Pular para o conteúdo principal

Movimento Conservador de Israel aprova ordenação de rabinos gays

Rabino Maurício Balter: 
"Somos todos iguais"
O Movimento Conservador de Israel aprovou na sexta-feira (20) a ordenação de rabinos homossexuais, a exemplo do que já ocorre como sua ramificação nos Estados Unidos e na Argentina. A decisão foi quase unânime, por 17 votos contra uma abstenção.

Essa corrente do judaísmo segue à risca a lei judaica, adotando costumes e práticas comuns à ortodoxia. Outras correntes são a ortodoxa e a reformista (dos liberais) — esta já aceita gays e lésbicas como sacerdotes.

O rabino Maurício Balter (foto), presidente da Assembleia Rabínica do Movimento Conservador, disse que a decisão foi um avanço. “Somos todos feitos à imagem de Deus e, portanto, somos todos iguais”, disse. “Foi uma decisão democrática e correta, como mostra o resultado, ninguém foi contra.”

Os judeus ortodoxos têm sido destaque na imprensa internacional por causa de sua discriminação contra as mulheres, mas a aceitação dos homossexuais pelos conservadores significa que o judaísmo, como um todo, está avançado, adaptando-se à contemporaneidade, diferentemente do que ocorre com a Igreja Católica, por exemplo.

Com informação das agências.

Israelense reage a ultraortodoxos e se nega a ficar no fundo de ônibus.
dezembro de 2011

Israelenses pedem que sejam registrados como 'sem religião'.
outubro de 2011

Comentários

Robson disse…
Cristãos e evangégues criticando em 3...2...1...

Robson Kvalo
Unknown disse…
É complicado. Se nos livros sagrados deles está escrito que gays são abominações por que, então, aceitá-los? Isso mostra que a religiosidade vem se sobrepondo à religião.

Os religiosos não estão levando os seus textos sagrado tão a sério. Estão fechando os olhos para os versículos que atrapalham na boa convivência e na inclusão social e religiosa.

É esperado. Faz parte da evolução. Quem não se adapta desaparece.
Anônimo disse…
Deveriam aceitar mulheres também, porque gay pode e mulher não rsrsrsrsrsrs
Anônimo disse…
A promiscuidade e a falta de vergonha esta se tornando explícita em toda a sociedade, onde antes se prezava a moral e o bom custume, hoje esta superabundando a imoralidade e o decoro social, que DEUS tenha compaixão dessa sociedade imunda e imoral onde as únicas "coisas" que resulta é em AIDS e extinção da família.
Israel Chaves disse…
É por isso que a igreja proíbe a camisinha, para facilitar o trabalho de seu deus em se vingar dos pecadores, certo? Porque a AIDS, como instrumento sobrenatural da fúria divina, é incapaz de superar uma barreira de látex.
Malditos pecadores que criam coisas que o deus cristão não pode superar com seus poderes ilimitados.
Bia Alencar disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Abominação aperfeiçoada por Sauron, volte para as cavernas de Mordor, e por lá pereça.
Bia Alencar disse…
Judeus Ortodoxos ainda tem muito para evoluir, só que isto já mostra um avanço. Sempre quando as minorias ou os fragilizados estão ganhando mais direitos e sendo mais respeitados, as religiões passam a aceita-los em seus templos, para não serem taxados de preconceituosos pela imprensa e perderem fiéis por isso.

A história estar ai para provar isto: Aconteceu o mesmo com os Judeus. Eles eram perseguidos por não creem em Jesus Cristo. Foram apedrejados e chamados de hereges pela denominações cristãs. Martinho Lutero chegou a publicar um livro chamado ''Judeus e suas Mentiras'' que incentivou o Nazismo do católico Hitler, tanto que este agradeceu a Lutero em sua auto-biografia ''Mein Kampf''.

Porém, Adolf Hitler perdeu a 2º Guerra Mundial. Onde 6 milhões de Judeus foram mortos em campos de concentração ou em campos de trabalhos forçados. A 2º guerra foi um dos períodos mais sangrentos da história da humanidade.

Com a chacina de Hitler sendo altamente reprovada pela imprensa, e a população ocidental sendo - hipócrita ou não - contra o anti-semitismo; Não havia condições das Igrejas Católicas e Protestantes, continuarem com suas pregações anti-semitas.
Quando a mídia convence a população a reprovar o preconceito e aprovar o respeito e a igualdade, a igreja se desfaz de seus preconceitos para não perderem fieis e ser vista como inclusiva, por que para ''Deus todos são iguais''.

Por isso, eu acredito que a melhor forma de se acabar com a homofobia, é a mídia mostrar que ela é tão desprezível quanto o racismo e o anti-semitismo.
A população, principalmente a brasileira, tem a mente ditada pela mídia. O brasileiro é um dos povos mais influenciados e menos pensantes do mundo. Se a mídia começar fazer a cabeça da população contra a homofobia, e contra os discursos de ódios pregados por algumas denominações cristãs, é questão de tempo para as igrejas mudarem a sua postura para mostrar que é inclusiva e tolerante.
Quando isso ocorre, é muito mais fácil acabar com o preconceito tendo apoio da igreja; Já que tudo que ela diz que é correto, fica como correto para os 2 bilhões de cristãos espalhados no mundo. Sendo mais de 70% da população brasileira.

Não gosto de religião, mais eu fico feliz dela ser tão hipócrita a ponto de mudar seus conceitos por causa da mídia para passar uma imagem de benevolente. Pelo menos assim, ela ajuda acabar com o preconceito mesmo sendo por interesse.
Bia Alencar disse…
O que dizer para alguém tão fechado e ignorante mentalmente?
Felipe... disse…
Igreja anglicana, e agora a ortodoxa de israel, vê se aprende malafaia.
Anônimo disse…
O crente deveria dizer , deus não aprova teu comportamento mais senta aqui e coma com a gente e que deus tenha piedade de você no dia do juízo vamos orar por você.

Não era isto que era pra esperar dos religiosos ???
Anônimo disse…
Concordo com alguns pontos e discordo de outros Beatriz Alencar. Se isso for uma atitude hipócrita, mesmo que velada, ainda existiram àqueles que sentiram aversão dessa forma de "respeito" e inclusão, de qualquer forma essa postura é melhor do que agressão e violência sem sentido.
Anônimo disse…
Esse aí pra ser burro só falta comer capim.
Bia Alencar disse…
É uma atitude hipócrita sim anonimo.... Pense, como estaria o mundo se hoje não existisse Estado Laico e Direitos Humanos? Ainda teríamos Cruzadas e Santa Inquisição.
A Igreja na idade média, cumpria exatamente o que a Bíblia dizia... Só para citar exemplos: Cumpriu o que a Bíblia dizia sobre as mulheres e adorar outros deuses além do deus Cristão. Hoje, tudo isso é ignorado e a igreja não diz para as mulheres se cobrirem com véu nos cultos, por exemplo. Mesmo estando escrito para elas fazerem isso no seu livro sagrado.
A igreja muda, de acordo com as mudanças do mundo, para não perder fieis, mesmo que tenha que ignorar o livro sagrado que eles tanto defendem com unhas e dentes. Não deixa de ser hipocrisia.
Troll escroto disse…
0, -1, -2, -3, -4, ....
Fariseu disse…
Beatriz, pergunte onde está Deus.
Anônimo disse…
imundo e imoral sao essas seitas evangelicas.... rsrsrsrsrsrs
Rafael disse…
Judeu ortodoxo e contemporaneidade na mesma frase não combinam.
Isso aí só prova o machismo dos praticantes dessa religião.Aos homens, gays ou não, tudo é possível.Mas vamos checar se eles permitem lésbicas entre as adeptas.
Ou se já pararam c/ a palhaçada de não permitir que mulheres se misturem aos homens no templo (elas se sentam na direita, e os homens à esquerda.Alguns templos as colocam até atrás, no fundo).
No rodapé do post tem um link pro post daquela moça que se recusou a se sentar no fundo do ônibus em Israel e só faltou ser espancada pelos barbudos de chapéu.

Vou te falar. Religioso "antenado" é aquele que chuta o balde e vai viver sua vida.Só isso.
Sendo um Movimento Conservador, isso me surpreendeu muito. Isso quer dizer que as coisas estão mudando de forma drástica, e pra melhor. Ao poucos, chegam lá. Agora só falta eles tratarem as mulheres com o devido respeito que elas merecem.
Bom, os judeos só levam a sério o Antigo Testamento. Lá diz que os gays devem ser apedrejados até à morte, mas hoje isso é assassinado. Então, acho que eles estão se tocando que condenar os gays usando textos da Idade de Bronze é uma tremenda bobagem. Talvez eles queiram ser "moderninhos".

Mesmo assim, é uma evolução.
Anônimo disse…
éi pô gay é femininamente homem.
Anônimo disse…
Comcordo com o Luan e os rabinos gays agora deveram lutar pelos direitos da mulher, IGUALDADE :D
Anônimo disse…
As igrejas estão aceitando as diferenças por interesse financeiro, nesta igreja tem Efesios 5, agora não têm mais aceitamos as mulheres ( o dindin delas), aqui nesta igreja não tem casamento de branca com negro, mas agora tem aceitamos dinheiro negro, nesta igreja seguimos levico 20 mas resolvemos mudar de idéia não têm mais homofobia aceitamos dinheiro "colorido" e viva a igualdade por altruismo, somos aceitos pelo bom carater que temos ou pelo dinheiro que conseguimos?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Cristianismo é a religião que mais perseguiu o conhecimento científico

Cristãos foram os inventores da queima de livros LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião As epidemias e pandemias durante milhares de anos antes do cristianismo tiveram as mais estapafúrdias explicações dos deuses. Algumas mentes brilhantes da antiguidade, tais como Imhotep (2686-2613 a.C.) e Hipócrates (460-377 a.C.) tentaram passar explicações científicas para as massas de fanáticos religiosos, ignorantes, bestas humanas. Com a chegada ao mundo das feras cristãs, mergulhamos numa era de 2000 anos de trevas e ignorância. Os cristãos foram os inventores da queima de livros e bibliotecas. O cristianismo foi a religião que mais perseguiu o conhecimento científico e os cientistas. O Serapeu foi destruído em 342 d.C. por ordem de um bispo cristão de Alexandria, sob a proteção de Teodósio I.  Morte de Hipatia de Alexandrina em ilustração de um livro do século 19 A grande cientista Hipátia de Alexandria (351/370) foi despida em praça pública e dilacerada viva pelas feras e bestas imundas cristãs. So

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Consel

Roger tenta anular 1ª união para se casar com Larissa Sacco

Médico é acusado de ter estuprado pacientes Roger Abdelmassih (foto), 66, médico que está preso sob a acusação de ter estuprado 56 pacientes, solicitou à Justiça autorização  para comparecer ao Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de São Paulo de modo a apresentar pedido de anulação religiosa do seu primeiro casamento. Sônia, a sua segunda mulher, morreu de câncer em agosto de 2008. Antes dessa união de 40 anos, Abdelmassih já tinha sido casado no cartório e no religioso com mulher cujo nome ele nunca menciona. Esse casamento durou pouco. Agora, o médico quer anular o primeiro casamento  para que possa se casar na Igreja Católica com a sua noiva Larissa Maria Sacco (foto abaixo), procuradora afastada do Ministério Público Federal. Médico acusado de estupro vai se casar com procuradora de Justiça 28 de janeiro de 2010 Pelo Tribunal Eclesiástico, é possível anular um casamento, mas a tramitação do processo leva anos. A juíza Kenarik Boujikian Felippe,  da 16ª

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Bíblia diz que pastor tem de ganhar bem, afirma Malafaia

Malafaia disse  a Gabi  que ama os  gays como  ama os bandidos   Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, afirmou que a “Bíblia diz que pastor deve ganhar muito bem”. Ainda assim, afirmou ao ser entrevistado por Marília Gabriela , faz 25 anos que ele abriu mão do salário da igreja. Falou que seus rendimentos vêm de palestras e da venda de livros e CDS de sua editora, a Central Gospel. O pastor levou a sua declaração do Imposto de Renda ao  programa "De Frente com Gabi", apresentado ontem pelo SBT, para mostrar que seus bens dão o total de R$ 4,5 milhões, em valores atualizados. Afirmou que, por isso, vai processar a revista americana Forbes por ter lhe atribuído uma fortuna de R$ 300 milhões, quantia que o colocaria na terceira posição na lista de pastores mais ricos do Brasil, abaixo apenas de Edir Macedo e Valdemiro Santiago. Malafaia chamou o jornalista que escreveu a reportagem de “safado, sem vergonha, caluniador”, porque, disse, que

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup

Malafaia diz que Feliciano é vítima do PT, gays e ateus

Para pastor Malafaia,  há um  complô  contra seu colega Silas Malafaia (foto) afirmou que são os petistas, gays e ateus que estão movendo uma campanha de descrédito contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP). Em uma nota de alerta aos pastores para que não assinem uma carta pedindo o afastamento de Feliciano da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, Malafaia disse estar em jogo, nesse caso, o interesse dos petistas que querem desviar a atenção da opinião pública para a posse de dois de seus integrantes condenados pelo crime do mensalão em uma das mais importantes comissões da Câmara. Trata-se dos deputados José Genoíno e João Paulo Cunha, que agora fazem parte da Comissão de Constituição e Justiça. “Eles [os petistas] precisavam desviar da sociedade o foco deste fato”, afirmou Malafaia. Outro motivo, segundo ele, é que Feliciano é “um ferrenho opositor dos privilégios” defendidos pelos ativistas gays, além de combater, por exemplo, a legaliza

Com 44% de ateus, Holanda usa igrejas como livrarias e cafés

Livraria Selexyz, em Maastricht Café Olivier, em Utrecht As igrejas e templos da Holanda estão cada vez mais vazios e as ordens religiosas não têm recursos para mantê-los. Por isso esses edifícios estão sendo utilizados por livrarias, cafés, salão de cabeleireiro, pistas de dança, restaurantes, casas de show e por aí vai. De acordo com pesquisa de 2007, a mais recente, os ateus compõem 44% da população holandesa; os católicos, 28%; os protestantes, 19%; os muçulmanos, 5%, e os fiéis das demais religiões, 4%. A maioria da população ainda acredita em alguma crença, mas, como ocorre em outros países, nem todos são assíduos frequentadores de celebrações e cultos religiosos. Algumas adaptações de igrejas têm sido elogiadas, como a de Maastricht, onde hoje funciona a livraria Selexyz (primeira foto acima). A arquitetura realmente impressiona. O Café Olivier (a segunda foto), em Utrecht, também ficou bonito e agradável. Ao fundo, em um mezanino, se destaca o órgão da antiga ig