Dom Azevedo disse que não se
pode descartar a transcendência
|
Ele afirmou que o Estado laico não pode desprezar os valores do cristianismo. “[Porque] há uma perda da capacidade de escuta e compreensão do Evangelho de Jesus Cristo como mensagem revigorante e transformadora”, afirmou no artigo "Entre laicidade e fé" publicado no site Rádio Vaticano.
Para ele, excluir a transcendência do entendimento sobre o mundo e a humanidade é um "grave problema". Por isso, no seu entendimento, o Estado brasileiro precisa contar com “a inteligência própria da fé”, porque “a dinâmica que se professa no cristianismo é determinante no sucesso da compreensão da vida, da dignidade humana e das metas para uma sociedade que deve ser justa e fraterna”.
Essa é a razão pela qual, segundo dom Azevedo, a laicidade do Estado brasileiro tem de dar um "lugar adequado à religião, não podendo dispensar a dinâmica da fé cristã.”
Bispo acusa ateísmo de querer criar uma ‘maldita e ridícula religião’
agosto de 2011
Religião no Estado laico. Secularismo.
Comentários
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
Este lugar é a LATA DE LIXO DA HISTÓRIA. Este sim é o caminho sem volta.
quem prega o odio aos religiosos ameaçando-os de prisao e censura sao os ditos ateus e ceticos e homossexuais.tenho medo de um estado ateu como é cuba, Coreia do NOrte, e outros mais.
O engraçado, triste na verdade, é um sujeito desses não perceber/entender que trocando o termo "cristianismo" por qualquer outro relativo a religiões, se encontrará defensores e seguidores com a mesma conversa, mas com um deus/jesus diferente, e conceitos de certo e errado diferentes.
Ao adotar os "valores do cristianismo" esse arcebispo está automaticamente desprezando os "valores" de todos os outros grupos religiosos, e cometendo o mesmo erro que nos acusa, em relação a estas religiões.
Que podem alegar exatamente que, ao deixar de lado os "valores" destas, para abraçar o "cristianismo", o arcebispo toma uma "estrada sem volta".
A arrogância, pretensão e vaidade dessa gente, ao se acharem melhor que todo o resto, e terem o melhor amigo imaginário que todos os outros, sempre me espanta e assusta.
Cognite Tute
https://en.wikipedia.org/wiki/Secular_state
Para cada "estado ateu" que você citar como exemplo de lugar que te dá medo, citarei dois que não são seculares e também causam medo:
Irã, Afeganistão, Somália e Sudão.
E citarei quatro seculares que fazem inveja:
Suécia, Noruega, Áustria, Japão, França, Austrália, USA e Brasil (e que continue assim!).
Aproveito para desafiá-lo a citar algum "estado ateu" que seja democrático. Ficar usando exemplo de ditaduras é fácil.
"se o estado brasileiro passar para as maos dos secularistas de fato, o povo religioso ta f..."
A laicidade não prevê a segregação religiosa,ao contrario,a laicidade assegura a liberdade de crença,assim como a descrença.
"Quem prega o odio aos religiosos ameaçando-os de prisao e censura sao os ditos ateus e ceticos e homossexuais"
Reformulando essa afirmação:
Quem prega o ódio aos homossexuais ameaçando-os de morte e censura são ALGUNS ditos cristãos.
"tenho medo de um estado ateu como é cuba, Coreia do NOrte, e outros mais."
Tenho medo de um estado religioso que segrega, por conveniencia ,com tirania quem não concorda com seus dogmas e que tenta nos impor morais da idade do bronze.
Concordo que as religiões devem ter os seus lugares num Estado laico. Mas esse lugar é o mesmo reservado para as crenças no Pé Grande, no monstro do Lago Ness, em saci-pererê, mula sem cabeça, espíritos, aliens (e eu acredito na possibilidade deles existirem), and so on.
O discurso para a manutenção de um Estado laico não vai contra as religiões. É o inverso. A prática religiosa, nesse país, é que vai contra o Estado laico.
O que os religiosos devem aprender é que eles podem praticar as religiões que quiserem, desde que, não desrespeitem as leis, entre elas, a do Estado laico.
Para que essa crítica do cristianismo possa ser usada não precisamos mais da religião. Os valores do cristianismo influenciaram o pensamento liberal do século XVIII que culminou na criação dos direitos humanos.
As igrejas estão muito distantes do real discurso cristão. O catolicismo não é cristianismo. O catolicismo é uma mistura da religião egípcia, hebraica, grega e instituição estatal romana. Disso saiu a Idade Média.
Se olharmos os textos cristãos, principalmente Ato dos apostolos, veremos que eles defendem as minorias, os despresados, os mendigos, os escravos, as mulheres, as prostitutas etc. A Igreja católica e as outras cristãs pregam algo muito distante disso. Elas defendem o preconceito e discriminação contra as mulheres, os gays, as prostitutas, os seguidores de outros credos, as ateus etc.
Um ateu segue mais os valores cristãos do que um religioso extremista. QUanto mais beato o sujeito é, menos cristão ele é!
Esses padres fazem um discurso tão bonito, mas, tão distante do que é real. Se acham indivíduos indispensáveis para a sociedade contemporânea, mas, na verdade estão vivendo a Idade Média.
A sociedade saberia viver muito bem sem a religião, temos valores muito mais avançados do que eles pregam e praticam.
a fé cristã é estática !!!!
Mas que raios ele esta falando ????
Ei, qual é a tua ???
O Pedro Bó, aqui, sou eu !!!! E, não escrevo tanta bobeira.
Então pare de escrever tolices !
Do que esse indivíduo está falando?
Fé cristã determinante no sucesso de compreensão da vida? É ridículo! Quando que um monte de crendices estupidas vão ajudar na compreensão de alguma coisa?
Dignidade, sociedade justa e fraterna? Essa maldita raça religiosos é que mais causa desordem e ódio neste mundo. Antes de ontem mesmo meu pai estava como sempre vomitando as tolices evangélicas dele e no meio de tudo disse que homossexuais(Todos) gostam de orgia.
Quando vencermos de vez este jogo espero que deem um lugar devido a fé cristã e todas as outras religiões...
CAMPO DE CONCENTRAÇÃO!
-Não só pode como deve!
Fanatísmo religioso tem causado muito dano atrávez dos tempos.Agora devagar mais certo muitos teem acordado,e nao se deixam manípular com sermoes de igrejas.Superticaoes está desaparecendo do mapa o povo está melhor informado.
Muitos nao precisa mais de igrejas para poderem pensar.Porque em paisis católicos existe grandes difererência sociais? Porque o Vaticano tem feito investimentos em armas? Nao existe fumaca se nao tem fogo!
Postar um comentário