Edamaruku localizou a
fonte da "água benta"
|
A convite da TV-9, Edamaruku examinou um crucifixo que goteja um líquido pelos pés e disse que se trata de água de um reservatório que vaza de dutos próximos da imagem. Reportagem da emissora mostrou um rastro de umidade na direção do crucifixo (vídeo abaixo).
O local estava atraindo cristãos de toda a Índia em busca de um pouco daquela “água benta”. A notícia do milagre tinha se espalhado rapidamente.
A Igreja não aceitou a explicação de Edamaruku e pediu que ele se retratasse. Diante da recusa, autoridades eclesiais e representantes de entidades católicas abriram na terça-feira (10) um processo contra o cético, acusando-o de blasfêmia, que é um crime previsto no código penal da Índia.
O cético informou já ter recebido intimação da polícia para prestar depoimento. “Posso ser preso a qualquer momento”, disse. Ele contratou um advogado para defendê-lo.
Edamaruku, que se autointitula caçador de gurus, costuma afirmar já ter desmascarado mais de 300 charlatões.
Trecho da reportagem da TV
Íntegra do vídeo.
Com informação do Boing Boing e do site de Edamaruku, entre outras fontes.
Caça-gurus da Índia afirma já ter desmascarado mais 300 charlatões.
setembro de 2011
Devotos bebem água de túmulo de menina por acreditar ser milagrosa.
novembro de 2011
Ceticismo e crendice. Sanal Edamaruku.
Comentários
Então, crentoides, isso não é um exemplo ditadura e censura?!?!
mtoooo da sua ajuda.
Vamos bombardear a
Avon de emails, dizendo p/
não cederem à pressão,
senão nós é q não
compraremos mais dela.
"
Eu tirei isto do twitter do silas malafaia ele ameaçando a empresa avon de fazer um motim contra ela boicotando a mesma caso a venda de seus livro sejam canceladas. Isto foi porque ele esta dizendo que "ativistas gays" estão pressionando a empresa de cosméticos Avon de não mais vender seus livros. Que eu particularmente acredito deve ser algum com conteúdo totalmente homofobico, e não todos os livros dele em geral. Esses pastores estão descendo o nível demais convocando seus seguidores a boicotar uma empresa que paga milhões de impostos e gera milhares de empregos e que é fonte de renda para muitas famílias. Se continuar assim aonde vamos parar.
Desculpe ocupar o espaço aqui com este assunto que não tem nada a ver com a matéria mais quis expressar minha indignação com esta atitude deste homem que precisa ter um pouco mais de consciência e bom senso.
É que nem aquela imagem que chora mel, em SP onde foi parar esse assunto acharam a verdade e abafaram os vigarista?
Preso não simplesmente por dizer a verdade, mas por simplesmente desmascarar uma crença absurdamente ridícula.
Bem, foi dito pelo Carpinteiro Mágico que entrarão no reino do céu aqueles forem como as crianças.
Depois de uma cena dessa o que se entende é que deve-se ter a mentalidade de uma criança, ou seja, ser um retardado!
Funciona assim: deus vai existir e se você disser que não, eu te mato!
Temos uma nova Santa Maria do vidrex é hilário, pois ouvi dizer que o papa irá transfomála no segundo snto brasileiro.
Esse negócio de ceticismo é coisa dos esquerdopatas ateogayzistas fazem pra combater o direito de adorar a deus...
/sarcasmo off
Edamaruku contribui para um mundo com menos ilusões, mas ele é responsável também por roubar as esperanças de muitos.
Destruindo o moral de multidões, ele não contribui para que o desespero e a dor sejam superadas pelas pessoas. Com Céticos como ele à solta, não há como vencer o Demônio que cada um de nós carrega dentro de si.
Sim, ele deve ser contido!
Quando dizer a verdade é motivo de prisão, nós vemos que tem algo muito errado...
Qualquer semelhança com a inquisição não é mera coincidência.
imagina se não fosse assim
e ainda achamos que Inquisição é coisa do passado!
Religiao envenena a mente das pessoas, distorce o sentido de moral e etica, deturpa a realidade, instila odio nas pessoas, obscurece a vida como ela é, induz ao sofrimento e dor, e elimina as esperancas da felicidade.
"Conheceis a verdade e ela te libertara" ---> A frase mais repetida pelos religiosos, e é a menos praticada por eles.
Se existisse o lugar chamado "inferno", ele estaria lotado ate o limite de pessoas como o Cristao Fernando.
Quem tem que ser contido são os charlatões RELIGIOSOS.
Eu pergunto: isto é justo? É justo que as pessoas não tenham esperança? É justo que, na ausência de alternativas reais, sejam-lhes podadas as alternativas espirituais?
Sob a justificativa da esperança, acha válido todo tipo de ilusão, charlatanismo, exploração de fé etc.
Lamentável.
Vocês são BIBLIÓLATRAS, não podem falar mal de católicos, são farinha do mesmo saco. Acorde.
Nem vcs cristãos se entendem e concordam entre si. Que valor enorme dão a um livro tão cheio de falhas lógicas, inconsistencias, bizarrices!
Isso é pura idolatria. E que arrogancia em dizer que vc soube interpreta-la mais certo do que seus "irmãos"!
Crentes....
Não fazer imagens é ordem.
Crer em Jesus como único Deus é condição para salvação. Muitos se acham bom aos seus próprios olhos, e passam a vida sem conhecer a Deus. Depois acham que irão bater na porta do céu e Deus vai lhe receber.
Esse deus mesquinho, ególatra e impiedoso eu faço questão de não seguir, até pq tenho certeza que só existe na cabeça dos crentes.
Parem o mundo, que eu quero descer!
E pra fechar, por que vocês escolhem o que querem seguir do AT, sendo que Jesus disse que veio confirmar as escrituras?
-Claro! Como eu nunca pensei isso antes? É totalmente plausível que estátua consiga produzir água a partir do nada, contrariando a ilógica lei de Lavoisier.
Você faz jus ao seu nickname, senhor cético.
/Ironia Off.
O fato de algum sujeito processar o cara que investigou o fenômeno não invalida o Cristianismo/Catolicismo! Será que os ateus estão tão idiotas que não percebem o "non sequitur" desta "conclusão"?
Alguém aí em cima também falou: "se derem corda para o Cristianismo o Brasil será assim [...]" Não se engane, caro tolinho, aqui estão fazendo o máximo para não darem corda ao Cristianismo. Já fizeram isto antes e então surgiu o povo civilizado da Terra de Santa Cruz. Infelizmente alguns imbecis feito você afastaram as nossas raízes e, com ela, a nossa cultura também. Vai reclamar da racionalidade do povo brasileiro, sendo que você participa da falta de cultura do mesmo, vai...
Seu pensamento é o maior exemplo do clássico comodismo brasileiro. Quando algo está errado, não se deve ficar quieto e deixar como está para não se incomodar. Deve-se lutar para mudar.
Ou, se você tivesse a oportunidade de viajar no tempo, teria dito às mulheres do início do século passado para ficarem quietas na delas sem exigir seus direitos, ou sairiam machucadas? Teria dito aos estudantes que lutaram contra a ditadura para ficarem quietos para não serem presos e torturados?
Mudar o que está errado sempre é difícil, e sempre gera danos a quem lutou. Mas precisa ser feito.
O sujeito está mais do que certo em ir contra esse sistema irracional.
Disse tudo ^^
E, se não concorda com a atitude que ele tomou, é porque pensa que ele deveria ter ficado quieto, não é verdade?
Deixem por enquanto eles felizes que isso é um milagre, alguns (e muitos) acreditam. Então pra que comprar uma briga contra as leis do seu país?
Desnecessário só o que acho.
Ah sou Católico, porém raciocínio antes de querer protestar ou meter o bedelho onde pode dar problemas.
Porque não importa a forma como ele diga, se ele disser que a farsa é farsa, vai preso. Qual a solução então para não ser preso além de ficar quieto?
Acho que você não entendeu essa parte. Não tem como ele se manifestar sem ser enquadrado no crime de blasfêmia. Portanto, se você acha que não vale a pena arriscar ser preso, a única solução é ficar quieto. Correto?
1. Procure, através da meios legais, mudar o tal código penal;
2. Dps vem a esfera política, a mais complicada. Tente instituir o estado laico;
3. Se uma das opções acima se concretizarem, parabéns, valerá a pena ser preso por uma delas ou até mesmo morrer por um "bem maior";
4. Caso ambas sejam inalcançáveis conforme-se ou mude de país - Não é comodismo/conformismo meu caro, é instinto de sobrevivência.
Voltando para meu pensamento inicial, não vale a pena ser preso (quiça morto) por uma verdade tão pessoal e ao mesmo tempo que não te pertence?! Só pra lembrar, estamos falando da Índia, que tem mais de 1bi de habitantes dos quais 70% (creio) creem (mesmo que no sentido figurado) no semideus Ganesh.
Só para começar, um cético jamais seria ouvido no governo de um país como a Índia. Tentar mudar a lei usando o próprio sistema só faria ele ser odiado pelos outros políticos que dariam um fim nele. E mais uma vez, você iria falar de instinto de sobrevivência para a mulheres do início do século passado e para os estudantes que lutaram contra a ditadura? Diria para eles mudarem de país e deixar o seu próprio um lixo?
Se isso não é conformismo ou dar mais valor à própria pele do que aos seus ideais, eu não sei o que é.
"O erro de alguns membros eclesiásticos não representa o pensamento da Igreja. Isto pode ser comprovado ao longo dos séculos de milagres estudados e sem respostas científicas satisfatórias.
O fato de algum sujeito processar o cara que investigou o fenômeno não invalida o Cristianismo/Catolicismo! Será que os ateus estão tão idiotas que não percebem o 'non sequitur' desta 'conclusão'?"
Agora, se falarmos de milagres atuais e documentados, pode ter certeza que um cético vai poder te dar uma resposta ao menos. Porque falar de Sudário, Lanciano, aí não dá.
A questão não é o cristo mijão, é blasfêmia ser um crime. Como diabos isso pode não ser algo de extrema importância a se combater?
Essa lei obriga todos a aceitarem as insanidades religiosas calados. Isso é o oposto de liberdade de expressão. E se você não acha que liberdade de expressão seja algo vital, você tem sérios problemas.
E, nesse caso específico, se ele ficar quieto para não ser preso, como diabos ele vai ajudar a mentalidade e as leis do país dele a mudarem?
Sério, não é difícil de entender, a menos que você seja extremamente comodista.
De qualquer maneira, fé não é uma virtude, é ingenuidade, e a última coisa que precisamos são de mais pessoas ingênuas para serem enganadas.
Acho que não resta muitas esperanças. É um caso perdido de comodista.
Você foi mais ou menos prudente ao dizer que dependem "quase exclusivamente". Vejamos o motivo. Se vc dissesse que dependem exclusivamente, então deveríamos descartar relatos de quaisquer outros fatos, o que é auto-evidente. Se você diz que quase todos, então significa que assume que existe uma parcela da qual temos conhecimento por outros meios e que, portanto, não temos explicações cientificamente plausíveis ao ocorrido desta natureza.
O fato de um cético responder, não implica de forma alguma, que o milagre não tenha acontecido. Esta é a visão de Hume, que teria dado parecer "desconfiado" ao milagre do coxo de Calanda.
Deixando estas coisas de lado, vamos ao citado Santo Sudário. A Igreja não se posicionou de forma dogmática contra ou a favor do Sudário, justamente pq não temos conhecimento completo acerca dos acontecimentos! Como pautamo-nos na Tradição Apostólica TAMBÉM, então temos de recorrer as fontes. Com algum tempo de investigação, notamos que os primeiros cristãos não relatam a existência do Santo Sudário (e.g. Santo Inácio de Antioquia, Origenes, São Justino etc). Nem por isso eles deixam de ser cristãos.
Resta dizer que a Santa Igreja jamais declara um milagre sem antes ter passado pelo crivo dos especialistas - diferentemente das seitas fedorentas protestantes que nos atacam como "adoradores de gesso" e sao os verdadeiros idólatras gananciosos!
Mostrar que há umidade em certo local próximo ao crucifixo nao prova que a água venha dele.
Postar um comentário