Pular para o conteúdo principal

Estado tem de impedir religião em sala de aula, diz jornal

Editorial da Folha de S.Paulo

Estado deve impedir práticas confessionais em sala de aula na rede pública, não para reprimir a fé, mas para garantir liberdade religiosa 

ensino religiosoHá quase cem anos, um adolescente mineiro foi expulso do colégio de jesuítas onde estudava. Seu nome: Carlos Drummond de Andrade (1902-1987).

O motivo da expulsão também ganhou notoriedade: a "insubordinação mental" de que o acusavam tornou-se, com o passar dos anos, uma das muitas distinções da biografia do poeta.

Também mineiro, e com a mesma idade (17 anos) que tinha o escritor naquele episódio, o estudante Ciel Vieira "insubordinou-se", por assim dizer, diante de uma professora de geografia do seu colégio, na cidade de Miraí, a 355 km de Belo Horizonte.

A professora tinha por hábito iniciar as aulas rezando o Padre Nosso. Ateu, o estudante não acompanhou a classe na oração. A professora reagiu, dizendo ao jovem que ele não tinha Deus no coração e nunca seria nada na vida.

O caso ganhou repercussão, dando respaldo à atitude do estudante -que, com razão, não vê motivo para ser obrigado a rezar numa escola da rede pública.

Seria mais confortável, é claro, fingir uma adesão superficial ao rito. A atitude de independência do estudante se inscreve, todavia, num clima ideológico e cultural que se diferencia dos padrões de indiferença e acomodação típicos do Brasil de algumas décadas atrás.

Dos protestos contra a presença de crucifixos em repartições públicas ao questionamento judicial, por parte da União, dos critérios que devem reger o ensino religioso nas escolas, avolumam-se iniciativas para afirmar com mais nitidez o princípio da laicidade do Estado.

Ao mesmo tempo, vê-se em toda parte uma tendência, se não para o fundamentalismo religioso, pelo menos no rumo de um proselitismo militante. É uma manifestação legítima, desde que não resvale para a imposição ao público de valores e práticas cuja adoção constitui matéria de foro íntimo.

Denominações cristãs diversas fazem valer seu poder como mecanismos eleitorais. Bancadas parlamentares religiosas se organizaram em todos os níveis da Federação. A TV aberta promove intensamente este ou aquele credo.

Por demagogia ou convicção, surgem mesmo casos em que políticos quebram explicitamente o princípio da neutralidade do Estado em questões religiosas. Foi o que aconteceu em Ilhéus, onde vereadores e prefeito tornaram obrigatória a oração do Pai Nosso nas escolas municipais.

Casos assim podem parecer localizados e desimportantes. Todavia, a ideia de que o Estado não deve se imiscuir nas questões de fé tem uma relevância cada vez maior.

Não se trata de uma questão de militância ateísta -o que está em jogo é a liberdade de todas as religiões, indistintamente, para conviverem de forma pacífica, sem favor nem perseguição do poder público.





Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola
abril de 2012

É a Constituição que deve ser lida nas escolas, e não a Bíblia
por Rogério Santos em janeiro de 2012

Religião no Estado laico.

Comentários

Anônimo disse…
Eu gostei muito do texto principalmente onde diz insubordinação mental, eu nunca tinha ouvido esta expressão e gostei dela. Se você não se torna um insubordinado mental deles ,logo você não presta ao ponto de pra eles você ser uma pessoa digna de ir para o inferno que a religião deles professa ou simplesmente não ser nada na vida por não ter o deus cristão deles no coração como eles dizem.
Anônimo disse…
thats now the real game, fools... I AM YOU AND ME, EVERYBODY AND NOBODY, WE ARE THE L.E.G.I.O.N. we are watching you all, we are anonymous, take care paulopes
Anônimo disse…
ouww paulopes, que merda é essa?
Anônimo disse…
anonimos e anonimas, todos somos, mas isso parece sério
Anônimo disse…
achei esse texto uma merda, Deus está em todos nós, não sigam outros falsos profetas, adore a Deus e ele irá adorar todos vocês
Anônimo disse…
não alimente os trols
Anônimo disse…
Conheço muito São Paulino que joga no Corinthians. E o time não se incomoda desde que não marque gol contra.
É o caso da religião.
Anônimo disse…
não alimentem os trolls [2]
Anônimo disse…
O que está acontecendo atualmente é o seguinte: ao mesmo tempo em que se vê uma maior manifestação por um Estado Laico de ateus, agnósticos e livres pensadores, também se vê uma maior manifestação de religiosos que querem, impulsionados pela própria ideologia de suas religiões de pregar o evangelho a toda a criatura, forçar a todos para que comunguem de sua crença seja na rua, na chuva, na fazenda, ou até em repartições públicas, que não permitem esse ato por ferir a constituição que prevê um Estado Laico, onde não há privilégio a nenhuma religião específica. Acontece que o Brasil se formou em raízes cristãs, e será difícil convencer os cristãos de que eles não podem mais moldar a opinião pública ao seu bel prazer como acontecia há séculos atrás, e nesta batalha da tradição cristã vs. secularismo, com os dois lados cada vez mais engajados, a bolha ainda vai estourar, é algo inevitável, e, pela força que o cristianismo tem nas camadas sociais, não é pequena a chance do Brasil se tornar uma teocracia muito em breve, o que seria desastroso. É claro que eu desejo estar errado... Ass: Winston Smith
Anônimo disse…
Acho que o único lugar do mundo que o Anonymous é de Direita é no Brasil.

Vai entender.
Anônimo disse…
De Direita e participante da TFP, pelo jeito.
Yuri disse…
Até parece que os Anonymus de verdade faria alguma coisa com esse blog que realiza um trabalho tão justo e útil aos brasileiros, mostrando as falcatruas e enganações que os religiosos fazem no nosso país.
gersonrossi disse…
http://teacherondemand.wordpress.com/2012/04/05/4-motivos-a-favor-do-ensino-laico/
Gabriel disse…
Quando será que vão entender que somente um Estado (realmente) Laico pode garantir a liberdade religiosa de TODOS?
Anônimo disse…
Yuri, depois que eles foram a favor de José "Privataria Tucana" Serra nas eleições de 2010, acredito em qualquer coisa.

Ser contra o PT é tranquilo, até eu sou. Mas a favor do PSDB é de doer... rs
Anônimo disse…
Uuuuuuuuuuuuuuuuuuh... fear me, fear me, I am the anonymous... uuuuuuuuuuuuuuh... take care, take care, we can take you... uuuuuuuuuuuuh... are you trying to scare us?
Anônimo disse…
Nunca, fanáticos não querem laicidade, querem a religião deles acima de todas.
Salve Tupã disse…
Herege. ainda por cima adorador de deus importado europeu! O deus de verdade dos brasileiros é Tupã, que veio muito antes do seu.
Está escrito: Tupã, senhor da terra e da floresta, dará uma coça em todos os hereges com galho de goiabeira.
Anônimo disse…
Certo... mas poderia impedir, também, ideologias ateistas como o socialismo
Yuri disse…
Volta pra jaula, troll.
Anônimo disse…
If have sure of your creed, you are already free, but if not, you are a big fucking FAKE, we are watching...
Anônimo disse…
sei não hein, tem muito ateuzinho de moda aqui nesse blog...
Anônimo disse…
a começar pelo paulopes que adora postar um "proselitismo ateu" e ainda reclama dos crentes, sai de cima do muro!!!!!!!!!!
Anônimo disse…
o qq eh esses anonymous exatamente?
Anônimo disse…
é, mas quem fica batendo sempre nas mesma tecla prova que é limitado, pra kct...........
Anônimo disse…
é verdade, anonimo de cima, o cara não muda de assunto nunca, isso é um blog de "jornalista", ou blog ateu anti-religião?
Anônimo disse…
A very convienient position, claim a neutral State sitting on you sofa its very easy, right, Pussy cat?
Fernando disse…
"Estado deve impedir práticas confessionais em sala de aula na rede pública, não para reprimir a fé, mas para garantir liberdade religiosa."

Não só na sala de aula, mas em qualquer lugar, se me for dada uma oportunidade ou tiver uma oportunidade de falar do amor de Cristo para quem quer que seja sem ofender, falarei. E não tem nada que o estado possa fazer quanto a isso, a não ser me prender.


"Dizendo: Que havemos de fazer a estes homens? porque a todos os que habitam em Jerusalém é manifesto que por eles foi feito um sinal notório, e não o podemos negar;
Mas, para que não se divulgue mais entre o povo, ameacemo-los para que não falem mais nesse nome a homem algum.
E, chamando-os, disseram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem, no nome de Jesus.
Respondendo, porém, Pedro e João, lhes disseram: Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus;
Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.
Mas eles ainda os ameaçaram mais e, não achando motivo para os castigar, deixaram-nos ir, por causa do povo; porque todos glorificavam a Deus pelo que acontecera;
Atos 4:16-21"
Anônimo disse…
Traduçao: "isso é agora o jogo real, os tolos ... Eu sou você e eu, todos E ninguém, WE ARE THE LEGION estamos assistindo a todos vocês, que são anônimas, tome cuidado paulopes"
Anônimo disse…
Não seja ignorante, ateísmo é diferente de socialismo, mas estou cansado de argumentar nesse assunto, sempre os religiosos cegos comentem esse tipo de falácia.
Anônimo disse…
Não alimentem os Trolls. Principalmente os Olog-Hai, apesar de que eles foram exterminados na War of the Ring, diz Tolkien. Porém Tolkien não conheceu certos Blogs, e se equivocou ao falar que eles foram exterminados. Estão mais vivos do que nunca.
Anônimo disse…
i see dumb people, in that context "take care" means: cuide-se, cuide de si... google translator é foda..
Anônimo disse…
me desculpe se vou ofender alguém, mas o que ateísmo tem haver com política???
Anônimo disse…
and u dont be cocky... u are so ignorant as him
Anônimo disse…
Passa a ter algo a ver quando a religião se mete na política antes.
Anônimo disse…
O que o socialismo tem a ver com o ateísmo???
Anônimo disse…
I think there are people that know nothing about English, and try to correct something that is right. To this stupid person I'll explain the expression "Take Care":
Take Care [verb]=Cuidar-se/Tomar Conta;
Take Care [interj.]=Atenção.
Can be used as "Tomem cuidado" too. And that was my point:
Take Care=Tomem cuidado
There are more than one mean to the expesion "Take Care".
Understood?
Anônimo disse…
you are right
Wickedman disse…
Mas aí não tem problema, filhote de abraão. Não confunda, não se quer impedir que as pessoas falem de suas crenças em público. A questão não é essa, de forma alguma. Acho que você devia se lembrar do que nazareno disse em Mateus 22:17-22. Traduzindo pros dias de hoje, significa que Estado é uma coisa e Igreja é outra. Entendeu? Siga quem você chama de mestre.
Anônimo disse…
Qualé?! Baixou o Joel Santana por aqui?! Que p**** é essa?!
Anônimo disse…
AnônimoApr 6, 2012 12:43 PM, esse sim possui o espírito do Joel Santana.
AlyneS2 disse…
Será que eles vão entender se gritarmos? Sala de aula é para estudar e pronto!!! Há não ser que os professores decidam rezar quando a aula acabar, ai ficam apenas os alunos que querem rezar. Podiam fazer acordos assim já que eles não vão querer parar com isso mesmo><
Alan Ribeiro disse…
Filho de Abraão, você pode falar de sua crença, você não "pode" é submeter a sua crença a outras pessoas. Liberdade de religião é isso. A igreja já tomou conta do estado, e se você for ler um pouco os livros de história, vai saber que essa época é conhecida como "Idade das Trevas"...
Anônimo disse…
Sem oração nas escolas publicas, que reza vai para uma escola catolica ou evangelica.
Anônimo disse…
Eu gostei de ver os editorialistas da Folha (que sempre reclamam da intervenção estatal) pregando a necessidade da intervenção estatal, desde que seja contra os cristãos, esses seres tão perigosos.

Foi cômico! :D
Anônimo disse…
até mesmo os ateus sentem medo,dor,fome,frio.
Mauro Paz disse…
Sigam os seus mestres e deixem as escolas e o estado de fora dessa pantomima.
Everton Fujimoto disse…
Acho que o pessoal não está entendendo bem, a questão não é os alunos rezarem em sala de aula em si, mas serem obrigados a isso e, muitas vezes, até ridicularizados quando não querem rezar (seja por ser de outra crença, por não ter crença, ou o que for). Como foi mencionado no texto inclusive, professores e outros alunos discriminam os de outra crença.

Agora, considerando o objetivo de uma aula, não se deve tirar tempo da aula, tempo de estudo, para rezar. Atividade extra-curricular é bem vindo desde que traga conhecimento ou relacionamento interpessoal aos alunos, uma oração não traz nada disso, e numa cultura multicrente, tem o efeito contrário.
Victor disse…
Mas e nas escolas particulares, também não deveria ser opcional? Estudei a minha vida inteira em colégio católico e, no fundo, sempre achei desnecessário, mas obviamente não tinha a cabeça formada como hoje para discutir sobre e argumentar contra isso.
Anônimo disse…
Tinha uma professora de português no primeiro ano que se preocupava mais com a virgindade das alunas do que em dar aula.
Isso é um absurdo impedir Religião na sala de aula isso não pode acontecer
e contra a liberdade religiosa isso e perseguição contra o Cristianismo.
e palavra de Deus e para todo mundo ouvir acredite ou não tem entra em todos os lá da sociedade.
Anônimo disse…
paulo.silvafreire7 de abril de 2013 10:16
( Isso é um absurdo impedir Religião na sala de aula isso não pode acontecer
e contra a liberdade religiosa isso e perseguição contra o Cristianismo.
e palavra de Deus e para todo mundo ouvir acredite ou não tem entra em todos os lá da sociedade.) quem está perseguindo o cristianismo ? eu já te digo , ninguém , escola não é lugar de rezar , lugar de rezar , orar , de se praticar algum tipo de religião é a igreja , templo religioso qualquer , vcs que defendem cegamente e fanaticamente o cristianismo afirmam com todas as letras que , quem não aceita , pratica e idolatra o cristianismo , está perseguindo , está impedindo a liberdade religiosa do cristianismo o que na verdade acontece é , justamente o contrário ou seja , é justamente o cristianismo quem , persegue , humilha , mata , discrimina , impõe e outra , ninguém é obrigado a acreditar em g zuis ou se tornar cristão .

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Cristianismo é a religião que mais perseguiu o conhecimento científico

Cristãos foram os inventores da queima de livros LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião As epidemias e pandemias durante milhares de anos antes do cristianismo tiveram as mais estapafúrdias explicações dos deuses. Algumas mentes brilhantes da antiguidade, tais como Imhotep (2686-2613 a.C.) e Hipócrates (460-377 a.C.) tentaram passar explicações científicas para as massas de fanáticos religiosos, ignorantes, bestas humanas. Com a chegada ao mundo das feras cristãs, mergulhamos numa era de 2000 anos de trevas e ignorância. Os cristãos foram os inventores da queima de livros e bibliotecas. O cristianismo foi a religião que mais perseguiu o conhecimento científico e os cientistas. O Serapeu foi destruído em 342 d.C. por ordem de um bispo cristão de Alexandria, sob a proteção de Teodósio I.  Morte de Hipatia de Alexandrina em ilustração de um livro do século 19 A grande cientista Hipátia de Alexandria (351/370) foi despida em praça pública e dilacerada viva pelas feras e bestas imundas cristãs. So

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Consel

Roger tenta anular 1ª união para se casar com Larissa Sacco

Médico é acusado de ter estuprado pacientes Roger Abdelmassih (foto), 66, médico que está preso sob a acusação de ter estuprado 56 pacientes, solicitou à Justiça autorização  para comparecer ao Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de São Paulo de modo a apresentar pedido de anulação religiosa do seu primeiro casamento. Sônia, a sua segunda mulher, morreu de câncer em agosto de 2008. Antes dessa união de 40 anos, Abdelmassih já tinha sido casado no cartório e no religioso com mulher cujo nome ele nunca menciona. Esse casamento durou pouco. Agora, o médico quer anular o primeiro casamento  para que possa se casar na Igreja Católica com a sua noiva Larissa Maria Sacco (foto abaixo), procuradora afastada do Ministério Público Federal. Médico acusado de estupro vai se casar com procuradora de Justiça 28 de janeiro de 2010 Pelo Tribunal Eclesiástico, é possível anular um casamento, mas a tramitação do processo leva anos. A juíza Kenarik Boujikian Felippe,  da 16ª

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Bíblia diz que pastor tem de ganhar bem, afirma Malafaia

Malafaia disse  a Gabi  que ama os  gays como  ama os bandidos   Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, afirmou que a “Bíblia diz que pastor deve ganhar muito bem”. Ainda assim, afirmou ao ser entrevistado por Marília Gabriela , faz 25 anos que ele abriu mão do salário da igreja. Falou que seus rendimentos vêm de palestras e da venda de livros e CDS de sua editora, a Central Gospel. O pastor levou a sua declaração do Imposto de Renda ao  programa "De Frente com Gabi", apresentado ontem pelo SBT, para mostrar que seus bens dão o total de R$ 4,5 milhões, em valores atualizados. Afirmou que, por isso, vai processar a revista americana Forbes por ter lhe atribuído uma fortuna de R$ 300 milhões, quantia que o colocaria na terceira posição na lista de pastores mais ricos do Brasil, abaixo apenas de Edir Macedo e Valdemiro Santiago. Malafaia chamou o jornalista que escreveu a reportagem de “safado, sem vergonha, caluniador”, porque, disse, que

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup

Malafaia diz que Feliciano é vítima do PT, gays e ateus

Para pastor Malafaia,  há um  complô  contra seu colega Silas Malafaia (foto) afirmou que são os petistas, gays e ateus que estão movendo uma campanha de descrédito contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP). Em uma nota de alerta aos pastores para que não assinem uma carta pedindo o afastamento de Feliciano da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, Malafaia disse estar em jogo, nesse caso, o interesse dos petistas que querem desviar a atenção da opinião pública para a posse de dois de seus integrantes condenados pelo crime do mensalão em uma das mais importantes comissões da Câmara. Trata-se dos deputados José Genoíno e João Paulo Cunha, que agora fazem parte da Comissão de Constituição e Justiça. “Eles [os petistas] precisavam desviar da sociedade o foco deste fato”, afirmou Malafaia. Outro motivo, segundo ele, é que Feliciano é “um ferrenho opositor dos privilégios” defendidos pelos ativistas gays, além de combater, por exemplo, a legaliza

Com 44% de ateus, Holanda usa igrejas como livrarias e cafés

Livraria Selexyz, em Maastricht Café Olivier, em Utrecht As igrejas e templos da Holanda estão cada vez mais vazios e as ordens religiosas não têm recursos para mantê-los. Por isso esses edifícios estão sendo utilizados por livrarias, cafés, salão de cabeleireiro, pistas de dança, restaurantes, casas de show e por aí vai. De acordo com pesquisa de 2007, a mais recente, os ateus compõem 44% da população holandesa; os católicos, 28%; os protestantes, 19%; os muçulmanos, 5%, e os fiéis das demais religiões, 4%. A maioria da população ainda acredita em alguma crença, mas, como ocorre em outros países, nem todos são assíduos frequentadores de celebrações e cultos religiosos. Algumas adaptações de igrejas têm sido elogiadas, como a de Maastricht, onde hoje funciona a livraria Selexyz (primeira foto acima). A arquitetura realmente impressiona. O Café Olivier (a segunda foto), em Utrecht, também ficou bonito e agradável. Ao fundo, em um mezanino, se destaca o órgão da antiga ig