas.” O padre foi entrevistado por Leonardo Ralha a propósito do lançamento em Portugal do seu livro 'Ágape'. Ele disse ter ficado surpreso com das vendas do livro no Brasil – mais de sete milhões de exemplares, contra a expectativa dele de um milhão. Atribuiu o sucesso do livro à sua tentativa de mostrar às pessoas um resumo dos dez mandamentos: “amar a Deus sobre todas as

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Presidente do STJ nega que tenha proibido enfeites de Natal

Pargendler disse que a notícia foi veiculada sem que ele fosse ouvido Com atualização em 14/12/2011  Ari Pargendler (foto), presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), emitiu nota hoje (14/12) negando que tenha proibido a colocação de enfeites de Natal nas dependências desta Corte. A notícia, que agora se revela falsa, foi divulgada no dia 11 pelo jornalista Claudio Humberto, do Jornal do Brasil, com a explicação de que a decisão de Pargendler tinha sido para cumprir a Constituição, que estabelece a laicidade do Estado. Pargendler também desmentiu informação publicada na Folha de S.Paulo segundo a qual ninguém mais poderia usar no STJ “sandálias tipos gladiador” e “calças jeans”. Na verdade, de acordo com a nota do presidente do STJ, a proibição só vale para o uso de chinelos “tipo havaianas”. Com informação do STJ . Liga de Lésbicas do Sul pede a retirada de crucifixos de prédios públicos. outubro de 2011 Religião no Estado laico.

Secretaria do Amazonas critica intolerância de evangélicos

Melo afirmou que escolas não são locais para mentes intolerantes Edson Melo (foto), diretor de Programa e Políticas Pedagógicas da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, criticou a atitude dos 14 alunos evangélicos que se recusaram a apresentar um trabalho sobre cultura africana para, segundo eles, não ter contato com as religiões dos afrodescendentes. “Não podemos passar uma borracha na história brasileira”, disse Melo. “E a cultura afro-brasileira está inclusa nela.” Além disso, afirmou, as escolas não são locais para “formar mentes intolerantes”. Os evangélicos teriam de apresentar em uma feira cultural da Escola Estadual Senador João Bosco de Ramos Lima, em Manaus, um trabalho dentro do tema "Conhecendo os paradigmas das representações dos negros e índios na literatura brasileira, sensibilizamos para o respeito à diversidade". Eles se negaram porque, entre outros pontos, teriam de estudar candomblé e reagiram montando uma tenda fora da escola para divu

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l