Fernando Costa disse que outras
instituições fazem a mesma coisa
|
O grupo Uniesp (União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo) firmou convênios com igrejas pelo quais se compromete a pagar dízimo pela indicação e matricula de fiéis em seus cursos universitários.
O contrato dos convênios afirma que se trata de um “dízimo em favor da construção da obra de Deus”. A informação é de Vanessa Correa e Fábio Takahashi, da Folha de S.Paulo.
Os fiéis são custeados pelo Fies (financiamento federal estudantil que tem de ser pago pelos estudantes após a formatura) e Escola da Família, do governo estadual, que banca 50% das mensalidades.
Participam do convênio 25 denominações de diferentes credos religiosos, entre as quais estão unidades da Assembleia de Deus, a Igreja Católica de Presidente Prudente (SP) e a igreja Pentecostal Jesus Vem e Vencemos pela Fé.
O dízimo é de 10% do valor que a Uniesp recebe desses dois programas. O número de fiéis matriculados é cerca de 2.000. Eles não são informados sobre o repasse que a instituição faz às igrejas.
Fernando Costa (foto), presidente da Uniesp, disse que o dízimo é o resultado de uma parceria entre a instituição e igrejas e que outras instituições de ensino fazem a mesma coisa, mas não revelou o nome de nenhuma.
Costa disse que os convênios são firmados dentro da lei, mas o Ministério da Educação e a Secretaria Estadual de Educação estão investigando a legalidade deles porque a verba, tanto em um caso como em outro, não pode ser repassada a terceiros.
No caso do Fies, a Uniesp cobra mensalidade até três vezes superiores às dos demais estudantes, o que é proibido por lei. Ao cobrar mais, a instituição recebe maior volume de repasse do Ministério da Educação e a dívida dos estudantes, após a formatura, será maior.
A Uniesp tem 65 mil estudantes. Possui seis unidades na cidade de São Paulo, quatro no ABC, uma no litoral (Guarujá) e 29 no interior paulista.
O plano do grupo para os próximos quatro anos é instalar faculdade em todas as cidades paulistas com população acima de 100 mil habitantes. Além de cursos universitários, a Uniesp oferece ensino infantil, fundamental, médio e técnico.
Em nota, a Uniesp afirmou que os convênios advêm da “responsabilidade social” da instituição de “levar o ensino superior às camadas mais humildes”.
dezembro de 2011
Comentários
Pelo cetro de Netuno!
Nossa, é dificil até de comentar...
E só para constar, meu comentário foi irônico, crentes não me matem, tenham senso de humor!
Mas isso é um absurdo! E dessa vez é sério!
Será que as Igrejas estão dando um tiro no própiro pé?
Talvez, no final de cinco ou seis anos, teremos multidões de crentes endividados e não tão crentes assim!
Traduzindo: A igreja ganha, as instituições de ensino ganham, o governo ganha e quem continua se fod**** é o povo.
Brasil.... porque será que isso não me surpreende ?
Postar um comentário