Pular para o conteúdo principal

Arcebispo afirma que ‘discurso sem Deus’ é 'estrada sem saída'

Dom Azevedo disse que não se
 pode descartar a transcendência
Dom Walmor Oliveira de Azevedo (foto), arcebispo metropolitano de Belo Horizonte (MG), está preocupado com a secularização da sociedade brasileira porque, advertiu, o “discurso sem Deus, contra a religião, contra o cristianismo” é uma “estrada sem saída”.

Ele afirmou que o Estado laico não pode desprezar os valores do cristianismo. “[Porque] há uma perda da capacidade de escuta e compreensão do Evangelho de Jesus Cristo como mensagem revigorante e transformadora”, afirmou no artigo "Entre laicidade e fé" publicado no site Rádio Vaticano.

Para ele, excluir a transcendência do entendimento sobre o mundo e a humanidade é um "grave problema". Por isso, no seu entendimento, o Estado brasileiro precisa contar com “a inteligência própria da fé”, porque “a dinâmica que se professa no cristianismo é determinante no sucesso da compreensão da vida, da dignidade humana e das metas para uma sociedade que deve ser justa e fraterna”.

Essa é a razão pela qual, segundo dom Azevedo, a laicidade do Estado brasileiro tem de dar um "lugar adequado à religião, não podendo dispensar a dinâmica da fé cristã.”



Bispo acusa ateísmo de querer criar uma ‘maldita e ridícula religião’
agosto de 2011

Religião no Estado laico.     Secularismo.

Comentários

Yuri disse…
Pregação barata.
Yory Yagami disse…
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
Bruno Freitas disse…
Pregação barata (2)
Mello disse…
Concordo com o arcebispo, A laicidade do Estado brasileiro tem de dar um "lugar adequado à religião,...”
Este lugar é a LATA DE LIXO DA HISTÓRIA. Este sim é o caminho sem volta.
Hans Moleman disse…
O cara tá louco pra dizer que laicidade é um lixo, só não consegue encontrar as palavras certas.
Izaque Bastos disse…
se o estado brasileiro passar para as maos dos secularistas de fato, o povo religioso ta f...
quem prega o odio aos religiosos ameaçando-os de prisao e censura sao os ditos ateus e ceticos e homossexuais.tenho medo de um estado ateu como é cuba, Coreia do NOrte, e outros mais.
nf disse…
Esse pessoal deve morrer de saudades da Idade Média.
Ribamar Bezerra disse…
è muita petulância desse alienado. Conjure seu deus padre e faça-o falar com as massas ¬¬
Cognite Tute disse…
Barata em termos, Yuri, costuma sair muito caro para nós.;-)

O engraçado, triste na verdade, é um sujeito desses não perceber/entender que trocando o termo "cristianismo" por qualquer outro relativo a religiões, se encontrará defensores e seguidores com a mesma conversa, mas com um deus/jesus diferente, e conceitos de certo e errado diferentes.

Ao adotar os "valores do cristianismo" esse arcebispo está automaticamente desprezando os "valores" de todos os outros grupos religiosos, e cometendo o mesmo erro que nos acusa, em relação a estas religiões.

Que podem alegar exatamente que, ao deixar de lado os "valores" destas, para abraçar o "cristianismo", o arcebispo toma uma "estrada sem volta".

A arrogância, pretensão e vaidade dessa gente, ao se acharem melhor que todo o resto, e terem o melhor amigo imaginário que todos os outros, sempre me espanta e assusta.

Cognite Tute
Anônimo disse…
É incrível como que esses religiosos são petulantes e preconceituosos e achar que o mundo deve girar em torno do deus deles..vide judeus cristãos e mulçumanos
nf disse…
Izaque, antes de falar bobagens, estude um pouco:

https://en.wikipedia.org/wiki/Secular_state

Para cada "estado ateu" que você citar como exemplo de lugar que te dá medo, citarei dois que não são seculares e também causam medo:

Irã, Afeganistão, Somália e Sudão.

E citarei quatro seculares que fazem inveja:

Suécia, Noruega, Áustria, Japão, França, Austrália, USA e Brasil (e que continue assim!).

Aproveito para desafiá-lo a citar algum "estado ateu" que seja democrático. Ficar usando exemplo de ditaduras é fácil.
Anônimo disse…
Favor não alimentar o Troll. Ele despertou do sono profundo nas profundezas de sua caverna e migrou de volta faminto por atenção.
sara moreira disse…
Izaque Bastos

"se o estado brasileiro passar para as maos dos secularistas de fato, o povo religioso ta f..."

A laicidade não prevê a segregação religiosa,ao contrario,a laicidade assegura a liberdade de crença,assim como a descrença.


"Quem prega o odio aos religiosos ameaçando-os de prisao e censura sao os ditos ateus e ceticos e homossexuais"

Reformulando essa afirmação:

Quem prega o ódio aos homossexuais ameaçando-os de morte e censura são ALGUNS ditos cristãos.


"tenho medo de um estado ateu como é cuba, Coreia do NOrte, e outros mais."

Tenho medo de um estado religioso que segrega, por conveniencia ,com tirania quem não concorda com seus dogmas e que tenta nos impor morais da idade do bronze.
Unknown disse…
O Brasil é um Estado laico. E se não fosse pelos ataques dos religiosos fanáticos, que teimam em ferir a laicidade desse país, viveríamos muito bem.

Concordo que as religiões devem ter os seus lugares num Estado laico. Mas esse lugar é o mesmo reservado para as crenças no Pé Grande, no monstro do Lago Ness, em saci-pererê, mula sem cabeça, espíritos, aliens (e eu acredito na possibilidade deles existirem), and so on.

O discurso para a manutenção de um Estado laico não vai contra as religiões. É o inverso. A prática religiosa, nesse país, é que vai contra o Estado laico.

O que os religiosos devem aprender é que eles podem praticar as religiões que quiserem, desde que, não desrespeitem as leis, entre elas, a do Estado laico.
GILSON - PR disse…
A sociedade conhece muito bem os valores morais defendidos pelo cristianismo original, primitivo. Esses valores são usados quando valorizamos a subjetividade humana.

Para que essa crítica do cristianismo possa ser usada não precisamos mais da religião. Os valores do cristianismo influenciaram o pensamento liberal do século XVIII que culminou na criação dos direitos humanos.

As igrejas estão muito distantes do real discurso cristão. O catolicismo não é cristianismo. O catolicismo é uma mistura da religião egípcia, hebraica, grega e instituição estatal romana. Disso saiu a Idade Média.

Se olharmos os textos cristãos, principalmente Ato dos apostolos, veremos que eles defendem as minorias, os despresados, os mendigos, os escravos, as mulheres, as prostitutas etc. A Igreja católica e as outras cristãs pregam algo muito distante disso. Elas defendem o preconceito e discriminação contra as mulheres, os gays, as prostitutas, os seguidores de outros credos, as ateus etc.

Um ateu segue mais os valores cristãos do que um religioso extremista. QUanto mais beato o sujeito é, menos cristão ele é!

Esses padres fazem um discurso tão bonito, mas, tão distante do que é real. Se acham indivíduos indispensáveis para a sociedade contemporânea, mas, na verdade estão vivendo a Idade Média.

A sociedade saberia viver muito bem sem a religião, temos valores muito mais avançados do que eles pregam e praticam.
Pedro Bó disse…
"não podendo dispensar a dinâmica da fé cristã" ??????

a fé cristã é estática !!!!

Mas que raios ele esta falando ????
Pedro Bó disse…
Izaque Bastos

Ei, qual é a tua ???


O Pedro Bó, aqui, sou eu !!!! E, não escrevo tanta bobeira.

Então pare de escrever tolices !
Anônimo disse…
O Catolicismo e Cristianismo não tem nada de separado, amigo. Eles são a mesma coisa, com interpretações diferentes e mudadas ao longo dos séculos...
Unknown disse…
“a dinâmica que se professa no cristianismo é determinante no sucesso da compreensão da vida, da dignidade humana e das metas para uma sociedade que deve ser justa e fraterna”

Do que esse indivíduo está falando?
Fé cristã determinante no sucesso de compreensão da vida? É ridículo! Quando que um monte de crendices estupidas vão ajudar na compreensão de alguma coisa?

Dignidade, sociedade justa e fraterna? Essa maldita raça religiosos é que mais causa desordem e ódio neste mundo. Antes de ontem mesmo meu pai estava como sempre vomitando as tolices evangélicas dele e no meio de tudo disse que homossexuais(Todos) gostam de orgia.

Quando vencermos de vez este jogo espero que deem um lugar devido a fé cristã e todas as outras religiões...

CAMPO DE CONCENTRAÇÃO!
Anônimo disse…
Sábias palavras amigo, sábias palavras! /Ironia Off
Anônimo disse…
>>"Ele afirmou que o Estado laico não pode desprezar os valores do cristianismo."

-Não só pode como deve!
Estão esperneando, logo começarão a apelar... e tomara, definhar.
Anônimo disse…
Na frase "lugar adequado à religião, não podendo dispensar a dinâmica da fé cristã.” dom Azevedo resume toda sua arrogância em achar que a fé cristã é a única e verdadeira, em detrimento as outras 300 religiões do mundo... Lamentável.
CDM MONOGRAFIAS disse…
Nossa....que monte de caras sabidos e modernos!!! Imaginei aki uma sociedade sem Cristo....Ela foi destruída....Olhem para o passado....Vide Roma...Vcs bateram com a kbeça no poste...ah ah...
Unknown disse…
Para gente mal intencionada é mesmo, concordo plenamente!! Gente honesta não precisa de por Deus pra justificar suas intenções nem o capeta pra culpar e fugir de suas responsabilidades. Gostei do que disse esse mal intencionado; pondo deus na discurso fica mais fácil enganar as pessoas.
Unknown disse…
Para gente mal intencionada é mesmo, concordo plenamente!! Gente honesta não precisa de por Deus pra justificar suas intenções nem o capeta pra culpar e fugir de suas responsabilidades. Gostei do que disse esse mal intencionado; pondo deus na discurso fica mais fácil enganar as pessoas.
D3lta disse…
Ahh sim, e a fé de outras religiões como umbanda e pentecostais, ele quer que participe do poder também? hummmm, acho que não faria lógica isso para ele... ^_^
Douglas Flaviano disse…
Amigo Yory Yagami concordo plenamente. Só que o meu você faça o favor de trazer sem cebola.
Mluisa disse…

Fanatísmo religioso tem causado muito dano atrávez dos tempos.Agora devagar mais certo muitos teem acordado,e nao se deixam manípular com sermoes de igrejas.Superticaoes está desaparecendo do mapa o povo está melhor informado.
Muitos nao precisa mais de igrejas para poderem pensar.Porque em paisis católicos existe grandes difererência sociais? Porque o Vaticano tem feito investimentos em armas? Nao existe fumaca se nao tem fogo!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Registro de 'trigamia' é 'putaria', afirma psicóloga cristã

Marisa Lobo disse que, ao saber do caso, desejou a volta logo de Jesus A psicóloga Marisa Lobo (foto) ficou indignada com o registro de um contrato por um cartório de Tupã (SP) onde duas mulheres e um homem declaram ter envolvimento emocional entre si, vivendo sob o mesmo teto há três anos. Para a “psicóloga cristã”, como ela se apresenta, o nome dessa união é “orgia” e o que o cartório legalizou foi uma “putaria”. Ela disse ter usado essa palavra para se “fazer entender sem falsos moralismos”. De acordo com o cartório, o trio oficializou a sua união, estabelecendo as mesmas regras de um casamento tradicional, para garantir os direitos de cada um deles e dos filhos, como o de herança. Um deles foi nomeado como administrador dos bens. Lobo escreveu que, quando tomou conhecimento dessa “trigamia”, teve vontade de pedir “Jesus, volte logo”, porque se lembrou da decadência moral de Sodoma e Gomorra. “Como membro da sociedade estou chocada, como profissional e militante

Capela em centro espacial é absurdo, afirma estudante

do leitor Sérgio "Este prédio da capela poderia abrigar um bom laboratório" Sou físico e aluno de doutorado do INPE [Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais] em São José dos Campos (SP) e gostaria de fazer um breve comentário. Há 5 anos, quando ingressei no mestrado no instituto, fique fascinado com a estrutura física/financeira oferecida ao desenvolvimento da pesquisa. Sinceramente não tenho do que me queixar, mas uma coisa  chama muito atenção (não só a minha, claro). É que dentro do INPE (um centro de pesquisa principalmente física), acreditem, tem uma capela para oração. No local que é considerado o maior centro de pesquisa tecnológica da America Latina (a Nasa brasileira, como muitos dizem) existe tal absurdo. Esse prédio poderia, por exemplo, abrigar um bom laboratório ou coisa mais útil. O INPE (englobando todas as áreas – astrofísica, meteorologia, sensoriamento, engenharia de materiais, etc.) é formado por pesquisadores/cientistas de várias partes do mu

Pregação de químico contra evolução preocupa cientistas

O bioquímico evangélico Eberlin diz que  teoria da evolução é falácia Um grupo de cientistas enviou em março uma carta à ABC (Academia Brasileira de Ciência) manifestando “preocupação com a tentativa de popularização de ideias retrógradas que afrontam o método científico”. Trata-se de uma referência ao bioquímico evangélico Marcos Eberlin (foto), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que também é membro da academia. O bioquímico tem se destacado pelas suas pesquisas sobre uma técnica para medir massas e composição de moléculas e pelas palestras onde critica a teoria da evolução, de Charles Darwin (1809-1882), com a afirmação de que a ciência tem produzido cada vez mais dados indicativos de que existe uma mente inteligente por detrás de toda a criação. Eberlin defende a ideia do design inteligente segundo a qual não houve na Terra evolução da vida, que é, no seu entendimento, uma obra de Deus. “'Não aceito a evolução porque as evidências químicas que ten

Responda cristão: Deus criou as estrelas antes ou depois da Terra?

Escritor brasileiro ateu submete-se à eutanásia: 'Quem decide se minha vida vale a pena sou eu'

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus

Glauciane foi morta por homem casado que conheceu no Orkut

Glauciane era divorciada e  tinha dois filhos pequenos Uma pessoa que se assina como Mih escreveu no dia 16 de novembro de 2009 na página do Orkut de Anne Isa Marcelo para que ela se afastasse de um homem. “Ele já provou que só te traz sofrimentos e, se está com aquela mulher, é porque é isso que realmente quer. Amor só é bom quando nos traz coisas boas.” Anne não conseguiu se afastar do homem casado que ela conheceu em 2007 no Orkut e na sexta-feira (4) à tarde foi assassinada a facadas no rosto, pescoço, tórax e braço por ele em Torres, no Rio Grande do Sul, defronte ao Hotel Bauer, onde ela estava hospedada. Uma testemunha disse que houve umas 20 facadas. Anne Isa Marcelo era o nome no Orkut da médica Glauciane Hara (foto), 39, de Pindamonhangaba (SP). Ela era divorciada e tinha dois filhos pequenos. Trabalhava na Santa Casa da cidade como pediatra e clínica geral. O homem é o marceneiro Rodrigo Fraga da Silva, 33, casado há 13 anos. Ele se apresentou hoje à polícia,

No site do Silas Malafaia, até cãozinho ora antes de comer

Pieguice religiosa converte cachorrinho ao cristianismo O Verdade Gospel, site do pastor Silas Malafaia, reproduziu um vídeo [ver abaixo] do Youtube onde um cãozinho tem de juntar as patinhas dianteiras, como se estivesse orando, para poder comer. Em inglês, a dona do cachorro diz ser “preciso rezar antes comer”. Os editores do site não deram conta de que o vídeo, para quem tem um mínimo de perspicácia, iguala o discernimento de um cão ao de um crente, ficando subentendido que ambos podem ser adestrados para orar em determinados momentos. Afora isso, ao mostrar que até bichos podem ser convertidos ao cristianismo, o vídeo é mais uma demonstração de pieguice religiosa que tem se alastrado na internet e emissoras de TV brasileiras. Cãozinho cristão Com informação do Verdade Gospel . Pastores gravam vídeo em chiqueiro e comparam os fiéis aos porcos. março de 2011